PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: PAK FA

#16 Mensagem por ninjanki » Dom Jul 12, 2009 6:16 pm

Sim, tanto materiais quanto tecnologias alternativas e balanceamento de capacidades podem determinar diferentes aparências. Os russos fizeram um brilhante trabalho na manobrabilidade e performance de voo do Su-35, diria que esse será um fator importante no design do PAk-FA. Sendo assim, não seria de se estranhar se ele fosse menos parecido com o F-22, e mais parecido com o Berkut ou com o Su-35. Mas isso sem abrir mão de integrar os princípios de cálculo e design necessários à furtividade. Há mais de uma forma de se atingir esse mesmo objetivo, e tudo depende da aplicação e da experiência de quem o faz.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54785
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

Re: PAK FA

#17 Mensagem por P44 » Ter Ago 25, 2009 7:33 am

novas "antevisões"

Imagem

http://img526.imageshack.us/img526/1866/pakfa3332.jpg




Triste sina ter nascido português 👎
Carlos Mathias

Re: PAK FA

#18 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 25, 2009 7:36 pm

Ah rapaz, quando esse avião sair... :twisted:




Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: PAK FA

#19 Mensagem por Antunes » Ter Ago 25, 2009 9:29 pm

Compartilho do interesse e expectativa por essa aeronave mas não acho nada muito concreto sobre o assunto. Não existe algum mock-up? Existe alguma data prevista para um protótipo ou demonstrador?




"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Carlos Mathias

Re: PAK FA

#20 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 25, 2009 9:37 pm

Esse ano ou início do ano que vem.




Bender

Re: PAK FA

#21 Mensagem por Bender » Ter Ago 25, 2009 9:48 pm

P44
novas "antevisões"
P44,eu tenho varias "antevisões" do Pakfa,guardadas em uma pasta,acho que essa que voce postou,é a que mais se aproxima do que eu "imagino" como algo próximo, do que o avião será.

Nunca imaginei um Pakfa "curto" e "compacto",acho que vai contra o senso comum do design russo.

Sempre "imginei" uma aeronave mais logilinea,como os SU,e capaz de levar bastante querosene e armas em caso de nescessidade :mrgreen: Mas tenho dificuldade de visualizar os paóis de armas,nesse esboço,seria na barriga?.

Mas é bem bonito.

Sds.




PRick

Re: PAK FA

#22 Mensagem por PRick » Ter Ago 25, 2009 10:12 pm

Só me pergunto uma coisa, como projeto o F-22 é sem dúvida um marco, porém como programa e viabilidade, foi quase um desastre, quer dizer o caça é muito caro, até para os EUA. Por essas artes do PAK, ele vai ser tão grande quanto o Su-35 e o F-22. Mesmo que seja mais barato que os F-22, a economia Russa é 10% da dos EUA. Mesmo que exista uma parceria, vejo com grandes reservas um programa desse tipo, não estou discutindo a capacidade tecnológica de gerar protótipos, agora, quero ver uma produção de centenas deles.

[]´s




Carlos Mathias

Re: PAK FA

#23 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 25, 2009 10:15 pm

Prick, quanto custa um F-15E e quanto custa um Su-35BM????




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: PAK FA

#24 Mensagem por Bolovo » Ter Ago 25, 2009 10:22 pm

P44 escreveu:novas "antevisões"
Acredito que vá lembrar isso.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: PAK FA

#25 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Ago 25, 2009 10:25 pm

Tenho a mesma idéia do Bender, acho que vai ser bem parecido com isso aí mesmo.




PRick

Re: PAK FA

#26 Mensagem por PRick » Ter Ago 25, 2009 10:33 pm

Carlos Mathias escreveu:Prick, quanto custa um F-15E e quanto custa um Su-35BM????
Que um custe o dobro do outro, a economia russa hoje é um décimo da dos EUA. A proporção não é vantajosa. E mesmo assim os EUA não estão aguentando. Quer dizer, o ideal é que o PAK seja um décimo do preço do F-22. Isso é viavél? Se custar a metade do preço, já será muito caro.

[]´s




Bender

Re: PAK FA

#27 Mensagem por Bender » Ter Ago 25, 2009 10:33 pm

PRick escreveu:Só me pergunto uma coisa, como projeto o F-22 é sem dúvida um marco, porém como programa e viabilidade, foi quase um desastre, quer dizer o caça é muito caro, até para os EUA. Por essas artes do PAK, ele vai ser tão grande quanto o Su-35 e o F-22. Mesmo que seja mais barato que os F-22, a economia Russa é 10% da dos EUA. Mesmo que exista uma parceria, vejo com grandes reservas um programa desse tipo, não estou discutindo a capacidade tecnológica de gerar protótipos, agora, quero ver uma produção de centenas deles.

[]´s
PRick,eu acredito que todos os testes de "componentes",que vem sendo feitos usando as plataformas existentes,vão antecipar e minimizar muito problemas,veja bem não todos,afinal é uma nova plataforma.

Mas é justamente por isso que eu achei essa "antevisão" postada pelo P44 como a mais "provável" na minha imaginação,pois é mais que lógico,que haja um refinamento e evolução dos designs já em uso e operação,com características de peso,envergadura,proporções próximas destes,do que um projeto vindo do nada e totalmente diferente nesses aspectos,guardar semelhanças trarão os custos para um patamar próximo também,e levemos em conta que será o novo caça russo daqui para o futuro,pode botar uns 300 na conta. :mrgreen:

Acho que o pragmatismo vai prevalecer,tendo em vista que as capacidades dos vetores atuais,são excelentes,portanto abreviarão e muito o desenvolvimento partindo delas.

Sds.




Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

Re: PAK FA

#28 Mensagem por Jacobs » Qua Ago 26, 2009 12:30 am

PRick escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Prick, quanto custa um F-15E e quanto custa um Su-35BM????
Que um custe o dobro do outro, a economia russa hoje é um décimo da dos EUA. A proporção não é vantajosa. E mesmo assim os EUA não estão aguentando. Quer dizer, o ideal é que o PAK seja um décimo do preço do F-22. Isso é viavél? Se custar a metade do preço, já será muito caro.

[]´s
Quantos F-15E voam e quantos Su-35BM voam por ai?

Acho que entendi o ponto de vista do PRick, acho dificil o PAK-FA sair bancado 100% pelos russos. Tomara que rolem parcerias e tenhamos um concorrente para o deus todo poderoso F-22... :mrgreen:




Imagem
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: PAK FA

#29 Mensagem por Bourne » Qua Ago 26, 2009 12:32 am

E aquele pequeno país chamado Índia não está interessado no PAK? :roll:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: PAK FA

#30 Mensagem por Bolovo » Qua Ago 26, 2009 12:47 am

Bourne escreveu:E aquele pequeno país chamado Índia não está interessado no PAK? :roll:
Numa versão oriunda do PAK e não no PAK propriamente dito.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder