Por coincidência olha o título da notícia que deu origem ao tópico:bcorreia escreveu:Ela oferece uma relação peso/empuxo menor do que as TAPP/TR, a TN1000, que entrega 1000 libras, cerca de 4,45Kn pesa 67 quilos, enquanto a TAPP3500 entrega 3,5KN de empuxo pesando 96 quilos e ainda tanto com comprimento e diâmetro maiores do que as TNxx00, quanto ao consumo, não encontrei valor declarado pelas TR3500, apenas para as TN1000. Inclusive, no mesmo link, contrariando sua crítica do uso apenas para mísseis, há uma uma versão voltada para turbo geradores, com 1MW de potência.
http://www.polaristec.com.br/products.html
Também não encontrei referências sobre participação do ITA nessa turbina na Polaris, muito pelo contrário, a entrevista acima tem em um trecho uma reclamação sobre a que está sendo desenvolvida em conjunto com o ITA ter uma verba do governo, enquanto essa não.
"Polaris e ITA concluem protótipo de turbina para aeronaves civis"
Agora, sobre o terceiro parágrafo:
Poderia continuar recortando a notícia original, mas porque você não a lê na integra?Trata-se de um projeto estratégico, na medida em que existem hoje apenas cinco países no mundo com o domínio da tecnologia de desenvolvimento e certificação de motores aeronáuticos. “Numa segunda etapa, a turbina, batizada de TR3500, poderá equipar futuros projetos de aeronaves civis”, disse Alberto Carlos Pereira Filho, diretor da empresa Polaris.
Quanto a TN1000 e TR3500, a primeira me parece uma evolução da segunda e TN1200 uma evolução da primeira, é natural elas serem melhores que a primeira mas ainda não estão no estado de arte, e sim, já produziram geradores a gás, uma aplicação óbvia para uma empresa que está começando nesse ramo já que nessa aplicação o peso e tamanho pouco importam, querer "forçar" o governo a enfiar a turbina onde não da é um problema.
A Polaris tem uns 5 anos de experiência, estão engatinhando, não da para comparar com a Embraer que já tem décadas, e sim, quando a Embraer tinha 5 anos de experiência ela não fazia nada impressionante, ou você acha que os E-Jets foram os primeiros projetos da empresa?Quanto a uma empresa ter 70 anos de experiência e outra cerca de 15, isso é relativo, a Embraer é uma fabricante relativamente nova frente a outras isso a faz menos capaz do que outras empresas do ramo?
Tem, mas não vendem, ao menos essa é a razão do desenvolvimento da TN1000 segundo a Avibrás.As fábricas com 70 anos nas costas tem uma turbina similar a venda para equipar mísseis e Vants?
Tiveram muita ajuda do GF, leia o tópico.e isso sem auxílio do GF.