Cemitérios de aviões no Brasil

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

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Brigadeiro
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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#16 Mensagem por Brigadeiro » Sex Fev 04, 2011 7:44 pm

malmeida escreveu:
glauberprestes escreveu:A eletrônica das aeronaves já tinha sido retirada também. É só a casca mesmo....
Toneladas de Alumínio. Isso dá um dinheiro. :D :D :D
Será que não dá para levar um breguinha desses pro MUSAL e pintar nas cores do VC-96?
Um 707 não pode ser levado para lá também e ser "transformado" num KC?
O Museu TAM de São Carlos pode receber algum abandonado em CGH. Os menores são mais fáceis de desmontar e levar.
Pronto, já encaminhamos alguns.
Outro uso para essas carcaças:
http://www.switched.com/2009/04/15/reso ... oeing-727/
Finalidade pros velhos-de-guerra é que não falta!

MAlmeida
Há informações de que o PP-SMA (o primeiro 737-200 da VASP e que detém o recorde de 30 anos voando na mesma cia) que está parqueada em CNF, irá para São Carlos... Essa aeronave tem que ser preservada... Não pode ser deixada de lado!

Até mais!




Thiago
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rodrigo
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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#17 Mensagem por rodrigo » Ter Mar 01, 2011 11:56 am

http://www.cnj.jus.br/index.php?option= ... Itemid=169

Boeing da Vasp será leiloado em 30 dias

Um Boeing 737-200, pertencente à massa falida da Vasp, será o primeiro avião a ser leiloado dentro do programa Espaço Livre, implantado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Ministério da Defesa, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O leilão será realizado dentro de 30 dias. A data será fixada na próxima semana em reunião com o juiz da 1ª Vara de Falências de São Paulo, informou Marlos Melek, juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça.

A decisão de iniciar a venda dos ativos da Vasp foi tomada nesta quinta-feira (24/02) pela Comissão Executiva do Programa Espaço Livre, integrada por representantes de todos os participantes do programa. “A Justiça vai devolver o espaço do Aeroporto de Congonhas à Infraero com a maior brevidade possível”, afirmou Marlos Melek. Além de ocupar espaço e impedir a realização de obras no aeroporto, os aviões estacionados no pátio têm um alto custo para a massa falida.

O Boeing a ser leiloado, segundo o juiz, tem valor histórico pela sua antiguidade. Serão vendidos também cerca de 80 mil objetos de valor histórico, como maquetes de aviões, fotos, uniformes de pilotos e aeromoças, peças ornamentais. O evento será transmitido pela TV Justiça.

A Comissão marcou para o dia 30 de março o início do desmonte dos aviões. O primeiro é um Airbus, também pertencente à massa falida da Vasp. Antes, porém, a Anac fará um laudo, a ser apresentado até 15 de março, sobre o estado de conservação do Boeing e do Airbus. O laudo vai mostrar se os dois aviões ainda têm condição de voar ou se são apenas sucata.

Foi estabelecido também prazo de 15 dias para que o Ministério da Defesa apresente o plano de logística para desmontagem e transporte dos aviões, e que o Aeroporto de Brasília, com sete aviões parados, será o próximo alvo do Espaço Livre.

Para evitar que os aeroportos sejam novamente ocupados por aviões sob a custódia da Justiça, o Ministério da Defesa vai definir, dentro de dois meses, aeroportos de referência para receber aeronaves embargadas pela Justiça. Aviões com problemas judiciais terão que pousar nos aeroportos previamente definidos pelo Ministério da Defesa.




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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#18 Mensagem por rodrigo » Seg Mar 28, 2011 2:00 pm

Infraero planeja demolir hangares de Congonhas para ampliar aeroporto

SÃO PAULO - A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) pretende demolir 15 imóveis no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Segundo a assessoria da estatal, os prédios e hangares que podem ser demolidos pertenciam à Vasp.

A companhia aérea, que parou de voar em 2005, teve a falência decretada pela Justiça de São Paulo em setembro de 2008. Desde então, a área que pertencia a Vasp, cerca de 126 mil m², está desativada. A Infraero quer expandir o aeroporto e pretende utilizar o espaço.

Na terça-feira, representantes da Infraero se reúnem com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Conpresp) para discutir a demolição dos imóveis. Em 2004, o Conpresp abriu um processo de tombamento do aeroporto, que ainda não foi finalizado, por isso qualquer modificação na área deve ser submetida ao conselho.

A assessoria da Infraero afirmou que, caso o Conpresp conceda autorização para demolição, ainda não há previsão de quando isso deva ocorrer, já que a empresa aguarda o parecer.

http://www.estadao.com.br/noticias/cida ... 8342,0.htm




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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#19 Mensagem por Pablo Maica » Seg Mar 28, 2011 2:21 pm

Burocracia... burocracia... burocracia...

Imagina quantos aviões de pequeno porte que porderiam estar voando em Policias Militares, e defesas civis por varios estador estão apodrecendo, assim como os gigantecos patios abarrotados de carros apreendidos que poderiam estar servindo a sociedade, e estão apodrecendo.


Um abraço e t+ :D




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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#20 Mensagem por rodrigo » Qua Abr 27, 2011 4:35 pm

Sucatas da Vasp valem R$ 50 mil cada

O Programa Espaço Livre Aeroportos, que tem como objetivo remover dos aeroportos brasileiros as aeronaves que estão sob custódia da Justiça, finalizou os primeiros laudos de avaliação dos aviões da Vasp considerados, como não aeronavegáveis, ou seja, sucata. Com base na deterioração, o Brigadeiro Brauer, avaliador da massa falida, entregou os primeiros laudos destas aeronaves -cada “sucata” vale cerca de R$ 50 mil.

As aeronaves da Vasp devem começar a ser desmontadas no início de maio. A data do primeiro desmonte deverá ser confirmada em reunião da Corregedoria Nacional de Justiça com o Ministério da Defesa nesta semana.

O juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Marlos Augusto Melek acompanhou os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que inspecionaram os aviões em Congonhas para iniciar o desmonte. “O Programa Espaço Livre vai limpar dos pátios dos aeroportos brasileiros mais de 100 aeronaves”, diz Melek.

Após o desmonte, a 1ª Vara de Falências de São Paulo vai realizar leilões destas aeronaves sucateadas. Com a retirada das aeronaves do pátio do aeroporto de Congonhas, será devolvida para a Infraero uma área de 170 mil metros quadrados, que deve ser utilizada para a ampliação do aeroporto. Esta devolução deverá ocorrer até no máximo quatro meses após a realização dos leilões.

Primeira etapa- A primeira ação do Programa “Espaço Livre” tem como alvo as 27 aeronaves da Vasp, cuja falência foi decretada em 2008, que estão ociosas e espalhadas em aeroportos do país há cerca de seis anos. Cada aeronave tem um custo médio diário de estadia nos aeroportos de R$ 1.200, que é pago pela massa falida – ou seja, os credores -, da Vasp. Nove aeronaves encontram-se no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mas há aeronaves nos aeroportos das cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Manaus, Brasília, Campinas e Guarulhos. Em Congonhas, por exemplo, essas aeronaves ocupam um espaço de 170 mil m², o que equivale a aproximadamente três estádios de futebol. Há também 80 mil itens aeronáuticos guardados no pátio que poderão ser vendidos.

http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/1410 ... 0-mil-cada




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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#21 Mensagem por Marcelo Reis Batista » Sáb Mai 14, 2011 1:33 pm

Fique triste toda vez que passo em Brasilia e vejo aqueles 767 abandonados. =/

Meu primeiro Vôo doméstico foi em um Boeing 737-400 da Transbrasil.




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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#22 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Jul 02, 2011 11:01 am

Marcelo Reis Batista escreveu:Fique triste toda vez que passo em Brasilia e vejo aqueles 767 abandonados. =/

Meu primeiro Vôo doméstico foi em um Boeing 737-400 da Transbrasil.
Se a turma de Brasília não estivesse com o olho tão grande querendo um A-330 VIP a FAB poderia arrematar estes 767 retrofitá-los e recolocá-los em operação como transporte e rebastecededores substuindo os 707. Boa relação custo-benefício.




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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#23 Mensagem por REGATEANO » Sáb Jul 02, 2011 11:13 am

rodrigo escreveu:Aeroporto de Brasília - 3 767 ex-transbrasil e 3 737-200 ex-vasp

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Na foto também aparece um Foker 27.

Ao lado desses aviões, ainda tem um Brasília com as cores da Transbrasil.




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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#24 Mensagem por REGATEANO » Sáb Jul 02, 2011 11:14 am

rodrigo escreveu:Aeroporto Eduardo Gomes- Manaus - 2 DC-8 e 2 737-200 ex vasp

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Do outro lado do terminal tem um 707 e um DC-8 salvo engano.




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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#25 Mensagem por sapao » Sáb Jul 02, 2011 7:51 pm

Jet Crash® escreveu:
Marcelo Reis Batista escreveu:Fique triste toda vez que passo em Brasilia e vejo aqueles 767 abandonados. =/

Meu primeiro Vôo doméstico foi em um Boeing 737-400 da Transbrasil.
Se a turma de Brasília não estivesse com o olho tão grande querendo um A-330 VIP a FAB poderia arrematar estes 767 retrofitá-los e recolocá-los em operação como transporte e rebastecededores substuindo os 707. Boa relação custo-benefício.
Boa relação custo X beneficio?
Pegariamos uma carcaça abandonada (da qual ninguem cuida) e teriamos que colocar motor, avionicos, instrumentos, radar, forro,cablagem e tudo o mais necessário.
Isso depois de pagar por uma inspeção geral com raio-x e outras coisas mais para averiguar o estado das celulas.
Depois disso ainda bancariamos uma transformação para ser reabastecedor a ainda teriamos que homologar tudo isso, pois seria uma versão que so a FAB iria operar.
E quando isso tudo acabasse daqui ha alguns anos, teriamos um belo avião da decada de 80/90 sendo colocado em operação, que vai ter a hora de vôo mais cara que um A-330.
E teriamos que operar ele por mais uns 30 anos...

Não acho que seja uma boa solução, acho que seja uma solução TAMPAX!




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#26 Mensagem por Jet Crash® » Sáb Jul 02, 2011 9:32 pm

sapao escreveu:
Jet Crash® escreveu: Se a turma de Brasília não estivesse com o olho tão grande querendo um A-330 VIP a FAB poderia arrematar estes 767 retrofitá-los e recolocá-los em operação como transporte e rebastecededores substuindo os 707. Boa relação custo-benefício.
Boa relação custo X beneficio?
Pegariamos uma carcaça abandonada (da qual ninguem cuida) e teriamos que colocar motor, avionicos, instrumentos, radar, forro,cablagem e tudo o mais necessário.
Isso depois de pagar por uma inspeção geral com raio-x e outras coisas mais para averiguar o estado das celulas.
Depois disso ainda bancariamos uma transformação para ser reabastecedor a ainda teriamos que homologar tudo isso, pois seria uma versão que so a FAB iria operar.
E quando isso tudo acabasse daqui ha alguns anos, teriamos um belo avião da decada de 80/90 sendo colocado em operação, que vai ter a hora de vôo mais cara que um A-330.
E teriamos que operar ele por mais uns 30 anos...

Não acho que seja uma boa solução, acho que seja uma solução TAMPAX!
Seriam adquiridas a preço de sucata e a probabilidade da célula das mesmas se encontrarem em bom estado é altíssima. Mesmo no caso de alguma encontrar-se em péssimo estado esta poderia ser repassada como sucata sem prejuízo aos cofres públicos. Um retrofit equipando-as com novos aviônicos e motores será uma fração do que seria gasto da aquisição de um A-330 novo.

Só estão falando no A-330 porque querem uma aeronave VIP maior e mais nova. Se não houvesse o desejo de um Air Force One, eles estariam comprando mais 707 para a FAB.




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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#27 Mensagem por henriquejr » Dom Jul 03, 2011 11:50 am

O problema é que essas aeronaves foram, literalmente, abandonadas a própria sorte, sem qualquer tipo de cuidado como vedar toda a estrutura, como os americanos fazem quando mandam suas aeronaves para o deserto. Apesar do clima de Brasília ser seco quase o ano todo, imagino que as condições físicas desses aviões não são nada boas...devem ter capado eles totalmente, sobrando apenas a carcaça!

Se a FAB pretende ter B-767, seria mais fácil, e até econômico, buscar aviões desse tipo usados, que foram entregues as empresas de leasing. Acredito que deve existir algumas unidades em boas condições diponível para venda. Mesmo assim, acho que seria mais viável a FAB fazer um pedido diretamente a Boeing para a compra de aviões novos, já convertidos e homologados!




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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#28 Mensagem por sapao » Sex Jul 22, 2011 10:04 pm

Seriam adquiridas a preço de sucata e a probabilidade da célula das mesmas se encontrarem em bom estado é altíssima.
Seriam adquiridas a preço de sucata porque SÃO sucata!!!
E qual criterio você está utilizando para achar que aeronaves deixadas no tempo sem nenhum tipo de preparaçãotem alta probabilidade estar em otimo estado? Sempre achei que fosse o contrario...


Mesmo no caso de alguma encontrar-se em péssimo estado esta poderia ser repassada como sucata sem prejuízo aos cofres públicos. Um retrofit equipando-as com novos aviônicos e motores será uma fração do que seria gasto da aquisição de um A-330 novo.
Assim como colocar som e ABS em um Opala custa um fração do que custa um Corolla.
Mas e para manter?
Você sabe quanto custa a hora de vôo de um A-330 e de um 707?
Estamos falando em projetos para 30 anos ou mais. Vamos continuar voando 707/737 em 2040?


Só estão falando no A-330 porque querem uma aeronave VIP maior e mais nova. Se não houvesse o desejo de um Air Force One, eles estariam comprando mais 707 para a FAB.
Já existe o VIP.
A vontade de um novo avião surgiu junto com o projeto F-X e com os envolvimentos do Brasil em missões no exterior, o presidente anterior percebeu isso e a nova tambem.




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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#29 Mensagem por prp » Dom Jul 24, 2011 6:55 pm

A ANAC entrou com ação na Justiça Federal para assumir as aeronaves e dar destino a elas. Seja em leilão, seja doação ou mesmo descarte, ou que as empresas retirem as aeronaves dos aeroportos.
Lembro que em janeiro eu li a inicial que eles entraram nas seções do Amazonas.
Não sei em que pé está.




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Re: Cemitérios de aviões no Brasil

#30 Mensagem por binfa » Seg Jul 25, 2011 9:27 pm

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Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

credito: http://spottermanaus2.blogspot.com




att, binfa
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