PARASAR - EAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

O Para-Sar é uma unidade:

pequena e não condizente com as necessidades da FAB
19
40%
grande e não condizente com as necessidades da FAB
1
2%
pequena e condizente com as necessidades da FAB
23
48%
grande e condizente com as necessidades da FAB
1
2%
Outras respostas
4
8%
 
Total de votos: 48

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: PARASAR - EAS

#16 Mensagem por Ckrauslo » Qui Out 22, 2015 11:09 am

FCarvalho escreveu:
Ckrauslo escreveu: Carvalho, sei que a organização precisa mudar, e não só do apoio logístico do PARA-sar, mas das nossas FFAA inteiras, elas precisam passar por uma re-estruturação, e eu sei que só temos o caracal e o Black hawk, por isso mesmo eu disse que seria interessante e ideal se tivéssemos um little bird.
Quanto a não ter muitas outras forças assim no mundo, é que maioria das forças especiais aprendem a desempenhar o C-SAR no curso deles.
Ckrauslo, eu tenho cá comigo uma questão. A FAB hoje possui o PARA-SAR e descobri "outro dia" que existe também o Pelotão Punhal.

Até onde consegui saber, ambos realizam missões parecidas, sendo que aquele foca mais suas atividades em SAR/C-SAR e este em OpsEsp na defesa de infra-estrutura. Bom, ambos são tidos como forças OpsEsp. O PARA-SAR só tem cerca 120 homens, pelo que li em entrevista com um cmte daquela unidade, o que foi à época considerado pouco para as necessidades da OM e da própria FAB.

Enfim, o Punhal por suas características bem que poderia "se juntar" aos PARA-SAR e formar uma única unidade, onde aqueles poderiam fomentar as OpsEsp destes e ainda contribuir para concentrar e organizar em uma única unde todas as atividades de OpsEsp da FAB, que obviamente não conta com muitos recursos para isso.

Mas bem, pode ser também que sejam duas coisas totalmente discrepantes, e eu estou falando bobagem aqui. :roll:

abs.
Já foi pensado, tenho um amigo no Punhal Cabo Anderson Barros.
Já me disse ele que o mesmo não seria possível, pois salvamento de destroços e outros treinamentos eles não possuem, eles são mais voltados para OPESP mesmo.
Eles se ajudam em caso de operações de combate e treinam juntos frequentemente




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PARASAR - EAS

#17 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 22, 2015 11:44 am

Aí é que está a questão. Até onde sei, os membros do PARA-SAR estão "divididos" em elementos com treinamento OpsEsp e aqueles especializados em SAR/C-SAR. Ou seja, me parece que a questão do sujeito ser ou não FE naquela unidade é mera questão de intencionalidade, capacidade e interesse.

E neste sentido é como eu disse, a OM é muito pequena para as necessidades da FAB, tanto em uma questão quanto em n'outra.

Em tempos de concentração de meios e reorganização do C2 da maioria das undes FE pelo mundo, como por exemplo, a centralidade de um único comando para todos, fica até estranho esse argumento de que um faz uma coisa e outro faz outra e por isso não dá para formar uma mesma OM. Bem, a maior e melhor característica de uma tropa especial é justamente a sua capacidade múltipla de combate e emprego.

Não creio que o fato de haver elementos mais especializados que outros nesta ou naquela tarefa seja algo impeditivo para se formar uma única unidade de OpsEsp. Se fosse assim, o próprio PARA-SAR deveria ser subdividido em mais de uma unde, posto que há Pastores que são FE, Comandos e outros apenas com a formação C-SAR/SAR.

Acho que precisamos, também, conversar mais e a falar sobre algumas questões sobre organização de nossas capacidades de OpsEsp no Brasil.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: PARASAR - EAS

#18 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Nov 13, 2015 12:56 pm

Grupo de operações especiais da FAB faz treinamento em GO

Imagem

O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), conhecido como PARA-SAR, participa até o próximo sábado (14/11) da quarta fase do Adestramento Conjunto de Operações Especiais (OpEsp) das Forças Armadas, em Goiânia (GO). O exercício, organizado pelo Ministério da Defesa, promove um intercâmbio de conhecimento entre as Forças, visando a segurança dos próximos grandes eventos realizados no País, como as Olimpíadas 2016.

A atual fase, coordenada pelo Exército Brasileiro (EB), é realizada no Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro (EB), responsável pelas atividades voltadas ao combate urbano. O adestramento, que reúne cerca de 60 militares, conta com a participação das Operações Especiais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB). Também foram convidados militares da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal.

Entre as atividades, os militares participam de instruções de tiro básico, avançado e noturno. Com seus respectivos armamentos, os militares das forças especiais fazem disparos de pistola e fuzil a distâncias controladas e também em movimento. No período noturno, eles também participam de adestramento com óculos de visão noturna (NVG).


Mais: http://www.defesanet.com.br/eventos/not ... to-em-GO-/




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PARASAR - EAS

#19 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 13, 2015 7:37 pm

Uma coisa interessante que vejo, e muito positiva nestes treinamentos, é a integração entre FE's militares e Policiais Militares. Algo que penso desde sempre deveria ser incentivado e efetivamente instrumentalizado.

Afinal, embora atuem em searas diferentes, todos tem o mesmo foco: operações especiais.

E nada nos diz que operadores policiais e militares estejam em níveis diferentes de formação e instrução tendo em vista os objetivos de cada um. Pode até ser em matéria de recursos e armamentos. Mas creio eu que em treinamento e formação, não devemos nada a ninguém.

Somente a lamentar, essa nossa cultura que ainda insiste em transformar e tratar policiais, agentes de segurança pública, em soldados prontos para a guerra.

Mas esta já é uma outra discussão.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PARASAR - EAS

#20 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 01, 2019 12:03 am

"Ninguém fica para trás" 8-]





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: PARASAR - EAS

#21 Mensagem por Henrique Brito » Seg Mai 18, 2020 5:32 pm

FCarvalho escreveu: Seg Nov 11, 2013 3:45 pm PRIMEIRO CURSO PÁRA-COMANDOS REALIZADO PELO PARA-SAR EM 1994...

[youtube][/youtube]

Alguém sabe informar se o EAS(PARA-SAR) realiza algum tipo de intercambio com unidades congeneres no exterior, e que unidades seriam estas.

Procurei, mas não encontrei nada parecido com o PARA-SAR por aí.

abs.
Eles realizam adestramentos em conjunto principalmente com unidades de operações especiais da força aérea dos Estados Unidos que são responsáveis por operações C-SAR, são várias estas unidades, como o 1st Special Operations Wing, entre outras, todas subordinadas ao Air Force Special Operations Command, alguns dos exercícios em que o Para-SaR sempre tem participado é o Green Flag West e o Angel Thunder.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: PARASAR - EAS

#22 Mensagem por Henrique Brito » Seg Mai 18, 2020 5:43 pm

FCarvalho escreveu: Ter Out 20, 2015 7:37 pm
Ckrauslo escreveu: Carvalho, sei que a organização precisa mudar, e não só do apoio logístico do PARA-sar, mas das nossas FFAA inteiras, elas precisam passar por uma re-estruturação, e eu sei que só temos o caracal e o Black hawk, por isso mesmo eu disse que seria interessante e ideal se tivéssemos um little bird.
Quanto a não ter muitas outras forças assim no mundo, é que maioria das forças especiais aprendem a desempenhar o C-SAR no curso deles.
Ckrauslo, eu tenho cá comigo uma questão. A FAB hoje possui o PARA-SAR e descobri "outro dia" que existe também o Pelotão Punhal.

Até onde consegui saber, ambos realizam missões parecidas, sendo que aquele foca mais suas atividades em SAR/C-SAR e este em OpsEsp na defesa de infra-estrutura. Bom, ambos são tidos como forças OpsEsp. O PARA-SAR só tem cerca 120 homens, pelo que li em entrevista com um cmte daquela unidade, o que foi à época considerado pouco para as necessidades da OM e da própria FAB.

Enfim, o Punhal por suas características bem que poderia "se juntar" aos PARA-SAR e formar uma única unidade, onde aqueles poderiam fomentar as OpsEsp destes e ainda contribuir para concentrar e organizar em uma única unde todas as atividades de OpsEsp da FAB, que obviamente não conta com muitos recursos para isso.

Mas bem, pode ser também que sejam duas coisas totalmente discrepantes, e eu estou falando bobagem aqui. :roll:

abs.
Um pastor do Para-SaR possui sete cursos operacionais que o habilitam a cumprir operações especiais de variados tipos, inclusive as de comandos, através do curso de comandos de força aérea, conhecido como Para-Comandos, entretanto, a missão mais característica do Para-SaR são as missões C-SaR, que é um tipo de operações especiais que se caracteriza pelo resgate de pilotos brasileiros ou captura de pilotos inimigos que se ejetaram em combate em área ocupada pelo inimigo.

O Pelotão Punhal(que nem existe mais) era apenas mais um dos PelOpEs da Força Aérea, que se autodenominava como Punhal. Este Pelotão começou a cultuar uma tradição que os acreditava serem diferenciados dos demais pelopes, após participarem junto com o Exército de uma operação para ocupar uma comunidade no Rio de Janeiro, e foi elogiada pelo general no comando da operação, então, a partir daí, o comandante deste Pelopes, com autorização do comandante do Batalhão de Infantaria Especial do Rio de Janeiro (da qual o Punhal era organico), começou a trabalhar no objetivo de expandir sua estrutura, treinamentos, e tentar torna-lo como a principal unidade de operações especiais de tipo comandos da FAB, e para isso precisavam de um nome e tradições diferenciadas dos demais pelopes, porém a idéia não foi comprada pelo comando da Aeronáutica em Brasilia, o Pelotão Punhal voltou a ser chamado de Pelopes, e seguir como sempre foi, uma fração de tropa com treinamento superior na infantaria da aeronautica.

E o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento - Para-SaR continua ser a única força de nivel unidade (e não fração de tropa) a ser considerada a unidade de elite da FAB.

Um abraço.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: PARASAR - EAS

#23 Mensagem por Henrique Brito » Seg Mai 18, 2020 5:53 pm

FCarvalho escreveu: Qui Out 22, 2015 11:44 am Aí é que está a questão. Até onde sei, os membros do PARA-SAR estão "divididos" em elementos com treinamento OpsEsp e aqueles especializados em SAR/C-SAR. Ou seja, me parece que a questão do sujeito ser ou não FE naquela unidade é mera questão de intencionalidade, capacidade e interesse.

E neste sentido é como eu disse, a OM é muito pequena para as necessidades da FAB, tanto em uma questão quanto em n'outra.

Em tempos de concentração de meios e reorganização do C2 da maioria das undes FE pelo mundo, como por exemplo, a centralidade de um único comando para todos, fica até estranho esse argumento de que um faz uma coisa e outro faz outra e por isso não dá para formar uma mesma OM. Bem, a maior e melhor característica de uma tropa especial é justamente a sua capacidade múltipla de combate e emprego.

Não creio que o fato de haver elementos mais especializados que outros nesta ou naquela tarefa seja algo impeditivo para se formar uma única unidade de OpsEsp. Se fosse assim, o próprio PARA-SAR deveria ser subdividido em mais de uma unde, posto que há Pastores que são FE, Comandos e outros apenas com a formação C-SAR/SAR.

Acho que precisamos, também, conversar mais e a falar sobre algumas questões sobre organização de nossas capacidades de OpsEsp no Brasil.

abs.
Na verdade, não há pastores que tem apenas a formação de C-SAR ou apenas de comandos, existem membros dentro do Para-SaR assim, mas para o militar entrar para a Ordem dos Pastores, precisa primeiro ter concluído os sete cursos operacionais da FAB, que são paraquedista (salto gancho), salto livre militar, mestre de salto, precursor de força aérea, mergulho autônomo, busca e resgate C-SaR, paracomandos (Comandos de Força Aérea) todos ministrados pela própria FAB.

Um abraço




Editado pela última vez por Henrique Brito em Ter Mai 19, 2020 1:54 pm, em um total de 1 vez.
"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PARASAR - EAS

#24 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 19, 2020 12:45 pm

Olá Henrique.

Podes discorrer sobre o que consiste este curso de para-comandos do PARA-SAR e quais as diferenças, se é que existem, entre este o o curso de comandos do exército e do Comanfs da marinha?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: PARASAR - EAS

#25 Mensagem por Henrique Brito » Ter Mai 19, 2020 1:47 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mai 19, 2020 12:45 pm Olá Henrique.

Podes discorrer sobre o que consiste este curso de para-comandos do PARA-SAR e quais as diferenças, se é que existem, entre este o o curso de comandos do exército e do Comanfs da marinha?

abs
Olá, é um curso de operações especiais ministrado pelo próprio EAS, oficialmente Curso de Comandos de Força Aérea, é destinado a oficiais e sargentos de intendência e de infantaria da FAB e que tem muitas semelhanças com o curso de ações de comandos do Exército e o curso de comandos anfíbios da Marinha.

Entretanto, no curso de para comandos da FAB, as tarefas e instruções são um pouco mais direcionadas a ações de comandos que se relacionem diretamente com as atividades de combate da FAB, como por exemplo Guia Aéreo Avançado de bombardeio, sabotagem e destruição de aeronaves ainda no solo, ou de radares, sistemas de artilharia antiaérea e pistas de pouso e decolagem inimigas. E também tem instruções de CQB em ações de contra-terrorismo, com bastante foco em retomada e resgate e libertação de reféns em avioes, aeroportos ou qualquer instalação aeronáutica tomadas por terroristas. E também há instruções e exercícios de C-SaR, que é o resgate de pilotos brasileiros que se ejetaram em combate em área vermelha, ou de captura de pilotos inimigos, que é a principal atividade do Para-SaR,

O índice dos alunos que alunos que concluem o curso é em torno de 50%, um percentual geralmente maior do que os 30% de aprovados em média dos cursos de comandos do EB e da MB.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PARASAR - EAS

#26 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 19, 2020 2:18 pm

Obrigado pela resposta Henrique.

Sabes dizer como estaria a atual divisão de membros do PARA-SAR entre os que possuem o curso de para-comandos e os que tem apenas o C-SAR? Sei que nem todos possuem este último curso naquela OM.
Em tempo, a quantidade de efetivos hoje disponibilizada é adequada ou há a necessidade de realocação de mais recursos humanos e material?
Sempre leio aqui e ali já faz tempo que o PARA-SAR é uma unidade muito pequena para as muitas exigências que lhes são feitas.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: PARASAR - EAS

#27 Mensagem por Henrique Brito » Ter Mai 19, 2020 3:04 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mai 19, 2020 2:18 pm Obrigado pela resposta Henrique.

Sabes dizer como estaria a atual divisão de membros do PARA-SAR entre os que possuem o curso de para-comandos e os que tem apenas o C-SAR? Sei que nem todos possuem este último curso naquela OM.
Em tempo, a quantidade de efetivos hoje disponibilizada é adequada ou há a necessidade de realocação de mais recursos humanos e material?
Sempre leio aqui e ali já faz tempo que o PARA-SAR é uma unidade muito pequena para as muitas exigências que lhes são feitas.

abs
A maioria possui o curso básico de paraquedista e o de busca e resga C-SaR, a minoria possui os demais cursos, inclusive o de precursor e o de paracomandos, a FAB só realiza este curso a cada dois anos.

A unidade tem em geral 100 militares, a maioria soldados. Cabos e soldados fazem apenas o curso pqd.

O efetivo é muito aquém da necessidade, visto que a FAB possui vários outros esquadrões da resgate espelhados pelo país para auxiliar nas atividades de resgate civil.

Porém, no que diz respeito a atividade de Operações Especiais e de C-SaR, o efetivo é adequado.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PARASAR - EAS

#28 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 19, 2020 11:51 pm

Se o efetivo está muito aquém das necessidades, qual deveria ser o tamanho ideal, levando em consideração o futuro da FAB até 2041 com os planos de modernização da força?

Qual o efetivo de forças especiais e C-SAR hoje no PARA-SAR? Se a unidade como um todo tem um efetivo insuficiente, como esta parte do esquadrão pode ser considerada conforme?

No caso dos Pelopes nos BINFA/BINFAE a estrutura de formação dessas unidades é baseada na do PARA-SAR ou servem apenas como referencia de apoio a esta, com a formação e treinamento sendo um pouco melhor que os demais do batalhão?

Grato mais uma vez pela paciência em responder.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: PARASAR - EAS

#29 Mensagem por Henrique Brito » Qua Mai 20, 2020 5:28 pm

FCarvalho escreveu: Ter Mai 19, 2020 11:51 pm Se o efetivo está muito aquém das necessidades, qual deveria ser o tamanho ideal, levando em consideração o futuro da FAB até 2041 com os planos de modernização da força?

Qual o efetivo de forças especiais e C-SAR hoje no PARA-SAR? Se a unidade como um todo tem um efetivo insuficiente, como esta parte do esquadrão pode ser considerada conforme?

No caso dos Pelopes nos BINFA/BINFAE a estrutura de formação dessas unidades é baseada na do PARA-SAR ou servem apenas como referencia de apoio a esta, com a formação e treinamento sendo um pouco melhor que os demais do batalhão?

Grato mais uma vez pela paciência em responder.

abs
Eu não sou oficial do Para-SaR e nem brigadeiro, por isso não tenho a arrogância de achar que tenho a resposta para estas perguntas, digamos que eu sou apenas alguém do meio das unidades especiais, com bastante conhecimento das mesmas, nas três Forças, por fazer cursos e operações em conjunto.

Mas tentando responder as suas perguntas, no que eu acredito, eu diria que.:

Dos cerca de 100 militares do ParaSar, em torno de 3/4 é focado totalmente em operações SAR, de resgate de civis e de repassar o conhecimento deste tipo de operação para as demais unidades de resgate da Força Aérea, e 1/4 é formado por pastores do destacamento operacional, que treinam e se preparam sempre para missões C-SaR, que é o resgate de pilotos em combate, de comandos e de contra-terrorismo.

Sendo assim, em minha humilde opinião, as atividades de resgate de civis deveriam ser transferidas para os outros vários esquadrões de resgate da FAB espalhados pelo país, deixando o Para SaR talvez apenas com a missão de ministrar o curso, ou quem sabe criar um centro de instrução para os vários cursos operacionais da FAB.

Quanto ao efetivo de operações especiais propriamente dito, que é do chamado destacamento operacional, que seriam cerca de 25 a 35 homens, mais ou menos o efetivo de um pelotão, que é o efetivo máximo ideal para se infiltrar em sigilo nas retaguardas do inimigo sem quebrar o sigilo da missão, penso que no momento é adequado, o Brasil não tem inimigos, é melhor ter qualidade do que quantidade. Talvez, se as atribuições de resgate de civis em catástrofes forem transferidas para outras unidades, o Para-SaR poderia focar em qualificar todo o seu efetivo para operações especiais, ficando assim com tres destacamentos operacionais, aumentando muito sua capacidade operacional.

No caso dos PelOpEs dos BInfAE, não há uma padronização no currículo de formação destas frações de tropa, não tomam como modelo o Para-SaR, até porque a missão principal do Para-SaR são as operações especiais C-SaR, ainda que os Para-SaR estejam preparados para outros tipos de operações especiais, já os PelOpEs, sua missão seria cumprir pequenas missões de reconhecimento e de comandos para proteger as bases aéreas as quais seus batalhões da infantaria são subordinados.

Porém a qualidade do adestramento dos pelopes é muito aquém da necessidade de uma fração de tropa que tem como missão cumprir operações especiais, alguns recebem instruções das unidades especiais da polícia militar do Estado em que estão inseridos, o que pra mim é um Gap gigante, uma unidade policial especial, ainda que muito bem treinada para combater a criminalidade, podem ter até tradição e alguma noção, mas não está preparada para cumprir uma ação de comandos no sentido completo da palavra contra força armada estrangeira, então como poderiam ensinar a fazer?

O ideal seria os pelopes serem treinados pelo Para-Sar ou terem um currículo próprio, padronizado e bem completo de formação, alguns "PelOpEs" nem acampamento tem, e alguns BInfAE nem PelOpEs tem, são formações bastante heterogêneas entre um pelopes e outro, com alguns pelopes tendo um certo grau de operacionalidade enquanto outros tem uma qualidade do adestramento bem abaixo do ideal.

Um abraço.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: PARASAR - EAS

#30 Mensagem por Henrique Brito » Sex Jun 12, 2020 8:17 pm





"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Responder