Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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brisa

Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#16 Mensagem por brisa » Qua Jun 06, 2012 8:20 pm

Lembrando tambem, que os Embraer AEW&C da India, tem sonda de reabastecimento 8-]




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Luís Henrique
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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#17 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jun 06, 2012 8:24 pm

Andre Correa escreveu:Pelo que li, o KC-390 não é o mais indicado, e sim, um E-190/195, com uma autonomia maior.
Não seria mais barato também?

[009]
Com certeza.
Após toda a parafernália eletrônica sairá mais caro.
Porém mais barato que um AEW&C baseado no KC-390.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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FCarvalho
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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#18 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 07, 2012 6:33 pm

Penso que, se, talvez, a Embraer conseguir convencer o governo a investir em um programa conjunto para o desenvolvimento não de uma, mas de três versões da aeronave(AEW, ISR e ASW/ASuPW) no caso, as futuras versões do E-190/195, nos mesmos moldes do KC-390, pudéssemos dispor da qutde de aeronaves necessárias e ainda com uma boa relação custo/benefício.


Mas como disse, nem a FAB e nem o GF estão interessados ou possuem sequer planejamento para vislumbrar tal opção. Esperemos então pelas consequências da obsolecência em bloco das aeronaves ou pela natural inanição da frota atual em virtude de seu uso.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#19 Mensagem por jambockrs » Sex Nov 27, 2020 5:14 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jun 05, 2012 11:28 pm Li aqui no fórum não sei onde que a FAB está iniciando ou no meio de um processo de refit dos E-99, não sabendo-se a extensão deste ou se o mesmo atingirá somente a parte eletrônica ou também o radar e fuselagem.

Se tal programa, que corre paralelo à revisão geral de manutenção das células, for aplicado na sua totalidade, podemos esperar que estas plataformas continuem atuando pelo menos por mais uns vinte anos. Então, como também não existem intenção - e nem capacidade - ou estudo para o aumento da quantidade de células disponíveis, é certo que seu substituto dificilmente será um membro da familia 170/190, que por sua vez, daqui a vinte anos deverá já ter sido substituída por outra aeronave nova ou maior, ou ainda ter sua produção encerrada.

Pode ser que uma derivação do KC-390 possa vir a ser pensada, mas o que não seria a ideal, já que aquela aeronave é desenhada para desempenho ótimo como cargueiro.

Talvez vejamos a Embraer inserida em um novo programa de aeronave AEW&C para a FAB nos mesmos moldes do KC-390, o que penso ser improvável, dado o diminuto requisito da demanda da força e a enormidades dos custos financeiros para o seu desenvolvimento e aquisição. Em sendo assim, caso o Brasil não obtenha parcerias de risco para dividir os custos e investimentos do projeto, vejo a FAB comprando por oportunidade, como sempre, ou quiçá, aeronaves novas especializadas no mercado externo, com alguma sorte numa proporção de substituição 1/1, vide a ausência de planejamento de longo prazo no que diz respeito a substituição dos E-99.

De qualquer forma, não há ou haverá muitas opções, como de fato nunca houveram, em termos de aquisição/substituição daquelas plataformas. Vale lembrar ainda que a única venda dos E99AEW da Embraer foi para a Grecia, não constando mais nenhuma vitória deste vetor em nenhuma das concorrências de que participou. Se quer conseguimos convencer a Suécia a adquirir a mesma plataforma para uso de seus próprios radares. Neste campo, dificilmente se verão outras plataformas que vinguem no mercado mundial que não sejam de origem russa ou americana, e talvez chinesa em um futuro a longo prazo.

Neste sentido, haverá espaço para uma plataforma alternativa da Embraer em um mercado praticamente dominado por russos e americanos? Aliás, a pergunta pertinente seria: vale a pena desenvolver uma nova plataforma autóctone nacional para uma demanda praticamente irrisória, diria medíocre, como a da FAB, frente a questão posta?

abs.
Prezado FCarvalho
Embraer entrega primeiro jato E-99 modernizado à FAB

Imagem
Embraer E-99M

Gavião Peixoto – SP, 27 de novembro de 2020 – Em cerimônia realizada nesta sexta-feira na planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP), a Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a primeira aeronave modernizada EMB 145 AEW&C, de Alarme Aéreo Antecipado e Controle e Alarme em Voo, designada na FAB como E-99. O contrato prevê ainda a modernização de mais quatro aeronaves do modelo.
“Para a Embraer é um privilégio poder seguir atendendo às necessidades da FAB para manter moderna e atualizada uma aeronave robusta que cumpre um papel estratégico no sistema de defesa do Brasil e já comprovou sua eficácia operacional”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Como parte da estratégia de crescimento da Embraer para os próximos anos, temos investido na diversificação de áreas de atuação em defesa e segurança, que vão muito além do avião, com soluções inovadoras para melhor atender às necessidades do mercado global de defesa.”
No processo de modernização foram atualizados os sistemas de missão e subsistemas relacionados, como os de guerra eletrônica, comando e controle, contramedidas eletrônicas e do radar de vigilância aérea, ampliando a capacidade da FAB de execução de missões de Controle e Alarme em Voo e Reconhecimento Eletrônico, dentre outras.
O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. Além da modernização, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira.
A Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle. Também foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.
Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, com mais de 1.200 unidades entregues e 30 milhões de horas de voo, o E-99 da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link. A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
Fonte: Embraer via blog Poder Aéreo 27 nov 2020




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#20 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 28, 2020 6:56 pm

Obrigado Jambockrs

Essa realmente é uma excelente notícia. Espero e desejo que os 3 R-99 também tenham a mesma sorte. E que possam seguir voando ainda por muitos anos.
Como adento, no meu último post neste tópico, saliento que mesmo depois de 8 anos de ter sido escrito, a validade do conteúdo me parece inquestionável, mais ainda se levarmos em conta os altos custos que a substituição dos E/R-99 trarão à FAB.
Uma encomenda conjunta de aeronaves ISR tanto para cobrir ao mesmo tempo a FAB e a aviação naval é uma opção, para a nossa realidade, lógica e razoável sob quaisquer ponto de vista.
Tomara o MD consiga envidar estudos na próxima década já pensando em como fazer essa transição dos atuais vetores para os próximos. Sejam quais forem.

abs




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#21 Mensagem por gogogas » Dom Nov 29, 2020 9:44 am

Só faltou a sonda de reabastecimento ....




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#22 Mensagem por jambockrs » Dom Nov 29, 2020 10:47 am

gogogas escreveu: Dom Nov 29, 2020 9:44 am Só faltou a sonda de reabastecimento ....
Bem observado!




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#23 Mensagem por jambockrs » Sáb Mar 06, 2021 12:46 am

Meus prezados
Já que a SAAB preferiu o Global 6000...(GlobalEye)
EMBRAER e ELTA planejam um vetor AEW baseado no Praetor 600

Paris, França, 18 de junho de 2019 – A EMBRAER Defensa & Segurança e a ELTA Systems Ltd (ELTA), subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), assinaram, no Paris Air Show, um Acordo de Cooperação Estratégica para desenvolvimento do P600 AEW (Alerta Aéreo Antecipado).
Concebido para atuar em um novo segmento do mercado de AEW, esta aeronave de última geração é baseada na moderna plataforma super midsize do jato executivo EMBRAER Praetor 600. O sensor primário do P600 AEW é o radar AESA (Digital Active Scanned Array) de 4ª geração da IAI/ELTA com capacidade de IFF integrada.
Nessa cooperação, a EMBRAER Defensa & Segurança fornecerá a plataforma aérea, sistemas de solo, sistemas de comunicações e integração de aeronaves, enquanto a IAI-ELTA fornecerá o radar AEW, SIGINT (inteligência de sinais) e outros sistemas eletrônicos.
O P600 AEW abrange o crescente mercado para capacidade aeroembarcadas de inteligência, vigilância e reconhecimento para países que exigem soluções economicamente viáveis, de alto desempenho e flexíveis para missões de defesa e segurança interna. O EMBRAER Praetor 600 é o jato executivo super midsize de melhor desempenho de sua categoria, oferecendo alcance intercontinental com excelente capacidade de carga útil, alta disponibilidade e confiabilidade, curto tempo de retomada de operação e baixo custo de ciclo de vida.
Juntamente com a tecnologia de ponta dos sensores da ELTA, a solução P600 AEW oferece os benefícios de sistemas comprovados e avançados e recursos disponibilizados, até agora, apenas em plataformas muito maiores.
O P600 AEW pode fornecer imagens situacionais de aérea integradas e estendidas monitorando a atividade aérea em áreas fora da cobertura dos radares terrestres. Pode executar várias missões, tais como defesa aérea, alerta antecipado, comando e controle, eficiência da frota de combate, defesa territorial e vigilância marítima.
Além disso, o P600 AEW pode ser configurado com uma vasta gama de sistemas de sensores de controle para alerta antecipado, incluindo a 4ª geração de radar AEW AESA Digital, IFF civil e militar, ESM/ELINT com capacidade de recepção de ameaças-radar, comando e controle, pacote de comunicação abrangente, incluindo redes de dados e links via satélite, além de um robusto sistema de autoproteção (SPS).
Uma solução de comunicações abrangente permite a capacidade de link de dados, bem como a comunicação por satélite para operações além da linha de visada. Também assegura a interoperabilidade com as forças aliadas. O recurso de guerra centrada em rede (NCW) transforma o P600 AEW em um membro de uma rede tática. Um sistema avançado de autoproteção (SPS) realiza a detecção de ameaças potenciais, ativando quaisquer medidas de suporte eletrônico necessárias.
“Esta plataforma oferece desempenho e flexibilidade superiores resultando na melhor proposta de valor em sua categoria”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da EMBRAER Defensa & Segurança. “Ele pode ser facilmente configurado para atender às necessidades do cliente e poder executar uma ampla variedade de missões de uma maneira mais eficiente e econômica”.
“Como parte da nova estratégia da IAI, estamos intensificando nossas colaborações com empresas globais, alavancando o know-how e a tecnologia acumulada ao longo de décadas de operações nas áreas aeroespacial e de defesa. Como pioneiros dos jatos executivos AEW, a ELTA Systems fez grandes progressos ao longo dos anos para oferecer recursos AEW econômicos para as crescentes necessidades globais” disse Yoav Tourgeman, presidente da ELTA e vice-presidente executivo da IAI. “Essa parceria forjada com a EMBRAER Defensa & Segurança nos permite introduzir um novo segmento de mercado, oferecendo um sistema AEW econômico em plataforma executiva de médio porte”.
Sobre a EMBRAER
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a EMBRAER completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A EMBRAER é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
Sobre a Israel Aerospace Industries
A IAI Ltd. é a maior empresa aeroespacial e de defesa de Israel e líder mundial em tecnologia e inovação, especializada no desenvolvimento e fabricação de sistemas avançados para segurança aérea, espacial, marítima, terrestre, cibernética e doméstica. Desde 1953, a empresa fornece soluções tecnológicas avançadas para clientes governamentais e comerciais em todo o mundo, incluindo: satélites, mísseis, sistemas de armas e munições, sistemas não tripulados e robóticos, radares, C4ISR e muito mais. A IAI também projeta e fabrica jatos executivos e aeroestruturas, realiza revisão e manutenção em aeronaves comerciais e converte aeronaves de passageiros em configurações de reabastecimento e carga.

Fonte: site AeroEntusiasta 18 jun 2019




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#24 Mensagem por arcanjo » Seg Mar 08, 2021 6:24 pm





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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#25 Mensagem por gogogas » Seg Mar 08, 2021 7:33 pm

Em alguns fóruns que frequento , este modelo despertou interesse da FACH, nada oficial no momento , só boatos ....




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#26 Mensagem por Túlio » Seg Mar 08, 2021 7:39 pm

gogogas escreveu: Seg Mar 08, 2021 7:33 pm Em alguns fóruns que frequento , este modelo despertou interesse da FACH, nada oficial no momento , só boatos ....
Alguns anos atrás eu até iria TE ZOAR um pouquinho, cupincha, mas depois que compraram ST e só elogiam, sei não. Mas ia ser legal, eles ADORAM ganhar da FAB (o que não tem nada de mal, nem fronteiras temos) e quem não gostaria de ver a nossa Força Aérea tendo que reconhecer que o nosso já meio envelhecido AEW perde para outro e igualmente...FEITO AQUI! :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#27 Mensagem por knigh7 » Sex Out 01, 2021 7:17 pm





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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#28 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 03, 2021 11:21 am

Já não era sem tempo. Isto deve ajudar a promover o sistema em suas exportações.
Quem sabe no futuro este conceito também não se torne algo factível para a FAB em algum Embraer.




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#29 Mensagem por LM » Qui Jun 30, 2022 5:58 am





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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#30 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 30, 2022 7:02 pm

Diz-se que quem tem dois, tem apenas um. Se os suecos estão indo na base deste mesmo raciocínio veremos.
Pelos menos 3 seriam necessários para dar conta 24\7 do espaço aéreo deles. Mas com a OTAN como companhia, há quem possa considerar que ter um já seria até demais.




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