Um substituto para os Esquilo da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual melhor subsituto para os Esquilo da MB?

AW109/AW139
51
32%
EC-135/EC-145
55
34%
EC-655 Dauphin
24
15%
KA-60 Kasatka
21
13%
Outros
10
6%
 
Total de votos: 161

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36382
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Um substituto para os Esquilo da MB

#1 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 21, 2011 7:41 pm

Considerando-se os números previstos para aquisição no PEAMB, a marinha espera substituir seus "Esquilo" brevemente por outro vetor.
Serão 60 novas aeronaves que farão o trabalho pesado dos HU-1, 2, 3 e 5.
Embora se trate de um helo para emprego geral, não temos neste sentido muitos candidatos que se apresentem.
Qual deles se adaptaria melhor aos planos futuros de estruturação da MB?
Façam as suas apostas.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#2 Mensagem por henriquejr » Sex Jul 22, 2011 12:35 am

Acho que o substituto natural do Esquilo é o AW109/AW139! É uma helo de uso bastante militar bastante difundido e tem um preço de aquisição bem competitivo.

Creio que os Jet Ranger III também serão substituidos pelo helo escolhido, para padronizar a frota! Outra opção seria uma versão mais recente do Esquilo (se não me engano o B3), que já é montado na Helibrás e continuaria com a mesma logistica e manutenção, baixando bastante os custos de operação!




.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#3 Mensagem por Bolovo » Sex Jul 22, 2011 1:51 am

Qualquer um da Eurobras. O resto pode desconsiderar porque não são fabricados aqui. Ah, o EC655 é o Tiger, um helicoptero de ataque. O Dauphin, que é um classe acima do Dauphin, é o AS365. Vc não quis dizer EC635, que este daqui?

Imagem


Esse eu acho legal.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 34 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#4 Mensagem por papagaio » Sex Jul 22, 2011 3:17 am

A MB tenta dentro do possível evitar que helicópteros com esqui pousem a bordo, devido a um fenômeno chamado de ressonância, que pode causar uma vibração excessiva na aeronave, se o piloto não agir depressa, ela pode em situações extremas literalmente se desmontar.
Helicóptero genuinamente naval tem rodas ao invés de esquis.
Mas alguém vai falar, opera-se Esquilos a bordo dos navios da MB literalmente a décadas, é verdade, mas já ocorreram situações bem ruins devido a ressonância com o convés de vôo, resumidamente o piloto tem que decolar ou cortar a aeronave, mas já houve situação da aeronave não poder decolar por estar peiada (amarrada ao convôo por correntes) e começar uma vibração excessiva devido a ressonância.
Mas por que os Esquilos embarcam então ?
Porque são aeronaves baratas (principal), confiáveis e substituem os Lynx, quando não há disponibilidade deste meio para todos os navios, o que é muito normal acontecer (estou falando só da Esquadra, em Manaus só há Esquilos pros navios, por exemplo).
Resumindo, somos uma Marinha pobre e quem não tem cão caça com gato e os Esquilos são verdadeiros “faz tudo“ pra MB.
Estou me referindo aos Esquilos Mono, os Esquilos Bi, são outra conversa (o Mono é muito melhor, de forma geral, para atender as necessidades de emprego geral da MB).
Também devemos ver várias outras variáveis, dimensões, se o convôo de determinado navio suporta o peso da aeronave, se a aeronave dobra as pás (exigência para ser hangarada), ...
Abs,




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#5 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jul 22, 2011 4:43 am

papagaio escreveu:A MB tenta dentro do possível evitar que helicópteros com esqui pousem a bordo, devido a um fenômeno chamado de ressonância, que pode causar uma vibração excessiva na aeronave, se o piloto não agir depressa, ela pode em situações extremas literalmente se desmontar.
Helicóptero genuinamente naval tem rodas ao invés de esquis.
Mas alguém vai falar, opera-se Esquilos a bordo dos navios da MB literalmente a décadas, é verdade, mas já ocorreram situações bem ruins devido a ressonância com o convés de vôo, resumidamente o piloto tem que decolar ou cortar a aeronave, mas já houve situação da aeronave não poder decolar por estar peiada (amarrada ao convôo por correntes) e começar uma vibração excessiva devido a ressonância.
Mas por que os Esquilos embarcam então ?
Porque são aeronaves baratas (principal), confiáveis e substituem os Lynx, quando não há disponibilidade deste meio para todos os navios, o que é muito normal acontecer (estou falando só da Esquadra, em Manaus só há Esquilos pros navios, por exemplo).
Resumindo, somos uma Marinha pobre e quem não tem cão caça com gato e os Esquilos são verdadeiros “faz tudo“ pra MB.
Estou me referindo aos Esquilos Mono, os Esquilos Bi, são outra conversa (o Mono é muito melhor, de forma geral, para atender as necessidades de emprego geral da MB).
Também devemos ver várias outras variáveis, dimensões, se o convôo de determinado navio suporta o peso da aeronave, se a aeronave dobra as pás (exigência para ser hangarada), ...
Abs,
[100] [009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#6 Mensagem por talharim » Sex Jul 22, 2011 9:44 am

O melhor nao esta na lista é o Super Lynx Wildcat :

Imagem

Imagem

Se a MB continuar seguindo sua linha de qualidade essa será o seu futuro heli escolhido .




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#7 Mensagem por henriquejr » Sex Jul 22, 2011 9:57 am

talharim escreveu:O melhor nao esta na lista é o Super Lynx Wildcat :

Imagem

Imagem

Se a MB continuar seguindo sua linha de qualidade essa será o seu futuro heli escolhido .
A MB já decidiu que o heli dessa categoria que ela ira operar no futuro será o SH-60. Eu ainda acho o Super Lynx muito mais helicoptero para a missão mas dizem que o preço dele ta bem salgadinho...

Agora a MB ta precisando de um heli leve de emprego geral, ou seja, um heli de baixo custo de aquisição e operação e nesta linha o Wildcat sobra muitooooo...!




.
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#8 Mensagem por pafuncio » Sex Jul 22, 2011 10:02 am

acho que o superlynx vai deixar futuramente um grande numero de "viuvas"(no bom sentido, claro) , nem que seja pelas suas qualidades dinamicas.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#9 Mensagem por henriquejr » Sex Jul 22, 2011 10:29 am

Na minha humilde opinião o Super Lynx é o melhor helicoptero naval de sua categoria, e não é pra menos, foi projetado desde o inicio para tal uso!!! Da mesma forma que helis de ataque são projetados desde o inicio para serem utilizados para este fim, e com isso recebem o melhor para tal função, o mesmo pode-se dizer com o Super Lynx no que diz respeito a heli de ataque naval!




.
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#10 Mensagem por joao fernando » Sex Jul 22, 2011 11:15 am

Esquilo bi, é aquele que em monomotor cai? Usamos essas bombas???




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 34 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#11 Mensagem por papagaio » Sex Jul 22, 2011 12:13 pm

A MB possui Esquilos Bi no HU-1.
A FAB também possui algumas unidades.
Abs,




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2916
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#12 Mensagem por saullo » Sex Jul 22, 2011 12:29 pm

Se for pra fazer o que o Esquilo faz e um pouco mais, e se pensarmos na manutenção e até numa linha de montagem, pois deve ser uma compra numerosa, que pode vir a influenciar FAB e EB futuramente, creio que a Helibras tem mais condições de fornecer o sustituto.

Abraços




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2916
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#13 Mensagem por saullo » Sex Jul 22, 2011 12:33 pm

talharim escreveu:O melhor nao esta na lista é o Super Lynx Wildcat :

Imagem

Imagem

Se a MB continuar seguindo sua linha de qualidade essa será o seu futuro heli escolhido .
Pô Talha, esse aí é de outra CATIGURIA, esse aí é o caça dos helicópteros.
Na minha MB, eu teria SH-60 pros PA, PH e navios maiores e Wildcat pros escoltas menores e NPOs, pois dependendo da missão, um NPO com um desses no convés já botaria um baita respeito.

Abraços




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#14 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Jul 22, 2011 12:43 pm

Pra mim, é 635 na cabeça. O único da lista que poderia rivalizar é o AW-109, mas como não é fabricado aqui, fica difícil. Dauphin e Kasatka são muito grandes, acho que não valeriam a pena...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Um substituto para os Esquilo da MB

#15 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jul 22, 2011 2:36 pm

Me lembro que li em algum tópico aqui do forum que o 635 não dobra as pás, isso já o deixaria fora da disputa.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder