AVIBRAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60637
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2176 Mensagem por Túlio » Qua Mar 29, 2017 7:01 pm

LeandroGCard escreveu:Míssil anti-navio com asas, configuração do AV-TM, tem um monte por aí, do KH-55 ao C-602 e o Klub. Fora desenvolvimentos novos, como o NSM, o SOM e o AGM-158. Não vejo absolutamente nenhum problema com isso.

Já sensores, estão sendo desenvolvidos para o MAN-1, que é bem menor. Então qual seria a dificuldade de instalá-los no AV-TM, fora, é claro a birra interna entre nossas FA's?
Concordo com tudo, ainda que parcialmente (não sei se as estruturas física e alar são capazes de manobras evasivas como os modelos que citaste sem uma ruptura fatal). E creio que a birra interna que citaste me parece mais do que suficiente para atrapalhar tudo. Ao menos é o histórico...

LeandroGCard escreveu:Aqui sim, acredito que seria um grande problema. O Diâmetro do AV-TM já é quase o dos tubos de torpedo de 533mm padrão. Existem tubos de 650mm, como os utilizados pela classe Dolphin de Israel. Mas dado o conservadorismo de nossos almirantes acho que o Brasil só tem chance de adotar tubos de torpedo diferentes do padrão depois que a Federação derrotar de vez os Klingons :roll: .
Evitei me estender na questão dos tubos de torpedo, os Colegas parecem achar que só existe um calibre e modelo e que basta um Msl ter menos de 21 pol de diâmetro para caber, não importa comprimento, peso nem nada. Resolvi ficar na minha...
LeandroGCard escreveu:Mísseis de 1500 Kg não são problema para navios de qualquer tamanho, até lanchinhas de patrulha de meras duzentas ton. carregavam e lançavam várias unidades do bom e velho Stix, que pesava uma tonelada a mais do que isso. O problema é quando o navio é todo projetado e desenvolvido em volta de lançadores compactos do Exocet como uma certa corveta que conheço... .
Então entendes minhas reservas a respeito. Não temos sequer em rascunho num guardanapo de refeitório da EMGEPRON/IPqM algo que seja remotamente compatível com um Msl deste porte, muito menos com um projeto fascinante como seria um Sea Astros, multicalibre e multimíssil, portanto MULTIMISSÃO! Coisas assim são para DEPOIS de perdermos alguma guerra, e isso ainda vai demorar, creio...

LeandroGCard escreveu:Duvi-d-o-do.

Para a FAB é que o MAN-1 versão aerolançada seria realmente mais útil.


Leandro G. Card
Ou seja, o "método" de um passo à frente e dois para trás se mantém.

Viva-se com isso.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: AVIBRAS

#2177 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mar 29, 2017 8:24 pm

Túlio escreveu: Continuo sem resposta sobre quantos hardpoints "secos" capazes de aguentar uns 1500 kgs, entre míssil e pilone, o Gripen vai ter...
Secos, nenhum, e de qualquer jeito, para carregar um míssil de 1500kg precisa tira um tanque extra.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: AVIBRAS

#2178 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mar 29, 2017 8:33 pm

Túlio escreveu:muito menos com um projeto fascinante como seria um Sea Astros, multicalibre e multimíssil, portanto MULTIMISSÃO! Coisas assim são para DEPOIS de perdermos alguma guerra, e isso ainda vai demorar, creio...
O ASTROS em si tem pouca utilidade no mar, mas acredito que você se refere ao conceito multicalibre, ai concordo totalmente, um dos problemas dos atuais VLSes é que os tubos são de um único calibre, mas os mísseis tem funções e tamanhos muito diferentes.

Mas nós estamos muito longe de projetarmos sistemas assim.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60637
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2179 Mensagem por Túlio » Qua Mar 29, 2017 9:32 pm

Marechal-do-ar escreveu: Secos, nenhum, e de qualquer jeito, para carregar um míssil de 1500kg precisa tira um tanque extra.
Então não me parece que vá ter alguma utilidade para a FAB. Se botar uma tonelada e meia na centerline mais um par de tanques, BVRs e WVRs nas asas, bobear e nem decola (notar que a centerline é a parte mais baixa do avião, nem sei se sobra espaço suficiente entre um Msl desses e o chão para que um Gripen consiga decolar com um mínimo de segurança)...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: AVIBRAS

#2180 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mar 29, 2017 9:52 pm

Túlio escreveu:notar que a centerline é a parte mais baixa do avião, nem sei se sobra espaço suficiente entre um Msl desses e o chão para que um Gripen consiga decolar com um mínimo de segurança
Tenho a mesma dúvida, por outro lado com um tanque no centerline e um AV-MT em cada asa ele terá um grande poder de fogo para atacar a cidade vizinha.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60637
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2181 Mensagem por Túlio » Qua Mar 29, 2017 10:06 pm

Marechal-do-ar escreveu: Tenho a mesma dúvida, por outro lado com um tanque no centerline e um AV-MT em cada asa ele terá um grande poder de fogo para atacar a cidade vizinha.
O que nos deixa de volta à estaca zero: ou arrumamos um avião maior ou um Msl menor. Em qual apostarias, sabendo o que sabes sobre a FAB?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: AVIBRAS

#2182 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mar 29, 2017 10:18 pm

Túlio escreveu:O que nos deixa de volta à estaca zero: ou arrumamos um avião maior ou um Msl menor. Em qual apostarias, sabendo o que sabes sobre a FAB?
A chance de arrumar um avião maior nos já jogamos fora, e acho que um míssil menor não vai rolar por "n" motivos, então a FAB ficara com nada.

A propósito, esse debate me lembrou de algo com muitas semelhanças ao proposto aqui, porém, uma notável diferença:
https://en.wikipedia.org/wiki/Storm_Shadow
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/42/Storm_Shadow_p1220865.jpg




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60637
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2183 Mensagem por Túlio » Qua Mar 29, 2017 10:34 pm

Marechal-do-ar escreveu: A chance de arrumar um avião maior nos já jogamos fora, e acho que um míssil menor não vai rolar por "n" motivos, então a FAB ficara com nada.

A propósito, esse debate me lembrou de algo com muitas semelhanças ao proposto aqui, porém, uma notável diferença:
https://en.wikipedia.org/wiki/Storm_Shadow
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/42/Storm_Shadow_p1220865.jpg

Se não me engano este Msl já estava integrado ao Gripen C/D, não? Mas acho brabo de a FAB comprar ou muito menos desenvolver algo assim.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
pmicchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 745
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 4:05 pm
Agradeceram: 18 vezes

Re: AVIBRAS

#2184 Mensagem por pmicchi » Qua Mar 29, 2017 10:34 pm

Túlio escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Tenho a mesma dúvida, por outro lado com um tanque no centerline e um AV-MT em cada asa ele terá um grande poder de fogo para atacar a cidade vizinha.
O que nos deixa de volta à estaca zero: ou arrumamos um avião maior ou um Msl menor. Em qual apostarias, sabendo o que sabes sobre a FAB?
Avião maior? KC-390. :mrgreen:

Mas o Gripen certamente poderia levar dois av-mt nas asas e tanques ventrais com um belo raio de ação




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: AVIBRAS

#2185 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mar 29, 2017 10:43 pm

Túlio escreveu:Se não me engano este Msl já estava integrado ao Gripen C/D, não? Mas acho brabo de a FAB comprar ou muito menos desenvolver algo assim.
Não, acho que você está confundindo com o RBS 15.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60637
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2186 Mensagem por Túlio » Qua Mar 29, 2017 10:45 pm

pmicchi escreveu:
Mas o Gripen certamente poderia levar dois av-mt nas asas e tanques ventrais com um belo raio de ação
Sério isso? O Msl já é alto e comprido; mesmo encurtando um pouco com a remoção do booster, a altura teria que ser aumentada, já que não foi projetado para ficar pendurado em nada e sim dentro de um tubo de lançamento. Assim, reforços estruturais e pontos de fixação para o pilone, aumentando ainda mais a altura. Depois acrescentes o pilone que, conforme os ensaios de voo (que terão de ser feitos), pode ser BEM mais distante do que o possível à centerline e me digas se não há uma chance ponderável de ter que botar umas rodinhas no AV-TM para não arrastar no chão durante a decolagem... [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60637
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2187 Mensagem por Túlio » Qua Mar 29, 2017 10:49 pm

Marechal-do-ar escreveu: Não, acho que você está confundindo com o RBS 15.
Não, falo do Storm Shadow. Não vou jurar mas me parece que participei de um debate no tópico do FX-2 (antes da decisão) onde alguém mostrou uma tabela com as armas já integradas ao Gripen C/D e que, portanto, também o poderiam ser ao - à época - Gripen NG. Posso estar enganado, como disse, mas me parece que vi isso sim...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60637
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2188 Mensagem por Túlio » Qua Mar 29, 2017 11:03 pm

Ei, Marechal véio, achei uma das imgs da época, acho que me enganei (sei lá, ainda me parece que vi o Storm Shadow), o que aparece nesta é o Taurus KEPD, um cruise Germano-Sueco de uns 500 km de alcance...

http://www.f-16.net/forum/download/file.php?id=19377&mode=view




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: AVIBRAS

#2189 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mar 29, 2017 11:11 pm

Sim, o Taurus KEPD tem um tamanho parecido com o Storm Shadow, foi codesenvolvido pela SAAB e testado no Gripen C. Embora nenhum usuário do Gripen tenha adquirido o míssil.

https://lh3.googleusercontent.com/-jbWf_-g2lfo/VvvoNC4slgI/AAAAAAAARSc/j7mRRDw39HU/s1600/20160329_100059.jpg


Mas não vi em lugar nenhum ele sendo usado no centro, sempre nas asas, mas não parece ser uma limitação da altura, suspeito que o "centerline" da aeronave suporta no máximo uma tonelada.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60637
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2190 Mensagem por Túlio » Qua Mar 29, 2017 11:18 pm

Marechal-do-ar escreveu:Sim, o Taurus KEPD tem um tamanho parecido com o Storm Shadow, foi codesenvolvido pela SAAB e testado no Gripen C. Embora nenhum usuário do Gripen tenha adquirido o míssil.

https://lh3.googleusercontent.com/-jbWf_-g2lfo/VvvoNC4slgI/AAAAAAAARSc/j7mRRDw39HU/s1600/20160329_100059.jpg


Mas não vi em lugar nenhum ele sendo usado no centro, sempre nas asas, mas não parece ser uma limitação da altura, suspeito que o "centerline" da aeronave suporta no máximo uma tonelada.

A meu ver é altura sim, basta dar uma olhada na da centerline em comparação à das asas numa vista frontal, não daria, ao menos a meu ver, para botar um KEPD 350 + pilone ali no meio, só nas asas mesmo. Mas isso me força a voltar atrás em outro ponto: fica claro que as asas têm pelo menos UM hardpoint cada com capacidade para um Msl da categoria de até 1,5 ton, o que até então eu achava que não...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder