Reabastecimento FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#331 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 14, 2013 9:16 am

Eu sei. Era só para dar um comparativo.
Mas que o futuro simulador do KC-390 deve ser bem parecido com isso aí no futuro... . :mrgreen:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#332 Mensagem por Alitson » Sáb Dez 14, 2013 11:39 am

FCarvalho escreveu:Mas quem falou em aviônica nova foi a COPAC.... :wink:

abs.
Como se a COPAC soubesse o que fala, nos últimos 15 anos é um show de horrores entre atitudes e compras!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#333 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 14, 2013 12:27 pm

Alitson escreveu:
FCarvalho escreveu:Mas quem falou em aviônica nova foi a COPAC.... :wink:
abs.
Como se a COPAC soubesse o que fala, nos últimos 15 anos é um show de horrores entre atitudes e compras!!!
Alitson, que bom seria que fosse a COPAC a dona da chave do cofre. :roll:
Teríamos uma força aérea de primeiro mundo há pelo menos uns 40 anos. Mas...

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#334 Mensagem por sapao » Qua Dez 18, 2013 10:59 pm

Alitson escreveu:
FCarvalho escreveu:Mas quem falou em aviônica nova foi a COPAC.... :wink:

abs.
Como se a COPAC soubesse o que fala, nos últimos 15 anos é um show de horrores entre atitudes e compras!!!
Assim disse o expert em contratos...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#335 Mensagem por Lord Nauta » Qui Dez 19, 2013 10:21 am

Com a definição pelo GRIPEN faz-se necessario ampliar o nº de aeronaves de REVO do projeto KC-X da FAB.


Sds.


Lord Nauta




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#336 Mensagem por joao fernando » Qui Dez 19, 2013 10:24 am

Lord Nauta escreveu:Com a definição pelo GRIPEN faz-se necessario ampliar o nº de aeronaves de REVO do projeto KC-X da FAB.


Sds.


Lord Nauta
Avião perna curta que gasta pouco mas exige tanks voando...rsssssssssssssssssssssss




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Helton2042
Avançado
Avançado
Mensagens: 390
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 1:44 pm
Agradeceram: 112 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#337 Mensagem por Helton2042 » Qui Dez 19, 2013 11:01 am

Em breve...

Imagem
Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#338 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 19, 2013 11:28 am

joao fernando escreveu:
Lord Nauta escreveu:Com a definição pelo GRIPEN faz-se necessario ampliar o nº de aeronaves de REVO do projeto KC-X da FAB.
Sds.
Lord Nauta
Avião perna curta que gasta pouco mas exige tanks voando...rsssssssssssssssssssssss
Isso de "perna curta" é muito relativo, se levarmos em consideração que, a permanecer a presente organização da defesa aérea brasileira, ainda datada dos mais de 70 anos da FAB, e dos poucos caças que a FAB sempre teve em seu inventário, nem PAK-FA ou F-22 seriam suficientes para fazer o trabalho sem 'tankers' no ar. Seriam também "pernas curtas".

Se a organização da defesa aérea não mudar, ou seja, se ficarmos somente nos esquadrões que temos aí a mais de 60 anos, nenhum caça será suficientemente bom para nós.

No Brasil de hoje, qualidade é o que mais se fala em termos de poder aéreo. Mas não devemos nos esquecer, que mesmo as maiores e melhores tecnologias não serão capazes de defender o país integralmente, sem cairmos de novo naquela velha e onírica história de ter de escolher entre "cobrir os pés e descobrir a cabeça,e vice-versa."

Quantidade, também, no Brasil é fator decisório na efetivação de uma defesa realmente crível, e não apenas representativa.

A FAB, e demais ffaa's sempre souberam disso. Mas o resto do país, e seus diferentes governos, preferem ignorar esta parte da matemática da defesa nacional. Por quanto tempo ainda, eu não sei dizer.

Mas guerras e problemas não mandam aviso e nem convite. Prevenir então continua sendo o melhor remédio, a ter de nos remediar.

Quem sabe a aquisição destes novos caças nos tragam uma luz sobre isso.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#339 Mensagem por Alitson » Qui Dez 19, 2013 1:08 pm

sapao escreveu:
Alitson escreveu: Como se a COPAC soubesse o que fala, nos últimos 15 anos é um show de horrores entre atitudes e compras!!!
Assim disse o expert em contratos...
Ah, sim, desculpas... :o




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#340 Mensagem por sapao » Qui Dez 19, 2013 3:12 pm

Alitson escreveu:
sapao escreveu: Assim disse o expert em contratos...
Ah, sim, desculpas... :o
Aceitas.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
eagle
Júnior
Júnior
Mensagens: 95
Registrado em: Sáb Abr 16, 2011 11:03 am
Agradeceram: 1 vez

Re: Reabastecimento FAB

#341 Mensagem por eagle » Qui Dez 19, 2013 8:22 pm

FCarvalho escreveu:
joao fernando escreveu: Avião perna curta que gasta pouco mas exige tanks voando...rsssssssssssssssssssssss
Isso de "perna curta" é muito relativo, se levarmos em consideração que, a permanecer a presente organização da defesa aérea brasileira, ainda datada dos mais de 70 anos da FAB, e dos poucos caças que a FAB sempre teve em seu inventário, nem PAK-FA ou F-22 seriam suficientes para fazer o trabalho sem 'tankers' no ar. Seriam também "pernas curtas".

Se a organização da defesa aérea não mudar, ou seja, se ficarmos somente nos esquadrões que temos aí a mais de 60 anos, nenhum caça será suficientemente bom para nós.

No Brasil de hoje, qualidade é o que mais se fala em termos de poder aéreo. Mas não devemos nos esquecer, que mesmo as maiores e melhores tecnologias não serão capazes de defender o país integralmente, sem cairmos de novo naquela velha e onírica história de ter de escolher entre "cobrir os pés e descobrir a cabeça,e vice-versa."

Quantidade, também, no Brasil é fator decisório na efetivação de uma defesa realmente crível, e não apenas representativa.

A FAB, e demais ffaa's sempre souberam disso. Mas o resto do país, e seus diferentes governos, preferem ignorar esta parte da matemática da defesa nacional. Por quanto tempo ainda, eu não sei dizer.

Mas guerras e problemas não mandam aviso e nem convite. Prevenir então continua sendo o melhor remédio, a ter de nos remediar.

Quem sabe a aquisição destes novos caças nos tragam uma luz sobre isso.

abs.

Concordo plenamente.Defesa aérea de um continente como o Brasil com 04 esquadrões de caças supersônicos ( o 1ºGavCa na verdade é um esquadrão apenas ) é uma piada de mal gosto.Na minha opinião.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#342 Mensagem por Brasileiro » Sex Dez 20, 2013 12:12 am

Estive agora há pouco viajando numa ideia:

Imagem

A FAB deveria comprar uma certa quantidade de "buddy-pod" (não são caros), uns dois por esquadrão, iguais àqueles que que o VF-1 opera. Isso diminuiria bastante o custo do treinamento de pilotos em operações de REVO, inclusive podendo torná-los mais frequentes, aumentando a proficiência dos esquadrões nesta prática.

Treinamentos com aviões-tanque de certo são bastante caros, pois demandam a operação de uma aeronave de grande porte, com uma tripulação relativamente grande e que nem sempre está disponível.

E não estou falando em substituir um tipo de treinamento pelo outro, já que o real nunca deixará de ser real, mas com certeza este delicado tipo de operação poderia receber um grande ganho em preparo com este recurso, além, obviamente, de o pod poder ser bastante útil em operações de guerra.



abraços]




----------------
amor fati
passarodeferro
Júnior
Júnior
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mar 25, 2013 9:48 pm
Agradeceram: 9 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#343 Mensagem por passarodeferro » Sex Dez 20, 2013 4:32 pm

A cerimonia de despedida oficial da frota Mirage 2000 da Força Aérea Brasileira, ocorreu esta tarde na Base Aérea de Anápolis.

Notícia: http://www.passarodeferro.com/2013/12/c ... -2000.html

Imagem




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#344 Mensagem por henriquejr » Sex Dez 20, 2013 4:35 pm

Já encontraram um destino para os F-2000?




.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#345 Mensagem por Wolfgang » Sex Dez 20, 2013 5:11 pm

É melhor investir também em mais 3 bases pelo País. Mais uma na Amazônia, outra no Nordeste e uma no Centro-Oeste. Mas os tankers são bem vindos também.




Responder