Irkut MS-21

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#46 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 03, 2018 12:55 am

É da wiki, mas dá uma boa noção de até onde os russos querem chegar com o projeto do MS-21.
Alguém duvida que eles consigam?

Proposed
Initially a 132-seats MC-21-100 variant was planned but then superseded by the Superjet 100 development.[43] The small variant with a capacity of 130- to 150-seat was proposed with commonality with the Sukhoi Superjet 130.
UAC considers more developments for the MC-21 by 2035. These include: a -400 with 18 tf (40,000 lbf) engines for a 105 t (231,000 lb) MTOW, a -500, a -600 with 20–25 tf (44,000–55,000 lbf) engines, and a -700 with 30 tf (66,000 lbf) engines, as well as a MC-21X with a 155 t (342,000 lb) tons MTOW for a 9,000–10,000 km (4,900–5,400 nmi) km range.[45] Ilyushin Finance wants a MC-21-400 stretch for up to 256 seats and plans to buy 20 to 60 of them.[46] The 250-passenger MC-21-400 single-aisle twinjet could be jointly produced in the United Arab Emirates.


https://en.wikipedia.org/wiki/Irkut_MC-21

Eu ainda acredito que um MS-21-400 aqui com 256 pax seria algo muito interessante para ligar, por exemplo, Brasília aos principais hub's regionais. Para não falar na possibilidade de ligações diretas com as demais capitais sul-americanas, além de um potencial MS-21X na mesma classe do 767/A330.

Cenas do próximo capítulo. 8-]

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Irkut MS-21

#47 Mensagem por Cassio » Sáb Fev 03, 2018 11:35 am

Se querem vender para as grandes empresas ocidentais precisam melhorar muito o suporte pós venda. A primeira oportunidade que tiveram os russos de mostrar a que vieram parece não estar indo muito bem... A Internet não está muito feliz com o suporte dado a seus SuperJet. Pediram inclusive para suspender a entrega de novas aeronaves.




Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: Irkut MS-21

#48 Mensagem por Bruno Falcão » Sáb Fev 03, 2018 1:49 pm

Ontem foi anunciada a encomenda de 50 MS-21 para a russa Aeroflot. 25 com motores Pratt and Whitney e os outros últimos 25 com um novo motor russo, o PD-14. Esse motor ja está em testes e o seu objetivo é ter um desempenho semelhante aos ocidentais PW1400 ou CFM Leap-1.

http://www.cavok.com.br/blog/aeroflot-a ... ves-mc-21/




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#49 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 03, 2018 9:41 pm

Cassio escreveu:Se querem vender para as grandes empresas ocidentais precisam melhorar muito o suporte pós venda. A primeira oportunidade que tiveram os russos de mostrar a que vieram parece não estar indo muito bem... A Internet não está muito feliz com o suporte dado a seus SuperJet. Pediram inclusive para suspender a entrega de novas aeronaves.
Se não estou enganado, o SJ-100 teria a parceria dos italianos na parte técnica do projeto, e talvez, acho, também no pós-venda, no que se refere ao mercado dos países ocidentais.
Não tenho acompanhado muito este programa, mas aqui e ali sempre vejo vendas dele a empresas geralmente pequenas e low cost.
Cedo ou tarde eles irão aprender que se quiserem colocar os seus aviões neste lado do mundo, vão precisar muito mais do que as velhas relações de sempre que eles tinham ainda nos tempos da ex-URSS.
O MS-21 tem parceiras ocidentais em muitas partes do projeto, e não é pouca coisa. Isto pode ajudar a vender o produto, mas depois disso, é que vem o perrengue.
As principais vendas ainda estão concentradas na própria Russia, e em seu entorno estratégico, obviamente. Mas lá existe um mercado muito grande para ele, visto que a maior parte da frota comercial russa, civil e estatal, ainda é formada por aeronaves Tu e Yak com mais de vinte anos. E que precisam ser invariavelmente substituídas no curto prazo. Neste sentido, o projeto tem a garantia do apoio do governo russo para a sua sobrevivência comercial.
As exportações, ao menos neste início de vida do MS-21, irá ser voltada para a clientela interna. Uma vez que ele consiga se provar em casa. conquistar mercado fora da Rússia, em maior ou menor medida, será apenas questão de tempo.
Se ele será um incomodo para Airbus e Boeing, aí já é outra história.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#50 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 03, 2018 9:49 pm

Em tempo. O MS-21-200 ainda não está garantido. Já o MS21-400 ao que parece os árabes irão montar uma linha de produção para ele nos EAU. E junto, claro, encomendas do mesmo.
A ver como eles irão se sair com esta versão, já que as aéreas daquela região tem uma certa, digamos, mania de aeronaves grandes r com alta capacidade de pax.
O -400 terá alcance de mais de 6000 kms. O suficiente para cobrir muitas rotas internacionais de alta densidade daquela região. E sendo menor que os widebody que pilulam por lá, muito provavelmente terão um custo bem menor de operação que aqueles. Inclusive, talvez, incomodando mesmo as versões menores do 787 e A330/350.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#51 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 30, 2018 1:56 pm

Second MC-21 moves to Irkut flight-test line
26 MARCH, 2018

https://www.flightglobal.com/news/artic ... li-447058/

O segundo protótipo está quase pronto. O projeto está andando a passos largos e até o momento tudo indica que as coisas estão correndo bem nos testes de voo.

Por enquanto tudo dentro dos prazos. A ver como será a entrega e o primeiro voo comercial na Russia.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#52 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 21, 2018 11:43 pm

Esta é uma imagem do MC-21-400, que ainda está sendo negociada com o EAU, mas mostra muito bem que será uma aeronave muito bonita, como de resto a família toda.

https://static.turbosquid.com/Preview/001221/509/C2/3D-irkut-airliner-mc-21-400_D.jpg

https://www.turbosquid.com/3d-models/3d ... 00-1221509

Por mais que digam que esse projeto não se cria aqui no Brasil, ninguém pode afirmar que seja impossível. É uma nova geração, e com ela, traz tudo de melhor que os avanços tecnológicos dos últimos 30 anos à aerodinãmica aeronautica.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#53 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 21, 2018 11:53 pm

Segue o desenvolvimento da turbuna PD-14

MC-21s With Russian Engines Gain Orders
Feb 7, 2018
http://aviationweek.com/singapore-airsh ... ain-orders




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#54 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 12, 2018 12:00 am

O segundo protótipo do MC-21 já voou.
Tudo nos conformes segundo a Irkut. A aeronave até o momento tem demonstrado boas características e atendido os requisitos de projeto, tendo superado alguns números, inclusive.
Além das duas aeronaves atuais, mais outras duas estão em fase de construção para fazer parte do processo de certificação.

http://www.youtube.com/watch?v=dcg3M4U8mL8

http://www.youtube.com/watch?v=g60glKSiGcE

fonte: Cavok e Plano Brasil

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#55 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 28, 2019 11:13 pm

O terceiro protótipo do MS-21-300 já voou e o quarto se juntará ao programa de desenvolvimento ainda este ano.
A Irkut planeja começar as entregas no ano que vem, com a Aeroflot, que encomendou 50 aviões.

http://www.cavok.com.br/blog/imagens-vo ... mc-21-300/

As vezes eu penso que esse programa valeria uma joint venture de verdade da Embraer com os russos, e não esse crime lesa pátria de vender a empresa com a desculpa esfarrapada de salvá-la.

abs




Editado pela última vez por FCarvalho em Dom Abr 28, 2019 11:25 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#56 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 28, 2019 11:23 pm

Em agosto, no show MAERKS 2019 o MS-21-300 será apresentado já com cabine de passageiros, a fim de mostrar a aeronave ao público e a possíveis compradores.

https://www.aeroflap.com.br/irkut-mc-21 ... a-em-2018/

Os motores PD-14 estão em fase final de desenvolvimento e equiparão dois aviões de testes a fim de alcançar a certificação da EASA, além da Russa ainda em 2018/2019.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#57 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 28, 2019 11:31 pm

Duas notícias que envolvem o MC-21-300 nas relações pouco amistosas de russos e americanos. E também mostram o significado do que é ter uma industria nacional capaz e independente.

As sanções americanas...
https://airway.uol.com.br/sancoes-dos-e ... ial-mc-21/

A resposta russa,,,
https://www.cavok.com.br/blog/russia-di ... nal-pd-14/

Há se por aqui também fosse assim. :roll:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#58 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 28, 2019 11:51 pm

Notícia fresquinha. Ao que parece o protótipo No 4 mostrado no vídeo datado de ontem voou a fim de fazer a pintura.
Isso mostra que o processo de certificação caminha célere para obter a liberação da aeronave para entrega a partir de 2021.
Em espanhol.

https://mundo.sputniknews.com/rusia/201 ... elo-video/

https://actualidad.rt.com/actualidad/31 ... ruso-motor

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Irkut MS-21

#59 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 29, 2019 12:06 am



A comparação inevitável. A GOL que se ligue.., :mrgreen:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Irkut MS-21

#60 Mensagem por Cassio » Seg Abr 29, 2019 6:11 pm

Parceria com os russos... acho que não.

Quanto ao negócio com a Boeing ser necessário... que vc diz ser papo furado... não é não. Não opino sobre se a forma que foi feita foi a melhor (pois para isso precisaria conhecer as outras alternativas). Posso dizer apenas que alguma coisa precisava ser feita. Olhando o hoje as coisas estão complicadas, mas se olharmos o futuro próximo a tendência era as coisas se complicarem muito mais. Então algo precisava ser feito, e foi. Agora vamos ver no que vai dar.




Responder