Caça de 5a geração chinês

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#496 Mensagem por mmatuso » Sáb Mai 13, 2017 11:42 am

FCarvalho escreveu:O nosso problema aqui sempre foi muito mais cultural do que tecnológico, financeiro e/ou comercial.

O negócio é que tem uma trupe nas ffaa's que entende que só porque estamos do lado ocidental do mundo, então só serve se fechar com este lado, e o outro lado, bem... qualquer que seja ele, é só o outro lado. Tem gente que pensa que só serve material made in OTAN/Stanag só porque estamos do "lado certo" do mundo.

Bem, até onde posso me lembrar, a Inglaterra veio aqui outro dia e sentou o cacete nos hermanos com uma ajuda velada mas pouco descarada dos yankees,e com apoio do resto dos membros da Otan. Foi a primeira butina argie pisar lá e o embargo de tudo que é suprimento e armamento da Europa, USA e adjacentes veio no dia seguinte. Para não falar nas visitas constantes dos primos ricos do norte ao sul do rio grande... :roll:

O problema da AAe está aí também para não me deixar mentir.

Então, o negócio é o seguinte. o J-31 pode até ser melhor e/ou quase igual e até mesmo superior em alguns quesitos ao F-35 e/ou PAK, etc... mas por aqui vai continuar tendo o "defeito" de ser feito na China. :?

Como se não pudéssemos montar ele do mesmo jeito que estamos montando o quebra-cabeça do Gripen NG... [005]

Mas vai dizer isso para o pessoal de farda... [027]
Concordo.

Mas a resistência cultural a china acredito ser mundial, porém como citei, as facilidade comerciais vão ser tão grandes que muitos sem dinheiro vão acabar optando por levar algo chines vindo de algum empréstimo casas bahia.

Só os EUA teria cacife para fazer algo parecido, mas eles são extremamente rigorosos quando a venda de armamentos e a Rússia não tem tanto poder para sair emprestando dinheiro a torto e direito para paísecos quebrados, geralmente fazem quando tem muito interesse geopolitico, então tem um vácuo aberto.

Ainda sim será um processo de decadas, não vai acontecer de uma hora para outra.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#497 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 14, 2017 1:18 am

A FAB por aqui sonha com caças de 5a G, provavelmente em cooperação com os suecos.

Mas convenhamos, os suecos compraram de uma vez só quase o dobro de caças NG do que nós. E ainda tem mais de 100 A/B/C/D em operação e/ou em estoque. Quanto tempo será que vai levar para começarem a pensar concretamente em um caça de 5a G? Uns vinte anos? Pelo menos, eu acho.

Para a nossa realidade pueril da defesa, quando o J-31 estiver voando a uns 10/15 anos operacionalmente, talvez ele seja visto como algo factível para nós. Mas aí o pessoal mais sério já deve estar pensando e projetando a 6a ou 7a geração de aviões de combate.

E assim vamos.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54785
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#498 Mensagem por P44 » Seg Jul 31, 2017 7:24 am

J-20 aos 0:31





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#499 Mensagem por Bolovo » Seg Set 04, 2017 8:45 am

8-]

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#500 Mensagem por J.Ricardo » Seg Set 04, 2017 9:38 am

Imagem de respeito, agora resta ver como este avião se comporta...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#501 Mensagem por mmatuso » Seg Set 04, 2017 10:48 am

O veloXiraptor

Agora quero ver essa criança em ação, não conheço historico de caças chineses em combate real nas últimas decadas para ter uma ideia.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#502 Mensagem por Bolovo » Seg Set 04, 2017 10:50 am

Eu sinceramente acho que nunca veremos esse caça em combate. Qualquer possibilidade de emprego com ele envolve um conflito com os EUA.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#503 Mensagem por Bolovo » Seg Set 04, 2017 10:54 am

mmatuso escreveu:O veloXiraptor

Agora quero ver essa criança em ação, não conheço historico de caças chineses em combate real nas últimas decadas para ter uma ideia.
Só conhecemos as aeronaves muquiranas, cópias do MiG-21 e etc.

Mas a China evoluiu em todos o sentidos nas últimas duas décadas. São líderes em algumas tecnologias de ponta atualmente. Por exemplo, enquanto o mundo sonha com trem-bala, a China tem mais do que todo o resto do mundo somado. Portanto, acredito eu que os seus atuais caças (J-10, J-20, versões chinesas do Flanker etc) estão num nível de igualdade com as demais aeronaves ocidentais e russas.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#504 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 04, 2017 2:37 pm

É só uma questão de tempo J-20/31 e o mais eles inventarem cruzar com F-22/35 por aí em céus orientais.
Se será apenas um encontro, o tempo e a história irão contar as suas versões.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#505 Mensagem por mmatuso » Seg Set 04, 2017 9:43 pm

Bolovo escreveu:Eu sinceramente acho que nunca veremos esse caça em combate. Qualquer possibilidade de emprego com ele envolve um conflito com os EUA.
Não vai ser exportado?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#506 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 04, 2017 10:37 pm

J-20 até agora, pelo pouco que se sabe do projeto, não. Já o J-31 parece ter sido concebido para isso.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#507 Mensagem por Bolovo » Ter Set 05, 2017 12:02 am

mmatuso escreveu:
Bolovo escreveu:Eu sinceramente acho que nunca veremos esse caça em combate. Qualquer possibilidade de emprego com ele envolve um conflito com os EUA.
Não vai ser exportado?
O J-20 não.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#508 Mensagem por J.Ricardo » Ter Set 05, 2017 10:08 am

mmatuso escreveu:O veloXiraptor

Agora quero ver essa criança em ação, não conheço historico de caças chineses em combate real nas últimas decadas para ter uma ideia.
A única coisa que já fiquei sabendo, é que nos exercício entre China e Paquistão, a China costuma levar pau com seus J-10...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#509 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 05, 2017 10:54 am

Bolovo escreveu:
mmatuso escreveu:O veloXiraptor

Agora quero ver essa criança em ação, não conheço historico de caças chineses em combate real nas últimas decadas para ter uma ideia.
Só conhecemos as aeronaves muquiranas, cópias do MiG-21 e etc.

Mas a China evoluiu em todos o sentidos nas últimas duas décadas. São líderes em algumas tecnologias de ponta atualmente. Por exemplo, enquanto o mundo sonha com trem-bala, a China tem mais do que todo o resto do mundo somado. Portanto, acredito eu que os seus atuais caças (J-10, J-20, versões chinesas do Flanker etc) estão num nível de igualdade com as demais aeronaves ocidentais e russas.
PIB da China em 1964 = U$ 59,71 bi
PIB do Brasil em 1964 = U$ 21,21 bi

O PIB chinês era cerca de o TRIPLO do pib do Brasil

Entrou o governo MILITAR em 1964 e tivemos uma evolução em todas as áreas, principalmente na econômica.

Atingindo o auge em 1982

PIB da China em 1982 = U$ 205,1 bi
PIB do Brasil em 1982 = U$ 281,7 bi

No final do governo militar tivemos uma queda

1984

PIB da China em 1984 = U$ 259 bi
PIB do Brasil em 1984 = U$ 209 bi

Neste período a China iniciou o SEU milagre econômico e nós iniciamos a nossa incompetência generalizada.

Resultado

PIB da China em 2016 = U$ 11,200 tri
PIB do Brasil em 2016 = U$ 1,796 tri

Antes do governo militar a China tinha PIB equivalente ao TRIPLO do nosso.
Depois da ditadura militar superamos a China e chegamos a ter um PIB 40% maior que o deles.
Com a volta da corrupção generalizada, coff, digo, democracia, fizemos um excelente trabalho, e agora o PIB da China é cerca de 6,2 VEZES maior que o nosso.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Caça de 5a geração chinês

#510 Mensagem por Luís Henrique » Ter Set 05, 2017 11:32 am

Uma coisa que muitos não prestam atenção é o BAIXO valor da moeda chinesa no mercado mundial.

É uma estratégica econômica da China para tornar seus produtos mais competitivos.

Mas isso ESCONDE o real potencial da economia chinesa, o que também esconde o potencial REAL do ORÇAMENTO DE SUAS FORÇAS ARMADAS.

Vejam:

O PIB por conversão de moedas da China VERSUS o PIB por PARIDADE DO PODER DE COMPRA

2017

PIB Trad = U$ 11,795 tri
PIB PPP = U$ 23,194 tri

O que isso quer dizer, afinal?

Que convertendo para o dólar, como a moeda chinesa é propositalmente desvalorizada, o PIB demonstra uma realidade econômica DISTANTE DA REALIDADE.
Quando é realizado um estudo sobre o REAL poder de compra da moeda chinesa, ou seja, o que a moeda chinesa PODE COMPRAR NA CHINA, a realidade é totalmente diferente.

E o que isso tem a ver com as forças armadas???

Simples.

Quando comparamos o ORÇAMENTO MILITAR chinês com o resto do mundo, principalmente com o americano, constatamos isso:

SIPRI 2015

EUA = U$ 596 bi
China = U$ 214 bi

Percebam que bate com os 2% do PIB para a China e com os 4% do PIB para os EUA.

Agora, aplique o REAL PODER DE COMPRA da moeda em seu próprio território, uma vez que 99% dos equipamentos militares adquiridos recentemente são de produção doméstica.

(23,194 / 11,795 = 1,966)

(214 * 1,966 = 420)

Portanto meus nobres colegas, o orçamento militar REAL da China em 2015 foi de cerca de U$ 420 BI.

Em 2016 e 2017 este orçamento foi aumentado.

Eles estão investindo um valor MUITO PRÓXIMO dos americanos.
Cerca de 10X mais que os japoneses ou alemães ou franceses ou ingleses.
É questão de tempo, POUCO TEMPO, para eles superarem o orçamento militar americano.

Bem vindos à nova realidade.
A China é uma nova SUPER POTÊNCIA e vai rivalizar com os EUA durante POUCOS anos.
EM POUCO TEMPO, deixará os EUA para trás.

O PIB PPP Chinês igualou ao americano em 2013.
Abriu U$ 1 TRI de vantagem em 2014 e vem abrindo mais U$ 1 TRI a cada ano.
Em 2022, segundo previsão do FMI, o PIB PPP Chinês será cerca de 50% MAIOR que o americano.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder