knigh7 escreveu: ↑Sex Ago 13, 2021 4:42 pm
O R-99 terá o link BR2, os computadores da aeronave precisam acompanhar o volume de informações desse sensor mais sofisticado, não sei o que vai faltar nela.
Conheço pouco das capacidades do E/R-99. A FAB trata com muita discrição estas aeronaves.
Só sei que o R-99 não passou pelo mesmo nível de modernização dos AEW&C. Se isto afetará negativamente seu desempenho, não sei dizer. Mas alguns projetos nacionais como o data link BR2 realmente devem trazer maior e melhor capacidades a aeronave. E isto pede um novo, e melhor, sistema de comunicações, gerenciamento de sistemas embarcados e outras coisas afins. Até onde tais mudanças serão possíveis, também não sei dizer.
Com apenas 3 aviões, cada modificação nele deve custar muito caro de se fazer. E isto é uma grande limitação do ponto de vista do poder de investimento da FAB, que já tem muitos outros projetos na fila esperando verba para dar continuidade ou simplesmente sair do papel.
Ainda sou de opinião que os C-99/VC-99 deveriam ser aproveitados e transformados em mais unidades do E/R-99. São mais úteis e necessários à FAB do que aos pelegos de Brasília.
Mas vai dizer que o GTE não tem avião para levar os caras pra casa...
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski