Turquia

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: Turquia

#46 Mensagem por Sterrius » Sex Jul 19, 2019 6:15 pm

Era facil pros EUA lidar com sua inépcia diplomática e falta de profissionalismo na área quando o mundo vivia um dupolio, A vs B. Russia vs EUA. Alemanha vs Europa. etc.

Pra um mundo mais plural os americanos demonstras suas fraquezas e perdem oportunidades ou mesmo criam problemas que não existiam de graça.
De certa forma até explica o porque os republicanos gostam de Hard Diplomacy tanto.

Mas minha analise ao menos como observador é que os EUA ta perdendo dominância global numa velocidade muito rápida. Mais rápida do que a maioria imagina ou está disposta a admitir.
E isso poderá levar a fissuras virarem feridas abertas....

Obvio que nada disso significa que os americanos deixarão de ser relevantes. Mas as pessoas subestimam o quanto os EUA podem lentamente cair de potencia global a potencia regional conforme outros atores se fortalecem a ponto de poderem, sem se matarem, expulsar os americanos se assim for conveniente.

China é um exemplo de país que já está bem perto de obter isso. O que forçara os EUA a enfraquecer as outras guarnições ou aumentar gastos militares que já estão absurdos e causando fissuras na sociedade americana.

Eu não vejo essa conta fechando. Simplesmente não vejo .




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Turquia

#47 Mensagem por Bourne » Sex Jul 19, 2019 9:02 pm

Acho que vai ser difícil algum país ter capacidade de ter dominância global e liderar o bloco como URSS e EUA faziam na Guerra Fria. Os países emergentes (Turquia e Irã, por exemplo) e outros considerados são muitos fortes regionalmente. Seja na política, economia e militarmente. Agora tem que negociar e tentar conciliar os diversos interesses.

No caso da Turquia, O Erdogan está bancando os EUA porque tem fortes indicações que vai conseguir favores. E mesmo ter boicotes de peças de reposição e armamentos não é tão críticos. Já que justifica a fabricação nacional e busca de outros fornecedores. No sentido mais amplo, o Erdogan manda a mensagem de que para EUA/UE que não vai segurar mais os russos e nem ser primeira linha defesa da Europa. A não ser que ouçam as demandas turcas.

Por aí comentam que os EUA temem vender armamento sofisticado e passar todos os segredos para Taiwan por dois motivos. O motivo oficial de não criar atritos com a China e nem provocar uma ação militar. E o motivo extra-oficial do temor que parte dos políticos, burocratas e militares taiwanês passem todos os segredos para os chineses. Ou pior, supondo que ocorra o conflito ou não, boa parte da sociedade (incluindo militares) negociarem a incorporação de Taiwan como província chinesa. Existe alguma lógica. Porque todos são chineses, possuem uma cultura similar e podem se acertar muito rápido. Se isso acontecer, os EUA não podem fazer nada pra impedir.

A bomba atômica não resolvem as questões acima. É uma ótima arma para evitar guerra irrestrita entre potências. Só isso.




Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceram: 205 vezes

Re: Turquia

#48 Mensagem por Lirolfuti » Ter Jul 23, 2019 9:52 am

Bolacha da unidade de S-400.

Imagem




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: Turquia

#49 Mensagem por Túlio » Ter Jul 23, 2019 12:23 pm

Sterrius escreveu: Sex Jul 19, 2019 6:15 pm Era facil pros EUA lidar com sua inépcia diplomática e falta de profissionalismo na área quando o mundo vivia um dupolio, A vs B. Russia vs EUA. Alemanha vs Europa. etc.

Pra um mundo mais plural os americanos demonstras suas fraquezas e perdem oportunidades ou mesmo criam problemas que não existiam de graça.
De certa forma até explica o porque os republicanos gostam de Hard Diplomacy tanto.

Mas minha analise ao menos como observador é que os EUA ta perdendo dominância global numa velocidade muito rápida. Mais rápida do que a maioria imagina ou está disposta a admitir.
E isso poderá levar a fissuras virarem feridas abertas....

Obvio que nada disso significa que os americanos deixarão de ser relevantes. Mas as pessoas subestimam o quanto os EUA podem lentamente cair de potencia global a potencia regional conforme outros atores se fortalecem a ponto de poderem, sem se matarem, expulsar os americanos se assim for conveniente.

China é um exemplo de país que já está bem perto de obter isso. O que forçara os EUA a enfraquecer as outras guarnições ou aumentar gastos militares que já estão absurdos e causando fissuras na sociedade americana.

Eu não vejo essa conta fechando. Simplesmente não vejo .
Dominância global é algo que nunca existiu, pois significa um só País ditando normas que serão cumpridas por todos os demais em todos os cantos da Terra, sempre, sob pena de tomar uma sarabanda de laço se não obedecerem direitinho. O que os EUA herdaram da Inglaterra após a 2GM foi a PRESENÇA GLOBAL (e precisa um monte da cataclismos, tipo o Big One, a explosão de Yellowstone e dois gigantescos tsunamis em ambas as costas ao mesmo tempo - e/ou uma guerra nuclear em escala máxima - para causar isso), e nem Rússia nem China têm, tiveram ou terão tão cedo. Presença global significa ter bases no mundo inteiro de modo a poder deslocar forças (Aviação, Exército e especialmente Marinha) para o ponto em que sejam necessárias e, naturalmente, ter as forças em questão disponíveis para fazer isso. E não para na força bruta, é preciso ter uma NSA (fora agências que sequer sabemos que existem) capaz de causar ou enfrentar uma baita confusão eletrônica global e ainda por cima ter como principal aliado um outro craque em Inteligência, o UK; ter a moeda do mundo, rival do próprio ouro. Nem Russos nem Chineses nem ninguém tem nada parecido ou capaz de competir, nem terá pelo menos nesta primeira metade do século ou mesmo em todo ele.

E chegamos aos flertes da Turquia ("dona" deste tópico) com a Rússia. Isso é um contratempo com potencial de gerar consequências meio chatas no começo (tipo, como co-produtora do F-35, a Turquia provavelmente terá recebido transferência de tecnologias-chave para o desenvolvimento e produção - nunca esqueçamos disso, desenvolver é uma coisa, produzir o que foi desenvolvido é um outro e diferente problema a ser resolvido - de um 5G, e talvez algumas dessas sejam exatamente o que falta para o PAK-FA desencantar de vez; ainda assim, é o PRIMEIRO 5G Russo, enquanto os ianques estão botando em linha o seu SEGUNDO e já bolando o TERCEIRO, cada um com base no que aprendeu com o anterior) mas num par de anos pode ser equacionado, pois a citada Turquia é um dos três párias do OM (junto com Irã e Israel) e, em consequência, para onde olha só vê inimigos, reais ou potenciais (mesmo os outros dois não são seus amiguinhos). P ex, as nukes que hoje estão lá poderiam ser realocadas na Grécia, cuja população se dividiria entre os chatos anti-tudo de sempre (minoria) e aqueles (maioria) que iriam adorar saber que agora há nukes lá, parte delas apontadas para...A TURQUIA! Este deve ser um belo dilema para o Endorgan, pois juntar os trapos de vez com os Russos poder acarretar consequências POLÍTICAS desagradáveis, pois uma coisa é ser apenas mais uma peça no xadrez nuclear dos EUA, obtendo vantagen$ com isso, e outra bem diferente é - no imaginário popular - ter os arqui-inimigos Gregos com nukes apontadas para as suas casas. Para complicar, mais dois fatores:

TRUMP REELEITO E OS CURDOS - Reeleito aquele (provável mas não garantido; como hipótese de estudo, admitamos que o seria), o sonho molhado destes, que se consideram um País ocupado, seria obter dele o mesmo tipo de auxílio que receberam os Afegãos durante a ocupação soviética. Reeleito, Trump teria obtido seu Ultimate Achievement, ou seja, nada mais pode alcançar além do que alcançou que tenha significância igual ou parecida para ele. Assim, tem um cheque em branco com validade de quatro anos e ainda por cima no fim da vida. Notar, falamos de um reconhecido SOCIOPATA, EGÓLATRA E MENTIROSO COMPULSIVO. Aprofundando-se os laços entre Turquia e Rússia (que muita gente nos EUA - e até aqui - ainda vê como URSS), o Congresso não apenas não impedirá mas até irá ajudá-lo a reposicionar o "escudo" que acham tão necessário. A Rússia pode responder instalando suas próprias capacidades lá, elevando a temperatura do caldeirão. Que tentação treinar e armar os Curdos, não? Cedo ou tarde eles começariam a atacar também os Russos ou estes tomariam a iniciativa de atacá-los, e pronto, tá armada a bagunça. Lembremos, estamos a falar de um sujeito que tem as três características acima colocadas em maiúsculas e negrito; se alguém discorda, estou aberto ao debate, eu aponho minhas provas e argumentos, ele os dele. Não pensará o Trump que talvez ainda falte alguma coisa, algo como repetir a proeza de Kennedy, que foi fazer os Russos (repito, para eles Rússia e URSS é tudo a mesma coisa, só troca a sigla pelo nome) recuarem? Seria o Ultimate Achievement DO Ultimate Achievement. Ou seria a 3GM, pois Turquia não é Cuba e Rússia não é URSS: do mesmo modo que Endorgan pode muito mais do que Castro (e precisa, ao contrário dele, dar satisfações ao Povo, do mesmo modo que o Putin; aquele que fraquejar cai), o Putin está na porta da Rodina, não como o Kruschev, cujas forças estavam a milhares de km de casa e na porta dos EUA.

Assim, numa situação focada na Turquia e onde uma das partes não quer e as outras duas não podem recuar, eis a receita do desastre.

É a minha opinião. 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Turquia

#50 Mensagem por Bourne » Ter Jul 23, 2019 12:48 pm

Quem começou as tensões com a Turquia foi Obama com os curdos. Depois com a tentativa de Golpe em 2016 e persistência do apoio norte-americano aos curdos piorou. O Trump só herdou a treta.

E dizem que a CIA (e agências de inteligência) não sabiam do Golpe de 2016. Descobriram pelo Twitter. :mrgreen: :lol:

-------------
Noticias sugerem que o Erdogan morreu de infarto. Se ocorreu ou ficou debilitado, abre marge para conflitos internos pelo poder. E que pode dar qualquer coisa.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: Turquia

#51 Mensagem por Túlio » Ter Jul 23, 2019 1:07 pm

Bourne escreveu: Ter Jul 23, 2019 12:48 pm Quem começou as tensões com a Turquia foi Obama com os curdos. Depois com a tentativa de Golpe em 2016 e persistência do apoio norte-americano aos curdos piorou. O Trump só herdou a treta.

E dizem que a CIA (e agências de inteligência) não sabiam do Golpe de 2016. Descobriram pelo Twitter. :mrgreen: :lol:

-------------
Noticias sugerem que o Erdogan morreu de infarto. Se ocorreu ou ficou debilitado, abre marge para conflitos internos pelo poder. E que pode dar qualquer coisa.
Só se foi há pouco, pois tuitou hoje em saudação ao futuro substituto da May no UK.

Sobre as tensões com a Turquia, é de pouca importância quem ou como começou, o que importa é como vão terminar. Para mim, meu post segue valendo.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Turquia

#52 Mensagem por Bourne » Ter Jul 23, 2019 5:33 pm

Esperemos que seja o Erdogan no Twitter. Se for outro ficará bem estranha se depois descobrirmos que bateu as botas ou está na UTI.

Não sei que o Obama tinha na cabeça para dar apoio aos Curdos. Primeiro, os curdos tinham dialogo com o Assad, guardavam certa autonomia e eram contra os radicais islâmicos. Segundo, que se tornassem mais fortes patrocinariam levantes no Iraque e Turquia, usando o território sírio como refúgio. O que realmente aconteceu. No Iraque com governo fraco e boa parte da população simpática ao Irã. Na Turquia o aliado estratégico que vê os curdos como ameaça a unidade territorial.




Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: Turquia

#53 Mensagem por Sterrius » Qua Jul 24, 2019 2:20 am

Apesar dos pesares o "curdistão" no Iraque continua firme e forte. Eles perderam aquela cidade a força pros iraquianos mas continuam com os planos e pouquíssima oposição porque o iraque também precisa desse dinheiro. E é uma área que está atraindo muito mas muito $$$$$ fora do ciclo petróleo/guerra.

Mas a news que vi sobre isso já tem quase 2 anos. È uma área que não vale a pena ficar de olho 24h/dia ^^.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54775
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

Re: Turquia

#54 Mensagem por P44 » Dom Set 15, 2019 1:06 pm





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Turquia

#55 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 15, 2019 1:33 pm

Eu vejo, vejo, vejo e revejo muitas vezes esses Antonov 124/225 e simplesmente não me canso de ver, e me surpreender, com a capacidade deles. Incomparável.
Os russos estão elaborando um substituto para o Ruslan, embora até o momento pelo que se saiba será menor e com capacidade na faixa das 80 tons. Algo muito mais para um An-22 do que propriamente um Ruslan do séc XXI.
Mesmo assim é impressionante ver estes aviões sob qualquer ângulo.
Uma pena que não tenhamos interesse em operar tais vetores por aqui.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54775
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

Re: Turquia

#56 Mensagem por P44 » Qui Set 19, 2019 12:42 pm





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Turquia

#57 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 19, 2019 7:22 pm

Akguém viu se os Su-35 e/ou Su-57 apareceram como divulgado recentemente pela imprensa?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Turquia

#58 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 19, 2019 7:54 pm

Uma coisa interessante dessa feira é que os russos enviaram o MS-21-300 para Istambul.

http://earth-chronicles.com/wp-content/uploads/2016/06/87976686de93ee209a901f300548a80e.jpg

Bem, a frota narrow body da Turkish é formada essencialmente por Airbus A320 e Boeing 737. Algo em torno de 92 CEO e 6 NEO da Airbus e 114 NG e 12 MAX 737 da BOEING. Neste sentido, a empresa possui uma frota combinada de 206 narrow body de gerações anteriores e outros 18 de nova geração.

Frota NarroW Body Turkish:

6 Airbus A319-100;
18 Airbus A320-200;
68 Airbus A321-200;
6 Airbus A321 neo;
1 Boeing 737-700;
98 Boeing 737-800;
15 Boeing 737-900ER;
11 Boeing 737 Max 8;
1 Boeing 737 Max 9;

Se a aproximação entre russos e turcos continuar no passo atual, a empresa turca pode ser uma chance bastante crível de tornar o projeto do MS-21 e suas versões um sucesso comercial no mundo ocidental. Afinal, estamos falando de uma carteira de encomendas que pode passar facilmente das duas centenas de aeronaves. E se o avião russo provar que pode entregar tudo o que promete, então, vai ser algo importante de se acompanhar.

Um negócio que pode mudar o quadro de vendas não apenas para o MS-21 como alçar todo o portfólio aeronáutico da Rússia a um novo nível de relações com o mercado.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54775
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

Re: Turquia

#59 Mensagem por P44 » Seg Out 07, 2019 5:11 pm





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: Turquia

#60 Mensagem por Túlio » Seg Out 07, 2019 5:13 pm

P44 escreveu: Seg Out 07, 2019 5:11 pm

Li esse, o Trump deve der digitado dando risada, o texto poreja ironia... :lol: :lol: :lol: :lol:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder