Pistolas e Submetralhadoras para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Pistolas para o EB

#361 Mensagem por henriquejr » Dom Abr 28, 2013 7:44 pm

arcanjo escreveu:Qual a opinião dos Srs sobre esta?

Beretta PX4 Storm pistol (Italy)

Imagem
Beretta PX4 pistol

Imagem
PX4 pistol partially disassembled

Imagem
The grip of PX4 pistol features removable backstraps of various sizes and shapes


Type: Double Action
Calibers: 9x19 mm Luger/Para and .40S&W
Weight unloaded: 780-800 g
Length: 193 mm
Barrel length: 102 mm
Capacity: 17 (9mm) or 14 (.40) rounds

The PX4 Storm pistol is the latest addition to Beretta's line of semiautomatic pistols. The PX4 is designed using most modern concepts in combat handguns, such as maximum flexibility, most modern polymer materials, and most popular calibers. Available in the USA since late 2004, this pistol is an obvious attempt of the famous Italian company to regain its position on the US market. We yet shall see, if this attempt will succeed.

Technically, the PX4 pistol is a further development of the Beretta 8000 Cougar series pistols. PX4 pistol uses same recoil operated, locked breech system with rotating barrel. Much like the Cougar, the PX4 has a special frame insert with top- projecting stud, which causes the barrel to rotate on recoil to unlock from the slide. This insert is mounted on the recoil spring guide rod, and is spring-buffered to reduce peak recoil, which is transferred from barrel to frame. The frame is made from high strength polymer, with dual disassembly buttons, located on both sides of the frame, ahead of the trigger guard. To remove the slide and barrel, one must unload the pistol, then push both buttons inward and then pull the slide forward and off the frame. The slide stop levers are situated on both sides of the frame and are ergonomically shaped. Modular trigger system of PX4 Storm pistol is available in four basic models: Type F - conventional double action with manual safety/decocker; Type D - double action only, less safety or decocker, with spurless hammer; Type G - conventional double action with manual decocker and no safety; and Type C - with so called "constant action" and spurless hammer (sort of DAO system with less trigger pull weight). In the F and D modifications, safety / decocker levers are located on both sides of the slide. The grip of the PX4 has removable backstraps; each gun is supplied with three backstraps of different sizes, so the actual grip can be adapted to most shooters. The frame also features a standard Picatinny-type accessory rail as a standard. Magazine capacity is 17 rounds of 9mm ammo or 14 rounds of .40SW ammo. With optional extended capacity magazine baseplates (also available from Beretta), capacity is increased to impressive 20 rounds of 9mm or 17 rounds of .40SW.


http://world.guns.ru/handguns/hg/it/ber ... orm-e.html


arcanjo
Pelo menos bonita ela é. Pelo que vejo o mecanismo interno dela é bem parecido com o do projeto da PT-92, que originalmente é da Beretta. Pela competência tradicional desta empresa, creio que seja uma excelente arma.




.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6366 vezes
Contato:

Re: Pistolas para o EB

#362 Mensagem por Túlio » Dom Abr 28, 2013 7:47 pm

O sistema de gatilho normal das Berettas pouco difere das Walthers pré-1930... :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1900
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 790 vezes
Contato:

Re: Pistolas para o EB

#363 Mensagem por arcanjo » Ter Abr 30, 2013 6:44 pm

Túlio escreveu:O sistema de gatilho normal das Berettas pouco difere das Walthers pré-1930... :wink: 8-]
Túlio, poderia explicitar melhor o grifo meu?


arcanjo




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6366 vezes
Contato:

Re: Pistolas para o EB

#364 Mensagem por Túlio » Ter Abr 30, 2013 7:12 pm

Já expliquei acima. Em linhas gerais, quando se pressiona (para trás, claro) o gatilho de uma dessas armas, ele empurra uma peça - externamente visível em várias Taurus - que por sua vez transfere o movimento a outra, que vai para a frente e vem puxando um ressalto no martelo (cão) da pistola e o vai armando. O resultado é aquela puxada longa e "borrachenta" que todos os que tiveram o desprazer de disparar uma arma dessas várias vezes conhecem muito bem. Não é à toa que sou "revolveiro" de carteirinha: sistema ainda mais antigo mas muito melhor do ponto de vista de quem atira...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13517
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Pistolas para o EB

#365 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 04, 2013 7:10 pm

Pessoal me responde uma coisa: qual seria o melhor calíbre para as Forças Armadas, .40 ou .45 ou 9 X 19 mm?
E qual seria a melhor pistola para as Forças Armadas no calibre escolhido?
Obrigado pessoal.




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3188
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 204 vezes

Re: Pistolas para o EB

#366 Mensagem por jumentodonordeste » Sáb Mai 04, 2013 8:12 pm

gabriel219 escreveu:Pessoal me responde uma coisa: qual seria o melhor calíbre para as Forças Armadas, .40 ou .45 ou 9 X 19 mm?
E qual seria a melhor pistola para as Forças Armadas no calibre escolhido?
Obrigado pessoal.
Isso quem tem que responder são as FAs, cara.

Mas eu acho que existe um motivo para o .45 ser tão usado...

E no final eu acho que acaba virando questão de gosto também, uma arma 9mm tem um recuo geralmente menor e pode carregar mais munição, tem soldado que gosta. Mas não tem o tão famoso e desejado stoping power que uma .40 ou .45 teriam, que é absolutamente necessário, principalmente para FAs pois a pistola é geralmente usada como arma do "ih fudeu", arma de emergência.

Então, eu acho que é uma pergunta difícil de responder e eu só posso dar a minha opinião pessoal, do que eu gostaria de ter comigo em um momento de emergência, eu gostaria de ter a melhor capacidade de parar a agressão com o menor número de tiros possível, ficaria com o .45 acp. :wink:




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13517
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Pistolas para o EB

#367 Mensagem por gabriel219 » Sáb Mai 04, 2013 9:39 pm

jumentodonordeste escreveu:
gabriel219 escreveu:Pessoal me responde uma coisa: qual seria o melhor calíbre para as Forças Armadas, .40 ou .45 ou 9 X 19 mm?
E qual seria a melhor pistola para as Forças Armadas no calibre escolhido?
Obrigado pessoal.
Isso quem tem que responder são as FAs, cara.

Mas eu acho que existe um motivo para o .45 ser tão usado...

E no final eu acho que acaba virando questão de gosto também, uma arma 9mm tem um recuo geralmente menor e pode carregar mais munição, tem soldado que gosta. Mas não tem o tão famoso e desejado stoping power que uma .40 ou .45 teriam, que é absolutamente necessário, principalmente para FAs pois a pistola é geralmente usada como arma do "ih fudeu", arma de emergência.

Então, eu acho que é uma pergunta difícil de responder e eu só posso dar a minha opinião pessoal, do que eu gostaria de ter comigo em um momento de emergência, eu gostaria de ter a melhor capacidade de parar a agressão com o menor número de tiros possível, ficaria com o .45 acp. :wink:
Obrigado ae velho.
Ouço falarem do .40, outros do .45 e outros do 9 x 19 mm, ai fica difícil...
Mas obrigado ae.
Eu sou fã do .45, mas como não sou um soldado da FABr's eu fico com pé atrás para falar sobre isso.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6366 vezes
Contato:

Re: Pistolas para o EB

#368 Mensagem por Túlio » Dom Mai 05, 2013 1:54 pm

jumentodonordeste escreveu: Mas eu acho que existe um motivo para o .45 ser tão usado...

E no final eu acho que acaba virando questão de gosto também, uma arma 9mm tem um recuo geralmente menor e pode carregar mais munição, tem soldado que gosta. Mas não tem o tão famoso e desejado stoping power que uma .40 ou .45 teriam, que é absolutamente necessário, principalmente para FAs pois a pistola é geralmente usada como arma do "ih fudeu", arma de emergência.

Então, eu acho que é uma pergunta difícil de responder e eu só posso dar a minha opinião pessoal, do que eu gostaria de ter comigo em um momento de emergência, eu gostaria de ter a melhor capacidade de parar a agressão com o menor número de tiros possível, ficaria com o .45 acp. :wink:

Não importa quantas vezes eu desmistifique, sempre volta a véia e xaroposa charla do calibre com mais "stopping power".

Senhores, permitam-me tomar emprestada a famosa expressão do Padre Quevedo: ISSO NOM ECZISTE! :lol: :lol: :lol: :lol:

Essa papagaiada toda apareceu ali pelos anos setenta, através de um então famoso guru ianque em assuntos de armamentos chamado JEFF COOPER. Era apenas a racionalização de seu gosto pessoal pela Colt M1911A1 e JAMAIS foi demonstrado cabalmente que uma arma em .45 ACP mata mais ou para mais que outra em 9mm.

Aliás, se isso de "calibrão" resolvesse tudo, mesmo que portando menos munição, por que não adotar logo o Magnum .44? Não aquele monstrengo que o Dirty Harry usava nos filmes, claro, há modelos menores e mais leves. Como dispara um projétil de peso e tamanho similares ao da Colt 1911 (embora o cartucho todo seja bem maior e mais pesado) mas com quase o dobro da velocidade, deve matar e parar também quase o dobro, não? E só se perderia UM cartucho, é um carregador de sete cartuchos contra um tambor de seis...

Não. Não é por aí. O ÚNICO stopping power que conheço está no conjunto olhos/mãos do Atirador, sua proficiência e conhecimento do que sua arma pode e não pode fazer, e como. E me parece bem mais fácil obter uma sequência rápida e precisa com um calibre menos potente do que com um troço que dê um baita coice ao disparar. Não foi à toa que devolvi a 24/7 que usava em serviço e peguei de volta o .38, não há comparação entre os agrupamentos que posso obter com ele e os que obtive com ela. Igual raciocínio fez com que o FBI adotasse o potentíssimo 10 mm Auto e o acabasse substituindo pelo .40 S&W, o mesmo que virou coqueluche nas Polícias pelo mundo afora, aqui no Brasil, inclusive. É excesso de peso, recuo e muzzle (elevação/torção da arma - no sentido do raiamento - no instante do disparo) no Auto, que mais atrapalham do que ajudam.

Para finalizar, e pegando esse "gancho" do FBI: sua arma de coldre padrão era em 9 mm. Então ocorreu um tiroteio entre uma equipe de Agentes e uma dupla de assaltantes de bancos, um com uma doze "pump" e outro com uma carabina Ruger Mini 14 em 5,56 mm. Os dois criminosos foram mortos mas a equipe do FBI também teve baixas, incluindo seu líder. Então, dos depoimentos, emergiram coisas como a "sensação de inferioridade", pois era muito ruim para o moral ficar ouvindo suas pistolas fazendo "pop" enquanto a carabina fazia "CABLAM!". Daí que a culpa caiu no lombo das coitadas das pistolas e não da incompetência de quem montou a operação: se se considera a possibilidade de enfrentar carabinas, espingardas e fuzis, no mínimo se levará o mesmo, não? A pistola será usada apenas em uma emergência num caso desses, jamais como arma principal ou única, e pode ser em que calibre for, estará em desvantagem.

E isso vale até para um Taurus em .454 Casull... :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Pistolas para o EB

#369 Mensagem por henriquejr » Dom Mai 05, 2013 3:24 pm

Concordo como o Túlio. A melhor arma é aquela que conseguimos nos adaptar da melhor forma, ou seja, aquela que nos passa mais segurança na hora que for utiliza-la. Não adianta ter uma IMI Dersert Eagre .50, com capacidade para apenas 7 munições se, durante uma troca de tiros, você efetuar 7 disparos e não conseguir alvejar o seu oponente, que pode estar armado com uma pistola calibre 7,65 (considerada fraca) com o dobro da capacidade de munições, no final o oponente vai ter munições sobrando para te alvejar. Acho que é aquela velha questão, também utilizada em relação a proteção pessoal, da relação entre Proteção x Mobilidade. Acho que o ideal é que se encontre um equilíbrio e que o se treine bastante com a arma escolhida, independente do calibre.

Na minha humilde opinião, qualquer calibre entre o 38SPL (com uma boa munição) e o .45ACP (entre eles posso citar os mais comuns, como o 9x19mm, o .40S&W, o 357Mag, etc) é considerado um bom calibre para defesa pessoal, pois todos eles tem uma letalidade altíssima quando utilizado de forma correta. Um calibre que é muito difundido no nosso país, mas que considero com um desempenho para imobilizar um oponente (muitos chama de Stop Power) menor que os descritos acima é o .380. Pode ser birra da minha parte mas é um calibre que não me trás confiança pois já vi, na prática, que é um calibre pode deixar seu usuário em apuros em determinadas situações, por causa daquela historia de transferencia de energia para o alvo (ou não tem energia suficiente não é ineficiente na transferencia).

O último caso que vi de perto sobre o problema da 380 ocorreu com um colega de trabalho, que estava de folga, cortando o cabelo num salão, quando dois elementos adentraram no local e renderam todos, para roubar a moto desse colega. Quando os elementos subiram na moto, ele sacou a sua PT-638 novinha e começou a disparar contra os dois elementos (somente um deles armado), que mesmo tendo sido atingido duas vezes, sendo uma no peito(!), conseguiu contra-atacar, efetuando vários disparos contra o colega, mas felizmente nenhum atingiu o mesmo, que estava bem abrigado. Ou seja, se fosse em outra situação (se não desse pra se abrigar) esse colega poderia ter sido morto, como já ocorreu várias vezes em situações bem parecidas com essa. No outro dia, conversando com ele, o mesmo me contou como é ruim a sensação de você saber que ta alvejando o seu oponente e parece que o tiros não surtem efeito nenhum contra o alvo! Depois disso ele terminou acautelando uma PT-100 (.40S&W) da instituição e só anda com ela!

E voltando a casos que vi na prática, até hoje não vi nenhum elemento que foi atingido por um disparo de .40S&W na região do tórax e continuar esboçando reação! A situação que o camarada fica depois de ser atingido por um calibre desses é complicada, fica praticamente imobilizado, no chão, sentindo uma dor aparentemente insuportável e pedindo pela vida, quando ainda está vivo!

Resumindo meu ponto de vista, não adianta ter um canhão nas mãos (como explica o Túlio) se não conseguir acertar o alvo, mas também não é bom estar numa troca de tiros, ou ter que reagir a uma situação de risco, onde a vida está em risco, com uma arma ineficiente na hora de imobilizar o alvo, as vezes tudo que temos é uma única chace de alvejar o oponente! Por isso que digo que um bom revólver calibre 38SPL com uma munição de boa qualidade é uma arma excelente para defesa pessoal. Uma pistola calibre 9mm tem uma ótima relação potência/capacidade de munições. o que a torna ótima não só para defesa pessoal como também para uso policial e militar. E uma .45ACP é praticamente um mito entre os calibre de armas curta, continua sendo um calibre muito forte e eficiente mas com menor capacidade de munição que uma 9mm, que faz o serviço do mesmo jeito.




.
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Pistolas para o EB

#370 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Mai 05, 2013 3:30 pm

Resuma minha opinião com uma formula:

Energia cinética=1/2Mv2

Nada suoera isto.

Bacchi




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13517
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Pistolas para o EB

#371 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 05, 2013 6:27 pm

Então na relação recuo, capacidade e letalidade, a .40 seria melhor?
E as pistolas GC .45 ACP da imbel (14+1 munições em seu carregador bifilar), seria uma boa opção?




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: Pistolas para o EB

#372 Mensagem por Moccelin » Dom Mai 05, 2013 7:07 pm

Cara, esse negócio de o que e´ melhor ja´ foi discutido um porrilhao de vezes por aqui, e olha que eu estou meio afastado tem mais de um ano e meio, e sempre volta...

Como nosso amigo Tulio ja falou, mais vale o treinamento e a proficiencia do sujeito no uso de um "treis oitao" do que uma .45 com 15 tiros na mao de um ze ruela...

Ai temos que analisar coisas como a disponibilizaçao de treinamento pra TODA a tropa em niveis minimamente aceitaveis, e isso vai estar atrelado ao preço da uniçao, facilidade de se recarregar tal muniçao, preço da muniçao nova, enfim, sao tantas variaveis que eu, civilzao que sou (a contra gosto, mas sou), nao tenho como afirmar, e mesmo o Tulio, que podemos classificar como entendido no assunto, tambem tem problemas em analisar por nao ter os dados necessarios.

Certa vez, discutindo sobre o calibre do fuzil, estavamos viajando em elocubraçoes e veio o Piffer, major da AvEx e infante de AMAN, e soltou uma que ninguem havia discutido ainda: peso e volume da muniçao... Enfim, eh tanta coisa que fica dificil alguem de fora analisar.

Um exemplo pratico? Muito se tem falado (pelo menos a uns 3 anos atras, quendo eu passava horas lendo sobre isso) sobre a muniçao 5,7mm da FN... Muniçao leve, pouco volumosa, veloz (energia atraves da velocidade) e com caracteristicas balisticas terminais ideais no raio de uso de uma pistola/submetralhadora contra alvos moles (gente) e duros (gente com coletes balisticos modernos, afinal ninguem vai atirar com uma pistola num carro blindado). Passado muito tempo da sua invençao, alem de algumas tropas especiais, e certos paises que nao podem ser comparados com o Brasil, quantos usam essa muniçao como "oficial"??? Questoes como preço, facilidade de se conseguir, etc influenciam, e muito, nessas decisoes! Exercitos tem que pensar ate na facilidade de conseguir muniçao com os aliados, seja de forma explicita, seja por baixo dos panos (Lembram da lenda da Argentina sendo suprida pelo nosso estoque na Guerra das Malvinas?), eh assim que a banda toca, e fica quase impossivel dizer cientificamente e de maneira ampla que esta ou aquela eh a melhor muniçao, pode-se apenas, dizer quel eh melhor em determinada situaçao, com determinados parametros.

Atualmente, e para as FFAA brasileiras, parece ser o 9mm, nao duvido que logo (logo a la FFAA brasileiras) mude-se para .40, afinal a galera toda que realmente usa pistolas no Brasil (e por consequencia compra armas e muniçao), e que forma mais que um EB em efetivo (e umas 10x o efetivo que atira com pistola nas FFAA), esta praticamente 100% nessa muniçao (pra quem nao entendeu eh o universo policial).




The cake is a lie...
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3188
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 204 vezes

Re: Pistolas para o EB

#373 Mensagem por jumentodonordeste » Dom Mai 05, 2013 8:23 pm

gabriel219 escreveu:Então na relação recuo, capacidade e letalidade, a .40 seria melhor?
E as pistolas GC .45 ACP da imbel (14+1 munições em seu carregador bifilar), seria uma boa opção?
Eu concordo com o que os amigos disseram acima, se o atirador recebe a instrução adequada e tem capacidade para operar o equipamento, isso é que vai definir a letalidade da arma na mão dele, muito mais do que o calibre.

Então respondendo a sua pergunta, se o soldado for bem treinado, eu não vejo porque não seria uma boa opção.

O fato é que o cara não pode ser bisonho, se for bisonho você pode colocar na mão dele uma Glock, CZ, USP, HK45, SIG ou Five-seven e ele ainda vai dar um jeito de morrer.

Lembrando que essa é a minha opinião, o fórum tem gente que realmente trabalha com esses calibres e que sabem muito mais do que eu. :wink: [000]




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60640
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6366 vezes
Contato:

Re: Pistolas para o EB

#374 Mensagem por Túlio » Dom Mai 05, 2013 9:45 pm

jumentodonordeste escreveu: (...) se for bisonho você pode colocar na mão dele uma Glock, CZ, USP, HK45, SIG ou Five-seven e ele ainda vai dar um jeito de morrer.

Frase basilar: concordo integralmente! :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: Pistolas para o EB

#375 Mensagem por Andre Correa » Dom Mai 05, 2013 10:15 pm

Pelos calibres que já experimentei, posso dizer que o 9mm foi o que julguei mais efectivo, na minha opinião, e caso fizesse parte de alguma força de segurança, seria a minha opção. Tal que, aqui em Portugal, como em muitos países na Europa, o 9x19mm é o padrão das Forças de Segurança.

Aqui em Portugal, a PSP e GNR usam a Glock 19 como arma de serviço, que é muito efectiva, e que, nas mãos de um agente bem treinado, cumpre perfeitamente a missão de desabilitar o agressor/ameaça. Mas nada proíbe que o agente tenha outra arma, particular, num calibre diferente, desde que sinta confiança naquele.

Tal como o Túlio disse, o verdadeiro "stopping power" está nas mãos do atirador. A sua confiança e habilidade com sua arma valem muito mais do que a força do seu calibre.

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Responder