Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#1 Mensagem por César » Dom Jun 28, 2009 2:59 pm

28/06/2009 - 12h39
Militares retiram presidente do poder e ocupam as ruas da capital de Honduras

colaboração para a Folha Online

Atualizado às 13h45.

Os militares tomaram as ruas da capital Tegucigalpa poucas horas depois que o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, foi detido pelas Forças Armadas na manhã deste domingo (28). Carros blindados e tanques saíram às ruas e aviões sobrevoam a cidade.

Zelaya confirmou ter sido levado para a Costa Rica. Também afirmou ter sido vítima de um sequestro brutal por parte de um grupo de militares de seu país e que não iria reconhecer nenhuma tentativa de nomearem um substituto após a sua detenção.

Um simpatizante do presidente, cuja identidade não foi revelada, informou à rede de televisão CNN em espanhol que se trata de um golpe de Estado e que estão manipulando o Congresso Nacional. O secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), José Miguel Insulza, convocou para este domingo uma reunião de urgência para analisar a crise em Honduras e "defender a estabilidade democrática" nesse país.

Imagem

Soldados ocupam as ruas de Tegucigalpa, capital de Honduras; presidente foi levado à Costa Rica, informou uma fonte à CNN

A chanceler de Honduras, Patricia Rodas, pediu apoio da comunidade internacional e chamou o povo hondurenho à "resistência cívica" frente ao "sequestro" do presidente do país. As rádios hondurenhas pedem que a população fique em casa.

A UE (União Europeia) condenou o aparente golpe militar em Honduras contra Zelaya, por meio do ministro de Relações Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também condenou o que chamou de "golpe de estado troglodita" contra seu colega de Honduras e alertou que "chegou a hora do povo" e dos movimentos sociais deste país da América Central. Chávez pediu ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "que se pronuncie", já que, disse, "o império tem muito a ver" com o que acontece em Honduras.

O presidente foi detido por militares às 5h (8h de Brasília) deste domingo. No momento da prisão, ele estava no palácio presidencial, que permanece cercado por aproximadamente 300 soldados.

Imagem

Apoiadores do presidente de Honduras, Manuel Zelaya, destroem estande de jornal da oposição, "El Heraldo", durante manifestação em Tegucigalpa; Zelaya foi detido por militares na manhã deste domingo (28).

Zelaya, esquerdista eleito em 2005, confrontou outros segmentos do governo e líderes militares sobre a questão do referendo. Ele queria apoio popular para instalação da chamada "quarta urna" nas eleições de 29 de novembro, simultaneamente presidencial, legislativa e municipal. É uma consulta sobre uma consulta: o aliado do presidente Hugo Chávez quer que os eleitores decidam se apoiam ou não a convocação de uma nova Constituinte dentro de cinco meses.

A consulta, declarada ilegal pelo Congresso, pela Promotoria e pela Justiça, sofre forte oposição das Forças Armadas, da Igreja Católica e até de parte do governista Partido Liberal. O Supremo Tribunal de Honduras considerou o referendo ilegal, e foi apoiado pelo Congresso e pela alta cúpula do Exército hondurenho. Ainda assim, Zelaya se manteve firme em sua posição.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu aos organismos internacionais, aos seus colegas da América Latina e aos líderes de movimentos sociais que "condenem e repudiem o golpe de Estado militar em Honduras". Morales disse que estes não são tempos "de ditaduras" e que o que está acontecendo em Honduras é uma "aventura de um grupo de militares que atenta contra a democracia e o povo".

O presidente boliviano afirmou que as consultas e os referendos são uma forma de o governo, com a "participação do povo", aprofundar a democracia e mudar a Constituição, como ele mesmo fez na Bolívia. "[É] Uma outra forma de governar, subordinada ao povo. Os povos têm direito a escolher com seu voto, mudar políticas, mudar constituições, normas, leis, mas com a participação de povo. Isso é o referendo", disse o chefe de Estado boliviano.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 7570.shtml




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2918
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 177 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#2 Mensagem por saullo » Dom Jun 28, 2009 3:08 pm

Faltam Correa, Chavez, Lugo e Morales terem o mesmo caminho... :twisted:

Abraços




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#3 Mensagem por Enlil » Dom Jun 28, 2009 3:40 pm

:roll: :roll: Ditadura de direita então está valendo?...




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#4 Mensagem por Enlil » Dom Jun 28, 2009 3:43 pm

28/06/2009 - 14h34

Situação de Honduras ainda é incerta; presidente alega "sequestro brutal"

da Efe, em Bogotá
da Folha Online

Atualizado às 14h58.

Depois da detenção e retirada do país do presidente Manuel Zelaya na manhã deste domingo (28), integrantes de seu governo pediram para que a comunidade internacional e o povo hondurenho "defendam a democracia". Em entrevista, o presidente afirmou ter sido vítima de um "sequestro brutal" arquitetado por "parte de um grupo de militares" do seu país.

"É uma bofetada no país, um retrocesso de 40 ou 50 anos", afirmou Zelaya, em entrevista no começo da tarde de hoje à CNN espanhola. "Há a intenção de destituir a democracia, a partir de um pequeno grupo do Exército. Mas não se trata de todo o Exército, mas sim um grupo de pessoas ambiciosas pelo lucro, que defende uma pequena elite econômica". Segundo ele, todas as comunicações do país "estão interrompidas". "Efetuar a consulta é um direito da democracia", disse ele, em alusão ao referendo convocado por ele, que foi o estopim da crise institucional.

A situação em Honduras é incerta. Até agora, os responsáveis por estes eventos não falaram publicamente e não se sabe se controlam totalmente a situação.

O próprio Zelaya confirmou, assim como o governo costarriquenho, que está na Costa Rica. Ele também sustentou ter sido vítima de um "sequestro brutal" por parte de um "grupo de militares" de seu país.

Estou aqui em San José como presidente de Honduras. Vou a Manágua (Nicarágua) como presidente de Honduras. Vou exigir os direitos do povo hondurenho. Meu mandato termina em 2010", observou Zelaya em declarações ao canal de televisão Telesur, após esclarecer que não pediu asilo na Costa Rica.

O presidente hondurenho pediu aos soldados de seu país para "que não permitam" a concretização deste "ultraje, deste monstro" em Honduras, e solicitou ao povo para que "proteste sem violência".

Zelaya exigiu, além disso, que a embaixada dos Estados Unidos "esclareça que não está por trás" de sua saída forçada do poder.

Golpe

Carros blindados e tanques tomaram hoje as ruas de Tegucigalpa, enquanto aviões militares sobrevoam a cidade horas depois de o presidente Zelaya ter sido detido pelas Forças Armadas.

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, convocou uma reunião urgente do Conselho Permanente do organismo para analisar a crise em Honduras e pediu que a comunidade internacional se una contra esta "grave alteração do processo democrático do continente".

O presidente americano, Barack Obama, pediu "respeito às normas democráticas" e a resolução das disputas através de um "diálogo livre de interferência externa".

Em declarações ao canal Telesur, com sede em Caracas, a ministra das Relações Exteriores de Honduras, Patricia Rodas, disse estar "sitiada" e reivindicou o apoio da comunidade internacional --além de convocar o povo hondurenho a se concentrar em frente à casa presidencial em Tegucigalpa.

Segundo Rodas, os cidadãos estão se mobilizando, mas os militares "não os deixam circular".

A chanceler relatou que "estão cortando a luz e também o telefone" e advertiu que o Congresso hondurenho pensa em se reunir hoje, em encontro que, segundo versões e fontes extra-oficiais, seria para jurar o presidente do Congresso, Roberto Micheletti, como novo chefe de Estado.

Crise institucional

Zelaya, esquerdista eleito em 2005, se colidiu contra outros segmentos do governo e líderes militares sobre a questão do referendo. Ele queria apoio popular para instalação da chamada "quarta urna" nas eleições de 29 de novembro, simultaneamente presidencial, legislativa e municipal. É uma consulta sobre uma consulta: o aliado do presidente Hugo Chávez quer que os eleitores decidam se apoiam ou não a convocação de uma nova Constituinte dentro de cinco meses.

A consulta, declarada ilegal pelo Congresso, pela Promotoria e pela Justiça, sofre forte oposição das Forças Armadas, da Igreja Católica e até de parte do governista Partido Liberal.
No entanto, no começo da manhã, o secretário particular de Zelaya, Eduardo Enrique Reina, disse à imprensa local que a Guarda de Honra o informou que "o presidente foi deportado pelos militares".

Horas depois, a ministra de Segurança costarriquenha, Giannina Del Vecchio, confirmou que Zelaya estava em perfeito estado de saúde e na qualidade de "hóspede" em San José, com a aprovação do presidente do país, Oscar Arias.

Antes de Obama se pronunciar, a ministra Rodas lamentou não saber "qual é a reação do governo dos Estados Unidos. O embaixador dos EUA não nos responde".

Para a chanceler, os responsáveis pelos fatos são "o grupo econômico que domina a imprensa, o presidente do Congresso" e grupos que pretendem "vencer a vontade" do povo.

Quebra da Constituição

O presidente da Assembleia Geral da ONU, o nicaraguense Miguel D'Escoto, condenou "os eventos que ocorrem atualmente em Honduras, que representam uma quebra da legalidade constituinte e democrática", disse o porta-voz, Enrique Yeves.

D'Escoto pediu o retorno imediato de Zelaya. "A única solução é que o presidente constitucional e democraticamente eleito volte a seu cargo para exercer as funções atribuídas pela soberania popular", disse.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mund ... 7603.shtml




Avatar do usuário
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 969
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
Agradeceram: 16 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#5 Mensagem por BrasileiroBR » Dom Jun 28, 2009 6:09 pm

mais uma vez o Brasil patina.. e nada faz... ja era para ter mandado o A-12 São Paulo e toda sua escolta bater na porta de Honduras, AMXs e F-5s para o Haiti apenas esperando o OK do nosso presidente para reestabelecer a ordem em Honduras.




Avatar do usuário
BrasileiroBR
Sênior
Sênior
Mensagens: 969
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 12:14 am
Localização: Brasilia - BRASIL sil sil
Agradeceram: 16 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#6 Mensagem por BrasileiroBR » Dom Jun 28, 2009 6:12 pm

enquanto isso...
Chavez ameaça derrotar os golpistas em Honduras

Según la cadena CNN, el caudillo caribeño habría enviado una aeronave para recoger al mandatario hondureño. Antes, amenazó con derrocar al gobierno de facto

Hugo Chávez, aliado político de Manuel Zelaya, envío un avión a recoger al presidente destituido de Honduras, según informó CNN.

El viceministro de seguridad de Costa Rica, José Torres, confirmó que el gobierno venezolano envío un avión a suelo costarricense a recoger al presidente hondureño para llevárselo a Nicaragua esta misma tarde.

“El gobierno venezolano envío un avión a suelo costarricense a llevarse al president Zelaya a una reunión extraordinaria del ALBA en Managua”, expresó Torres.

En este mismo sentido, el embajador de Nicaragua en Costa Rica, Hárold Rivas, confirmó su traslado hoy mismo a la reunión del ALBA en Nicaragua.

El caudillo caribeño anunció, previamente, que desconocería a cualquier mandatario provisional, y solo reconocería como Jefe de Estado en Honduras a Manuel Zelaya. Chávez, inclusive, amenazó con "derrocar" a los golpistas.




felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#7 Mensagem por felipexion » Dom Jun 28, 2009 6:19 pm

BrasileiroBR escreveu:mais uma vez o Brasil patina.. e nada faz... ja era para ter mandado o A-12 São Paulo e toda sua escolta bater na porta de Honduras, AMXs e F-5s para o Haiti apenas esperando o OK do nosso presidente para reestabelecer a ordem em Honduras.
:shock:

Não quer levar Comandos e FE para Honduras também não? Quem sabe um batalhão PQD.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5242
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 502 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#8 Mensagem por delmar » Dom Jun 28, 2009 6:24 pm

BrasileiroBR escreveu:mais uma vez o Brasil patina.. e nada faz... ja era para ter mandado o A-12 São Paulo e toda sua escolta bater na porta de Honduras, AMXs e F-5s para o Haiti apenas esperando o OK do nosso presidente para reestabelecer a ordem em Honduras.
Isto é pra ser sério?




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#9 Mensagem por Enlil » Dom Jun 28, 2009 7:18 pm

Impressionante... Quando um governo de esquerda democraticamente eleito é derrubado por um golpe militar é aplaudido por muitos... No entanto, quando um governo de esquerda tem tendências ditatoriais é um ultraje a "democracia"...

Contradição e parcialidade pura...




Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#10 Mensagem por Enlil » Dom Jun 28, 2009 7:20 pm

Ditadura é ditadura, seja de esquerda ou de direita...




Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#11 Mensagem por U-27 » Dom Jun 28, 2009 7:23 pm

vamos esperar pra ver se vira ditadura mesmo nukualofa, voce nem eu estavamos la pra saber o contexto do golpe antes de opinar assim.
eu sou contra ditaduras, acho desnecessarias, porem, um golpe, pode ser necessario, ainda mais se for um governo irresposavel como muitos por ai




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#12 Mensagem por JLRC » Dom Jun 28, 2009 7:29 pm

U-27 escreveu: um golpe, pode ser necessário, ainda mais se for um governo irresponsável como muitos por ai
E quem decide que o governo é irresponsável? Você? Não acha que são os eleitores que votaram nele que devem decidir se foi ou não responsável? E se o foi não o elegerem novamente? Nada pode justificar um golpe para derrubar um governo democraticamente eleito, quer seja de direita ou de esquerda e quem apoia um golpe militar, me desculpe mas não é democrata.




Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#13 Mensagem por U-27 » Dom Jun 28, 2009 7:35 pm

JLRC escreveu:
U-27 escreveu: um golpe, pode ser necessário, ainda mais se for um governo irresponsável como muitos por ai
E quem decide que o governo é irresponsável? Você? Não acha que são os eleitores que votaram nele que devem decidir se foi ou não responsável? E se o foi não o elegerem novamente? Nada pode justificar um golpe para derrubar um governo democraticamente eleito, quer seja de direita ou de esquerda e quem apoia um golpe militar, me desculpe mas não é democrata.
ok
vejamos assim

foi eleito um presidente, e ele começa a agir de forma irreponsavel, vejamos, enormes escandalos de corrupção, digamos, e outras decisões estranhas, ou, contra a liberdade de expressão, censura e afins, achoq ue alguem teria que tirar ele caso ele acabe por dominar os 3 poderes não?




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#14 Mensagem por Enlil » Dom Jun 28, 2009 7:44 pm

O q seriam "ações irresponsáveis"? ações contra as velhas oligarquias políticas q governam esses Estados há décadas? Q eternamente usaram o Estado em proveito próprio enquanto a maioria da população vive na miséria? Já se perguntou porque muitos desses governos tem legitimidade popular?




Avatar do usuário
REGATEANO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1211
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#15 Mensagem por REGATEANO » Dom Jun 28, 2009 7:46 pm

A questão é a seguinte, na verdade esse presidente de Honduras tentou dar um golpe branco ao promover um referendo (pebliscito) que o Poder Judiciário já havia negado a realização.
Ele convocou toda a população e começou a distribuir urnas para a votação. Isso aqui no Brasil é crime de responsabilidade, punido com o impechmeant.
Daí, os militares deram o contra-golpe e passaram o poder ao legislativo que já votou de forma indireta outro presidente. Novas eleiçõs em novembro.
Bem, na verdade houve antecipação da destituição do chapolin lá.
Agora quero ver o Chavez mandar tropas pra lá.... quero ver...
Aíaí...
Em quanto tempo a USAF destroi os Su30? Aposto 30 min...




Responder