EUA resgatam reféns na Somália - Navy Seal em ação

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

EUA resgatam reféns na Somália - Navy Seal em ação

#1 Mensagem por jambockrs » Sex Jan 27, 2012 11:58 pm

Meus prezados:
AÇÃO CINEMATOGRÁFICA
EUA resgatam reféns na Somália
Grupo de comandos americanos invade base de piratas, mata nove criminosos e liberta dois ativistas seqüestrados em outubro
Em cenas que lembram um filme de ação, os EUA realizaram ontem uma operação militar espetacular para salvar dois reféns capturados por piratas em um ponto remoto da Somália, na África. Tropas americanas altamente especializadas invadiram secretamente uma base dos criminosos e resgataram uma americana e um dinamarquês.

A missão, na localidade de Harardhere, foi liderada pelo Grupo Naval de Desenvolvimento de Guerra Especial, o chamado Seal Team 6, o mesmo que, em maio de 2011, matou Osama bin Laden no Paquistão.

Oresgate de Jessica Buchanan e Poul Thisted aconteceu durante a madrugada de ontem. Os comandos chegaram a bordo de seis helicópteros até a base dos piratas. A ação teria sido planejada depois que autoridades descobriram que a ativista americana estava com um problema de saúde – provavelmente uma infecção renal – no cativeiro somali.

– Foi um caso especial. Um dos reféns tem uma doença muito séria, e essa foi a razão para entrar e agir – explicou o ministro do Exterior dinamarquês, Villy Sovndal.

Os sequestradores estariam dormindo na hora da invasão do cativeiro. O ataque teria ocorrido por volta das 2h da manhã no horário da Somália (21h em Brasília). Depois de matar todos os nove criminosos, as tropas encontraram Jessica e Thisted em um acampamento ao ar livre. Os dois passam bem e teriam sido levados para o vizinho Djibuti, que abriga a única base dos EUA na África.

País está em guerra civil há 20 anos

Embora pertençam à unidade de comandos que matou Bin Laden, os militares envolvidos na operação de ontem não foram os mesmos que estiveram no Paquistão.

Aviões não tripulados dos EUA têm realizado ataques esporádicos contra grupos extremistas no país africano. E, até então, resgates americanos tinham sido feitos apenas pelo mar, com o apoio de homens franceses, em embarcações sequestradas por piratas somalis.

A Somália está em guerra civil há 20 anos, o que deu lugar ao surgimento de milícias e grupos de piratas que controlam zonas do território. Autoridades descartaram a possibilidade de os sequestradores estarem envolvidos com o grupo radical Al-Shabaab.
Ordem para operação partiu do presidente
O resgate dos dois voluntários na Somália deve somar pontos a Barack Obama na busca pela reeleição. Para coroar o tradicional discurso do Estado da União, feito ao Congresso na noite de terça-feira, no qual se vangloriou da morte de Osama bin Laden, a Casa Branca divulgou detalhes do envolvimento pessoal do presidente no caso dos reféns.

Ontem, o vice-presidente Joe Biden afirmou que Obama deu o sinal verde para a operação devido aos problemas de saúde da americana sequestrada, Jessica Buchanan. Minutos antes do pronunciamento de terça-feira, Obama foi visto parabenizando o secretário da Defesa Leon Panetta pelo “bom trabalho”. Àquela altura, os reféns já estariam a salvo, mas a ação não havia sido concluída.

Após o evento em Washington, que terminou por volta das 22h30min (1h30min de ontem em Brasília), Obama telefonou para John Buchanan, pai da refém, para dizer que ela estava a salvo. Uma declaração escrita foi divulgada ainda na madrugada, na qual Obama declarou: “Graças à coragem extraordinária e à capacidade de nossas forças de operações especiais, Jessica Buchanan foi resgatada e está a caminho de casa”.

Pela manhã, em entrevista, o presidente afirmou que “não poderia estar mais orgulhoso das tropas”. Ele afirmou que o resgate foi um recado para o mundo saber “como os EUA agem contra aqueles que maltratam seu povo”.
fonte: jornal “Zero Hora” 26 jan 2012




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: EUA resgatam reféns na Somália - Navy Seal em ação

#2 Mensagem por EDSON » Sáb Jan 28, 2012 12:36 am

Quando os europeus resgatam não é ação Cinematográfica? :lol: :mrgreen:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: EUA resgatam reféns na Somália - Navy Seal em ação

#3 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 28, 2012 9:08 am

E acabaram as outras FFEE ianques, tipo Delta, Green Berets e por aí vai, até o próprio SEAL, agora só existe o NS6, que aliás teria sido dizimado no ataque a um Chinook?

E a fuente é a Zero Hora, não esqueçam. O nome do 'jornal' deveria ser 'Zero à Esquerda'.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54778
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

Re: EUA resgatam reféns na Somália - Navy Seal em ação

#4 Mensagem por P44 » Sáb Jan 28, 2012 9:49 am

são os maiores, carago... :roll:




Triste sina ter nascido português 👎
Responder