Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#136 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 28, 2020 10:44 am

Com tal quantidade de F-16, a possibilidade de uma elevação ao padrão block 70 ainda é possível ou estas aeronaves já estão muito voadas?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37921
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#137 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 28, 2020 11:49 am

FCarvalho escreveu: Ter Jan 28, 2020 10:44 am Com tal quantidade de F-16, a possibilidade de uma elevação ao padrão block 70 ainda é possível ou estas aeronaves já estão muito voadas?

abs
Todos os F-16 que sofreram o MLU tiveram a sua estrutura reforçada, para além disso a FAP está a ficar com os melhores exemplares (Peace Atlantis I).

A questão que tu colocas é a mesma que nós próprios fazemos, irá o governo investir numa nova modernização, na compra de F-35 A, ou na modernização de uma parte dos caças e reforço com novos meios...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#138 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 28, 2020 3:31 pm

Como são modelos A/B do Falcon, há de se presumir que as células estejam bastante voadas. Mas hoje, praticamente há processos de regeneração das células que praticamente "zeram" as mesmas e as trazem de volta ao serviço ativo por uma fração do preço de um avião novo.

Se os vossos F-16 ainda tem bastante ciclos pela frente, há de se presumir que o custo de uma modernização da frota tida como necessária às demandas da FAB podem ser efetivamente alcançadas em prazo e custos menores. Mas a questão principal não creio ser o custo, mas, quanto tempo vale apena continuar com os F-16 em meio a caças de 5a e 6a G entrando em operação no cenário europeu nos próximos 10/15 anos?

O F-16V bastará para Portugal, e para a OTAN?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54784
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#139 Mensagem por P44 » Qua Jan 29, 2020 7:45 am

Caças novos (se) só para lá de 2030




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#140 Mensagem por jambockrs » Qua Jan 29, 2020 10:33 am

FCarvalho escreveu: Ter Jan 28, 2020 3:31 pm Como são modelos A/B do Falcon, há de se presumir que as células estejam bastante voadas. Mas hoje, praticamente há processos de regeneração das células que praticamente "zeram" as mesmas e as trazem de volta ao serviço ativo por uma fração do preço de um avião novo.

Se os vossos F-16 ainda tem bastante ciclos pela frente, há de se presumir que o custo de uma modernização da frota tida como necessária às demandas da FAB podem ser efetivamente alcançadas em prazo e custos menores. Mas a questão principal não creio ser o custo, mas, quanto tempo vale apena continuar com os F-16 em meio a caças de 5a e 6a G entrando em operação no cenário europeu nos próximos 10/15 anos?

O F-16V bastará para Portugal, e para a OTAN?
abs.
Prezado FCarvalho
Não seria demandas da FAP?




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#141 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 29, 2020 3:08 pm

Sim Cabeça, isso mesmo. Desculpe o erro. Escrevia no celular. Aí complicou.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#142 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 29, 2020 3:13 pm

P44 escreveu: Qua Jan 29, 2020 7:45 am Caças novos (se) só para lá de 2030
Na teoria, a USAF pretende usar os F35 ate 2070. Bem, ele só agora está começou a ser produzido em quantidades que se possa dizer expressivas. A própria USAF tem pouco mais de 100 operacionais agora. Muito longe das quase 3 mil undes planejadas.
E como a produção não parece deslanchar, pode ser que os F16 ainda durem mais uns vinte anos.
Só a saber se os custos de mantet um caça com mais de 40 anos é de fato uma boa ideia, ou não.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54784
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#143 Mensagem por P44 » Qua Jan 29, 2020 3:50 pm

Lá para 2030 e picos ver-se-á se há dinheiro. Agora anda tudo à míngua, as FAs estão de pantanas




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#144 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 29, 2020 9:39 pm

P44 escreveu: Qua Jan 29, 2020 3:50 pm Lá para 2030 e picos ver-se-á se há dinheiro. Agora anda tudo à míngua, as FAs estão de pantanas
E se não houver verba disponível por este tempo, quais as opções?
Melhor dizendo, considera-se outras opções que não o F-35?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54784
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#145 Mensagem por P44 » Qui Jan 30, 2020 7:18 am

FCarvalho escreveu: Qua Jan 29, 2020 9:39 pm
P44 escreveu: Qua Jan 29, 2020 3:50 pm Lá para 2030 e picos ver-se-á se há dinheiro. Agora anda tudo à míngua, as FAs estão de pantanas
E se não houver verba disponível por este tempo, quais as opções?
Melhor dizendo, considera-se outras opções que não o F-35?

abs
Duvido muito, mas também não estou muito por dentro do assunto... há uns tempos falaram de upgrade para o Viper mas não sei se isso não seria apenas desejo de "entusiastas" de foruns de internet

Para dar uma ideia de como as coisas estão, ontem a Marinha anunciou o abate imediato do nosso único AOR, o Bérrio, sem qualquer substituição a curto prazo, visto que o projeto de um novo AOR só está planeado para 2027 (há um ano falava-se de investir verbas para que o Bérrio aguentasse mais uns 10 anos, mas após as vistorias com esse objectivo, decidiu-se pelo abate imediato!)
Na FAP a esquadra de treino de Alpha-jets foi suprimida e as guarnições respectivas passaram para trabalho administrativo...substituto do Alpha-Jet? Nada, zero!

Isto tudo porque o nosso "brilhante" ministro das finanças cativa todas as verbas para depois mostrar um belo "excendente orçamental" em Bruxelas para poder arranjar lá um belissimo lugar em permanência...já não vou falar do caos da administração pública com cortes sucessivos de verbas, urgências pediátricas a fechar, hospitais impedidos de comprar medicamentos essenciais para o tratamento do cancro, como ainda esta semana foi noticiado...

Não há dinheiro para as forças da ordem, só há dinheiro (milhões e milhões!!!) para continuar a tapar buracos orçamentais de bancos PRIVADOS.

Sem contar que estamos com uma taxa de impostos superior à dos tempos da "Troika" , enfim, Portugal no seu melhor.

Sorry pelo off-topic , mais em jeito de desabafo do que outra coisa. :oops:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#146 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 30, 2020 10:45 am

Olá P44.

Sem problemas. O off topic é válido para se entender a conjuntura da defesa. Sem isso qualquer análise torna-se superficial ou cai no super trunfo... gostava muito desse joguinho. :mrgreen:

Perguntei porque de longe, sempre parece que Portugal é um mar de flores cá para a geral. Mas isto passa linge da realidade quando se vai a fundo na realidade.

Fico pensando que como a situação vossa e a nossa não são diferentes em defesa, e que há muitas possibilidades de produção de alternativas comuns para problemas também comuns, lá pelo futuro a médio e longo prazo a integração de esforços possa render divisas para ambos os paises, tal como agora no KC-390.

Se por aqui o pessoal for minimamente esperto, perceberá ligo cedo que Lusboa é não só a maior, como a nossa melhor porta de entrada para a UE e paises adjacentes.

Só não vê isso quem não quer.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54784
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#147 Mensagem por P44 » Sex Jan 31, 2020 7:06 am

Qualquer dia a FAP é isto

Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37921
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#148 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 31, 2020 7:50 am

Neste momento o Centeno (Ministro das Finanças) quer:

1 - excedente orçamental, por meio de um OE contido e se o mesmo não for, cativa-se o dinheiro.

2 - bancos a verde para não receber mensagens menos abonatórias e motrar trabalho aos donos em Bruxelas.

3 - Tudo o resto que se lixe, porque o importante é o Centeno conseguir um tacho em Bruxelas.

PS: ninguém consegue tachos como os nossos Politicos. Vejam secretário-geral das Nações Unidas que é um antigo Primeiro Ministro Português, vejam o próprio Centeno que é chefe do Eurogrupo, vejam "n" casos semelhantes.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#149 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 31, 2020 9:34 am

Qualquer semelhança com o Brasil nunca foi mera coincidência... :mrgreen:

Mas quem começou primeiro foram vocês. :twisted:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37921
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: Portugal vende 12 F-16 MLU à Roménia

#150 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 31, 2020 9:48 am

Por acaso o chamado soft power para arranjar-se tachos em Instituições internacionais os vossos politicos estão muito abaixo e bem podiam aprender com os nossos.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder