Guerra econômica X Guerra Militar

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1434
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

Guerra econômica X Guerra Militar

#1 Mensagem por Super Flanker » Sex Jan 20, 2012 4:12 pm

Primeiramente, boa tarde a todos.
Segundo, não sei se existe esse termo de Guerra Econômica, então perdoe-me se não exister.

Em que momento uma guerra econômica é mais vantajosa para o país "invasor" do que uma guerra militar? Hoje é possível haver um bloquei econômico que nem houve no passado por determinação francesa ou o mundo globalizado não permiti mais isso? Um país é tão dependente econimicamente de outro a ponto de quebrar se esse outro parar de comercializar? Ou sempre há saída com outro país do globo?




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Guerra econômica X Guerra Militar

#2 Mensagem por LeandroGCard » Sex Jan 20, 2012 4:36 pm

Super Flanker escreveu:Primeiramente, boa tarde a todos.
Segundo, não sei se existe esse termo de Guerra Econômica, então perdoe-me se não exister.

Em que momento uma guerra econômica é mais vantajosa para o país "invasor" do que uma guerra militar? Hoje é possível haver um bloquei econômico que nem houve no passado por determinação francesa ou o mundo globalizado não permiti mais isso? Um país é tão dependente econimicamente de outro a ponto de quebrar se esse outro parar de comercializar? Ou sempre há saída com outro país do globo?
O termo guerra econômica é de uso corrente, mas em geral se refere ao uso de "truques" como controle cambial ou barreiras alfandegárias utilizadas por alguns países para obter vantagens comerciais com relação a outros. Assim, o objetivo da guerra comercial é obter algum ganho econômico financeiro, sem necessariamente implicações políticas, territoriais, etc... .

Quando se utiliza de restrições comerciais contra um país com fins políticos e outros relacionados geralmente isso é chamado de bloqueio econômico (ou comercial), como os que existem hoje contra Cuba ou o Irã.


Leandro G. Card




Responder