Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
Total de votos: 206

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#61 Mensagem por sapao » Qui Mai 10, 2012 10:52 pm

Brasileiro escreveu:Gente, mas como assim o FAB-one não consegue chegar à Europa sem escalas?

Que eu saiba ele é da versão A-319CJ, a de maior alcance da família A-320, 12.000 km totalmente carregado, segundo o wiki, o suficiente para chegar a Paris!

E mesmo que o alcance fosse o problema... será que a presidente vai infartar se a viagem demorar 1 hora e meia a mais abastecendo em Natal? Pera lá né, o avião tem cama, ela pode ir deitada, dormindo, assistindo filme, comendo pudim e nem percebe a viagem.



abraços]
Nesse ponto eu vou ter de discordar por 2 motivos:
1- O tempo de um chefe de estado e muito importante para perder fazendo escala tecnica;
2- Se eu posso ter uma aeronave que faça sem escala, vou usar um que tenha que fazer escala?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#62 Mensagem por sapao » Qui Mai 10, 2012 10:56 pm

Carlos Lima escreveu: Quanto ao A319 ser 'perna curta' eu li que algum 'gênio' achou que aeronave tinha um alcance 'muito grande' e daí foi retirado um dos tanques de combustível da mesma :(



[]s
CB_Lima
CB,
o problema foi que aparentemente com os tanques auxiliares a aeronave não cumpria os requisitos de segurança para transporte presidencial.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#63 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mai 11, 2012 12:39 am

sapao escreveu:
Carlos Lima escreveu: Quanto ao A319 ser 'perna curta' eu li que algum 'gênio' achou que aeronave tinha um alcance 'muito grande' e daí foi retirado um dos tanques de combustível da mesma :(

[]s
CB_Lima
CB,
o problema foi que aparentemente com os tanques auxiliares a aeronave não cumpria os requisitos de segurança para transporte presidencial.
:shock:

Mas Mas Mas Mas... porque compraram então? :( ... Então nem o BBJ servia? E eu achava que outras FAs utilizavam (mas até aí, cada FAérea com os seus requisitos).

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8639
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#64 Mensagem por prp » Sex Mai 11, 2012 12:50 am

sapao escreveu:
Brasileiro escreveu:Gente, mas como assim o FAB-one não consegue chegar à Europa sem escalas?

Que eu saiba ele é da versão A-319CJ, a de maior alcance da família A-320, 12.000 km totalmente carregado, segundo o wiki, o suficiente para chegar a Paris!

E mesmo que o alcance fosse o problema... será que a presidente vai infartar se a viagem demorar 1 hora e meia a mais abastecendo em Natal? Pera lá né, o avião tem cama, ela pode ir deitada, dormindo, assistindo filme, comendo pudim e nem percebe a viagem.



abraços]
Nesse ponto eu vou ter de discordar por 2 motivos:
1- O tempo de um chefe de estado e muito importante para perder fazendo escala tecnica;
2- Se eu posso ter uma aeronave que faça sem escala, vou usar um que tenha que fazer escala?
Sem falar que pode causar embaraços.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#65 Mensagem por sapao » Sex Mai 11, 2012 8:14 am

Carlos Lima escreveu:
sapao escreveu: CB,
o problema foi que aparentemente com os tanques auxiliares a aeronave não cumpria os requisitos de segurança para transporte presidencial.
:shock:

Mas Mas Mas Mas... porque compraram então? :( ... Então nem o BBJ servia? E eu achava que outras FAs utilizavam (mas até aí, cada FAérea com os seus requisitos).

[]s
CB_Lima
Boa pergunta...
Se o BBJ tem esse tipo de performance eu não saberia dizer. Veja, quando digo "requisitos" estou colocando exigências de performance que aeronaves normais não tem, como por exemplo sustentar uma subida monomotor com o peso máximo de decolagem ( exemplo hipotético), não estou dizendo que a aeronave e ruim.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#66 Mensagem por Marino » Sex Mai 11, 2012 10:38 am

FAB envia pedido para 2 aviões-tanque

IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A FAB (Força Aérea Brasileira) enviou hoje o pedido formal de oferta para a compra de dois novos aviões-tanque de longo alcance. Estão na disputa a EADS europeia, a Boeing americana e a IAI israelense. 

Os fabricantes europeu e americano produzem, respectivamente, o Airbus-A330MRTT e o KC-767, baseados em modelos civis. A empresa israelense é especializada em preparar aviões usados para a missão de reabastecimento, o que custa em média um terço do valor de um modelo novo _que pode chegar a US$ 300 milhões (quase R$ 600 milhões hoje).

O RFP (pedido de oferta, na sigla inglesa) é o segundo passo para a compra, e dá 90 dias para que as ofertas sejam enviadas à FAB.

Ele não faz referência ao novo avião presidencial, apelidado de Aerodilma.
O plano original da FAB, de 2010, era para que um dos aviões-tanque tivesse previsão para uma área VIP presidencial.
Depois, o Planalto admitiu que poderia comprar um novo avião só para transporte de longa distância, já que o atual Aerolula (um Airbus-A319 executivo) não tem autonomia para ir sem escalas de Brasília à Europa, por exemplo.
Ao assumir, Dilma Rousseff parou o processo e ainda não há decisão final sobre a nova aquisição, conforme a Folha revelou na semana passada.
Questionada, a FAB disse que não informaria nada além da nota publicada ontem sobre o RFP _ou seja, não fica claro se voltou ao plano de 2010 de incluir a possibilidade de uma área VIP no avião-tanque ou se haverá um pedido separado para a compra do Aerodilma.
A FAB precisa dos novos aviões porque hoje opera antigos Boeing-707 reabastecedores fabricados nos anos 60. São os famosos "Sucatões", que praticamente não têm mais condições de operação. Além de reabastecimento aéreo, eles servem para transporte de tropas e carga, além de evacuação médica. 
 




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#67 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 11, 2012 11:47 am

sapao escreveu:
FCarvalho escreveu:Revisando:

1. Esta compra é para atender à FAB, e não ao GF. Por isso a quantidade de aviões estar no mesmo nível de disponibilidade da verba para aquisição;
Sapao escreveu: correto. Ok

2. A RFA deste mês adiantou que a compra dos VVIP's da Presidência serão tratados em separado deste RFI, por ordem da DR, fato que reitera a presente nota apresentada no início deste tópico;
Sapao escreveu: Tem fonte? Para mim é novidade, mas pode ser verdade.
As fontes são do autor do texto na RFA.

3. A FAB, ainda segundo a reportagem da RFA, considera 4 aeronaves como o número ideal a ser operado destes modelo de aeronave. Não se espere nada além disso. . Talvez a terceira e quarta unidade sejam adquiridas no próximo mandato da DR;
Sapao escreveu: Novamente: eles dizem quando o Brig Saito ou alguem a mando dele disse isso?
A mesma coisa Sapão. Alguém de dentro deve ter falado. A imprensa de dá o luxo de falar o que bem entende pautada na garantia do sigilo de suas fontes. Sejam elas quais forem. Acredita quem quer. Mas, sinceramente, torço para que esteja errados.

4. A manter-se a atual estrutura operacional e organizacional da aviação de transporte e caça da FAB, não há como se pensar em mais aeronaves do que os números aqui indicados. A FAB entende que para suas atuais e futuras necessidades 4 aeronaves bastam. Ou seja, continuamos pensando grande, mas realizando na prática, pequeno.
Sapao escreveu: Senhores, leiam a nota com atenção! "O projeto, de acordo com um CRONOGRAMA estabelecido (para quem diz que a COPAC não faz nada) visa SUBSTITUIR o 707, que devido a idade tem seu custo de operação elevado." E simples assim, substituir cumprindo um planejamento. Assim como aconteceu com o Buffalo. O desdobramento todos sabemos quais foram, e hoje temos 3 unidades operando o C-105.
No que se refere aos KC's tenho minhas dúvidas que um dia passaremos de 4 meras unidades. Quiçá possamos pensar em 8 se um milagre acontecer, para equipar os dois esquadrões do 2o GT, mas...

5. As aeronaves adquiridas serão novas. A intenção do lançamento do RFI é proporcionar alternativas de negociação com a Airbus, que entendo ser o preferido da FAB, a fim de se conseguir melhores condições de negócio. Uma coisa é você fazer uma compra direta, outra é abrir uma licitação e vender um produto com concorrentes ali no seu encalço. Geralmente não vence a melhor proposta, mas antes, a mais conveniente.
Sapao escreveu: Sua opinião e eu respeito, a minha e de que não necessariamente NOVA quer dizer Okm, se tivesse interesse de comprar direto da Airbus isso ja teria sido feito e pode-se conseguir melhores condições de outra maneira, e a decisão é sempre politica.
E não subestimem a IAI...

abs.
Bom, também acredito que "novas" não queira dizer-se obrigatoriamente saídas da fábrica, e até porque, duvido também que a FAB venha a dispor de verbas que "chamem a atenção" por demais de uns e outros por aqui para este programa, a fim de que o mesmo não seja atrapalhado por outros ou vários pontos de vista diferentes.
abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#68 Mensagem por sapao » Seg Mai 14, 2012 4:26 pm

Aparentemente serão mesmo 02 para REVO/Cargo que eventualmente poderão ser VIP como apoio e 1 VIP presidencial.
Alias, se for mesmo o modelo que está sendo cogitado muita gente vai cair para trás...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
brisa

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#69 Mensagem por brisa » Seg Mai 14, 2012 5:25 pm

A-340? :shock:




bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#70 Mensagem por bcorreia » Seg Mai 14, 2012 5:35 pm

brisa escreveu:A-340? :shock:
Pra VIP, nada, deve ser A380 :twisted: :mrgreen:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#71 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 14, 2012 6:07 pm

sapao escreveu:Aparentemente serão mesmo 02 para REVO/Cargo que eventualmente poderão ser VIP como apoio e 1 VIP presidencial.
Alias, se for mesmo o modelo que está sendo cogitado muita gente vai cair para trás...
A decisão do VVIP para o GTE deve sair depois da definição dos KC's. Se for o KC-330 MRTT, ou será outro igual a ele, adaptado, ou então um dos dois A-340-500 da TAM que começam a ser devolvidos ainda este ano. Ou em uma jogada mirabolante, o A-35O VVIP. Mas para esta última opção, só para o segundo mandato da tia Dilma.

Se por ventura vencer KC-46 da Boeing, talvez venha um 747-400 usado ou então, como para politico falta de verba é coisa dos outros, um 777 ou 787 novos de fabrica, em versão VVIP.

Vamos ver. A imaginação do planalto é grande...

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#72 Mensagem por WalterGaudério » Seg Mai 14, 2012 6:52 pm

FCarvalho escreveu:
sapao escreveu:Aparentemente serão mesmo 02 para REVO/Cargo que eventualmente poderão ser VIP como apoio e 1 VIP presidencial.
Alias, se for mesmo o modelo que está sendo cogitado muita gente vai cair para trás...
A decisão do VVIP para o GTE deve sair depois da definição dos KC's. Se for o KC-330 MRTT, ou será outro igual a ele, adaptado, ou então um dos dois A-340-500 da TAM que começam a ser devolvidos ainda este ano. Ou em uma jogada mirabolante, o A-35O VVIP. Mas para esta última opção, só para o segundo mandato da tia Dilma.

Se por ventura vencer KC-46 da Boeing, talvez venha um 747-400 usado ou então, como para politico falta de verba é coisa dos outros, um 777 ou 787 novos de fabrica, em versão VVIP.

Vamos ver. A imaginação do planalto é grande...

abs

Que ´história é essa de segundo mandato da Dilma? Ela vai entregar a faixa para o Lula III...
O esquema aqui é que nem na Rússia DILMA-LULA/Medvedev-Putin




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
brisa

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#73 Mensagem por brisa » Seg Mai 14, 2012 6:53 pm

:lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#74 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 14, 2012 11:30 pm

WalterGaudério escreveu:Que ´história é essa de segundo mandato da Dilma? Ela vai entregar a faixa para o Lula III... O esquema aqui é que nem na Rússia DILMA-LULA/Medvedev-Putin
Walter, não se esqueça de que nós somos latinos... e latinos adoram uma novela... :lol:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X2

#75 Mensagem por henriquejr » Ter Mai 15, 2012 12:56 am

Lembro que algum tempo atrás alguém levantou a possibilidade de vir B747!! Acho que foi o Thor!




.
Responder