Blindados Policiais

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#46 Mensagem por Paulo Bastos » Qua Ago 17, 2011 3:38 pm

Túlio escreveu:Achei isso sobre o ESCORPIÃO, da PCGO...

http://routenews.com.br/index/?p=6770
Salve Túlio.

O Escorpião Blindado já é meu conhecido, de Goiás eu estou atrás de informações é do blindado do COE, da Policia Militar:
https://lh6.googleusercontent.com/_9pm9fO3VRfI/TVqyWB5X-HI/AAAAAAAABWE/XLqKwPwckNY/s720/DSC_6538.JPG

Alem desse é muito difícil obter informações dos blindados táticos do T.I.G.R.E. e do COPE, ambos pertencentes a Polícia Civil do Paraná. Se algum forista dispuser de alguma informação técnica e/ou histórica sobre esses veículos, ficarei extremamente grato.


Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36428
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3151 vezes

Re: Blindados Policiais

#47 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 17, 2011 6:01 pm

Olha o que eu achei da Ucrania, e que poderia ser uma boa opção.

Imagem

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Blindados Policiais

#48 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Ago 17, 2011 6:37 pm

FCarvalho escreveu:Olha o que eu achei da Ucrania, e que poderia ser uma boa opção.
Imagem
Eu sinceramente não consigo entender isto.

Será possivel que o pais que construiu o Cascavel, Urutu, Osorio, Sucuri 2, X1A2, Tamoio, Charrua não é capaz de projetar um veiculo blindado para uso urbano???

Será que precisamos olhar o que foi construido na Russia, Ucrania, Tchetchenia, Afeganistão, Paquistão, Timbuctu, Haiti, Colombia, Mexico, Costa Rica, Dogpatch, Slobovia Inferior etc etc etc.

Meu Deus, não ha falta de capacidade de projeto e construção deste tipo de veiculo no Brasil!!!

Eu vi na LAAD 2011 um excelente projeto de um destes carros feito pelo IME!!!

Paulo, o que está acontecendo?

É o super FEBEAPÁ???

Bacchi




PRick

Re: Blindados Policiais

#49 Mensagem por PRick » Qua Ago 17, 2011 6:40 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
FCarvalho escreveu:Olha o que eu achei da Ucrania, e que poderia ser uma boa opção.
Imagem
Eu sinceramente não consigo entender isto.

Será possivel que o pais que construiu o Cascavel, Urutu, Osorio, Sucuri 2, X1A2, Tamoio, Charrua não é capaz de projetar um veiculo blindado para uso urbano???

Será que precisamos olhar o que foi construido na Russia, Ucrania, Tchetchenia, Afeganistão, Paquistão, Timbuctu, Haiti, Colombia, Mexico, Costa Rica, Dogpatch, Slobovia Inferior etc etc etc.

Meu Deus, não ha falta de capacidade de projeto e construção deste tipo de veiculo no Brasil!!!

Eu vi na LAAD 2011 um excelente projeto de um destes carros feito pelo IME!!!

Paulo, o que está acontecendo?

É o super FEBEAPÁ???

Bacchi

Bacchi, o motivo pela qual a PM do RJ está vendo coisa estrangeira é pelos custos do financiamento, Real em alta, juros no Brasil é muito acima do europeu, dá para conseguir comprar com taxas abaixo de 4% ao mês. Já aqui vai ser acima de 10%.

[]´s




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Blindados Policiais

#50 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Ago 17, 2011 7:40 pm

PRick escreveu: Bacchi, o motivo pela qual a PM do RJ está vendo coisa estrangeira é pelos custos do financiamento, Real em alta, juros no Brasil é muito acima do europeu, dá para conseguir comprar com taxas abaixo de 4% ao mês. Já aqui vai ser acima de 10%.
[]´s
Paulo R., obrigado por sua explicação.

Bacchi




Hader

Re: Blindados Policiais

#51 Mensagem por Hader » Qua Ago 17, 2011 7:45 pm

Bacchi, este projeto do IME que citas é um com blindagem de placa espaçada, montado sobre chassi para carro forte Agrale?

[]'s




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Blindados Policiais

#52 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Ago 17, 2011 8:01 pm

Hader escreveu:Bacchi, este projeto do IME que citas é um com blindagem de placa espaçada, montado sobre chassi para carro forte Agrale?
[]'s
Desculpe, mas não sei!

Eu me lembro que foi um projeto tocado pelo IME.

Vi todos os detalhes e fiquei muito bem impressionado.

Não lembra os verdadeiros avantesmas que tem sido paridos pelos varios "fabricantes" nacionais desta classe de veiculos.

Bacchi




Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

Re: Blindados Policiais

#53 Mensagem por Pedro Gilberto » Qua Ago 17, 2011 10:36 pm

Blindados policiais produzidos pela Cetigon. Pena que nenhum deles foi adquirido pelas forças policiais.

http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/VBFPMB.pdf

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60674
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6377 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#54 Mensagem por Túlio » Qua Ago 17, 2011 10:43 pm

Tá, mas qual o mercado para veículos desse tipo no Brasil? Quantas Polícias precisam disso? Em que quantidade?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#55 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Ago 18, 2011 12:12 am

Bacchi, você sabe que mesmo depois de perdermos parte da nossa capacidade de projetar e construir veículos blindados, em função do desmanche da nossa indústria bélica, temos plenas condições de construir veículos desse tipo, afinal não vi nenhuma inovação tecnológica até agora. O problema aí não é o fornecedor, mas sim o usuário: Nossas policias ainda não sabem o que querem.

Veja o exemplo claro do Rio de Janeiro, a polícia de lá vive uma situação totalmente atípica, onde a criminalidade assumiu u papel quase de uma força-paramilitar, rivalizando e em alguns momentos superando as forças do Estado. Bem, eles tiveram a chance de projetar um veículo especificamente para suas necessidades, surgiu o “Rhinus Combat”, da TCT (Caveirão para os íntimos), mas logo ele mostrou suas limitações e tiveram a chance de aperfeiçoá-lo. Como parece que não tinham muita intimidade com o conceito de “analise de requisitos” e, com toda a certeza muitos dos que deram palpites eram tinham o pensamento como alguns foristas do DB, que achavam que poderiam colocar TUDO em uma única coisa, criar um super veículo, o melhor do mundo, e que atendesse todas as necessidades que poderiam surgir, ou seja, caíram no dilema do Pato, daí surgiu o COTAR, da MiB, ou Caveirão II, que em minha opinião é ainda pior que o anterior.

Outro exemplo é a primeira versão do veículo do CTEx, o VEsPa-01 (Viatura Especial de Patrulhamento), desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e com financiamento da FAPERJ, que escolheram os requisitos, no mínimo, equivocados e transformaram –no num camburão blindado, com nível de proteção III (norma ABNT-NBR 15000:2005), que levava 5 policiais na frente e seis presos atrás, ou seja algo totalmente desequilibrado e disfuncional.

Acredito que, o que o BOPE da PMERJ esteja fazendo, é avaliando o que existe de melhor no mercado para, aí sim, saber o que ela realmente precisa, ou o que pode ter!

Você sabe que tanto temos capacidade de projetar que já temos três candidatos a serem escolhidos e sem ao menos o usuário saber o que quer:

_ O Avibras AV-VB4 RE Guará , derivado do AV-VBL, um veículo de controle desenvolvido para ser integrante das baterias de ASTROS-II do contrato do exército malaio. Esse veículo esta sobre o confiável chassi UNIMOG, que existe em diversos projetos do tipo, desde os UR416M, da década de 60, ao moderno MRAP Bushmaster. A Avibras chegou a idealizar uma versão especialmente para a polícia, o AV-BOPE TP 10;

_ O Inbra BLSR GLADIADOR , a terceira geração do acadêmico projeto VBL da FEI, porem agora com o apoio da AGRALE e redesenvolvido em parceria com a MV2 Engenharia. Ele foi testado no mês passado pela PM do Espirito Santo e estará esse mês, do dia 8 ao 23, em testes no BOPE da PMPR, porem quero é ver seu desempenho ao ser avaliado pelo BOPE carioca, pois até lá ele já terá testado os melhores do mundo e, em teoria, terá expertise suficiente para saber se o projeto é realmente valido;

_ O CTEx VEsPa-02 , que vimos na LAAD e que agora parece realmente um Veículo Tático.


E, apesar de muita gente procurar “pelo em ovo”, procurando soluções externas, principalmente oriundas da Rossiya-Matushka, temos produtos capazes de atender nossas demandas, agora vamos ver se são viáveis de serem produzidos.


Vamos esperar e ver no que dá.


Abraços,
Paulo Bastos




Editado pela última vez por Paulo Bastos em Qui Ago 18, 2011 6:56 am, em um total de 2 vezes.
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60674
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6377 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#56 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 12:18 am

Pois eu dirias que a vagabagem já aprendeu que pneu fura, eles têm - vi na tv - aqueles trecos que a gente abre/desdobra e é prego pra tudo que é lado. Que tale um de lagartas de borracha/metal?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#57 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Ago 18, 2011 12:33 am

Pedro Gilberto escreveu:Blindados policiais produzidos pela Cetigon. Pena que nenhum deles foi adquirido pelas forças policiais.

http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/VBFPMB.pdf

[]´s
O que o brilhante autor, auto-intitulado “Pesquisador de Assuntos Militares”, não disse, por conveniência ou incompetência, é que a Centigon é uma empresa estadunidense e que alugou as instalações do AGSP para poder montar seus veículos, projetados nos EUA, e poder vendê-los para o Regime líbio de Kadafi, ou seja, apenas uma manobra para burlar as sanções dos EUA, e não para oferecê-lo as nossas policias!!!!!

Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#58 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Ago 18, 2011 12:46 am

Túlio escreveu:Pois eu dirias que a vagabagem já aprendeu que pneu fura, eles têm - vi na tv - aqueles trecos que a gente abre/desdobra e é prego pra tudo que é lado. Que tale um de lagartas de borracha/metal?
Tulio, como ja disse aqui mesmo nesse tópico e na ultima edição da revista Tecnologia e Defesa - Segurança, a PMERJ precisa atualmente de um veículo rompedor, uma espécie de Aríete moderno, que seria um veículo de engenharia blindado, nivel IV (ABNT-NBR 15000:2005), sob-lagartas, que iria na frente dos blindados táticos, destruindo as barreiras de concreto ou carros tombados e abrindo a passagem para os outros, como fizeram os M113 e Camanf do CFN recentemenete, porem esses são veículos caros de adquirir e manter, alem de serem limitados a uma tarefa muito específica, que esperamos que em breve não sejam mais necessários. Isso abre uma séria discussão: será que a polícia deve adquirir um veículo desse?

Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
PRick

Re: Blindados Policiais

#59 Mensagem por PRick » Qui Ago 18, 2011 12:04 pm

Paulo Bastos escreveu:
Túlio escreveu:Pois eu dirias que a vagabagem já aprendeu que pneu fura, eles têm - vi na tv - aqueles trecos que a gente abre/desdobra e é prego pra tudo que é lado. Que tale um de lagartas de borracha/metal?
Tulio, como ja disse aqui mesmo nesse tópico e na ultima edição da revista Tecnologia e Defesa - Segurança, a PMERJ precisa atualmente de um veículo rompedor, uma espécie de Aríete moderno, que seria um veículo de engenharia blindado, nivel IV (ABNT-NBR 15000:2005), sob-lagartas, que iria na frente dos blindados táticos, destruindo as barreiras de concreto ou carros tombados e abrindo a passagem para os outros, como fizeram os M113 e Camanf do CFN recentemenete, porem esses são veículos caros de adquirir e manter, alem de serem limitados a uma tarefa muito específica, que esperamos que em breve não sejam mais necessários. Isso abre uma séria discussão: será que a polícia deve adquirir um veículo desse?

Abraços,
Paulo Bastos
O melhor é continuar a usar os Blindados da MB para essa tarefa, melhor que usar as escavadeiras, mas agora acho que nem vai precisar mais, depois do Complexo do Alemão o pessoal já entendeu que não dá para bater de frente com as forças de segurança, a nova tática é fugir.

O galho ainda está no preço dos blindados, para uma PM comprar uma quantidade boa, só com financiamento subsidiado.

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60674
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6377 vezes
Contato:

Re: Blindados Policiais

#60 Mensagem por Túlio » Qui Ago 18, 2011 12:13 pm

Talvez, no caso do Rio, fosse mais negócio investir em mais helis blindados - blindagem removível. São caros mas têm muito mais usos do que carros blindados...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder