O Cangaço no Brasil

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
brasil70
Sênior
Sênior
Mensagens: 722
Registrado em: Sáb Mai 29, 2010 2:01 pm
Agradeceram: 1 vez

O Cangaço no Brasil

#1 Mensagem por brasil70 » Sex Set 23, 2011 1:51 pm

Gostaria de saber a opnião dos amigos sobre esse movimento que ocorreu no Brasil no inicio do séc. XIX até meados da decada de 40 do séc. XX.
Acho o Cangaço uma historia muito curiosa e bastante rica, de fato o cangaço é uma historia muito importante do nosso Brasil que deveria ser lembrada e contado nos livros escolares. :D

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b5/Caruaru-Fazenda-Nova-Cangaceiro.jpg




"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
Avatar do usuário
brasil70
Sênior
Sênior
Mensagens: 722
Registrado em: Sáb Mai 29, 2010 2:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: O Cangaço no Brasil

#2 Mensagem por brasil70 » Sex Set 23, 2011 1:56 pm

Virgulino Ferreira da Silva - Lampião "Rei do Cangaço"
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Lampi%C3%A3o_MB.jpg

Cristino Gomes da Silva Cleto - Corisco
Imagem

Area de atuação dos cangaceiros - Nordeste
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b7/Map_of_Canga%C3%A7o.png




"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: O Cangaço no Brasil

#3 Mensagem por Clermont » Sex Set 23, 2011 9:33 pm

A TARA DE LAMPIÃO.

O renomado escritor cearense NERTAN MACEDO (autor de mais de 10 obras sobre o cangaço), em seu livro " CINCO HISTÓRIAS SANGRENTAS DE LAMPIÃO ", Editora Monterrey Ltda, pgs 40/42, nos traz a seguinte fato sobre o rei do cangaço.

Segundo o autor, o chefe do cangaço exibia suas taras e praticava crimes que envolviam o sexo.

Certa feita Lampião foi traído pelo coiteiro BENTO LIMA, e foi atacado por soldados volantes, tendo perdido no combate, muitos cangaceiros, e resolveu se vingar, posteriormente, do citado coiteiro. E ACRESCENTA O AUTOR.

"Alguns meses depois, em plena tarde, Lampião invadiu a Fazenda de BENTO LIMA em um tropel de cincoenta cavalos. Tomou a casa de assalto. Mandou buscar garrafas de cachaça e sanfoneiro no povoado vizinho. O velho BENTO, dono da Fazenda, tremia com a mulher, as duas filhas e os empregados. Uma das meninas protesta, Lampião ordena QUE TODOS FIQUEM INTEIRAMENTE NUS E COMECEM A DANÇAR, umbigo contra umbigo, no chamado rala-bucho... Cena chocante, à luz da tarde que morria. Os cangaçeiros acendem tochas, bebem cachaça e comandam a quadrilha erótica. A certa altura Lampião resolveu comandar o BAILE VERGONHOSO de um modo todo especial. Chegou no meio da sala e gritou:

- TODO MUNDO VAI DANÇAR AGORA COM O DEDO INDICADOR DA MÃO ESQUERDA ENFIADO NA BOCA E O DA MÃO DIREITA NO TRASEIRO!

O sanfoneiro atacou uma polca (música) e seguiu-se a dança tragi-cômica. Lampião dava gargalhadas soltas. Aguns cabras mais afoitos, com o consentimento do chefe, metiam os dedos nas velhas e moças da sala que estavam dançando. Então lampião gritou: - AGORA TROQUEM OS DEDOS ! Foi terrível. As moças começaram a chorar de humilhação. Os bandidos a insistir em que a ordem do chefe fosse cumprida. TROCAR OS DEDOS. Os sujos deviam ser enfiados na boca. O velho Bento Lima quis protestar: - Mas, Capitão assim tá danado! Lampião encostou o cano de sua arma no ouvido do coiteiro e perguntou irado. - Fica danado o quê, seu corno? Bento Lima engoliu em seco e respondeu: - FICA DANADO DE BOM!

Ainda, segundo o autor: Depois da festa lúbrica os cangaceiros se serviram das mulheres e moças da casa. Sangraram os seus corpos sofridos e atearam fogo à casa e à plantação da fazenda.

Quando o tropel de celerados partiu a região parecia um braseiro.




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: O Cangaço no Brasil

#4 Mensagem por marcelo bahia » Sex Set 23, 2011 11:36 pm

brasil70 escreveu:Gostaria de saber a opnião dos amigos sobre esse movimento que ocorreu no Brasil no inicio do séc. XIX até meados da decada de 40 do séc. XX.
Acho o Cangaço uma historia muito curiosa e bastante rica, de fato o cangaço é uma historia muito importante do nosso Brasil que deveria ser lembrada e contado nos livros escolares. :D

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b5/Caruaru-Fazenda-Nova-Cangaceiro.jpg
Concordo, Brasil70!

Procurei investigar um pouco sobre a história de Lampião, pois como aqui no sertão nordestino ele é para muitos um herói, isto me gerou muita curiosidade.

Esse historiador abaixo é o maior conhecedor do fenômeno do Cangaço que existe no mundo. Tem muito mito sobre Lampião espalhado por aí. Um deles é que Lampião era marxista, outro que não passava de um bandido comum. Frederico Pernambucano de Mello explica alguns deles.







Abraço.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
brasil70
Sênior
Sênior
Mensagens: 722
Registrado em: Sáb Mai 29, 2010 2:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: O Cangaço no Brasil

#5 Mensagem por brasil70 » Sáb Set 24, 2011 2:31 pm

Belos videos Marcelo, o amigo já tinha me recomendado esses videos em outro tópico, obrigado. :D
Eu por ter origem nordestina, mais precisamente a Paraiba, sempre ouvi historias boas e ruins sobre o cangaço e claro, do famoso Lampião.
Por isso sempre tive a curiosidade de saber mais sobre o assunto. Eu por ainda estudar, fico triste ao notar que até agora, o ultimo ano do ensino medio (RJ), nada se foi falado ou comentado sobre a historia do cangaço.
Todo ano é sempre a mesma ladainha sobre Revolução Francesa, Napoleão, algumas outras besteiras e nada mais. Tudo o que não for do Brasil é dito, mas do Brasil não se fala, tem gente que nem sabe que tivemos uma ditadura militar. :shock:
É quase nula a historia do proprio Brasil na escola, do cangaço então, nem se fala, ninguém nunca ouvi falar.
Mas sobre o Cangaço, acredito eu que pelo fato de sempre ter os dois lados da historia, temos que escolher um pra crer e eu prefiro acreditar na que Lampião não era esse bandido que dizem. Não acho também que foi um santo, mas ninguém nem sempre agrada a todos.




"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: O Cangaço no Brasil

#6 Mensagem por Guerra » Sáb Set 24, 2011 3:46 pm

Não tem como negar que O Lampião foi um fenomeno social. Assim como o fenomeno do Padre Cicero, Monge João Maria, Canudos, Rei Ambrosio etc. Todos são frutos do meio que viviam, mas no caso de Lampião, ele era um bandido, mesmo dentro do contexto que ele vivia.
A ideologia dele era o poder. Os meios sao as pilhagens, assassinatos, extorções, terror etc. Eu não consigo entender a contribuição social dele. Porque ela simplesmente não existe.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: O Cangaço no Brasil

#7 Mensagem por Clermont » Sáb Set 24, 2011 3:52 pm

Quem sabe, daqui a alguns anos, alguém não procure ver o "lado bom" e a "contribuição social" de Fernandinho Beira-Mar?




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: O Cangaço no Brasil

#8 Mensagem por Guerra » Sáb Set 24, 2011 3:57 pm

Clermont escreveu:Quem sabe, daqui a alguns anos, alguém não procure ver o "lado bom" e a "contribuição social" de Fernandinho Beira-Mar?
Bingo!!




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8649
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: O Cangaço no Brasil

#9 Mensagem por prp » Sáb Set 24, 2011 8:34 pm

Guerra escreveu:
Clermont escreveu:Quem sabe, daqui a alguns anos, alguém não procure ver o "lado bom" e a "contribuição social" de Fernandinho Beira-Mar?
Bingo!!
Aposto que a OAB vai apoiar. [002]




Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: O Cangaço no Brasil

#10 Mensagem por Sterrius » Dom Set 25, 2011 8:43 pm

Por isso sempre tive a curiosidade de saber mais sobre o assunto. Eu por ainda estudar, fico triste ao notar que até agora, o ultimo ano do ensino medio (RJ), nada se foi falado ou comentado sobre a historia do cangaço.


Acho estranho ja que foi algo bem popular e famoso na epoca. Eu tive algumas aulas aqui (RN), mas foi pouca ja que nao foi area forte do cangaço. (até pq se estuda historia do estado e região +no primeiro grau).




Avatar do usuário
brasil70
Sênior
Sênior
Mensagens: 722
Registrado em: Sáb Mai 29, 2010 2:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: O Cangaço no Brasil

#11 Mensagem por brasil70 » Seg Set 26, 2011 12:06 am

Eu não criei o tópico no intuito de defender os crimes de Lampião e seu bando, mas sim na intenção de aprender mais sobre esse assunto, pois tenho muito que aprender ainda e aqui não vai ser diferente.
Não nego que ele foi um bandido, mas isso não faz com que ele deixe de ser um fenomeno do seu tempo e que faz parte da historia do Brasil. E quem se interessa pelo assunto não significa que defende o que Lampião fazia, muito pelo contrario, simplesmente quer aprender mais sobre tal assunto, caso fosse assim, todos que estudam sobre o nazismo apoiariam os nazistas?
Eu sempre tive a duvida, o uniforme dos soldados da caatinga do EB, foi baseado nas roupas dos cangaceiros? Alguma tatica, etc? :D




"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: O Cangaço no Brasil

#12 Mensagem por Sterrius » Seg Set 26, 2011 1:08 am

quando quis dizer popular foi no sentido que todo o país sabia deles e não de heroi :D !




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: O Cangaço no Brasil

#13 Mensagem por marcelo bahia » Seg Set 26, 2011 11:01 am

brasil70 escreveu:Eu sempre tive a duvida, o uniforme dos soldados da caatinga do EB, foi baseado nas roupas dos cangaceiros? Alguma tatica, etc? :D
Na verdade, tirando os adornos e o chapéu que os cangaceiros usavam em seus uniformes, a roupa deles era a roupa típica do vaqueiro nordestino. As roupas de couro sempre foram muito utilizadas em razão dos cactos e outras vegetações espinhosas da região. Quem já andou a cavalo por esta região sabe a que me refiro.

O chapéu usado pelas tropas de caatinga do EB é claramente inspirado no chapéu do cangaceiro. E muitas das tácticas de combate de Lampião foram estudadas em razão do seu gênio militar nesta região tão dura e difícil. Conhecendo a história dos cangaceiros, eu teria medo de me bater com um soldado do EB com essas roupas!

Abraço.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7522
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: O Cangaço no Brasil

#14 Mensagem por J.Ricardo » Seg Set 26, 2011 5:15 pm

Acho um desrespeito com a vítimas deste bandido a áurea de heroi que este homem possui, era um bandido, um poderoso bandido, herois sim eram os pobres coitados que sobreviviam neste inferno assolados pelo terror dos cangaceiros, estropiados pelos fazendeiros e abandonados pelo estado...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: O Cangaço no Brasil

#15 Mensagem por rodrigo » Seg Set 26, 2011 6:16 pm

O cangaço é interessante, principalmente a história de Lampião, porque participou de conflitos envolvido com quase todos os atores daquele período. Lutou pela igreja, pelos coronéis, pelos políticos, pelo povo e pelo próprio bolso, principalmente.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder