HondaJet Echelon, eis o nome do jato que pode ameaçar reinado do Embraer Phenom 300
Ricardo Meier
18 de outubro de 2023
Aeronave com capacidade para até 11 ocupantes foi revelada como conceito HondaJet 2600 Concept em 2021 e deverá entrar em serviço em 2028
A Honda Aircraft Company oficializou o nome do seu segunda jato executivo, o HondaJet Echelon (Escalão em português). A aeronave para até 11 ocupantes se posicionará acima do HondaJet Elite II e teve uma maquete apresentada na feira NBAA-BACE nesta semana, em Las Vegas (EUA).
O Echelon surgiu como HondaJet 2600 Concept em 2021 e teve sua produção em série confirmada em junho. A Honda planeja realizar o voo inaugural em 2026 e a entrada em serviço, em 2028.
A aeronave segue o conceito do HondaJet original, com motores instalados em pods sobre as asas, que permitem liberar espaço interno na fuselagem e oferecer uma eficiência de combustível 20% maior que jatos do mesmo porte.
A Honda promete por isso um desempenho excepcional que inclui o voo transcontinental sem escalas nos EUA graças à autonomia de 2.625 milhas náuticas (4.862 km) com um piloto e quatro passageiros.
A velocidade máxima de cruzeiro planejada é de 450 nós (833 km/h) a uma altitude de 47.000 pés (14.325 metros). O Echelon promete um grande nível de automação e eletrificação, a ser certificado com o voo monopiloto.
O HondaJet Echelon foi revelado em 2021 como 2600 Concept (Honda)
Vem aí um duro rival para o Phenom 300
“O HondaJet Echelon nasceu para criar uma nova categoria que transcende a experiência de viagem em jatos leves convencionais”, disse o presidente e CEO da Honda Aircraft Company, Hideto Yamasaki. “Expandir a mobilidade rumo ao céu tem sido o sonho de longa data da Honda, e o HondaJet Echelon marca o emocionante próximo capítulo ao mesmo tempo em que apresenta uma história clássica da Honda de um produto que cria novo valor para as pessoas”.
Segundo a fabricante, que tem sede em Greenboro, nos EUA, a revisão crítica do projeto (CDR em inglês) deverá ocorrer em meados de 2024, quando também será dado início à montagem dos primeiros aviões de testes.
O Echelon será um duro adversário para o Phenom 300E, da Embraer, que hoje lidera as vendas em seu segmento. Se repetir o cenário da disputa HondaJet Elite contra Phenom 100, a Honda pode se dar bem: de 2015 a 2022, seu modelo estreante teve 226 entregas contra apenas 81 aeronaves do avião brasileiro.
https://www.airway.com.br/honda-batiza- ... t-echelon/