Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Marechal-do-ar
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#76 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Dez 31, 2013 6:33 pm

bcorreia escreveu:Ela oferece uma relação peso/empuxo menor do que as TAPP/TR, a TN1000, que entrega 1000 libras, cerca de 4,45Kn pesa 67 quilos, enquanto a TAPP3500 entrega 3,5KN de empuxo pesando 96 quilos e ainda tanto com comprimento e diâmetro maiores do que as TNxx00, quanto ao consumo, não encontrei valor declarado pelas TR3500, apenas para as TN1000. Inclusive, no mesmo link, contrariando sua crítica do uso apenas para mísseis, há uma uma versão voltada para turbo geradores, com 1MW de potência.

http://www.polaristec.com.br/products.html

Também não encontrei referências sobre participação do ITA nessa turbina na Polaris, muito pelo contrário, a entrevista acima tem em um trecho uma reclamação sobre a que está sendo desenvolvida em conjunto com o ITA ter uma verba do governo, enquanto essa não.
Por coincidência olha o título da notícia que deu origem ao tópico:
"Polaris e ITA concluem protótipo de turbina para aeronaves civis"

Agora, sobre o terceiro parágrafo:
Trata-se de um projeto estratégico, na medida em que existem hoje apenas cinco países no mundo com o domínio da tecnologia de desenvolvimento e certificação de motores aeronáuticos. “Numa segunda etapa, a turbina, batizada de TR3500, poderá equipar futuros projetos de aeronaves civis”, disse Alberto Carlos Pereira Filho, diretor da empresa Polaris.
Poderia continuar recortando a notícia original, mas porque você não a lê na integra?

Quanto a TN1000 e TR3500, a primeira me parece uma evolução da segunda e TN1200 uma evolução da primeira, é natural elas serem melhores que a primeira mas ainda não estão no estado de arte, e sim, já produziram geradores a gás, uma aplicação óbvia para uma empresa que está começando nesse ramo já que nessa aplicação o peso e tamanho pouco importam, querer "forçar" o governo a enfiar a turbina onde não da é um problema.
Quanto a uma empresa ter 70 anos de experiência e outra cerca de 15, isso é relativo, a Embraer é uma fabricante relativamente nova frente a outras isso a faz menos capaz do que outras empresas do ramo?
A Polaris tem uns 5 anos de experiência, estão engatinhando, não da para comparar com a Embraer que já tem décadas, e sim, quando a Embraer tinha 5 anos de experiência ela não fazia nada impressionante, ou você acha que os E-Jets foram os primeiros projetos da empresa?
As fábricas com 70 anos nas costas tem uma turbina similar a venda para equipar mísseis e Vants?
Tem, mas não vendem, ao menos essa é a razão do desenvolvimento da TN1000 segundo a Avibrás.
e isso sem auxílio do GF.
Tiveram muita ajuda do GF, leia o tópico.




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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#77 Mensagem por bcorreia » Ter Dez 31, 2013 7:12 pm

Boss escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: e a propósito, antes de mencionar o ITA já verificou se essa ai não foi desenvolvida com a ajuda do ITA?
Essa imagem (da matéria da entrevista) deve ajudar a responder a pergunta. :mrgreen:

Imagem
Essa é a TR3500

A usada no matador é essa

Imagem




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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#78 Mensagem por bcorreia » Ter Dez 31, 2013 7:33 pm

Marechal-do-ar escreveu:
bcorreia escreveu:Ela oferece uma relação peso/empuxo menor do que as TAPP/TR, a TN1000, que entrega 1000 libras, cerca de 4,45Kn pesa 67 quilos, enquanto a TAPP3500 entrega 3,5KN de empuxo pesando 96 quilos e ainda tanto com comprimento e diâmetro maiores do que as TNxx00, quanto ao consumo, não encontrei valor declarado pelas TR3500, apenas para as TN1000. Inclusive, no mesmo link, contrariando sua crítica do uso apenas para mísseis, há uma uma versão voltada para turbo geradores, com 1MW de potência.

http://www.polaristec.com.br/products.html

Também não encontrei referências sobre participação do ITA nessa turbina na Polaris, muito pelo contrário, a entrevista acima tem em um trecho uma reclamação sobre a que está sendo desenvolvida em conjunto com o ITA ter uma verba do governo, enquanto essa não.
Por coincidência olha o título da notícia que deu origem ao tópico:
"Polaris e ITA concluem protótipo de turbina para aeronaves civis"

Agora, sobre o terceiro parágrafo:
Trata-se de um projeto estratégico, na medida em que existem hoje apenas cinco países no mundo com o domínio da tecnologia de desenvolvimento e certificação de motores aeronáuticos. “Numa segunda etapa, a turbina, batizada de TR3500, poderá equipar futuros projetos de aeronaves civis”, disse Alberto Carlos Pereira Filho, diretor da empresa Polaris.
Poderia continuar recortando a notícia original, mas porque você não a lê na integra?

Quanto a TN1000 e TR3500, a primeira me parece uma evolução da segunda e TN1200 uma evolução da primeira, é natural elas serem melhores que a primeira mas ainda não estão no estado de arte, e sim, já produziram geradores a gás, uma aplicação óbvia para uma empresa que está começando nesse ramo já que nessa aplicação o peso e tamanho pouco importam, querer "forçar" o governo a enfiar a turbina onde não da é um problema.
Quanto a uma empresa ter 70 anos de experiência e outra cerca de 15, isso é relativo, a Embraer é uma fabricante relativamente nova frente a outras isso a faz menos capaz do que outras empresas do ramo?
A Polaris tem uns 5 anos de experiência, estão engatinhando, não da para comparar com a Embraer que já tem décadas, e sim, quando a Embraer tinha 5 anos de experiência ela não fazia nada impressionante, ou você acha que os E-Jets foram os primeiros projetos da empresa?
As fábricas com 70 anos nas costas tem uma turbina similar a venda para equipar mísseis e Vants?
Tem, mas não vendem, ao menos essa é a razão do desenvolvimento da TN1000 segundo a Avibrás.
e isso sem auxílio do GF.
Tiveram muita ajuda do GF, leia o tópico.

A turbina em questão na matéria do começo do tópico (e que aparentemente recebe o auxílio) é a TR3500 e não a TN1000/1200, na entrevista a reclamação do Diretor da empresa é justamente por não haver auxílio do Governo para essa turbina e o uso/desenvolvimento para o avião da unasul, sendo usado um modelo russo.

A empresa de 70 anos nas costas poderia ter uma infinitamente melhor do que essa provida pela Polaris, mas na boa, com essa o míssil não é funcional? Não foi desenvolvida com o esforço brasileiro? Não é uma tecnologia estratégica? Então não entendo as críticas a mesma, a empresa realmente é nova e para se desenvolver necessita de ajuda para P&D e principalmente de vendas, por mais que a Avibrás só tenha colocado essa turbina no Matador por ter outras (de empresas mais experientes) negadas, a decisão não poderia ter sido mais acertada, tanto pelo míssil quanto sua turbina serem tecnologias estratégicas quanto pela geração de conhecimento que o desenvolvimento desses produtos proporcionam.




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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#79 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Dez 31, 2013 8:29 pm

bcorreia, se a TN1000 é uma evolução da TR3500 e essa última recebeu auxílio, por tabela, a primeira também recebeu, não concorda? O auxílio foi o empurrão inicial, o que exatamente a Polaris quer agora?




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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#80 Mensagem por bcorreia » Ter Dez 31, 2013 11:06 pm

Eu não com o que concordar ou discordar, estou apenas comentando a entrevista do diretor da empresa, e levando em consideração o histórico de investimentos e financiamentos de P&D aqui no Brasil, não duvido nada do que ele reclama, e concordo com ele de que esses aviões de treino e Vant desenvolvidos em conjunto pela unasul são uma ótima oportunidade para investir e desenvolver a nossa indústria.




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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#81 Mensagem por SantaCatarinaBR » Qui Mar 27, 2014 2:11 am





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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#82 Mensagem por Frederico Vieira » Qui Nov 05, 2015 2:09 pm

Lançamentos da Turbomachine (Antiga Polaris), pra quem ainda não viu

A noticia eh da laad desse ano, mas vale a pena conferir,

http://www.planobrazil.com/laad-2015-tu ... novidades/




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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#83 Mensagem por Frederico Vieira » Qui Jun 23, 2016 6:29 pm

Como este topico esta meio parado, achei no site da avibras o turborreator que os mesmo estão desenvolvendo em fase de testes:

Imagem




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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#84 Mensagem por toncat » Qua Ago 03, 2016 12:08 pm

Folder da Turbina TGM TR-5000





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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#85 Mensagem por Frederico Vieira » Qui Dez 15, 2016 7:21 pm

A tgm, empresa que esta tocando o projeto da tapp 5000 em conjunto com o IAE, foi vendida para o grupo weg (famoso por fabricar motores elétricos e inversores, também de capital brasileiro). A boa noticia eh que com os aportes financeiros que podem vir o programa pode ganhar novo folego. A noticia ruim, pode ser que na revisão de investimentos que sera feito pelos novos controladores, a tgm pode sair do ramo de turbinas a gás e voltar-se exclusivamente a turbinas a vapor. O tempo dirá qual caminho sera tomado. Sinceramente essa aquisição me pegou de surpresa.




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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#86 Mensagem por joao fernando » Sex Dez 16, 2016 10:27 am

TR3500: nasceu no PAMA-SP, o engenheiro recebeu um convite da Polaris em conjunto com a Vale do Rio Doce para a criação de uma turbina de 1 megawatt para queimar gás de carvão

Depois foi pro ITA

Weg: com toda a certeza vai querer fabricar grupos geradores a gás e outros combustiveis.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#87 Mensagem por Frederico Vieira » Sáb Dez 17, 2016 11:40 am

joao fernando escreveu:TR3500: nasceu no PAMA-SP, o engenheiro recebeu um convite da Polaris em conjunto com a Vale do Rio Doce para a criação de uma turbina de 1 megawatt para queimar gás de carvão

Depois foi pro ITA

Weg: com toda a certeza vai querer fabricar grupos geradores a gás e outros combustiveis.
Não sabia dessa informação que ele era do PAMA. Interessante. O que sei também que alguns dos membros da Polaris (algum ouviu falar dela ultimamente????) também eram ex-professores do ita que mexiam com ignição a plasma.

No mais deve-se ressaltar que ambos são projetos distintos. O TR 3500 é uma iniciativa da empresa Polaris em conjunto com agencias de fomento e o TAPP 5000 (hoje TR 5000), é uma iniciativa do ITA junto com o IAE, em parceria com a empresa TGM (hoje parte do grupo Weg) para a criação de uma turbina aeronáutica e posteriormente tambem para geração de energia.

Espero que vocês teja certo João e a Weg não pule fora desse projeto.

Abraços e obrigado pela participação




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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#88 Mensagem por joao fernando » Seg Dez 19, 2016 10:47 am

Frederico Vieira escreveu:
joao fernando escreveu:TR3500: nasceu no PAMA-SP, o engenheiro recebeu um convite da Polaris em conjunto com a Vale do Rio Doce para a criação de uma turbina de 1 megawatt para queimar gás de carvão

Depois foi pro ITA

Weg: com toda a certeza vai querer fabricar grupos geradores a gás e outros combustiveis.
Não sabia dessa informação que ele era do PAMA. Interessante. O que sei também que alguns dos membros da Polaris (algum ouviu falar dela ultimamente????) também eram ex-professores do ita que mexiam com ignição a plasma.

No mais deve-se ressaltar que ambos são projetos distintos. O TR 3500 é uma iniciativa da empresa Polaris em conjunto com agencias de fomento e o TAPP 5000 (hoje TR 5000), é uma iniciativa do ITA junto com o IAE, em parceria com a empresa TGM (hoje parte do grupo Weg) para a criação de uma turbina aeronáutica e posteriormente tambem para geração de energia.

Espero que vocês teja certo João e a Weg não pule fora desse projeto.

Abraços e obrigado pela participação
Eu vi o video da TR 3500 sendo acionada qse em tempo real rsss e sim, ela foi desenvolvida para geração de energia com carvão. Logo, tudo a ver com a WEG

Sobre o ITA...só posso lamentar. Dali só sai PDF




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#89 Mensagem por toncat » Qua Mar 29, 2017 8:36 pm

LAAD 2017- Veja os testes com o motor jato


Se a WEG assumiu esse projeto, considero um fato positivo.




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Re: Turbinas Aeronauticas Brasileiras (TR 3500 e TAPP 5000)

#90 Mensagem por Frederico Vieira » Qui Mar 30, 2017 3:59 pm

Interessante vídeo Toncat, será que ela alcançou 100% a rotação do ponto de projeto?




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