Um substituto para os Esquilo da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual melhor subsituto para os Esquilo da MB?

AW109/AW139
51
32%
EC-135/EC-145
55
34%
EC-655 Dauphin
24
15%
KA-60 Kasatka
21
13%
Outros
10
6%
 
Total de votos: 161

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#271 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 16, 2013 1:17 pm

sapao escreveu:
FCarvalho escreveu:Bem, sei que é chover no molhado, mas como quase sempre quando se fala em helos de ataque no Brasil o povo pensa logo no filé mignon americano e russo, ou então em uma costelinha francesa; fico eu ainda cá em meus devaneios com a carne de pescoço da AS.
Um unico problema FC: a turbina é francesa, os avionicos serão de fora, as pás serão de fora, a transmissão será de fora, equipamentos embarcados de fora...
Só falta combinar para venderem isso tudo para a gente!!!
Ou você acha que quem fabrica heli de ataque vai estimular mais um concorrente no mercado lhe fornecendo material?
Alias, porque você acha que o Rooivalk morreu?
Sapão, concordo consigo no que tange a questão comercial. É isso aí mesmo. Mas, penso eu aqui que se fosse a uns 10 ou 15 anos atrás nós realmente não teríamos condições de fazer muita coisa, mas acho que em 10 ou 15 anos lá na frente poderemos prever que a nossa BID seja capaz de produzir grande parte do mesmo, e me arriscaria até mesmo em dizer, uns 40 a 60 deste helo, ou de um projeto derivado do mesmo.

O que imaginei, e continuo a imaginar, é que como este helo é uma derivação da família Super Puma, poderíamos, em tese, com bases na mesma tipologia comercial-industrial acordada com a Helibrás/Eurocopter, para a produção dos EC-725 aqui, apor ao Rooivalk, por exemplo, os mesmos sistemas embarcados, tanto no nível de missão, navegação, EW e de defesa da AEL, como, se possível fosse, os sistemas mecânicos como pás, principal e traseira, rotores e transmissão dos EC-725, adaptando-os aquele helo. Já que existe um invstimento na Helibrás, então que esta possa trazer um benefício real para nós em termos industriais e de conhecimento. Ademais, até onde sei e conheço o pouco da nossa industria de defesa, desde os parafusos até a blindagem, passando pelos sistemas de suspensão, rodas e frenagem do helo poderiam ser produzidos aqui, por uma INBRA ou ELEB da vida, por exemplo, como também fuselagem e sistemas hidráulicos. Assim também as turbinas Ardiden 3G poderiam ser fabricadas/montadas aqui, caso viéssemos a elege-las como base para este e outros helos das ffaa's, de forma a ganhar "gordura" para uma escala de produção prudente e convincente da mesma em solo nacional.

Mas claro, tudo isso em 2023 ou 2028, será/seria, penso eu, bastante factível para a industria nacional, coisa que hoje penso ser impraticável.

Aliás, mesmo hoje, eu acredito que se o governo chegasse com os SA e dissesse: queremos 126 Hooivalk para o EB. Pra ontem. E montados em solo nacional. Dificilmente o quadro que montei acima seria discutível em sua aplicação por qualquer empresa, mesmo a Eurocopter, desde que o governo colocasse as cartas($) na mesa e fixasse as regras do jogo ao seu gosto. Eles rejeitariam algo assim? Duvído. Só se fossem loucos, ou arrogantes demais. Mas não creio que os franceses apesar de normalmente arrogantes sejam tão burros de dispensar um negócio de tal envergadura por puro e simples proselitismo nacionalista.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#272 Mensagem por sapao » Qui Jan 17, 2013 12:02 am

Isso até seria possivel FC, só não acho que seria feito!

Alguem iria aparecer com uma versão BR do TIGER, com promessas de TOT/OFF-SETS e baixo custo, incentivo a industria, geração de empregos e blá, blá, bla...

E mataria então no papel qualquer projeto REALMENTE nacional, primeiro porque não temos vontade de gastar mais nisso do que em algo pronto (algum critico do F-32 na area??? Deveria conhecer a diferença na modernização das celulas...).

E logicamente a EADS vai querer gerar LUCRO, para isso precisa de apoio POLITICO (para garantir mais vendas) tanto aqui quanto na EUROPA, e vai ser mais ou menos como o 725; a diferença é que eles colocaram a linha aqui contando com o mercado OFF-SHORE, não o militar.

E nesse prazo que você está falando para mais de 15 anos, so para apimentar a discussão, eu acredito que os heli de ataque não serão mais tripulados.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#273 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 17, 2013 11:23 pm

sapao escreveu:Isso até seria possivel FC, só não acho que seria feito!
Pois é, em política tudo é possível.
Alguem iria aparecer com uma versão BR do TIGER, com promessas de TOT/OFF-SETS e baixo custo, incentivo a industria, geração de empregos e blá, blá, bla...
E mataria então no papel qualquer projeto REALMENTE nacional, primeiro porque não temos vontade de gastar mais nisso do que em algo pronto (algum critico do F-32 na area??? Deveria conhecer a diferença na modernização das celulas...).
Aqui é que a porca torce o rabo, o boi quebra o chifre e a vaca perde o cabaço. :mrgreen: Nunca temos vontade de nada além do convincente e do conveniente em defesa no Brasil. E a continuar assim meu amigo, acho que nem Tiger, Havoc ou Apache BR renderia votos por aqui, e mesmo um Rooivalk pintado de verde-amarelo também.
E logicamente a EADS vai querer gerar LUCRO, para isso precisa de apoio POLITICO (para garantir mais vendas) tanto aqui quanto na EUROPA, e vai ser mais ou menos como o 725; a diferença é que eles colocaram a linha aqui contando com o mercado OFF-SHORE, não o militar.
Isso, como sabemos, foi mais por conta do nosso casuísmo politico tupiniquim, do que propriamente uma jogada de mestre dos franceses. Eles afinal, conhecem melhor, talvez, como poucos estrangeiros, o mercado interno, e como o jogo é jogado aqui. Simplesmente aproveitaram o chamariz político e... está lá o corpo estendido no chão. Nós é que como sempre pagamos de otários úteis arrogantes, mais uma vez. Mas podemos mesmo admitir, que em um hipotético programa de nacionalização do Hooivalk, como coloquei acima, se aplicássemos a fórmula de parceria para vendas casadas do mesmo, como no KC-390, a alguns países sul-americanos, e quiçá para a AS também, quem sabe talvez até puderíamos angariar um outro nível de proposição do mesmo, e também uma escalada diferenciada e mais convincente($) e conveniente(votos) para políticos e empresas envolvidos no negócio.Afinal busness is busness.
E nesse prazo que você está falando para mais de 15 anos, só para apimentar a discussão, eu acredito que os heli de ataque não serão mais tripulados.
Se tu aplicares isso a USA, e talvez, China, e correndo por fora russos e europeus, concordo integralmente. Mas para nós, pobres fura-filas do desenvolvimento internacional, que só outro dia viemos a saber o que é um helo de ataque na prática, acredito que 15 anos lá na frente é apenas um piscar de olhos. Dá tempo de sobra, inclusive para nossos devaneios nacional-desenvolvimentistas. :wink:
abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#274 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 22, 2013 7:55 pm

A última edição da Revista Asas que a short list da MB para os helos classificados para o programa VHL são, como nós já vinhamos discutindo aquia tempos, o Eurocopter EC-145, o AW109 LUH da AgustaWestland e, correndo por fora, o Bell 429.

A disputa real, a meu ver ficará entre o AW e o EC, sendo que este último tem contra si o fato de não possuir uma versão naval provada e testada, enquanto aquele primeiro já tem sobre si um vasto cabedal de emprego militar naval. E contando agora com uma "pequena ajuda" da Embraer.

Só perde se quiser. São 60 aeronaves para todo o programa. Se queriam uma desculpa ideal para propagandear e alardear a abertura de uma linha de produção aqui da AW em conjunto com a Embraer, a hora e a chance é esta.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#275 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 22, 2013 8:07 pm

Apenas para ilustrar, a disputa agora é esta:

Imagem
X
Imagem

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#276 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Mar 23, 2013 10:12 am

FCarvalho escreveu:Apenas para ilustrar, a disputa agora é esta:

Imagem
X
Imagem

abs

É a "short List" que sempre imaginei. registro aqui "meu voto" para o LUH




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#277 Mensagem por henriquejr » Sáb Mar 23, 2013 11:00 am

Também acho que o LUH vai levar essa, apesar de toda a força política da Helibrás/Eurocopter, principalmente pelo fato de ser mais adequado a operações embarcados, por ter rodas e não esquis, e por ser mais compacto, cabendo nos hangares de navios menores.




.
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#278 Mensagem por BrasilPotência » Sáb Mar 23, 2013 2:33 pm

Sabe deus lá quando essa decisão vai ser anunciada. :?




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3188
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 204 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#279 Mensagem por jumentodonordeste » Sáb Mar 23, 2013 2:37 pm

Daqui a 30 anos compramos 3, receberemos 2 e operaremos 1.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#280 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 23, 2013 5:16 pm

Se o Brasil ganhar a Copa, já em 2015 teremos os primeiros... :lol:

Em termos de planejamento, a MB prevê realmente que os primeiros estejam sendo inseridos na força por volta de 2016/2018, a fim de substituir os Esquilo do primeiro lote, e que apesar das modernizações, já estarão quase que cinquentenários.

Se a Embraer souber fazer o dever de casa deles, talvez até antes disso já possamos imaginar algo dos AW por aqui. Quem sabe na LAAD2015. 8-]

Abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#281 Mensagem por sapao » Dom Mar 24, 2013 12:20 am

olha que eu acho que o pessoal da Bell é mineiro...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#282 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 24, 2013 8:59 pm

Não leva não... 8-]
Essa a AW, via Embraer já ganhou.
Não sou da MB, mas pelo quase nada que sei sobre o assunto, o pessoal lá da Macega, a depender somente deles, não abriria mão do 109.
A Helibrás que se vire.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
eagle
Júnior
Júnior
Mensagens: 95
Registrado em: Sáb Abr 16, 2011 11:03 am
Agradeceram: 1 vez

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#283 Mensagem por eagle » Dom Mar 24, 2013 9:34 pm

Olá a todos, é a primeira vez que eu faço uma postagem neste maravilhoso fórum.Em relação a essa concorrência, gostaria de ver a MB com uma frota de helicópteros padronizada em torno do H-60, tendo em vista que o mesmo possui uma versão utilitária naval.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#284 Mensagem por sapao » Dom Mar 24, 2013 11:47 pm

FCarvalho escreveu:Não leva não... 8-]
Essa a AW, via Embraer já ganhou.
Não sou da MB, mas pelo quase nada que sei sobre o assunto, o pessoal lá da Macega, a depender somente deles, não abriria mão do 109.
A Helibrás que se vire.

abs.
Rapaz, eu não teria tanta certeza assim. Mas cada um com sua opinião, so queria lembrar 3 coisas:
- a AW tem uma intenção, nada está assinado ainda. E eles não estão entrando aqui de olho no mercado de treinadores e muito menos a EMBRAER está focando nisso;
- nem sempre a opinião de quem opera conta na decisão final;
- a Macega já opera Bell para instrução, e não acho que estejam insatisfeitos com o produto.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
NettoBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 2773
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 10:36 am
Localização: Ribeirão Preto-SP
Agradeceram: 320 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#285 Mensagem por NettoBR » Seg Mar 25, 2013 11:37 am

eagle escreveu:Olá a todos, é a primeira vez que eu faço uma postagem neste maravilhoso fórum.Em relação a essa concorrência, gostaria de ver a MB com uma frota de helicópteros padronizada em torno do H-60, tendo em vista que o mesmo possui uma versão utilitária naval.
Nessa ele está fora, ficará apenas nos sonhos dos fãs. :wink:




"Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."
Liev Tolstói
Responder