PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#1 Mensagem por nveras » Ter Abr 13, 2010 10:54 am

Bom dia. Eu resolvi criar o tópico, após esperar que o Ilya o fizesse, :D com a intenção de melhorarmos o português do nosso DB. Vejam só, não se trata aqui de erros de digitação, mas sim de tentarmos nos corrigir quanto ao emprego errado e quando esse erro for contumaz. Solicito que não seja citado o autor do erro gramatical e que o tópico seja usado apenas quando "dói o ouvido". Vou começar.
ERRO- Não tem nada haver
CORRETO- Não tem nada a ver

Pode-se usar "não tem nada a haver", no sentido de "não tem nada a receber".

Agradeço se me corrigirem quando estiver errado. :wink:




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Abr 13, 2010 12:16 pm

está certo. :wink:




Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#3 Mensagem por Túlio » Ter Abr 13, 2010 12:55 pm

nveras escreveu:Bom dia. Eu resolvi criar o tópico, após esperar que o Ilya o fizesse, :D com a intenção de melhorarmos o português do nosso DB. Vejam só, não se trata aqui de erros de digitação, mas sim de tentarmos nos corrigir quanto ao emprego errado e quando esse erro for contumaz. Solicito que não seja citado o autor do erro gramatical e que o tópico seja usado apenas quando "dói o ouvido". Vou começar.
ERRO- Não tem nada haver
CORRETO- Não tem nada a ver

Pode-se usar "não tem nada a haver", no sentido de "não tem nada a receber".

Agradeço se me corrigirem quando estiver errado. :wink:

Interessante. Eu mesmo uso 'haver', imaginando que 'ver' não seria o mais correto. Isso que postaste está gramaticalmente correto ou é o que pensas apenas? Porque se estiver rigorosamente de acordo com nossa Gramática Oficial eu troco, detesto escrever errado... :wink:

Mas quero contribuir também. Como Moderador tenho que ler montes de posts e há erros recorrentes como:

:arrow: Faser. É FAZER!
:arrow: Pesso. É PEÇO!
:arrow: Precizar. É PRECISAR!
:arrow: Esta-mos, fizésse-mos, podería-mos. É ESTAMOS, FIZÉSSEMOS, PODERÍAMOS!
:arrow: Bixa, bixo. É BICHA, BICHO! Com 'x' só calouro em curso superior...

Quando lembrar eu posto mais.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#4 Mensagem por tflash » Ter Abr 13, 2010 5:35 pm

A correcção automática é nossa amiga mas também faz as suas borradas se não tivermos atenção.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#5 Mensagem por Francoorp » Ter Abr 13, 2010 6:20 pm

Entrando no mérito da questão, recordo a todos os que interessar possa, que nos idos do ano do senhor de 2009, nossa contestada língua, que mais bela não ha de existir, as implicações profundas da mudança gramaticalmente predisposta:

De acordo com o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009, tudo o que você aprendeu na escola sobre o alfabeto português, as tremas, as consoantes não pronunciadas, as grafias duplas, a acentuação e os hífens vão mudar! A ídeia inicial é regularizar oficialmente as duas grafias oficiais (português de Portugal com o português do Brasil), pois para quem não sabe, o português é a 5ª língua mais falada do mundo com mais de 215 milhões de pessoas.
Então, se você curte escrever e falar corretamente, além de adorar corrigir os erros gramaticais dos outros ao seu redor, esta é uma grande oportunidade para descobrir, entender, saber e conhecer quais foram as mudanças radicais que a nossa tão querida língua sofrerá. Esqueça tudo o que você aprendeu na escola, no ensino fundamental, no ensino médio, na universidade, na faculdade, no mestrado, no doutorado e no pós-doutorado (PhD). Abaixo seguem todas as mudanças gramaticais, nas quais todos nós teremos que aprender novamente:
Alfabeto da língua portuguesa

A língua portuguesa passa a reconhecer o “K“, “W” e o “Y” como letras do nosso alfabeto, aumentando o número para 26 letras. Esta regra servirá para regularizar o uso dessas letras no nosso idioma. Exemplo: km e watt.
Regra das Tremas

As saudosas tremas foram abolidas da língua portuguesa. Você nunca mais precisará usá-las, a não ser para casos específicos, como o uso em nomes próprios. Exemplo: tranquilo e cinquenta.
Regra da Acentuação

- Hiatos terminados em “oo” e “ee” não são mais acentuados. Exemplo: leem e voo.
- Ditongos abertos em paroxítonas não são mais acentuados. Exemplo: ideia e jiboia.
- Ditongos com “u” e “i” tônicos não são mais acentuados. Exemplo: feiura.
- O acento continua em ditongos abertos em monossílabas, oxítonas e terminados em “eu“. Exemplo: chapéu.
- O acento em palavras homógrafas foram eliminados, com exceção no verbo “poder” (no passado) e “pôr”. Exemplo: pelo, para, pôde.
- Não acentua-se mais o “u” em formas verbais rozotônicas precedido de “g” ou “q” antes de “e” ou “i“. Exemplo: apaziguar e averiguar.
Regra das Grafias Duplas

Para palavras onde a fonética é ambígua, como é o caso de Roraima, pode-se usar acentos da melhor forma que lhe convém. Exemplo: Rorâima e/ou Roráima.
Regra das Consoantes Mudas

Todas consoantes que não são pronunciadas, tais como exacto e óptimo, não serão mais usadas. O Brasil já adora esta regra há várias décadas. Exemplo: óptimo e objectivo.
Regra do Hífen

- Não utiliza-se mais hífens em palavras compostas cujos prefixos terminam em vogal seguida de palavras iniciadas com “r” ou “s“. A mesma regra serve para prefixos que terminam em vogal e palavras que começam com vogal. Exemplo: contrassenha e autorretrato.
- Mantem-se o hífen para prefixos terminados em “r” onde a outra palavra também começa com “r“. Exemplo: super-racional.
- Utiliza-se hífen quando a palavra começa com a mesma vogal que o prefixo termina, com exceção do prefixo “co“. Exemplo: anti-inflamatório.
- O hífen mantem-se em palavras que não possuem ligação em comum. A mesma regra aplica-se para prefixos “vice“, “ex“, “pré“, “pró” e “pós“. Exemplo: beija-flor.
- Não utiliza-se mais hífens em palavras compostas por substantivos, adjetivos, verbais, pronomes, etc. Exemplo: sala de jantar.

Grato e não Valeu, que é errado !!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2468
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#6 Mensagem por zela » Ter Abr 13, 2010 6:32 pm

PÀRA CONTRIBUIR COM O DEBÂTE [022]

1.Vejo muitos foristas escrevendo "haver", quando no sentido de "existir", no plural. Não pode; verbo "haver" significando "existir" não admite plural.
Ex:
ERRADO - Haviam muitos riscos
CERTO - Havia muitos riscos. Nesse exemplo poderia usar o verbo existir no plural sem problemas, porque ele admite plural nesse caso: "Existiram muitos riscos."

Houveram muitos problemas em relação aos helicópteros.NÃO
Houve muitos problemas...SIM

2. Verbos haver e fazer, indicando tempo. não admitem plural.
Ex:
Fazem dois meses que não atiro. ERRADO
Faz dois meses que não atiro. CERTO

Há muitos dias que não saio. CERTO
................................................................................................
É isso por enquanto.




Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#7 Mensagem por Cougar_PH » Ter Abr 13, 2010 7:01 pm

Pessoal uma dúvida...

pq o primeiro está errado?

está na hora da onça beber água. (errado)
está na hora de a onça beber água. (correto)




EDITADO POR PAISANO!!!
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2468
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#8 Mensagem por zela » Ter Abr 13, 2010 7:24 pm

Não se separa Sujeito de Predicado com preposição. Por isso que que se separa preposição do artigo: de + a.
EDIT:
mas nesse caso, eu acho que se configura um complemento nominal de "hora", ao invés de predicado. Em qualquer caso a regra é a mesma.
Na verdade até eu fiquei confuso qual regra se aplica nesse caso :lol: :lol:




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#9 Mensagem por Paisano » Ter Abr 13, 2010 8:24 pm





nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#10 Mensagem por nveras » Qua Abr 14, 2010 8:54 am

Cougar_PH escreveu:Pessoal uma dúvida...

pq o primeiro está errado?

está na hora da onça beber água. (errado)
está na hora de a onça beber água. (correto)
É regra gramatical: a preposição não se funde com o sujeito do infinitivo
Não matei a charada na hora, tive que procurar na gramática.
Ambas são aceitas na linguagem falada.




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#11 Mensagem por nveras » Qua Abr 14, 2010 9:08 am

Túlio escreveu:
nveras escreveu:Bom dia. Eu resolvi criar o tópico, após esperar que o Ilya o fizesse, :D com a intenção de melhorarmos o português do nosso DB. Vejam só, não se trata aqui de erros de digitação, mas sim de tentarmos nos corrigir quanto ao emprego errado e quando esse erro for contumaz. Solicito que não seja citado o autor do erro gramatical e que o tópico seja usado apenas quando "dói o ouvido". Vou começar.
ERRO- Não tem nada haver
CORRETO- Não tem nada a ver

Pode-se usar "não tem nada a haver", no sentido de "não tem nada a receber".

Agradeço se me corrigirem quando estiver errado. :wink:

Interessante. Eu mesmo uso 'haver', imaginando que 'ver' não seria o mais correto. Isso que postaste está gramaticalmente correto ou é o que pensas apenas? Porque se estiver rigorosamente de acordo com nossa Gramática Oficial eu troco, detesto escrever errado... :wink:

Mas quero contribuir também. Como Moderador tenho que ler montes de posts e há erros recorrentes como:

:arrow: Faser. É FAZER!
:arrow: Pesso. É PEÇO!
:arrow: Precizar. É PRECISAR!
:arrow: Esta-mos, fizésse-mos, podería-mos. É ESTAMOS, FIZÉSSEMOS, PODERÍAMOS!
:arrow: Bixa, bixo. É BICHA, BICHO! Com 'x' só calouro em curso superior...

Quando lembrar eu posto mais.
Pode trocar prezado. Basta excluir a palavra "nada" para entender.
"não tem a ver" - não tem relação
"não tem haver" aqui eu acho que fica errado porque o correto seria "não tem haveres", no sentido de não tem direitos a receber, normalmente se refere a dinheiro ou outros bens. Abraços




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#12 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Abr 14, 2010 10:50 am

Ou "Não tem a Haver".




Imagem
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8656
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#13 Mensagem por prp » Qua Abr 14, 2010 12:49 pm

Caracas, acho que sou analfabeto de pai e mãe.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#14 Mensagem por Túlio » Qua Abr 14, 2010 5:19 pm

Creio que entendi e, por conseguinte, o modo como eu escrevia não tinha nada a ver mesmo.

VALEWS!!! :D :D :D :D




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Marcelo Reis Batista
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 335
Registrado em: Qua Nov 17, 2004 8:34 pm
Localização: Vila Velha/ ES
Contato:

Re: PORTUGUÊS- NOSSA LÍNGUA OFICIAL

#15 Mensagem por Marcelo Reis Batista » Qua Abr 14, 2010 6:28 pm

Gosto deste forum, pois alem de ser um entusiasta da aviação e forças armadas em geral, as obras de arte escritas pelos colegas, me permite ( ou seria me permitem?) aprimorar a escrita.

Boa sacada este tópico!




Responder