Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1126 Mensagem por Viking » Qua Jun 14, 2023 8:23 pm

Em minha opinião para aproveitar o embalo a FAB deveria fazer o seguinte:

1. Adquire mais 2 A 330 para que juntamente com os dois existentes sejam convertidos para a versão MRTT,
2. Para a PR adquire também 2 A 330. Um deles converte para transporte do PR pintadinho de branco, faixinhas verdes e amarelas, etc. O outro pintado de cinza na versão de transporte somente, sendo assim utilizado como aeronave de apoio do FAB 01 em voos de longa distancia e VP e atuando ainda quando possível como transporte estratégico de pessoal militar. Todos os 6 mobiliando o Esquadrão Corsário. R$ para isto e muito mais existe. :mrgreen:

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1127 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 15, 2023 2:19 am

Viking escreveu: Qua Jun 14, 2023 8:23 pm Em minha opinião para aproveitar o embalo a FAB deveria fazer o seguinte:
1. Adquire mais 2 A 330 para que juntamente com os dois existentes sejam convertidos para a versão MRTT,
2. Para a PR adquire também 2 A 330. Um deles converte para transporte do PR pintadinho de branco, faixinhas verdes e amarelas, etc. O outro pintado de cinza na versão de transporte somente, sendo assim utilizado como aeronave de apoio do FAB 01 em voos de longa distancia e VP e atuando ainda quando possível como transporte estratégico de pessoal militar. Todos os 6 mobiliando o Esquadrão Corsário. R$ para isto e muito mais existe. :mrgreen:
Sds
Olá Lord.

Do ponto de vista técnico e operacional é justamente isso que a FAB deve querer para si a fim de garantir as missões primárias do Corsário e atender ao mesmo tempo a PR. Quem sabe até deva ter dito isso por escrito, e bem explicadinho, ao PR atual, mesmo sem esperança de que ele preste alguma atenção ao fato.
Em qualquer país civilizado onde o transporte VVIP de autoridades públicas não é tratado como assunto de botequim, como é aqui, isto já estaria resolvido há muito tempo, e sem dramas. Mas como estamos no Brasil, onde até o simples, e mais que óbvio, fato da força aérea do país comprar um avião vira motivo para questionamentos, bom...
Existem muitos A330-200 dando baixa pelo mundo inteiro, substituídos que estão sendo por modelos mais modernos, inclusive os NEO.
Aliás, é bom lembrar que não é apenas o PR que voa com o FAB 01, mas o vice presidente também. Inclusive, em bem mais de uma vez já tivemos ocasiões em que ambos estavam foram do país, mesmo que seja raro de acontecer, mas aconteceu. A missão VVIP é idêntica para um e outro em termos de demandas de aeronaves, e hoje a FAB não teria condições de oferecer esse suporte caso PR e VP resolvessem se ausentar do país em outros continentes.
Dois aviões para atender a presidência é o mínimo que se pode esperar de uma força aérea que leva o seu trabalho a sério.
Mesmo que o(s) cmte(s) em chefe não ofereçam recíproca. Mas isso são ossos do ofício.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1128 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 24, 2023 6:34 pm

A Revista ASAS que chegou agora noticiou que a FAB desistiu de converter os A330 em MRTT pois a Presidência quer um e não irão comprar uma terceira aeronave. Não faria sentido converter uma única célula.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4835
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 639 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1129 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Jul 24, 2023 8:22 pm

knigh7 escreveu: Seg Jul 24, 2023 6:34 pm A Revista ASAS que chegou agora noticiou que a FAB desistiu de converter os A330 em MRTT pois a Presidência quer um e não irão comprar uma terceira aeronave. Não faria sentido converter uma única célula.
É aquilo né, se não podemos ajudar, vamos atrapalhar!


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1130 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 24, 2023 9:04 pm

Temo que o estrago não fique só aí. Note como o Comandante do EB é cordeirinho do atual governo, a sanha dos chineses e a quantidade de projetos de reequipamento da Força...

A gente era feliz e não sabia quando o CAESAR disputava com o ATMOS ou quando o Iris-T SLM disputava com o Barak.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8824
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1131 Mensagem por Pablo Maica » Seg Jul 24, 2023 11:16 pm

Pinta os dois 330 nas cores da Policia Federal, que o elemento não vai querer nem chegar perto.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1132 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 25, 2023 1:38 am

Acho melhor aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos. Com certeza há muita gente ao redor do PR atual querendo esculachar as ffaa's de qualquer maneira, a troco de nada, apenas por diferenças pessoais\ideológicas.
Mas de resto, ter ou não ter grana para fazer o que se quer é o fundo da questão. E modificar um A330 para o padrão VVIP presidencial não é exatamente uma conta barata.
A ver como o atual cmte da FAB irá lidar com tal demanda no curto prazo.
Uma coisa é a presidência querer um avião para si, outra é a FAB conceder e deixar pra lá como se nada tivesse acontecido.
Acho que não vai ser tão fácil assim.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1133 Mensagem por FCarvalho » Dom Jul 30, 2023 3:20 pm

Estava olhando os valores de A319 usados e encontrei valores que circulam +-US 30 milhões para aviões fabricados antes de 2010, sendo que o atual FAB Zero Uno está a serviço desde 2005.
Na configuração ACJ, diz-se, ele custou ao governo na época US 56 milhões de dólares. Hoje este avião deve ter um preço cotado por volta daquele número acima, visto que é um avião em configuração especial.
Não vejo, neste aspecto, porque se retirar um dos A330 da FAB a título de transformar em VVIP, já que com o valor da venda do ACJ319 se poderia comprar outro A330 usado a preços bem módicos, como fez a FAB, e utilizar soluções menos caras para adaptar o mesmo para a missão presidencial.
Claro, comprar um avião maior só para o presidente poder viajar, e levar consigo a claque de puxa sacos e o séquito burrocrático não é lá muito legal para o marketing o governo em tempos de limitações financeiras para todos os lados.
É sempre mais fácil cortar a corda do lado mais fraco.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1942
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1134 Mensagem por gusmano » Qua Ago 02, 2023 10:59 am

FCarvalho escreveu: Ter Jul 25, 2023 1:38 am Acho melhor aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos. Com certeza há muita gente ao redor do PR atual querendo esculachar as ffaa's de qualquer maneira, a troco de nada, apenas por diferenças pessoais\ideológicas.
Mas de resto, ter ou não ter grana para fazer o que se quer é o fundo da questão. E modificar um A330 para o padrão VVIP presidencial não é exatamente uma conta barata.
A ver como o atual cmte da FAB irá lidar com tal demanda no curto prazo.
Uma coisa é a presidência querer um avião para si, outra é a FAB conceder e deixar pra lá como se nada tivesse acontecido.
Acho que não vai ser tão fácil assim.
As FA´s vão pagar por terem embarcado em um projeto politico. Imagino que passem a ser tratadas como ator politico, sugeito a (ainda mais) desvaneios e decisões politicas (retaliação é uma delas). Nunca deveriam ter entrado nessa. E esse papo de "não conceder" não existe, a FAB e as demais forças burocracia do estado e deles depende. Foi justamente por não entenderem isso e terem se metido a "escolher lado" que deu no que deu.

E sobre o tópico.. vai virar o FAB01, e acho que vão fazer "reforminhas" silenciosas para não causar muito barulho. Vamos ver.

abs




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1135 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 02, 2023 12:54 pm

gusmano escreveu: Qua Ago 02, 2023 10:59 am
FCarvalho escreveu: Ter Jul 25, 2023 1:38 am Acho melhor aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos. Com certeza há muita gente ao redor do PR atual querendo esculachar as ffaa's de qualquer maneira, a troco de nada, apenas por diferenças pessoais\ideológicas.
Mas de resto, ter ou não ter grana para fazer o que se quer é o fundo da questão. E modificar um A330 para o padrão VVIP presidencial não é exatamente uma conta barata.
A ver como o atual cmte da FAB irá lidar com tal demanda no curto prazo.
Uma coisa é a presidência querer um avião para si, outra é a FAB conceder e deixar pra lá como se nada tivesse acontecido.
Acho que não vai ser tão fácil assim.
As FA´s vão pagar por terem embarcado em um projeto politico. Imagino que passem a ser tratadas como ator politico, sugeito a (ainda mais) desvaneios e decisões politicas (retaliação é uma delas). Nunca deveriam ter entrado nessa. E esse papo de "não conceder" não existe, a FAB e as demais forças burocracia do estado e deles depende. Foi justamente por não entenderem isso e terem se metido a "escolher lado" que deu no que deu.
E sobre o tópico.. vai virar o FAB01, e acho que vão fazer "reforminhas" silenciosas para não causar muito barulho. Vamos ver.
abs
Concordo com seus pontos @gusmano, mas creio que devemos fazer uma diferença importante. Não foram as instituições forças armadas que escolheram um lado e resolveram fazer uma opção por um determinado projeto, foram diversos elementos militares, na ativa e reserva, que escolheram um lado e assumiram posição político-partidária, e pior, governamental. Que como sabemos, é de momento e passa, como tudo em política. Infelizmente as instituições foram confundidas com as escolhas de alguns, diria, muitos de seus membros que se imiscuíram de um projeto de poder ligado a determinado compo político-ideológico. E dissestes bem sobre os resultados.

Quanto às ffaa's serem consideradas entes políticos, nada demais, são instituições de Estado, e tudo o que se refere a ele é uma questão política, na melhor acepção do termo. Forças Armadas são entidades políticas por natureza. Mas a política aqui se trata de questões de Estado, e não ligadas a essa ou aquela corrente ideológica-partidária, que é o caracteriza os governos, que, novamente, são passageiros.

Infelizmente não é a primeira vez que os militares são cooptados ou se deixam cooptar pelas mazelas das disputas mesquinha da políticagem nacional. Temos um histórico longo sobre este tema. Mas isso é outra história. E este governo atual não é diferente do anterior. Em outros momentos tentaram de várias formas transformar as ffaa's em um puxadinho do partido no poder e de seus interesses governamentais. Não está sendo diferente agora, e nem será no futuro com qualquer outro partido ou ideologia posta. É um problema que temos aqui desde sempre, seja na República ou no Império.

Ainda estou pensando aqui com os meus botões que o alto comando da FAB está buscando soluções para a questão do VVIP do presidente. E ao que se sabe de público, elas já foram oferecidas ao PR em reunião passada. A não ser que ele, orientado pelo seu entorno tenha declinado de todas apenas por questões de imagem, e imagem em política é tudo, então sim, a FAB vai ter que se virar nos trinta para tentar arrumar mais este imbróglio. Mas não creio que eles entregarão o avião assim tão facilmente. Tanto que a última viagem para a Europa o ACJ319 foi usado.

Vamos ver o que ambos os lados fazem para tentar chegar a um ponto comum.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1136 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 12, 2023 2:15 pm

No anúncio do PAC ontem, pelo visto a FAB conseguiu manter os seus 2 únicos KC-30 nas suas mãos e ainda a promessa de sua conversão para o padrão MRTT.
Nada foi confirmado ou falado sobre novo VVIP na Presidência.
Muito provavelmente este vetor deverá ser custeado pela própria PR, que como disse, pode muito bem utilizar o atual Zero Uno como moeda de troca (com preço estimado em 35 a 45 milhões de dólares hoje) ou vendê-lo e usar o dinheiro para comprar um wide body, ou usar para converter este avião para o padrão VIP presidencial.
Lembrar que a FAB comprou os 2 A330-200 da Azul por apenas US$ 80 milhões. É praticamente de graça tendo em vista os valores de aviões novos. E o que não falta no mercado hoje são modelos Wide Body a preços muito convidativos, inclusive já no padrão VVIP.
Só não compram um ou outro se não quiserem.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1137 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 12, 2023 11:44 pm

A revista ASAS ao noticiar no site dela o PAC incluiu também no título essa informação dos KC-30. Provavelmente no intuito de atualizar ou corrigir a noticia veiculada na última edição impressa:


https://www.edrotacultural.com.br/progr ... -incluida/




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1138 Mensagem por FCarvalho » Dom Ago 13, 2023 7:48 pm

A FAB já está no lucro de não ter perdido seus aviões para o governo. Agora é negociar os valores para a transformação deles em MRTT, o que leva 18 meses, em geral. Mas ficar com apenas um avião por quase dois anos não é exatamente um bom negócio. Nem para a FAB e menos ainda para o governo, que agora parece baixou o facho por um tempo com essa conversa de VVIP wide body para o PR. O que não quer dizer que tenham esquecido ou desistido dessa história. No PAC apresentaram duas linhas de ação para o avião da FAB, como segue:

1. Aeronave Aeromédica e Reabastecimento – Conversão de 2 aeronaves A330 (Aeronáutica);
2. Projeto KC-X – Desenvolvimento versão reabastecedor (Aeronáutica);

Apesar de parecer a mesma coisa, a mim não é. Afinal, se poderia muito bem dizer o mesmo em apenas uma única linha de ação, já que a versão MRTT sabidamente faz tudo o que está aí descrito. Então, qual a lógica de se fazer isso em separado, já que a PR está ciente do que a FAB quer e o que a Airbus oferece?

Talvez seja caso de deixar brechas a posteriori para a interpretação de futuras compras de ao menos dois outros aviões - já que a sigla KC-X permanece ali - a fim de dispor da mesma solução que o Corsário demandava aos presidentes anteriores, mantendo ao menos uma aeronave sempre a disposição da PR para seus voos transatlânticos. E todo mundo fica feliz no final, já que com ao menos 2 ou 3 aviões + 1 em transformação MRTT a FAB poderia dispor de números adequados para manter suas atividades fim e ao mesmo tempo o governo teria o seu VVIP que tanto parece fazer questão agora.

E como venho dizendo, dinheiro não é, e nunca foi, de fato um problema para resolver esta questão.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1139 Mensagem por knigh7 » Seg Set 04, 2023 6:24 pm

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1140 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 05, 2023 11:28 am

É o primeiro KÇ-30 que deve passar pelo processo de modificação na Airbus. Por 50 milhões e reais ( US$ 10 milhões) até que está saindo barato esse negócio.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder