Dentre as tropas de operaçoes especiais quem é a melhor ??

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8841
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 438 vezes

Re: Dentre as tropas de operaçoes especiais quem é a melhor ??

#16 Mensagem por Pablo Maica » Sex Ago 27, 2010 3:12 am

Justamente existem tropas especiais distintas visto que são destinadas a cumprir missões distintas.

As forças tem suas proprias FOEsp não por individualidade, e sim por que cada uma delas é destinada a um fim especifico, que melhor atende as exigencias da sua força "mãe" no ambiente e objetivos a que se destina.

É quase como querer comparar uma fragata anti-aérea com uma anti-submarino... são da mesma classe mas especializadas em missões diferentes.


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Dentre as tropas de operaçoes especiais quem é a melhor ??

#17 Mensagem por Clermont » Sáb Ago 28, 2010 1:53 pm

sapao escreveu:Um exemplo pratico e a propria MB, que possui os GRUMEC e os COMANF; cada um especializado na suas missões especificas. Ou seja, dependendo do criterio, cada uma seria melhor, na sua aerea de atuação.
É verdade, mas ainda mantenho minhas dúvidas se, dentro de uma corporação, não tão grande assim, como a Marinha, haveria necessidade de manter um número reduzido de mergulhadores de combate (talvez, nem duas centenas) constituindo uma força autonôma de marinheiros, sob comando da Força de Submarinos, ao invés de considerá-la como elemento de fuzileiros navais, incorporando-a dentro do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais. Isto, parece-me uma mera cópia da estrutura americana de mergulhadores de combate da U.S. Navy, do tempo da Segunda Guerra Mundial e dos anos 1950. E numa época em que o U.S.M.C. tinha certa aversão ao conceito de unidades de operações especiais.

Da mesma mesma forma, em teoria, não há o que se discutir sobre a competência do GERR, orgânico do GRUMEC, para, por exemplo, livrar uma plataforma de petróleo de algum movimento armado de funcionários grevistas da PETROBRÁS. Por outro lado, não compreendo bem, como será o processo de escolha, por exemplo, para escolher quem libertará a embaixada do Bumbumquistão, no Rio de Janeiro, que foi capturada por terroristas armados do MST:

O COT da Polícia Federal?

(Interrupção. Raios duplos! Algo está ocorrendo no fórum! A partir de certo momento, não estou conseguindo mais digitar na própria área de mensagens! Ela fica pulando, tornando impossível a escrita. Tenho de copiar o texto e transferí-lo para o velho "Wordpad" e terminar lá, a mensagem.

continuando...)

O GERR/OpEsp do Batalhão Tonelero de Fuzileiros Navais?

O DCT do Batalhão Antônio Dias Cardoso do Exército?

Ou, o BOPE, do capitão Nascimento?

Ou todos eles, numa ação combinada?




Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: Dentre as tropas de operaçoes especiais quem é a melhor ??

#18 Mensagem por R.A.Barros » Sáb Ago 28, 2010 2:08 pm

Apesar de serem tropas totalmente diferentes, podemos sim escolher uma ''melhor''. Mas não é discutindo o modo de operação delas, mas sim a capacidade de cada.

Então, faremos assim:
Qual tropa de Operações Especiais possui os melhores equipamentos individuais ?
Qual tropa tem uma melhor aptidão física ?
Qual tropa tem mais meios ?
Qual tropa atira melhor ?
Qual.... [...] ?
Qual.... [...] ?




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Dentre as tropas de operaçoes especiais quem é a melhor ??

#19 Mensagem por sapao » Sáb Ago 28, 2010 8:25 pm

Clermont,
vai depender da autoridade com poder de decisão. Ela pode escolher usar uma, todas ou nenhuma das unidades citadas.

Barros,
desculpe discordar, mas vamos voltar ao mesmo ponto:
-Qual tropa de Operações Especiais possui os melhores equipamentos individuais para que tipo de operação? Como comparar um equipamento de mergulho autonomo com um designador laser?

-Qual tropa tem uma melhor aptidão física para que tipo de missão? Se o Michael Phelps for correr na pista com o Usain Bolt vai perder feio, isso quer dizer que ele tem menos aptidão fisica ou que seu treinamento visa um objetivo diferente?

-Qual tropa tem mais meios? Todas! Em caso de necessidade todos os meios disponiveis pelas FFAA serão utiilizados por uma ou mais equipes para cumprir a missão.

-Qual tropa atira melhor em que situação, com que armamento? A FAB teve um oficial classificado para uma prova de tiro nas ultimas olimpiadas, isso faz dele o melhor atirador das forças armadas?

O que eu quero dizer e que apesar de haver certas competições nesse sentido no exterior, comparar forças especiais e algo muito inocuo devido a falta de dados, afinal o treinamento, o aprestamento e a maioria das missões destas unidades são sigilosas, então como vamos ter dados para comparar?
Acho que seria mais proveitoso se utilizassemos o topico para falar das unidades em si e das missões que tiveram repercussão na midia, não so das FFAA como dos orgãos de segurança, ao inves de realizarmos comparações que, na minha opinião, seriam baseadas no "achismo"




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: Dentre as tropas de operaçoes especiais quem é a melhor ??

#20 Mensagem por Henrique Brito » Dom Jul 12, 2020 1:59 pm

Qual é a melhor pra executar uma missão de inteligência naval, ou ação de sabotagem sobre bases navais e embarcações inimigas, ou guiar fogo naval sobre uma base naval inimiga? GruMeC.

Qual é a melhor para executar uma ação direta de comandos de carater naval destruindo uma bateria de artilharia de costa inimiga em uma ação pré assalto anfíbio dos fuzileiros navais? ComAnf

Qual é a melhor para cumprir ações de guerra irregular contra um inimigo mais poderoso, cumprir ações de contraguerrilha, e de operar meses infiltrada em território inimigo recrutando, armando e treinando populares para uma guerrilha e executando missões de inteligência, sabotagem e reconhecimento especial nas retaguardas profundas do inimigo? Forças Especiais

Qual é a melhor para cumprir uma ação direta de comandos destruindo um alvo de grande valor estratégico como um lançador de mísseis e foguetes nas retaguardas profundas do inimigo? Comandos

Qual a melhor para se infiltrar, identificar e eliminar baterias de artilharia antiaérea nas retaguardas inimigas e orientar pilotos e mestres de salto sobre qual é o melhor local pro assalto aeroterreste de paraquedistas? Precursores

Qual a melhor para resgatar pilotos brasileiros que se ejetaram em combate ou capturar pilotos inimigos na mesma situação e para executar uma ação direta de comandos contra radares e aeronaves inimigas ainda no solo? Para-SaR.

Qual é a mais preparada para executar ações de contra-terrorismo? Depende do ambiente.

Se ação terrorista em uma embarcação ou plataforma de petróleo: GERR-MEC (GruMeC)

Se ação terrorista em uma instalação terrestre de caráter naval como um porto, doca ou estaleiro: GERR-OpEsp (ComAnf)

Se ação terrorista em ambiente terrestre executada por organização terrorista internacional: DCT (Forças Especiais)

Se ação terrorista executada em aeronave, aeródromos e aeroportos por organização terrorista internacional: DesOp (Para-SaR)

Se ação terrorista em ambiente terrestre ou em aeronave, aeródromo e aeroporto executada por organização nacional: COT (Polícia Federal)

Sobre armamentos, equipamentos e qualidade do adestramento para a missão em que são especializadas, me parece que todas estão niveladas.

O que passar disso é puro e simples bairrismo.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: Dentre as tropas de operaçoes especiais quem é a melhor ??

#21 Mensagem por Henrique Brito » Dom Jul 12, 2020 2:05 pm



Ainda que eu considere que todas estão niveladas, esse vídeo que se propõe a rankea-las é muito maneiro em caráter de entretenimento




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36477
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3153 vezes

Re: Dentre as tropas de operaçoes especiais quem é a melhor ??

#22 Mensagem por FCarvalho » Seg Jul 13, 2020 12:34 pm

A melhor tropa é aquele que cumpre a sua missão. Ponto.

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder