Viking escreveu: ↑Qui Nov 23, 2023 11:24 pm
Em minha opinião deveria ter introduzida a capacidade de REVO durante a modernização destas aeronaves, além de encomendarem pelo menos mais três exemplares desenvolvidas na plataforma do e E175 ou E190.
Sds
A FAB planeja a partir do próximo planejamento estratégico para o decênio de 2028 a 2037 propor a aquisição de novo modelo de aeronave AEW&C na frota em substituição aos E\R-99.
Existe a perspectiva no planejamento atual inclusive do desenvolvimento de um radar AESA nacional para equipar este futuro vetor. Mas isto vai ficar, presumo, para o próximo plano, de forma a permitir melhor adequação dos investimentos à realidade futura e imediata.
A Embraer já tem o P-600 baseado na plataforma do Praetor 600, mas que não chamou a atenção dos brigadeiros por motivos óbvios. No entanto, as soluções apresentadas nele em termos de desempenho e capacidades deixou boa impressão no que tange a arquitetura dos sistemas e sua integração, inclusive, com outros sistemas em terra, mar e ar.
Se a versão de patrulha do E-190 E-2 vingar por aqui, é muito provável que a Embraer, e a FAB, se voltem para a família E-Jet a fim de estabelecer quais as opções que temos e\ou poderemos ter no futuro.
Por enquanto, os E\R-99 continuam por aí pelos próximos 15 anos, no mínimo.