Irkut MS-21

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Irkut MS-21

#61 Mensagem por Túlio » Seg Abr 29, 2019 6:40 pm

FCarvalho escreveu: Dom Abr 28, 2019 11:31 pm Duas notícias que envolvem o MC-21-300 nas relações pouco amistosas de russos e americanos. E também mostram o significado do que é ter uma industria nacional capaz e independente.

As sanções americanas...
https://airway.uol.com.br/sancoes-dos-e ... ial-mc-21/

A resposta russa,,,
https://www.cavok.com.br/blog/russia-di ... nal-pd-14/

Há se por aqui também fosse assim. :roll:

abs
O grande obstáculo é que o - e de longe - maior mercado de Aviação Civil do mundo (EUA) pode passar muito bem sem alguma indústria; o oposto não é verdade. Existiria EMBRAER se de Bandeco até E-Jet tudo fosse vetado pelo US Gvt?

Este me parece ser o maior problema com o Irkut e talvez algum equivalente Chinês, sem o mercado ianque simplesmente NÃO DECOLA! Pior, parece que até fornecedor está tomando sanção, isso não deve ajudar nada nos custos de ciclo de vida. Ter indústria própria é tudibão mas de nada adianta se não tem MERCADO...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#62 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 30, 2019 12:31 am

O mercado chinês de aviação vai ultrapassar o americano na década de 2030, se não antes, segundo previsões de mercado.

A Rússia tem o seu próprio mercado interno e dos países sob influência. Isso gera alguma rentabilidade de longo prazo. Ademais, eles tem a opção, se quiserem, de substituir tudo no MS-21, mas acredito que isso não está em questão. O problema é mais pontual e político do que técnico ou da aeronaves. Governos passam, e com eles suas crises e desencontros. O mercado está aguardando o MS-21 com certa atenção.

Os problemas apresentados com os MAX deram um banho de água fria na Boeing e parece que apresaram as coisas por lá no sentido de apresentar algo novo para substituir os mais que longevos 737, que não por acaso andam apanhando da série A320 há anos em vendas.

Com a entrada do COMAC-919 e do MS-21 no mercado, no longo prazo as coisas tendem a mudar, já que o mercado que mais cresce no mundo depois do chinês é o asiático. E por ali tanto russos quanto chineses voltam seus olhares para vender seus produtos.

As coisas não vão ser mais tão fáceis quanto eram antes. Vai levar um bom tempo para mudar, mas, ninguém dizia que os A320 da Airbus quando foram lançados no começo dos anos 90 um dia tirariam a coroa de narrow body mais vendido.

Não sei predizer o futuro, mas tudo aponta para uma nova mudança de rumos. Espero que assim seja, até porque, para a maioria das empresas aéreas, quanto mais opções de aeronaves no mercado melhor.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#63 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 30, 2019 12:35 am

Cassio escreveu: Seg Abr 29, 2019 6:11 pm Parceria com os russos... acho que não.
Quanto ao negócio com a Boeing ser necessário... que vc diz ser papo furado... não é não. Não opino sobre se a forma que foi feita foi a melhor (pois para isso precisaria conhecer as outras alternativas). Posso dizer apenas que alguma coisa precisava ser feita. Olhando o hoje as coisas estão complicadas, mas se olharmos o futuro próximo a tendência era as coisas se complicarem muito mais. Então algo precisava ser feito, e foi. Agora vamos ver no que vai dar.
Definitivamente, vender a empresa com o trocadilho de salvá-la pode ser a melhor saída para alguns acionistas simplesmente interessados em ganhar dinheiro com isso, mas no conjunto da obra, como a Embraer nunca foi apenas mais uma empresa privado como qualquer outra por aí, penso que fizeram um desserviço a empresa e ao país.

Mas agora Inês é morta. O que tiver de ser, será.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#64 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 22, 2019 4:50 pm

Devagar e sempre, mas está saindo.

Novo Avião Comercial Russo Realiza Primeiro Voo com Interior Completo

https://aeromagazine.uol.com.br/media/versions/mc-21-300_003_free_big.jpg
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... p;xid=1600

abs




Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Jun 22, 2019 2:16 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#65 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 21, 2019 12:42 am

EASA conclui segunda sessão do programa de validação do MC21-300

http://www.cavok.com.br/blog/easa-concl ... mc-21-300/
https://i1.wp.com/www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/06/592be53270bb68a7a5c4ea111f13a65f_900.jpg?resize=600%2C400

Até hoje há quem não acredite neste projeto, e que ele se muito se restringirá à Russia e seus arredores. Bem, pode ser que sim, pode ser que não. Eu tenho cá para mim, pelo que acompanho do mesmo, que ainda vai passar muita água dessa ponte. Os russos não costumam fazer coisas simplesmente por fazer.
O mercado está se mostrando atento as mudanças não apenas tecnológicas como mesmo cosméticas em relação aos voos comerciais.
Voar pode ser um negócio caro, mas é também um mercado muito exigente em todos os aspectos.
E como reza a velha máxima capitalista, o que regula o mercado é a relação oferta e procura.
A entrada desta aeronave no mercado, junto ao C-919 chinês, no mínimo, vai tornar a vida da Boeing e Airbus um pouco mais incômoda.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#66 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 21, 2019 12:47 am



abs




Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Jun 22, 2019 2:12 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#67 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 21, 2019 12:49 am

Substitute for Boeing Max? Russian MC-21 passenger jet to debut at MAKS 2019 Air Show
Published time: 16 Mar, 2019 10:16

https://cdni.rt.com/files/2019.03/article/5c8cb9cedda4c86e3a8b4641.jpg

https://www.rt.com/business/453988-mc21 ... tion-2019/

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#68 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 22, 2019 2:43 pm

AIR TRANSPORT
MC-21 Ready, But Won't Appear at Le Bourget
by Vladimir Karnozov
- June 13, 2019, 2:09 AM

https://www.ainonline.com/sites/default/files/styles/ain30_fullwidth_large/public/uploads/2019/05/368_mc-21-300-v-polete-2.jpg?itok=LxqZiq7T&timestamp=1559138856

https://www.ainonline.com/aviation-news ... le-bourget




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#69 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 01, 2019 12:15 am

2019 Report on IRKUT MC-21 - The First Next Generation Narrow Body: Technology & Capabilities, Market Size & Drivers, Comparative Economics - ResearchAndMarkets.com
June 25, 2019 10:37 AM Eastern Daylight Time

https://www.businesswire.com/news/home/ ... ion-Narrow




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#70 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 01, 2019 12:21 am

News
Aeroflot will not be compensated for delayed MC-21

https://www.ch-aviation.com/portal/news ... ayed-mc-21

A vantagem de se ter as próprias tecnologias e saber usar as commodities que se possui de maneira a gerar valor agregado.
Um dia a gente aprende.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#71 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 05, 2019 6:29 pm

irkut encomenda 40 motores PW1400G para suas aeronaves MC-21-300

https://i1.wp.com/www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/07/MC-21-300_aproach.jpg?resize=768%2C432&ssl=1

https://www.cavok.com.br/blog/irkut-enc ... mc-21-300/

Está saindo. 8-]

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#72 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 05, 2019 6:42 pm

Fiz umas continhas aqui na calculadora de padaria, e com o alcance de 6 mil kms do MC21-300 seria possível cobrir todas as rotas de Manaus a todas as capitais brasileiras direto, e ainda de lambuja ligar Manaus a todas as capitais sul americanas sem maiores problemas de alcance, e ainda levando com vantagem uma relação pax e carga paga muito boa. A mesma coisa partindo de Belém.
Viagens non stop ao caribe, Miami e América Central também deixariam de ser um óbice, saindo tanto de Manaus como de Belém.
O planejado MC21-200 e seus 6,5 mil kms de alcance poderia também fazer as mesmas rotas levando 132 pax e duas classes, ou até 165 em classe única. A diversidade de arranjos é imensa.

Imagem

Hoje no Brasil embora se propugne uma imagem populesca da viagem de avião, está paulatinamente voltando a existir, e ser cobrado, um tipo de viagem que não se pareça mais como pegar o trem ou ónibus e ir trabalhar ou voltar para casa. Uma hiato de público que a Varig deixou e que hoje não é atendido por nenhuma empresa aérea no país.
O MC-21 pode ser a solução para este nicho específico, e com as versões ER já na prancheta de desenhos, além da MC21-400, e outros modelos derivados que devem vir em evolução até 2035, conforme a Irkut, as possibilidades de mercado desse avião são muito boas.
Resta saber se ela efetivamente se concretizará diante dos muitos desafios que enfrentará.
E se querem saber, entre um MC21-300 de duas classes, ou mesmo classe única, e um 737 ou A320, eu ficou com o aparelho russo. Não porque sou fã da Rússia, mas porque simplesmente o projeto é superior em quase tudo a seus concorrentes. Só não tem, ainda, o pedigree deles.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#73 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 18, 2019 12:28 am

Projeto do novo avião comercial russo deverá contar com mais dois protótipos
Aeronaves serão utilizadas na campanha dos motores PD-14 desenvolvidos para o MC-21

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação em 17 de Julho de 2019

https://aeromagazine.uol.com.br/media/versions/mc-21-300_003_free_big.jpg

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... iCYRY8ICMA




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#74 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 30, 2019 12:01 am

Irkut apresentará o MC-21-300 pela primeira vez ao público

https://i1.wp.com/www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/08/48545870981_cc51227bae_b.jpg?resize=650%2C438&ssl=1

https://www.cavok.com.br/blog/maks-irku ... o-publico/

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60632
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6359 vezes
Contato:

Re: Irkut MS-21

#75 Mensagem por Túlio » Dom Set 01, 2019 5:32 pm

Nobre cupincha @FCarvalho, continuo levando muito pouca fé nesse MS-21 e menos ainda na assertiva acima "mercado chinês de aviação vai ultrapassar o americano na década de 2030, se não antes, segundo previsões de mercado": os Russos (e quaisquer fornecedores que tenham, inclusive na própria Rússia) continuam sob sanções, tanto por parte dos EUA quanto da UE, o que aumenta o custo de seus produtos, e mais um concorrente não será visto com bons olhos nem pelos donos da Airbus (UE) nem pelos da Boeing (EUA); já a China - e postei várias vezes sobre isso em outros tópicos - cresceu isso tudo graças ao vasto desbalanceamento comercial para com os EUA. Lembremos dos tempos do FX, quando os Russos queriam - e eu também :twisted: - que comprássemos FLANKER para reduzir o déficit da balança comercial, na qual nos vendiam USD 1B e compravam 4. Bueno, o déficit EUA/CHINA, em valores atuais, fica em torno de USD MEIO TRILHÃO, e isso por ano e por cerca de um quarto de século! Como estaria o Brasil hoje com essa mamata toda?

Mas parece que a farra está acabando, hoje mesmo começou a nova rodada de sanções, com não mais 10 mas sim 15% sobre uns USD 150B que a China vende para os EUA, e não vai parar nisso, até perto do fim do ano pode chegar a 25% ou mais sobre USD 650B! E aí, como fica isso de "China maior que os EUA", seja em que aspecto for (exceto populacional), neste novo cenário? Notar que o Trump não vai ser POTUS para sempre mas até que ponto seu sucessor (ou sucessora, que a Hillary tá de olho) vai ter margem de manobra para reverter a coisa toda? Seja quem for, vai ter que lidar com uma nova realidade e esta não é nada favorável à China. De certa forma isso me lembra o Japão até os anos 80/90, quando já tinha comprado verdadeiros ícones dos EUA, como a Winchester e o Empire State, e não faltavam previsões "do mercado" (que ninguém sabe qual é; o Mercado que eu conheço não faz "previsões" tão DOIDAS [101] ) de que os nipônicos superariam os ianques como maior economia mundial antes do fim do século XX; deu no que deu e vai dar no que vai dar.

Sob embargo (mesmo que não seja ostensivo como agora, e passe a velado) não tem como botar motor Ocidental nos aviões e a diferença tecnológica é enorme! Mesmo os melhores motores Orientais (Russos, a China ainda não faz nada que preste nisso) para terem o mesmo thrust-to-weight ratio precisam sacrificar - e bastante! - a vida útil, o que compromete severamente o custo de ciclo de vida operacional. Para não falar no consumo de combustível e lubrificantes.

Assim, mantenho minha posição desde anos a fio: esses "exotismos" Orientais podem ser coisa muito cute mas não passam de curiosidades, e nas (poucas) ocasiões em que entraram em serviço ativo em alguma parte que signifique algo neste hemisfério acabaram mal, por não terem como competir com quem está muito mas MUITO à frente em tecnologia. Lembremos que, enquanto lá volta e meia se despencava um avião de passageiros e morria todo mundo, "que pena mas OK, toca o barco que tem mais avião e mais passageiro, o show não pode parar", do lado de cá cada desastre virava e vira numa longa e minuciosa investigação (triste de imaginar o baita prejuízo de quem tem 737 MAX, está pagando as prestações, pessoal e demais custos de manutenção mas as aeronaves continuam no chão, pois a investigação continua e dela resultará um aumento ainda maior na segurança para passageiros e tripulantes). Essa diferença não se tira em um ano ou dois...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder