A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Mensagens: 673
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#1 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Seg Mai 18, 2009 7:20 am

Bem, resolvi abrir este tópico para compartilhar uma informação de um amigo (brigadeiro do ar)meu da ativa na Fab ao qual não citarei o nome , morou 2 anos em Washingtown e agora retornou ao Brasil. Estavamos batendo papo neste final de semana, sobre o que ia dar no FX.......ele achava que isso seria uma decisão política e achava que ia dar o Rafale mesmo apesar do seu alto preço. Cometou que achava o super-hornet um puta avião na opinião dele e que essa estória de restrição aos equipametos americanos era porque , segundo ele , a Fab não sabia pedir....rsrs....caso dos equipamentos de direção do tucano e outras coisas que sofriam restrições..."a prova disso é que depois que esclareciam o que queriam , tudo era sempre liberado"....rsrs....fiquei meio pasmo com tal declaração de um cara tão graduado e que conversava diretamente com os vendedores nos EUA.

Mas o fato que me chocou, foi qd ele começou a descrever que achava uma tremenda sacanagem o que estavam fazendo com os super-tucano, nos quais tinhamos esperança de venda para ser utilizado no Iraque. Ele disse para mim que estava puto de ver o que os norte-americanos fizeram com o projetista do avião na Embraer. Segundo ele criaram uma empresa, que nunca existiu antes,US Aircraft , somente para produzir e desenvolver uma cópia descarada do nosso Super-Tucano.....o bichinho se transformou, tava puto com tamanho descarameto. Ai então meio incrédulo, fui e pesquisei a situação.....olha o que eu achei :shock: :shock: .....

http://usaircraftcorp.com/

Bem o resto vejam e comentem o que achar pertinente, por isso abri o tópico , pois fiquei meio puto tb. Para finalizar ele me deu o nome ou sobrenome do FDP... falou que o nome do projetista é KOVAKS (provavelmente sobrenome) e agora é empregado dessa empresa de fachada criada só com essa finalidade ...... Tucanão pros EUA....BABAU. :evil:

NOTA:Essa mesma fonte, foi a que alguns anos atrás, me confidenciou sobre a compra dos Impalas...qd ninguém acreditava nisso...lembram...foi verdade mesmo.




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#2 Mensagem por Túlio » Seg Mai 18, 2009 8:31 am

Joseph Kovacs. O nome dele não consta da tale de empresa...

O avião realmente parece com o ST, como aliás TODOS os demais concorrentes...

Mas, ao menos que eu saiba, ele projetou o T-27, não o A/AT-29. Está inclusive desenvolvendo um 'mini-Tucano' de treinamento básico para substituir os T-25 aqui no Brasil (li a notícia no site DB)...

Mas sei lá, e se for mesmo uma cópia? Mal ou bem eles têm de desenvolver do zero e todos conhecemos a capacidade ianque de desenvolver um produto por um custo várias vezes maior do que o de um concorrente...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#3 Mensagem por soultrain » Seg Mai 18, 2009 11:00 am

Isso já tens uns anos... Mas com a compra recente de 1 unidade ST...





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
kekosam
Sênior
Sênior
Mensagens: 2500
Registrado em: Sex Out 03, 2008 10:17 am
Localização: Cuiabá-MT
Agradeceram: 34 vezes

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#4 Mensagem por kekosam » Seg Mai 18, 2009 5:14 pm

Bom, uma coisa é ser parecido, outra é ser igual, ou quase. Realmente, o Kovacs desenhou o T-27, mas não sei se participou do A-29. Como o Túlio disse, ele está desenvolvendo o K-51 Peregrino, pra ser usado como treinador básico (por sinal, é uma bela ave, parecendo um tucaninho mesmo). Em todo caso, parece que não voa, não tem nada integrado... vai demoraaaaarrrrr.




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 463 vezes

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#5 Mensagem por Cassio » Seg Mai 18, 2009 6:43 pm

kekosam escreveu:Bom, uma coisa é ser parecido, outra é ser igual, ou quase. Realmente, o Kovacs desenhou o T-27, mas não sei se participou do A-29. Como o Túlio disse, ele está desenvolvendo o K-51 Peregrino, pra ser usado como treinador básico (por sinal, é uma bela ave, parecendo um tucaninho mesmo). Em todo caso, parece que não voa, não tem nada integrado... vai demoraaaaarrrrr.
Essa história não é bem assim não...

O Kovacs é um senhor já de idade um tanto avançada, que trabalhou por um bom tempo na Embraer como líder de projeto. Foi dele (e da equipe dele) que nasceu o EMB-312 Tucano. Mas ele não teve participação no A-29, pois já não trabalhava na Embraer.

Ele agora é aposentado e pode ir trabalhar onde quiser. Se os caras o convidaram, melhor pra ele. Mas não se pode culpá-lo por nada.

Se o avião é, ou não (acredito que não seja), uma cópia do A-29, não tem nada a ver com a pessoa, ou com a interferência dele.

Sabem o tal treinador coreano, que compete com o Super-Tucano... pois é, ele também contou com a participação de outro importante engenheiro que, no passado, teve papel de destaque na Embraer. Muitos podem achar isso traição a pátria... mas eu não acho que seja. Traição é vender um projeto, entregar informações de propriedade de uma empresa pra outra.... mas usar sua experiência profissional, as lições que aprendeu na vida, em prol de outro projeto ou de outro fabricante, é normal. Afinal as pessoas são contratadas por causa de sua experiência, ou não?

A própria Embraer faz isso... tempos atrás, era comum trombar com russos, ucranianos, canadenses, americanos, e etc... todos senhores de cabelo branco, aposentados de grandes indústrias aeronáuticas, contratados para passar sua experiência para os jovens engenheiros brasileiros.

Sds,
Cassio




Palpiteiro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 151
Registrado em: Ter Mar 17, 2009 9:34 pm

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#6 Mensagem por Palpiteiro » Seg Mai 18, 2009 8:28 pm

http://www.flightglobal.com/articles/20 ... -year.html

Boeing considers restarting OV-10 production after 23-year hiatus
By Stephen Trimble

Boeing is considering the possibility of restarting production of the OV-10 Bronco turboprop, a Vietnam-era light attack and observation aircraft last produced in 1976.

The company confirms that the OV-10 could be offered as either a light attack or intra-theatre light cargo aircraft for the US Air Force. The international market is also driving interest in the slow-flying aircraft, which blends some of the observational capabilities of a helicopter with the range of a fixed-wing aircraft.

Boeing has cited recent USAF interest in acquiring a light attack aircraft as a possible reason to revive OV-10 production.

Although known for its surveillance prowess, the OV-10 remains in combat service in four countries: Colombia (pictured below), Indonesia, the Philippines and Venezuela, with a weapons load at least equivalent to the Bell AH-1 Cobra attack helicopter. Some of those countries, and perhaps new customers, could seek remanufactured or new production OV-10s as their current fleets wear out.



© US Air Force


So far, the USAF has not decided whether to buy a light attack fleet, known as the OA-X. But the Air National Guard will experiment later this year with the Beechcraft AT-6 Texan II. The USAF is also buying dozens of AT-6s on behalf of the Iraqi air force. The Embraer EMB-314 Super Tucano and US Aircraft A-67 Dragon are also candidates for an OA-X order.

If the OA-X opportunity stalls, Boeing believes there could be interest in reviving the OV-10 as an intra-theatre transport for moving small groups of troops or medical services around the battlefield.

Boeing notes that the OV-10 revival idea is very preliminary. However, the company has created a marketing brochure, which has been circulated at defence industry events.

Unmanned air systems are being increasingly augmented by piloted aircraft for the persistent intelligence surveillance reconnaissance mission. The US Army and US Marine Corps have adapted the Shorts C-23B Sherpa with a wide-area surveillance sensor, and the USAF will deploy 37 MC-12W Project Liberty aircraft - modified Beechcraft King Air 350/350ERs, to augment unmanned operations.

The OV-10 has been considered for a similar role for several years. The Department of Defense contacted John Hodgson, president of the OV-10 Bronco Association, a few years ago to inquire about fleet availability.

Hodgson is not surprised by the rising interest in the observation platform. "It doesn't make any difference how good your UAV is," he says. "Nothing replaces a couple of eyeballs on a head that moves around."




Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#7 Mensagem por Beronha » Seg Mai 18, 2009 9:31 pm

Na boa, não venderemos nadica para os americanos, estão desfrutando de uma platarforma que consideram ideal, coletando dados e mais dados e no fim, instalarão todo o aparato COIN em um Bronco ou em algum UAV
e zé fini...




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#8 Mensagem por Penguin » Seg Mai 18, 2009 10:13 pm

Neste mundo de Deus quase tudo se "copia" e se adapta...

Imagem
A-1 Skyraider (1945)
T-28 Trojan (1949)

Imagem
PA-48 (1971)

Imagem
PC-7 (1978)

Imagem
EMB-312 (1980)

Imagem
PC-9/T-6A Texan II (1984)

Imagem
ST (1999)

Imagem
PC-21 (2002)

Imagem
T-6B Texan II (???)




Editado pela última vez por Penguin em Seg Mai 18, 2009 10:23 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1301
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 463 vezes

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#9 Mensagem por Cassio » Seg Mai 18, 2009 10:23 pm

De todos estes aí, o nosso Tucano foi o mais inovador e a frente de seu tempo de todos!!!

Tanto é que, depois dele, as soluções por ele adotadas se tornaram o padrão da indústria, para este tipo de aeronave.

Sds,
Cassio




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#10 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 18, 2009 11:25 pm

Lembrar que muitas vezes o visual se parece porque acima de tudo os requerimentos acabam chegando a solucoes semelhantes...

Nem tudo o que 'e parecido 'e copia :D !

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8381
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#11 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Mai 18, 2009 11:41 pm

Só pra constar, essa é a imagem atual do A-67:

Imagem




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#12 Mensagem por Bolovo » Ter Mai 19, 2009 12:48 am

glauberprestes escreveu:Só pra constar, essa é a imagem atual do A-67:
Pulta que o pario! Parece de Lego, sei lá!!! [085]
kekosam escreveu:Bom, uma coisa é ser parecido, outra é ser igual, ou quase. Realmente, o Kovacs desenhou o T-27, mas não sei se participou do A-29. Como o Túlio disse, ele está desenvolvendo o K-51 Peregrino, pra ser usado como treinador básico (por sinal, é uma bela ave, parecendo um tucaninho mesmo). Em todo caso, parece que não voa, não tem nada integrado... vai demoraaaaarrrrr.
NÃO, NÃO, NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!


O K-51 Peregrino é um avião experimental, desenhado por Kovacs, para ser um avião 'unlimited' da vida. Voou pela primeira vez em 1998 aqui em Saint Joseph of Fields. O avião que ele está desenvolvendo para ser treinador básico é o T-XC, que possivelmente substituirá o T-25. O fabricante será a Novaer, uma nova que apareceu aqui em SJC recentemente. Deseninho tosco do aviãozeco. Terá versão civil com 4 lugares.

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8381
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#13 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Mai 19, 2009 11:26 am

Bolovo escreveu:
glauberprestes escreveu:Só pra constar, essa é a imagem atual do A-67:
Pulta que o pario! Parece de Lego, sei lá!!! [085]

E isso me deixa muito tranquilo... falta visibilidade, agilidade e sobra tamanho... ele NUNCA vai ser um empecilho para o nosso ST.


Bolovo escreveu: NÃO, NÃO, NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!


O K-51 Peregrino é um avião experimental, desenhado por Kovacs, para ser um avião 'unlimited' da vida. Voou pela primeira vez em 1998 aqui em Saint Joseph of Fields. O avião que ele está desenvolvendo para ser treinador básico é o T-XC, que possivelmente substituirá o T-25. O fabricante será a Novaer, uma nova que apareceu aqui em SJC recentemente. Deseninho tosco do aviãozeco. Terá versão civil com 4 lugares.

Imagem
espero que seja um aviãozeco mesmo, mas com um mínimo de manobrabilidade e conta corrente.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#14 Mensagem por joao fernando » Ter Mai 19, 2009 12:39 pm

Pessoal, mais respeito com o Kovacs. Alem de avião bom, são bonitos. Alias, bonito voa bem, vide Rafale.

Quanto ao K51, pensem num P51, ok? É um irmão lindissimo.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: A-67 DRAGON ....cópia desacarada do A-29

#15 Mensagem por soultrain » Ter Mai 19, 2009 12:44 pm

Imagem

tabela comparativa com o Super Tucano, Beechcraft e Pilatus

http://usaircraftcorp.com/AircraftComparison.pdf





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Responder