Irkut MS-21

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Irkut MS-21

#31 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 11, 2017 6:33 pm

Bolovo escreveu: Já o C929 será uma cooperação entre a Rússia e a China para competir com o 787 e A330 dentro dessa mesma lógica.
Notar que o mercado de aviação civil chinês é quase que do mesmo tamanho do USA. E as previsões é que em uma ou duas décadas, no máximo, ultrapasse o americano.

Isto por si só já é algo bastante auspicioso em relação a este novo projeto. Os chineses estão gastando bilhões com aeronaves importadas, porque precisam de muitas em seu crescente mercado interno, e internacional, que também segue o mesmo rumo. E como na ásia estão as principais e mais lucrativas rotas comerciais aéreas, não é de se admirar que eles invistam nisso.

Quando o C929 começar a voar, no pós-2020, Airbus e Boieng vão ter muito trabalho naquela região no médio e longo prazo. Da mesma forma irá acontecer com o MS-21 e o Comac-919, que como seu homólogo russo tem 3 versões, em princípio, planejadas.

Vai ser briga de cachorro grande legal de ver. :wink:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Irkut MS-21

#32 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 04, 2017 9:17 pm

Russia ampliara oferta de aeronaves civis com o IL-114-300

http://www.defesaaereanaval.com.br/russ ... l-114-300/

Bem, não é a toa que a Embraer está estudando a sério relançar-se na seara dos turbohélices regionais.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Irkut MS-21

#33 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 14, 2017 2:35 pm

AVIAÇÃO COMERCIAL
RÚSSIA E EMIRADOS ÁRABES PLANEJAM CONSTRUIR NOVO JATO COMERCIAL
Projeto prevê o desenvolvimento e produção do modelo russo MC-21-400, para 250 passageiros; aeronave deve ser fabricada no Golfo Pérsico
THIAGO VINHOLES — 13 DE NOVEMBRO DE 2017

https://airway.uol.com.br/russia-e-emir ... comercial/

Quando se tem dinheiro, sempre fica mais fácil decidir as coisas. Os árabes estão aproveitando enquanto podem.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Irkut MS-21

#34 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 25, 2017 5:36 pm

Com um pequeno empurrãozinho árabe, o irmão maior da família MC-21 poderá sair em breve, mas não das frias estepes russas, mas do calor do deserto da penísula arábica.

O MC-21-400 é a maior versão e pode levar até 250 pax, concorrendo diretamente com o A-321 e 737-10.
Com um alcance acima dos 6 mil kms, ele é particularmente adequado para rotas de média e longa distância com alta taxa de ocupação.

Com um bom nível de carga e passageiros, faria todo o sentido aqui no Brasil cobrindo rotas antes operadas pelos cada vez menos vistos wide body de Azul e Tam, demandados para as rotas internacionais. E mesmo seriam também ideais para fazer ligações regionais com voos internacionais, um gap há muito descoberto e sem qualquer iniciativa mais sensível de parte das 4 grandes da aviação brasileira.

Ele também pode fazer a ligação direta entre os principais hub's nacionais em rotas inter-reginais, como MAO-SP, ou POA-SLV e BRL-RJ.

http://www.thehansindia.com/multipleimages/4672_1466401430_10.jpg
Imagem

A ver como ele se sai por aqui. Incentivos não vão faltar.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Irkut MS-21

#35 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 30, 2018 12:55 am





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Irkut MS-21

#36 Mensagem por Cassio » Qua Jan 31, 2018 6:44 pm

MS-21 por aqui... Vai ser difícil!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Irkut MS-21

#37 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2018 11:24 pm

Cassio escreveu:MS-21 por aqui... Vai ser difícil!
Difícil também acho. A não ser que novas empresas apareçam no médio/longo prazo.

Infelizmente o nosso mercado de aviação civil é totalmente dominado e dependente para tudo do modus operandi ocidental. Do treinamento à operação, passando pela manutenção.

Mesmo que os MS-21 disponham em sua grande parte de material ocidental e possam ser customizados como qualquer outra aeronave, as 4 grandes não teriam interesse nele. Até porque já estão mais que comprometidas, ou controladas, por fatores exógenos ao nosso poder de decisão.

GOL = Boeing.
LATAM = Airbus
AZUL = Airbus/Embraer
AVIANCA = Airbus

Em todo caso, sonhar ainda não custa nada. Maringá está na linha de fornecedores do avião russo.
E se o mundo virasse de cabeça pra baixo, quem sabe a Embraer não vendesse esses aviões por aqui desse lado do mundo. Os russos tem penetração nos seus mercados tradicionais, mas no resto do mundo a coisa é mais complicada. Uma complicação que a Embraer poderia ajudar a resolver. 8-]

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Irkut MS-21

#38 Mensagem por Cassio » Qui Fev 01, 2018 11:57 am

Ainda tem a questão do suporte ao produto... No qual os russos não são bons... Uma empresa aérea não compra do o avião, com todo um pacote de produtos e serviços.




Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: Irkut MS-21

#39 Mensagem por Bruno Falcão » Qui Fev 01, 2018 4:37 pm

Eu já não acho tão dificil de ser ver essas aeronaves operando por aqui, mas não por empresas brasileiras. Muitas cias pequenas de países vizinhos estão se lançando para o nosso mercado buscando uns dólares a mais, é o caso da venezuelana Avior que tem diversos voos semanais partindo de Manaus rumo ao país vizinho e de lá para o Caribe e EUA... Já estão com passagens totalmente vendidas até maio. Tem a SKY do Chile, Amaszonas da Bolivia.. Enfim, são empresas que tem o perfil de serem futuros operadores de equipamentos russos por serem baratos, ou até chineses. Tudo vai depender do financiamento por parte dos russos e dos chinas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Irkut MS-21

#40 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2018 8:43 pm

A bem da verdade tanto a questão do apoio pós-venda como as vendas em si os russos tem avançado bastante neste últimos anos.

No caso do MS-21 há de se notar também que ele, apesar de ser um projeto da Irkut, tem a participação de não poucos fornecedores ocidentais. Este é um dado importante e que no futuro irá dizer até onde o projeto terá condições de realmente disputar o mercado com as duas gigantes e chineses.

Penso que até em função disso, eles estiveram aqui em 2016, se bem me lembro, no Paraná, a fim de alocar no país parcerias para o fornecimento de partes e peças do MS-21, bem como no longo prazo, oferecer também o apoio logístico necessário a sua operação na AS. Aparentemente eles encontraram esse apoio no pólo aeronáutico de Maringá.

Vamos dar tempo ao tempo. Haverá espaço para ele na AL. Mas sabemos que será uma briga bem complexa.

Se eu acertasse na mega da virada sozinho, fazia uma aposta ariscada e abria uma área pra mim, arrumava uns desses e fazia rotas que a maioria das atuais não quer nem de graça. Tenho certeza que haveria uma boa recepção na região, fora a modernidade inquestionável do modelo russo.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1296
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Irkut MS-21

#41 Mensagem por Cassio » Qui Fev 01, 2018 10:27 pm

FCarvalho escreveu:A bem da verdade tanto a questão do apoio pós-venda como as vendas em si os russos tem avançado bastante neste últimos anos.

No caso do MS-21 há de se notar também que ele, apesar de ser um projeto da Irkut, tem a participação de não poucos fornecedores ocidentais. Este é um dado importante e que no futuro irá dizer até onde o projeto terá condições de realmente disputar o mercado com as duas gigantes e chineses.

Penso que até em função disso, eles estiveram aqui em 2016, se bem me lembro, no Paraná, a fim de alocar no país parcerias para o fornecimento de partes e peças do MS-21, bem como no longo prazo, oferecer também o apoio logístico necessário a sua operação na AS. Aparentemente eles encontraram esse apoio no pólo aeronáutico de Maringá.

Vamos dar tempo ao tempo. Haverá espaço para ele na AL. Mas sabemos que será uma briga bem complexa.

Se eu acertasse na mega da virada sozinho, fazia uma aposta ariscada e abria uma área pra mim, arrumava uns desses e fazia rotas que a maioria das atuais não quer nem de graça. Tenho certeza que haveria uma boa recepção na região, fora a modernidade inquestionável do modelo russo.

abs.
Se você fosse um bilionário querendo se tornar um milionário.... esse seria um bom caminho!!!

:P




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Irkut MS-21

#42 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2018 11:01 pm

Cassio escreveu:Se você fosse um bilionário querendo se tornar um milionário.... esse seria um bom caminho!!!
:P
Pode ser que sim, pode ser que não. O tempo dirá se valeu a pena ganhar na mega sozinho. :lol:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Irkut MS-21

#43 Mensagem por Bolovo » Qui Fev 01, 2018 11:21 pm

Já que estão falando nele, foto de hoje em Moscou:

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Mensagens: 351
Registrado em: Sáb Jun 11, 2005 1:55 pm
Localização: Manaus - Amazonas
Agradeceram: 3 vezes

Re: Irkut MS-21

#44 Mensagem por Bruno Falcão » Sex Fev 02, 2018 12:13 am

Bonitão o bicho




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Irkut MS-21

#45 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 02, 2018 12:27 am

Podem dizer o que quiser dele, mas é o primeiro projeto de jato narrow body novo em mais de 30 anos.
Só isso já torna ele um fato digno de registro na história da aviação comercial.

[009]

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder