Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#1 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 05, 2012 10:10 pm

Criei este tópico pois acho que seria interessante discutirmos sobre o assunto de forma separada.

Não sei se já tem um tópico para isto, mas não achei.

Saiu uma notícia recente sobre o novo AEW&C da Austrália.

Boeing entrega último ‘Wedgetail’ AEW&C para a Austrália

Leia mais (Read More): Boeing entrega último ‘Wedgetail’ AEW&C para a Austrália | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

Na segunda-feira, 4 de junho, a Boeing informou a entrega do sexto e último avião de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (Airborne Early Warning and Control – AEW&C) “Wedgetail” para a Força Aérea Real Australiana (RAAF). A entrega foi feita no último sábado, 2 de junho.

Com a entrega desta sexta aeronave, foi atingido um novo marco no programa do Wedgetail, segundo o diretor do mesmo na Organização de Material de Defesa da Austrália, vice-marechal do ar Chris Deeble. A entrega, segundo Deeble, “permitirá que seja declarada, mais à frente neste ano, a capacidade de operação inicial (IOC).”

A Boeing já entregou todos os segmentos de terra para apoio à frota, que opera a partir da Base Williamtown da RAAF, em Newcastle, Austrália. O 737 AEW&C Wedgetail é baseado no avião de passageiros Boeing 737-700 Next-Generation, e foi projetado para prover capacidade aérea de gerenciamento do campo de batalha com um radar multitarefa de varredura eletrônica. A aeronave é equipada com 10 consoles no estado da arte, que expõem aos tripulantes de missão os dados de alvos aéreos e marítimos simultaneamente. Assim, podem ser direcionadas tanto forças de defesa quanto de ataque, ao mesmo tempo em que se mantém a vigilância da área operacional.

Imagem

Segundo a Boeing, também foram entreguse três aeronaves “Peace Eye AEW&C” para a Coreia do Sul, com mais um programado para este ano. Já a entrega do primeiro “Peace Eagle AEW&C” da Turquia está programada para o final do ano.

FONTE: Boeing




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#2 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 05, 2012 10:19 pm

Os E-3 Sentry eram feitos sobre a plataforma do Boeing 707.
Este avião não é mais produzido.

Comprimento: 46m
Envergadura: 44m
Peso Vazio: 73T
Peso Máximo: 157T
Autonomia: 7.400 km (8 horas)

Imagem


O SUBSTITUTO seria o Boeing 767 que o Japão comprou.

Comprimento: 48,5m
Envergadura: 47,6m
Peso Vazio: 85T
Peso Máximo: 175T
Autonomia: 10.370 km (13 horas)

Imagem




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#3 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 05, 2012 10:25 pm

A aeronave que a Austrália comprou é feita sobre a plataforma do Boeing 737.
Menor que o 767 adquirido pelo Japão, porém MUITO maior que os nossos E-99.

Boeing 737 AEW&C adquirido pela Austrália, Coréia do Sul e Turquia.

Comprimento: 33,6m
Envergadura: 35,8m
Peso Vazio: 46T
Peso Máximo: 77T
Autonomia: 6.400 km

Imagem




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#4 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 05, 2012 10:34 pm

Os nossos E-99:

Comprimento: 28,4m
Envergadura: 20,0m
Peso Vazio: 11,7T
Peso Máximo: 21T
Autonomia: 3.000 km

Bem mais leves e com autonomia bem menor.

Imagem




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#5 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jun 05, 2012 10:43 pm

Uma aeronave AEW&C na plataforma do EMB-190/195 teria capacidade muito próxima do Boeing 737.

Não seria o exagero do Boeing 767 do Japão, mas teria uma autonomia MUITO boa.

Existem mais de 500 E-190 em operação. A parte da manutenção seria simples e fácil em qualquer lugar do mundo.

Acho que seria EXCELENTE para nós e também poderia ser um sucesso no mercado de exportação.

Ai vai...

Embraer E-195 AEW&C

Comprimento: 38,6m
Envergadura: 28,7m
Peso Vazio: +29T
Peso Máximo: +52T
Autonomia: ??? O E-190 possui 4.500 km de alcance, o Lineage 1000 possui 8.334 km e peso máximo um pouco maior, 55T

A versão AEW&C levaria mais combustível e MUITOS equipamentos eletrônicos.
Provavelmente o peso vazio e máximo seriam maiores que a versão comercial.
E a Autonomia poderia ser bem melhorada pois teríamos MUITO espaço para preencher com mais combustível.

Acho que ficaria SHOW.
Agora só falta alguém fazer o desenho e enviar para a Embraer.




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#6 Mensagem por Pablo Maica » Ter Jun 05, 2012 10:52 pm

O R-99 é o pai de uma doutrina vital dentro da FAB.

Espero que essa doutrina seja continuada quam sabe com um E-195 ou um E-390.




Um abraço e t+ :D




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#7 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 05, 2012 10:53 pm

Pablo Maica escreveu:O R-99 é o pai de uma doutrina vital dentro da FAB.

Espero que essa doutrina seja continuada quam sabe com um E-195 ou um E-390.

Um abraço e t+ :D
x2 :)

[]s
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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#8 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 05, 2012 11:28 pm

Li aqui no fórum não sei onde que a FAB está iniciando ou no meio de um processo de refit dos E-99, não sabendo-se a extensão deste ou se o mesmo atingirá somente a parte eletrônica ou também o radar e fuselagem.

Se tal programa, que corre paralelo à revisão geral de manutenção das células, for aplicado na sua totalidade, podemos esperar que estas plataformas continuem atuando pelo menos por mais uns vinte anos. Então, como também não existem intenção - e nem capacidade - ou estudo para o aumento da quantidade de células disponíveis, é certo que seu substituto dificilmente será um membro da familia 170/190, que por sua vez, daqui a vinte anos deverá já ter sido substituída por outra aeronave nova ou maior, ou ainda ter sua produção encerrada.

Pode ser que uma derivação do KC-390 possa vir a ser pensada, mas o que não seria a ideal, já que aquela aeronave é desenhada para desempenho ótimo como cargueiro.

Talvez vejamos a Embraer inserida em um novo programa de aeronave AEW&C para a FAB nos mesmos moldes do KC-390, o que penso ser improvável, dado o diminuto requisito da demanda da força e a enormidades dos custos financeiros para o seu desenvolvimento e aquisição. Em sendo assim, caso o Brasil não obtenha parcerias de risco para dividir os custos e investimentos do projeto, vejo a FAB comprando por oportunidade, como sempre, ou quiçá, aeronaves novas especializadas no mercado externo, com alguma sorte numa proporção de substituição 1/1, vide a ausência de planejamento de longo prazo no que diz respeito a substituição dos E-99.

De qualquer forma, não há ou haverá muitas opções, como de fato nunca houveram, em termos de aquisição/substituição daquelas plataformas. Vale lembrar ainda que a única venda dos E99AEW da Embraer foi para a Grecia, não constando mais nenhuma vitória deste vetor em nenhuma das concorrências de que participou. Se quer conseguimos convencer a Suécia a adquirir a mesma plataforma para uso de seus próprios radares. Neste campo, dificilmente se verão outras plataformas que vinguem no mercado mundial que não sejam de origem russa ou americana, e talvez chinesa em um futuro a longo prazo.

Neste sentido, haverá espaço para uma plataforma alternativa da Embraer em um mercado praticamente dominado por russos e americanos? Aliás, a pergunta pertinente seria: vale a pena desenvolver uma nova plataforma autóctone nacional para uma demanda praticamente irrisória, diria medíocre, como a da FAB, frente a questão posta?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#9 Mensagem por Dall » Qua Jun 06, 2012 12:09 pm

Os R-99 são em minha opinião o que de mais moderno temos na FAB em termos de capacidade de combate. Também é na minha visão o que de melhor a Embraer entregou a FAB em termos de capacidade de combate após o programa AMX.

Este programa nos faz refletir um pouco sobre alguns erros e acertos que temos no tocante a defesa.

Houve uma expressiva transferência de tecnologia entre os dois parceiros do programa Ericsson e Embraer para o desenvolvimento do projeto. Esta transferência de tecnologia foi bastante madura. A Ericsson não ensinou a Embraer a fazer radar, e a Embraer não ensinou a Ericsson a produzir aviões, ao contrario, cada uma em sua expertise ajudou na formação do produto.


Isto é importante porque houve no Brasil temos visões torpes, algumas vezes tolas, sobre transferências de tecnologia o que fazem os programas custarem muito mais e os resultados reais no futuro serem altamente questionáveis.

Não houve montagem de kit de radar no Brasil, com sobrepreços e ilusão de "produção nacional". Se montagem de kit fosse sinônimo de capacidade de projeto, A Finlândia que montou dezenas de F-18 em seu território ou o Egito que montou dezenas de F-16, seriam players no mercado mundial de caças.

Não houve um “acordo estratégico Brasil Suécia” com visitas de chefes de estado, formação de centros de pesquisa e lobby de prefeito de cidade do interior pelo acordo, situações politicamente patéticas que apenas complicam decisões que deveriam ser técnicas das FA´s.

Outro acerto importante do programa foi que o R-99 não concorre diretamente com outros AEW, pelo contrario, preenche um nicho de mercado.

Ele é um avião com custos de aquisição e operação menores, seu desempenho em autonomia e radar também é inferior aos aviões de grande porte.

Assim forças aéreas como a FACH que operam uma célula de 707 na função AEW, poderiam operar 2 ou até mesmo 3 R-99 na mesma função o que traria algumas vantagens operacionais. Da mesma forma a FAB pode operar até 8 células deste classe de aviões em duas versões, quando normalmente operaria 2 ou 3 de uma plataforma maior.




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#10 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 06, 2012 1:13 pm

Salvo engano, as células dos R-99 teriam saído à FAB por cerca de US$80 mi a unidade. Isto claro em função menos da aeronave em si, de que seus sistemas a bordo.

Quanto nos custaria então um E-190/195 de AEW? Bem mais do que realmente poderíamos, ou quereríamos, pagar.

Então qual a melhor solução para a FAB, já que os custos de aquisição não permitem o advento de maiores quantidades de uma aeronave menor, e uma aeronave maior teríamos até mesmo uma possível diminuição da quantidade de AEW já existentes na força?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#11 Mensagem por saullo » Qua Jun 06, 2012 3:36 pm

Mas que já precisa pensar em uma versão AEW&C dos E-190 ou mesmo KC-390, pode pensar, seria mesmo bem maior e com maior autonomia que os E-99.

Abraços




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#12 Mensagem por Túlio » Qua Jun 06, 2012 3:51 pm

Há outro ponto: para três dúzias de caças - que de pouco valerão sem um AEW&C/AWACS para vetorá-los - se está disposto a pagar bilhões e mais bilhões, com uma fração disso (digamos que custem 200/300 mi a unidade) se monta uma frota mais poderosa e com REVO e novo radar talvez baseada no 190 e tudo isso sem precisar desativar os 99.

Não, dizer que não PODEMOS pagar é inaceitável, sou mais o NÃO QUEREMOS... 8-]




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#13 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jun 06, 2012 8:10 pm

FCarvalho escreveu:Li aqui no fórum não sei onde que a FAB está iniciando ou no meio de um processo de refit dos E-99, não sabendo-se a extensão deste ou se o mesmo atingirá somente a parte eletrônica ou também o radar e fuselagem.

Se tal programa, que corre paralelo à revisão geral de manutenção das células, for aplicado na sua totalidade, podemos esperar que estas plataformas continuem atuando pelo menos por mais uns vinte anos. Então, como também não existem intenção - e nem capacidade - ou estudo para o aumento da quantidade de células disponíveis, é certo que seu substituto dificilmente será um membro da familia 170/190, que por sua vez, daqui a vinte anos deverá já ter sido substituída por outra aeronave nova ou maior, ou ainda ter sua produção encerrada.

Pode ser que uma derivação do KC-390 possa vir a ser pensada, mas o que não seria a ideal, já que aquela aeronave é desenhada para desempenho ótimo como cargueiro.

Talvez vejamos a Embraer inserida em um novo programa de aeronave AEW&C para a FAB nos mesmos moldes do KC-390, o que penso ser improvável, dado o diminuto requisito da demanda da força e a enormidades dos custos financeiros para o seu desenvolvimento e aquisição. Em sendo assim, caso o Brasil não obtenha parcerias de risco para dividir os custos e investimentos do projeto, vejo a FAB comprando por oportunidade, como sempre, ou quiçá, aeronaves novas especializadas no mercado externo, com alguma sorte numa proporção de substituição 1/1, vide a ausência de planejamento de longo prazo no que diz respeito a substituição dos E-99.

De qualquer forma, não há ou haverá muitas opções, como de fato nunca houveram, em termos de aquisição/substituição daquelas plataformas. Vale lembrar ainda que a única venda dos E99AEW da Embraer foi para a Grecia, não constando mais nenhuma vitória deste vetor em nenhuma das concorrências de que participou. Se quer conseguimos convencer a Suécia a adquirir a mesma plataforma para uso de seus próprios radares. Neste campo, dificilmente se verão outras plataformas que vinguem no mercado mundial que não sejam de origem russa ou americana, e talvez chinesa em um futuro a longo prazo.

Neste sentido, haverá espaço para uma plataforma alternativa da Embraer em um mercado praticamente dominado por russos e americanos? Aliás, a pergunta pertinente seria: vale a pena desenvolver uma nova plataforma autóctone nacional para uma demanda praticamente irrisória, diria medíocre, como a da FAB, frente a questão posta?

abs.

Veja, não vamos criar uma aeronave do zero, o que acarretaria em custos ENORMES para uma demanda pequena.
Vamos usar uma plataforma que está em operação no mundo todo e com mais de 500 aeronaves entregues.
Além da versão AEW&C, tem a versão de Sensoriamento Remoto e uma versão de Patrulha Marítima.

Entendo que a nossa FAB está crescendo e evoluindo.
Aos poucos vislumbramos 120 caças de 4ª geração.
120 Rafale ou 120 Super Hornet.

Podemos imaginar um INCREMENTO no número de aeronaves de inteligência.

Veja, estamos desenvolvendo o KC-390 que é uma aeronave NOVA, para uma demanda de 28 unidades.
Se somarmos 3 versões (AEW&C, Sensoriamento Remoto e Patrulha Marítima) poderíamos chegar em um número PRÓXIMO deste.
Só para substituir o que temos daria 20 aeronaves.
Mas penso que deveriamos AUMENTAR este número.

E as aeronaves atuais que ainda são novas???
Podemos vende-las para países amigos.

O que penso é que junto com o mercado de cargueiros, a Embraer poderia entrar PESADO nesta área de aeronaves de inteligência.




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#14 Mensagem por Andre Correa » Qua Jun 06, 2012 8:14 pm

Pelo que li, o KC-390 não é o mais indicado, e sim, um E-190/195, com uma autonomia maior.
Não seria mais barato também?

[009]




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Re: Aeronaves de Alerta Antecipado - AEW&C

#15 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jun 06, 2012 8:19 pm

Túlio escreveu:Há outro ponto: para três dúzias de caças - que de pouco valerão sem um AEW&C/AWACS para vetorá-los - se está disposto a pagar bilhões e mais bilhões, com uma fração disso (digamos que custem 200/300 mi a unidade) se monta uma frota mais poderosa e com REVO e novo radar talvez baseada no 190 e tudo isso sem precisar desativar os 99.

Não, dizer que não PODEMOS pagar é inaceitável, sou mais o NÃO QUEREMOS... 8-]

Exatamente.
Temos que analisar que os novos caças terão muito mais alcance.
Uma operação de ataque, longe de casa, exigirá uma aeronave AEW&C com maior AUTONOMIA.

Sem falar que em uma aeronave maior podemos colocar um Erieye com o DOBRO do tamanho.
O que se traduz em maior alcance de detecção, melhor capacidade de detectar alvos pequenos (furtivos), etc.




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