Gripen vence o concurso suíço

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#406 Mensagem por Penguin » Ter Fev 14, 2012 5:36 pm

Túlio escreveu:É como falei vários posts atrás, eles estavam substituindo apenas o F-5!!!

Li em algum ponto por aí que até ataques a 5000 km eram um requerimento: algum F-5 faz isso? E desde quando isso é preciso para um País tradicionalmente NEUTRO, com FFAA de caráter DEFENSIVO e com um território bem menor que o do RN, um dos menores estados do Brasil?

Claro, seria diferente se houvesse intenção DECLARADA de primeiro substituir o F-5 e logo depois os F/A-18, aí seria mesmo interessante um solução mais poderosa como o Rafale (e Typhoon, e F-18E, e Flanker), e substituindo a AMBOS, o que geraria alguma economia pela comunalidade logística, de treinamento (pilotos, técnicos, engenheiros e mecânicos) e um desconto pelo lote bem maior.

De resto, a SAAB parece ter mesmo descoberto que pau que dá em Chico serve pra dar no Francisco também (com a diferença que aqui caímos no conto)...
A Boeing não quis participar dessa competição justo por isso.
Boeing Declines Swiss Request for Proposal for New Fighter Aircraft

ST. LOUIS, April 30, 2008 -- After a thorough review of Switzerland's requirements for partial replacement of its Tiger fighter aircraft, Boeing [NYSE: BA] has decided not to enter the competition due to the disparity between the requirements for an F-5 replacement aircraft and the next-generation capabilities of the F/A-18E/F Block II Super Hornet.

Boeing values its long-standing partnership with Switzerland and looks forward to continuing its support and modernization of the F-18C/D as the Swiss Air Force moves into the future.
Embora ela tenha um estreito relacionamento com a Suíça devido aos F/A-18C, o argumento para desistência foi que orçamento e as requerimentos da Suíça de substituir o F-5 não eram compatíveis com caças médios/pesados e bem mais caros, não só de comprar mas principalmente de operar.




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#407 Mensagem por Penguin » Ter Fev 14, 2012 5:38 pm

NovaTO escreveu:Traduzindo, o relatório vazado não representa os dados mais atuais sobre o Gripen NG/E/F/MS21 :D

O Gripen NG/E/F/MS21 com os recentes desenvolvimentos deve ter atingido o "6", ou até mais . Considerando que ele "atende" a parte técnica, os demais critérios como Custos/ToTs/OffSets, fizeram o resto.

[]'s
Imagem

http://www.aereo.jor.br/2012/02/14/cole ... versao-cd/
De acordo com a Força Aérea Chefe Markus Gygax a avaliação técnica da Força Aérea foi revista no mesmo período. A revisão foi necessária porque o oferecido pela Saab, Dassault e EADS evoluiu desde então.
http://www.suedostschweiz.ch/politik/ue ... d-erklaren

O relatório vazado parcialmente era de novembro de 2009. Depois disso foram realizadas diversas revisões e adicionados outros elementos.




Editado pela última vez por Penguin em Ter Fev 14, 2012 6:10 pm, em um total de 4 vezes.
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Re: Gripen vence o concurso suíço

#408 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 14, 2012 5:43 pm

Bom... a Suiça queria o caça mais barato para proteger o seu relatório.

Só deveria ter falado isso para os franceses e ingleses ao invés de abrir essa concorrência chamando Typhoon e Rafale.

De fato deveriam ter colocado o FC-1, o J-10, o TF-50 e o Gripen.

Daí escolher o mais barato e está tudo bem. :wink:

É claro que o Gripen é superior a todos esses da lista, e sendo assim deveriam ter feito a compra direta, poupando a comparação direta entre o Gripen/Typhoon/Rafale que prova que o Gripen é de fato inferior (o que faz sentido).

Gostei de no fim das contas apesar do Cmdte da FAérea Suiça ter assinado o relatório, estava lá na coletiva de imprensa e respeitou a decisão do Governo e ponto final... :) ... Parabéns aos caras!!

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#409 Mensagem por Bourne » Ter Fev 14, 2012 5:50 pm

Se o orçamento não era compatível por que diabos o Rafale e Typhoon participaram e reclamam que perderam? Ou melhor, se eles não encaixam no orçamento do programa por que o governo suíço deixou participarem. Devem ser melhores, tudo bem e até esperado. Mas se falta dinheiro para fechar o contrato não adianta entrarem na competição. A não ser que esperavam seduzir os suíços para pagar mais pelas maravilhas de qualquer um dos dois.




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#410 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 14, 2012 5:55 pm

Bourne escreveu:Se o orçamento não era compatível por que diabos o Rafale e Typhoon participaram e reclamam que perderam? Ou melhor, se eles não encaixam no orçamento do programa por que o governo suíço deixou participarem. Devem ser melhores, tudo bem e até esperado. Mas se falta dinheiro para fechar o contrato não adianta entrarem na competição. A não ser que esperavam seduzir os suíços para pagar mais pelas maravilhas de qualquer um dos dois.
O problema aí foi a própria Suiça que originalmente só queria saber de caças 'já em serviço' e chamou essas empresas todas para a concorrência com uma determinada espectativa.

O tempo passou e agora permitiu a entrada do MS21 na concorrência na segunda avaliação e no fim disse que grana era o probelma para a decisão.

Com a crise na Europa, não é surpresa que as regras do jogo mudaram até chegarem aonde chegou.

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#411 Mensagem por marcelo l. » Ter Fev 14, 2012 6:01 pm

A Suíça parece que fez novas projeções de crescimento e por esses impactos teve que ajustar o orçamento, por isso hoje o Rafale ou o Typhoon não são mais possíveis, olhando desse angulo ter um "coringa" pode ser útil na disputa.




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#412 Mensagem por Penguin » Ter Fev 14, 2012 6:03 pm

Bourne escreveu:Se o orçamento não era compatível por que diabos o Rafale e Typhoon participaram e reclamam que perderam? Ou melhor, se eles não encaixam no orçamento do programa por que o governo suíço deixou participarem. Devem ser melhores, tudo bem e até esperado. Mas se falta dinheiro para fechar o contrato não adianta entrarem na competição. A não ser que esperavam seduzir os suíços para pagar mais pelas maravilhas de qualquer um dos dois.
Ai creio que cabe a cada fornecedor avaliar se interessa participar ou não.
A Suíça desde o principio tem dito que essa competição era para substituir os F-5 e que havia restrições financeiras. Isso foi divulgado na imprensa. Era público. Talvez os fornecedores tivessem a esperança de que o cenário mudasse.

No F-X1 (no Brasil), a Boeing e a Eurofighter desistiram de responder ao RFI porque avaliaram que o orçamento para as 12 aeronaves era insuficiente. Lembra?




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#413 Mensagem por Bourne » Ter Fev 14, 2012 6:07 pm

Não. Era no século passado quando não existia internet e era muito jovem para essas coisas. :lol: :(




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#414 Mensagem por Penguin » Ter Fev 14, 2012 6:09 pm

Carlos Lima escreveu:
Bourne escreveu:Se o orçamento não era compatível por que diabos o Rafale e Typhoon participaram e reclamam que perderam? Ou melhor, se eles não encaixam no orçamento do programa por que o governo suíço deixou participarem. Devem ser melhores, tudo bem e até esperado. Mas se falta dinheiro para fechar o contrato não adianta entrarem na competição. A não ser que esperavam seduzir os suíços para pagar mais pelas maravilhas de qualquer um dos dois.
O problema aí foi a própria Suiça que originalmente só queria saber de caças 'já em serviço' e chamou essas empresas todas para a concorrência com uma determinada espectativa.

O tempo passou e agora permitiu a entrada do MS21 na concorrência na segunda avaliação e no fim disse que grana era o probelma para a decisão.

Com a crise na Europa, não é surpresa que as regras do jogo mudaram até chegarem aonde chegou.

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Carlos,

Havia essa exigência de que o caça estivesse em serviço?! Creio que não estritamente, pois as versões dos 3 caças considerados pela Suiça, nenhuma estavam em operação.

Algumas exigiriam mais modificações do que outras, mas nenhuma estava operacional:

Imagem

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Ter Fev 14, 2012 6:16 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Gripen vence o concurso suíço

#415 Mensagem por Justin Case » Ter Fev 14, 2012 6:15 pm

Penguin, boa tarde.

Segundo entendi, essa sua afirmação de que nenhuma das aeronaves estava operacional refere-se à segunda fase.
Na primeira fase, todos (inclusive o Gripen) tinham o status operacional.
Na segunda fase, as aeronaves Rafale e Typhoon estavam operacionais, com exceção de alguns sistemas novos, em fase final de ensaios. Quanto ao Gripen NG/DEMO/EF/MS21, tanto a aeronave como os novos sistemas estavam no estágio de "demonstradores de tecnologia".
Abraço,

Justin




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#416 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 14, 2012 6:20 pm

Exatamente Justin.

No ínicio da concorrência a exigência era para aeronaves operacionais e foi por isso que o MS21 não participou no ínicio, assim como o F-35.

Com o tempo a coisa mudou e o MS21 foi avaliado pelas supostas capacidades que terá no futuro.

Em todo o caso o mais importante é como apesar de ter dado parecer positivo ao Rafale/Typhoon o pessoal se uniu em torno da decisão Governamental e 'bola para frente'. :)

Nada mais justo!

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Re: Gripen vence o concurso suíço

#417 Mensagem por Penguin » Ter Fev 14, 2012 6:25 pm

Justin Case escreveu:Penguin, boa tarde.

Segundo entendi, essa sua afirmação de que nenhuma das aeronaves estava operacional refere-se à segunda fase.
Na primeira fase, todos (inclusive o Gripen) tinham o status operacional.
Na segunda fase, as aeronaves Rafale e Typhoon estavam operacionais, com exceção de alguns sistemas novos, em fase final de ensaios. Quanto ao Gripen NG/DEMO/EF/MS21, tanto a aeronave como os novos sistemas estavam no estágio de "demonstradores de tecnologia".
Abraço,

Justin
Perfeito Justin,

Essa avaliação deixou claro uma coisa que o próprio chefe da FA suíça ressaltou em uma de suas declarações hoje: que embora os desempenhos dinâmicos variem entre cada caças, os sistemas e armas é que fazem a maior diferença hoje em dia e que o caça avaliado em 2008/2009 não será o mesmo em 2015 quando a Suíça receberá as suas primeiras unidades. Todos os 3 terão incorporado uma serie de melhoramentos, a começar por radares AESA e sistemas de EW aperfeiçoados.

Ai cabe a cada país que tenha competência para avaliar adequadamente caças, chegar a suas próprias conclusões e neste caso se os avanços da Suécia com o programa NG são promissores ou não.

[]s




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#418 Mensagem por prp » Ter Fev 14, 2012 6:44 pm

Arrumaram outra letrinha pro gripen? MSi? Esse caça é uma metamorfose ambulante. Deus me livre e guarde, macumba e saravá. :mrgreen:




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#419 Mensagem por P44 » Ter Fev 14, 2012 7:01 pm

Ministry Under Pressure Over Gripen Fighters


(Source: SwissInfo; published Feb. 13, 2012)


(See link to Swiss Air Force evaluation report at bottom)

The defence ministry is examining allegations of purposely ignoring unfavourable results of evaluation reports to buy controversial Swedish fighter jets.

A spokeswoman said Defence Minister Ueli Maurer had no knowledge of the confidential reports leaked to a Sunday newspaper.

The allegations are the latest in a series of controversies over the purchase of new jets to replace the F-5 fighters for the air force.

The cabinet last November decided to buy 22 Gripen fighters, worth SFr3.1 billion ($3.4 billion) from Swedish company Saab, rejecting two other rival offers. But parliament is still to decide on the funding for the acquisition amid a challenge by a pacifist group to block it altogether in a nationwide vote.

Tests carried out in 2008 apparently showed that the Gripen fighter was clearly inferior to its rivals, Dassault’s Rafale and Eurofighter.

A report compiled later gave the Gripen slightly better marks but pointed out that it could not fulfil crucial demands of policing Swiss airspace.

The latest allegations have prompted a flurry of comments by parliamentarians and newspaper reports.

Critics called for Maurer to step down if he was found lying or hiding crucial facts. Others see the controversy as part of ongoing efforts to outbid rivals.


(EDITOR’S NOTE: In announcing its choice of the Gripen on Nov. 30, 2011 the Swiss defense ministry stated that “This evaluation showed that the three aircraft met Swiss military requirements, and were thus suitable for consideration as our country’s new fighter jet,” which is manifestly untrue, as can be seen in the report below.
However, defense minister Maurer said at the time that “The purchase of Gripen might not mean that we get the best fighter plane in Europe. But we'll have a plane that meets our expectations – and we haven't planned to break any world records in this area,” implying that while Gripen was not the best performer, it was clearly the least expensive.)


Click here for the Swiss Air Force’s evaluation report of the three fighters (24 pages in PDF format) on the Sonntags Zeitung website. :arrow: http://www.sonntagszeitung.ch/fileadmin ... elease.pdf


(ends)
http://www.defense-aerospace.com/articl ... leaks.html




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Re: Gripen vence o concurso suíço

#420 Mensagem por Penguin » Ter Fev 14, 2012 7:44 pm

prp escreveu:Arrumaram outra letrinha pro gripen? MSi? Esse caça é uma metamorfose ambulante. Deus me livre e guarde, macumba e saravá. :mrgreen:
Os blocos de upgrades sempre foram designados por essas letras.
O pacote atual de upgrade sendo aplicado nos Gripen C creio que seja o MS19.
A Suécia adota um processo de modernização de caças praticamente único no mundo. Ao contrário de adotar o princípio de grandes degraus os suecos adotam o processo de pequenas e constantes modernizações e atualizações. Elas são chamadas de MS, do termo em inglês Material Specification. Em outros países mais esta atualização é conhecida com a expressão “Block”, usada pelos americanos.

A atual MS do Gripen C/D é a MS18. E mesmo este número tem a versão.9. Assim a versão atual precisamente é a MS18.9. Todas as alterações de software, procedimentos, equipamentos e em especial integração de novas armas ou sistemas constam sempre de uma MS ou atualização.

Na semana 11 de 2010 será introduzida a MS19, que incorpora as alterações provenientes da participação do Gripen C/D na Operação Red Flag 08/3. O processo de introdução é definido em três partes: Força Aérea Sueca, a Administração de Materiais de Defesa (FMV) e a Indústria, no caso a SAAB.

No importante processo de definição e aprovação das atualizações está a unidade Operational Test & Evaluation (OTE), localizada em Linköping.

No dia 28 de Janeiro 2010 o Governo Sueco aprovou o desenvolvimento da MS20. A aprovação pelo conselho de ministros é considerada a prova de apoio e comprometimento do governo no Gripen NG.

Cumpre notar que todas as decisões de governo e do conselho de ministros são de forma consensual. Significa que não haverá solução de continuidade após a decisão e na sua implementação. A base das modificações e modernizações previstas na MS20 formarão o Gripen E/F, que também será a base do NG.

O gráfico mostra o processo de evolução do Gripen

Para 2013 está previsto que todos os caças Gripen da Força Aérea Sueca estarão no standard C/D. Serão modificados 31 Gripen A/B para o padrão C/D. Isto significa que serão Gripen C/D na MS19 com a versão da época.

Consideram assim que mesmo com a redução do número de aeronaves terão um efeito multiplicador pois todas estarão no mesmo nível técnico e de capacidade operacional.

A empresa de Defesa e Segurança SAAB recebeu um contrato da Swedish Defence Material Administration (FMV) para a implantação do JAS 39 (Caça) Gripen ao Material List Standard 19.O valor do contrato alcança 152 Milhões de coroas suecas (cerca de 120 milhões de Euros).

O contrato consiste no desenvolvimento de melhorias especificadas na Materials Specification 19 no caça Gripen C/D, por exemplo melhoria dde condições de trabalho no cockpit. O trabalho será realizado em 2011 e 2012.

O conceito sueco de atualização de material é a introdução de pequenas e contínuas melhorias de forma contínua. Ao contrário do sistema americano que é uma grande atualização, conhecidas usualmente como os Block.

A “Material Specification” 19 incorpora a lições da participação do Gripen na Red Flag em 2008.
fonte: Defesanet




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