Saudades da VARIG

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36295
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Saudades da VARIG

#61 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 19, 2012 9:48 am

Bolovo escreveu:Não lembro onde eu vi, mas o 744 da Varig foi eleito uma vez o avião mais bonito do mundo. Obviamente com a pintura clássica. Aquela branca, que foi a nova, aquela ganharia de mais feia.
É, concordo consigo Bolovo.

Muitas coisas podem ser ou representam um país. E traduzem em imagens o que este país é e como se situa no mundo. Uma forte tradução do potencial de seu povo e de seus ideais. Uma linguagem subliminar a impor-se no mundo e levar seus valores e força.

Uma empresa aérea é e pode ser tudo isso e um pouco mais. No Brasil, tivemos vários casos, cada um a sua época, como a Aerovias, a Panair do Brasil, a Real e enfim a Varig.

Ostentar a estrela azul na fuselagem não era somente um simbolo comercial, mas a tradução de valores e pensamentos, um jeito de ser, pensar e fazer aviação. Um tempo em que ainda existia um certo glamour e finess nas viagens aéreas, coisa que hoje em dia praticamente desapareceu dos céus brasileiros. Só nos restou o aperto dos assentos e o zelo economicista das tarifas.

O que será que nos representa hoje nos céus? Aliás, temos algo realmente a representar?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36295
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Saudades da VARIG

#62 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 25, 2012 11:44 pm

Mais um pouquinho de saudade... emocionante.



abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Saudades da VARIG

#63 Mensagem por Brigadeiro » Seg Mar 26, 2012 8:00 am

VARIG nos tempos de Hélio Smidt... Uma amostra da Era de Ouro da Pioneira, onde a visão da empresa ia além do corporativismo... Vale a pena assistir...



Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Saudades da VARIG

#64 Mensagem por Brigadeiro » Seg Mar 26, 2012 8:06 am

Outro vídeo sobre a VARIG (programa de entrevista "Sem Censura").



Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Saudades da VARIG

#65 Mensagem por Valdemort » Ter Abr 03, 2012 9:49 pm

wagnerm25 escreveu:Eu conheço o assunto superficialmente, mas percebo que há sempre alguma tentativa de imputar ao governo (esse e anteriores) a responsabilidade pela quebra da Varig. Me parece que a culpa principal foi da incompetência empresarial dos que dirigiram a empresa quando existia.

Estou errado?
Totalmente

A Varig foi literalmente fechada. " case closed "

A Varig quando foi fechada apresentava resultado operacional positivo. Tinha uma divida de +- 4 bilhoes de dollares na epoca e ao mesmo tempo o governo a devia quase 6.
Seria facilmente saneada.

O governo estrangulava suas operacoes exigindo pagamento a vista de taxas aeroportuarias e combustivel da Petrobras.
Um amigo meu comandante que foi o ultimo diretor de operacoes me disse do sufoco que era as sextas-feira. Tinha que pagar o combustivel de sexta e de segunda adiantado pq o banco nao abria no final de semana e o governo queria cash ou nao voava.

Cara tem muita coisa qua nao veio a publico , so que hj a divida da TAM e bem maior doque a da Varig quando foi fechada e como ja disse o governo nao pagava oque devia nem fazia conta de chegar acertando as contas.

Odeio quando imputam a quebra da Varig a ma administracao, isso foi so a ponta do iceberg ...

Vou ficar por aqui que ja to ficando puto ...




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Saudades da VARIG

#66 Mensagem por Valdemort » Ter Abr 03, 2012 10:00 pm

FCarvalho escreveu:A LENDÁRIA PINTURA DA VARIG

Imagem

Ainda lembro que a última vez que voei pela Varig, ela tinha essas cores. Um DC-10-30 que fazia a rota MAO-BSB-RJ nos idos anos 90. Cheguei inclusive a voar em um dos últimos clássicos 737-200 nas cores da Cruzeiro do Sul, que havia sido comprada pela Varig.

Eita bons temos aqueles. Isso que era pintura bonita. Aliás, diga-se, a mais bonita que a Varig já teve. Forte, imponente, bela, simples, atrativa e convincente.

O melhor cartão de visita de uma empresa aérea continua sendo a pintura de suas aeronaves. E aquela ali, simplesmente dizia a que vinha em qualquer lugar do mundo.

Bem que poderiam fazer uma atualização dela nos aviões atuais da empresa. Com certeza só pelas cores já daria up nas vendas de bilhetes...

abs

VOI , 767 300

Voei muito esse aviao, saudades ...




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Saudades da VARIG

#67 Mensagem por Brigadeiro » Ter Abr 03, 2012 10:25 pm

Repito a você o que disse ao Mathias: você é um cara de sorte...

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Saudades da VARIG

#68 Mensagem por Valdemort » Ter Abr 03, 2012 11:17 pm

Brigadeiro escreveu:Repito a você o que disse ao Mathias: você é um cara de sorte...

Até mais!
Nao entendi , foi pra mim essa mensagem ?

abcs




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36295
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Saudades da VARIG

#69 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 24, 2012 10:43 am

Esse video é para os fâs do MD-11 da Varig.



abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: Saudades da VARIG

#70 Mensagem por henriquejr » Sáb Mai 26, 2012 12:58 pm

FCarvalho escreveu:Esse video é para os fâs do MD-11 da Varig.



abs
Putz... passei a semana todinha lembrando do MD-11! Pra mim é o avião comercial mais imponente que já tive a oportunidade de ver voar! Infelizmente teve sucesso limitado e praticamente não ser ver mais deles voando por aí.

Carvalho, você saberia dizer porque este avião não teve tanto sucesso comercial?




.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36295
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Saudades da VARIG

#71 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 28, 2012 9:25 am

henriquejr escreveu:Putz... passei a semana todinha lembrando do MD-11! Pra mim é o avião comercial mais imponente que já tive a oportunidade de ver voar! Infelizmente teve sucesso limitado e praticamente não ser ver mais deles voando por aí.

Carvalho, você saberia dizer porque este avião não teve tanto sucesso comercial?
Olá Henrique. Aparentemente um misto de duas coisas: uma, a compra da McDouglas pela arquirrival Boeing, o que obviamente levou ao cancelamento não só da produção como do desenvolvimento do projeto MD-11, e duas, pela própria obviedade da anulação de um concorrente nato de seus próprios modelos. A Boeing não interessava manter o modelo no mercado, já que à época estava lançando o seu 777, assim como a Airbus também lançava no mercado sua família A340/330.

Estas novas aeronaves a seu tempo trouxeram para o mercado de aviação comercial uma revolução "quase silenciosa" na questão dos vôos internacionais, onde modelos quadrirreatores e tri-reatores acabaram por ser suplantados por aquelas novíssimas aeronaves birreatoras capazes de fazer o mesmo trajeto com melhor escala de economia e relação pax-carga.

Desta forma, somadas as cada vez maiores dificuldades de venda do modelo e as diferenças tecnológicas e de desempenho em relação aos demais aeronaves que hora surgiam, a opção pela descontinuidade do MD-11 acabou por se tornar a via adequada para minimizar prejuízos.

Espero ter ajudado.

Abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: Saudades da VARIG

#72 Mensagem por henriquejr » Ter Mai 29, 2012 10:28 pm

FCarvalho escreveu:
henriquejr escreveu:Putz... passei a semana todinha lembrando do MD-11! Pra mim é o avião comercial mais imponente que já tive a oportunidade de ver voar! Infelizmente teve sucesso limitado e praticamente não ser ver mais deles voando por aí.

Carvalho, você saberia dizer porque este avião não teve tanto sucesso comercial?
Olá Henrique. Aparentemente um misto de duas coisas: uma, a compra da McDouglas pela arquirrival Boeing, o que obviamente levou ao cancelamento não só da produção como do desenvolvimento do projeto MD-11, e duas, pela própria obviedade da anulação de um concorrente nato de seus próprios modelos. A Boeing não interessava manter o modelo no mercado, já que à época estava lançando o seu 777, assim como a Airbus também lançava no mercado sua família A340/330.

Estas novas aeronaves a seu tempo trouxeram para o mercado de aviação comercial uma revolução "quase silenciosa" na questão dos vôos internacionais, onde modelos quadrirreatores e tri-reatores acabaram por ser suplantados por aquelas novíssimas aeronaves birreatoras capazes de fazer o mesmo trajeto com melhor escala de economia e relação pax-carga.

Desta forma, somadas as cada vez maiores dificuldades de venda do modelo e as diferenças tecnológicas e de desempenho em relação aos demais aeronaves que hora surgiam, a opção pela descontinuidade do MD-11 acabou por se tornar a via adequada para minimizar prejuízos.

Espero ter ajudado.

Abs.
Obrigado pela explicação, FCarvalho. Sem dúvidas o MD-11 já entrou para a historia como um dos mais belos aviões que já alçou voo!!




.
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Saudades da VARIG

#73 Mensagem por rodrigo » Qua Mai 30, 2012 12:12 pm

Visitei uma cabine de MD-11 uma vez e tive a impressão de que tinha espaço para montar uma mesa de pingue pongue e jogar com liberdade.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Saudades da VARIG

#74 Mensagem por Valdemort » Ter Jun 05, 2012 1:10 am

FCarvalho escreveu:
henriquejr escreveu:Putz... passei a semana todinha lembrando do MD-11! Pra mim é o avião comercial mais imponente que já tive a oportunidade de ver voar! Infelizmente teve sucesso limitado e praticamente não ser ver mais deles voando por aí.

Carvalho, você saberia dizer porque este avião não teve tanto sucesso comercial?
Olá Henrique. Aparentemente um misto de duas coisas: uma, a compra da McDouglas pela arquirrival Boeing, o que obviamente levou ao cancelamento não só da produção como do desenvolvimento do projeto MD-11, e duas, pela própria obviedade da anulação de um concorrente nato de seus próprios modelos. A Boeing não interessava manter o modelo no mercado, já que à época estava lançando o seu 777, assim como a Airbus também lançava no mercado sua família A340/330.

Estas novas aeronaves a seu tempo trouxeram para o mercado de aviação comercial uma revolução "quase silenciosa" na questão dos vôos internacionais, onde modelos quadrirreatores e tri-reatores acabaram por ser suplantados por aquelas novíssimas aeronaves birreatoras capazes de fazer o mesmo trajeto com melhor escala de economia e relação pax-carga.

Desta forma, somadas as cada vez maiores dificuldades de venda do modelo e as diferenças tecnológicas e de desempenho em relação aos demais aeronaves que hora surgiam, a opção pela descontinuidade do MD-11 acabou por se tornar a via adequada para minimizar prejuízos.

Espero ter ajudado.

Abs.
Ola pessoal

Voei MD 11 por 4 anos na Varig.

Quando a Boeing assumiu a Mc Donnel Douglas o MD11 ja estava morto. O principal motivo foi simplismente nao cumprir nos custos operacionais oque foi prometido pelo fabricante. Gerou multas e custos elevados pra corrigir, reduziram o tamanho do estabilizador ao limite e limparam totalmente a superficie das asas, retirando ate os Vortex Generators. Isso causava certa instabilidade em altitudes elevadas e na manobrabilidade em aproximacoes. O MD 11 era e ainda e um aviao de dificil operacao. Criaram um tipo de primordio do fly by wire em avioes comercias ( LSESE acho que se escreve assim, rsss ) pra ajudar em resolver essas deficiencis. Agora ficou famoso em versoes cargueiras.
Literalmente o MD11 ajudou a quebrar a Mc Donnel. Dizem os rumores que o A380 seria o MD12 que nunca saiu do papel por a ter Boeing asquirido a Mc Donnel e nao ter interesse por ja ter o 747.
O B777 e um projeto mais moderno e muito mais eficiente que inclusive enterrou o A340 tambem.
Mas com tudo isso o MD11 era um aviao gostoso de pilotar.

Abcs




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Saudades da VARIG

#75 Mensagem por alcmartin » Ter Jun 05, 2012 2:05 am

E a conversa de mayday eleven? :mrgreen: O pessoal flight* de DC10 que gostava de falar isso, mas eles eram suspeitos, tambem... :twisted: :mrgreen:

Abs!

* para o pessoal entender, Flight = FE, flight engineer, o engenheiro de voo, ou mecanico de voo. Aquele terceiro componente da tripulacao do cockpit.




Responder