Reabastecimento FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
zapata
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 237
Registrado em: Sáb Nov 30, 2013 9:10 am
Agradeceram: 12 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#316 Mensagem por zapata » Qua Dez 11, 2013 6:21 pm

A FAB está tendo um grande apoio do GF em suas decisões internas, o GF como órgão maior de está passando por um período de perturbação muito grande, no que diz respeito a situação econômica e política do País.

Em outras épocas as Forças Armadas seriam as primeiras a sofrerem cortes profundos no orçamento, incluindo cortes nos projetos estratégicos e de Estado, como os projetos da Embraer/Avibras/SUBNUC etc, o que não ocorreu em momento algum.

O alto comando sabe das dificuldades do Governo e indicou a aquisição de aeronaves usadas, mas que cumprem a missão, reduzindo assim o desgaste político/econômico da aquisição das aeronaves.




"“A cadela do fascismo está sempre no cio” (Bertolt Brecht)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#317 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 11, 2013 6:34 pm

Eu já não diria apoio. Na verdade o GF está tapando de forma inopinada e até oportunista, diria, um buraco criado por ele mesmo e que inconvenientemente estourou antes do tempo previsto no plano eleitoral, já que internamente parecia haver a intenção de levar este processo a panos morno até que as condições para uma aquisição do novo avião presidencial fosse possível, e o KC-X2 pudesse ser usado como moeda de negócio.

Mas como os KC-137 se foram antes das eleições, não deixando saudades... e nem substitutos. :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#318 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 11, 2013 6:48 pm

Acho que o grande problema que o GF enfrenta é ter vergonha na cara. Esse é um desafio Héracliano.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#319 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 11, 2013 7:00 pm

bcorreia escreveu:Também acharia melhor um 777, mas acho mais fácil o novo Vassourão ser um Airbus, provavelmente um A340-500, não só pela similaridade com os sistemas do A319 quanto pelo medo da Tia de voar.
rodrigoiano escreveu:Então está confirmado os 767?! Nada de Airbus como reabastecedor. No futuro 747 acho demais, mas quem sabe quando decidirem trocar o VC-1 venha o 777...
A priori um dos 2 "novos" B767-3ER serão utilizados como FAB 01, como está previsto nos requisitos do processe de seleção, onde consta que uma das aeronaves possa ser modificada para transporte VVIP. Se a opção da terceira aeronave for efetivada, é provável que tia DR dê-se por satisfeita ao menos até 2016, caso ainda seja presidente, em utilizar normalmente um destes aviões em suas viagens internacionais como VC-1 até que se tenham condições (políticas e econômicas) para a aquisição de um novo avião.

Acredito que esta opção seja válida para o governo apenas nos vôos internacionais de logüíssima distância, uma vez que o ACJ-319 da presidência, ou mesmo os E-190 VC-2, atualmente serem capazes de cobrir sem maiores problemas a AS sem a necessidade de escalas, partindo de Brasília.

O problema como sempre, dizem, é o medo que a sra presidente tem de voar. E para quem tem este tipo de medo, qualquer espaço a mais dentro de uma aeronave faz uma baita diferença.

Até em função disso, a boca pequena corre o boato de que a decisão por um novo VC-X2 estaria entre o Boeing 747-8I VIP e o Airbus A340-500/600. Nada de bimotores, em princípio, já que mesmo sendo aeronaves widebody, ainda assim a Pres DR não se sentiria segura, se ela não conseguir enxergar nada menos que 4 turbinas embaixo das asas de "seus aviões".

Em tempo, o 2o/2o GT naturalmente continuará a fazer, com ou sem VC-X2, o apoio das comitivas internacionais da presidência. Para isso, como disse o Talha, vamos torcer para que não fiquemos apenas nas duas aeronaves iniciais. Seis aviões já seria um mínimo plausível. Entre 8 e 12 começamos a fazer justiça e honrar o trabalho hérculeo do 2o/2o GT em relação à FAB e ao país.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13502
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#320 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 11, 2013 7:24 pm

Então teremos apenas um reabastecedor, pois o que esse pessoal gosta de fazer viagem, vai ocupar muito mais un dos 767-300 para missão de "transporte especial" do que reabastecimento de aeronaves.




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#321 Mensagem por Alitson » Qua Dez 11, 2013 7:30 pm

estamos vendo um futuro para os 3 767-300 da TAN... hehehe




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#322 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 11, 2013 8:30 pm

A própria FAB, via COPAC, já colocou anteriormente que mais aeronaves poderão/deverão ser adquiridas após estas 2(+1) inciais. Vai depender, como sempre, de situações e condições para isso.

O que não se sabe oficialmente até hoje, afinal, é quantos aviões KC-X's a FAB entende serem necessários para o futuro da instituição. E quando falo futuro, não estou dizendo amanhã ou semana que vem, e nem ano que vem, mas para as próximas décadas. Porque os reles 4 que sempre tivemos já não davam mais conta do recado há tempos, menos pela plataforma do que pela qtde disponível.

As missões, o trabalho e as necessidades crescentes multiplicaram-se vertiginosamente para o 2o/2o GT nestes últimos anos. E todo mundo sabe disso. Só o que não aumentou mesmo foi o salário e a dignidade das condições de trabalho do pessoal do esquadrão, e a consciência por quem de direito, de que não é possível dispor-se, e manter, uma aviação de transporte estratégica somente com 2/3 aeronaves, por mais que isso pareça grandes coisas em nosso país.

Afinal, voltamos à pergunta e/ou dúvida de sempre: o que a FAB quer e/ou espera da sua aviação estratégica de transporte? Qual futuro, se é que há algum, para o 2o/2o GT no planejamento, e efetivação, do poder aéreo nacional? Ou será que ele já está fadado desde agora a ser somente mais um reles posto aéreo de combustível nas horas vagas, tipo free lancer, enquanto faz o leva e trás primário do poder civil constituído pelo mundo afora?

Mais do mesmo, o mesmo de sempre ou alguma coisa diferente do de sempre? Porque trocar seis por meia duzia, mesmo que essa duzia seja mais encorpada, no final das contas, não vai adiantar muita coisa mesmo. Cedo ou tarde voltamos, diria melhor, continuaremos a permanecer na mesma situação de antes.

Vale a pena? Se for pra isso eu penso que não.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#323 Mensagem por bcorreia » Qua Dez 11, 2013 8:34 pm

Alitson escreveu:estamos vendo um futuro para os 3 767-300 da TAN... hehehe
As aeronaves não eram da TAM, mas sim de um lesor, e estão fora dos pré-requisitos da FAB, que pede aeronaves com menos de 10 anos de uso e <5k ciclos.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#324 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 12, 2013 2:23 pm

talharim escreveu:ALELUIA IRMAO !!!!!!!!!!!!! OBRIGADO PAPAI NOEL !!!!!!!!!!
COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO No-
19/GAL/2013
OBJETO: Serviço de capacitação operacional para 10 (dez) pilotos do
2º/2º GT, que incluirá o curso teórico (desenvolvimento cognitivo), o
treinamento de Simulador de Voo e o treinamento de voo em rota
(desenvolvimento psicomotor) com um total de 1.500 horas de voo
em rota, para a formação de 10 (dez) comandantes na aeronave
Boeing 767-300, na forma e nas condições estabelecidas no Projeto
Básico nº 001/CMDO/2013.
AUTORIDADE SOLICITANTE:
CLAUDIO DIAS DOS SANTOS Ten Cel Int. AUTORIDADE RATIFICADORA:
Ten Brig Ar HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR.
Esta informação nos dá o indictivo que a priori os sistemas aviônicos destas duas primeiras aeronaves não serão modificados, ao menos a fundo, de forma que elas virão com os sistemas originais de fábrica.

Imagem

Presume-se que no médio/longo prazo, com mais aquisições os sistemas embarcados sejam homologados de acordo com o padrão do KC-390, com vista a manter-se uma base logística comum.

Enfim, mesmo que ainda com uma cabine dos anos 80's na sua frente, os pilotos do 2o/2o GT irão dar um salto gigantesco em termos de modernização e atualidade em termos de sistema aviônicos embarcados. Afinal, para quem passou quase tinta anos voando aviões dos 50's, treinar em um simulador dos anos 80's mesmo não sendo o ideal, já pode ser considerado um passo histórico.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2916
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#325 Mensagem por saullo » Qui Dez 12, 2013 3:44 pm

FCarvalho escreveu:
talharim escreveu:ALELUIA IRMAO !!!!!!!!!!!!! OBRIGADO PAPAI NOEL !!!!!!!!!!
COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO No-
19/GAL/2013
OBJETO: Serviço de capacitação operacional para 10 (dez) pilotos do
2º/2º GT, que incluirá o curso teórico (desenvolvimento cognitivo), o
treinamento de Simulador de Voo e o treinamento de voo em rota
(desenvolvimento psicomotor) com um total de 1.500 horas de voo
em rota, para a formação de 10 (dez) comandantes na aeronave
Boeing 767-300, na forma e nas condições estabelecidas no Projeto
Básico nº 001/CMDO/2013.
AUTORIDADE SOLICITANTE:
CLAUDIO DIAS DOS SANTOS Ten Cel Int. AUTORIDADE RATIFICADORA:
Ten Brig Ar HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR.
Esta informação nos dá o indictivo que a priori os sistemas aviônicos destas duas primeiras aeronaves não serão modificados, ao menos a fundo, de forma que elas virão com os sistemas originais de fábrica.

Imagem

Presume-se que no médio/longo prazo, com mais aquisições os sistemas embarcados sejam homologados de acordo com o padrão do KC-390, com vista a manter-se uma base logística comum.

Enfim, mesmo que ainda com uma cabine dos anos 80's na sua frente, os pilotos do 2o/2o GT irão dar um salto gigantesco em termos de modernização e atualidade em termos de sistema aviônicos embarcados. Afinal, para quem passou quase tinta anos voando aviões dos 50's, treinar em um simulador dos anos 80's mesmo não sendo o ideal, já pode ser considerado um passo histórico.

abs.
E isso aí, avançamos 30 anos, SÓ FALTAM MAIS 30 PARA TIRAR O ATRASO... [003] [003] [003]

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#326 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 13, 2013 6:37 pm

Isso saullo, a gente faz daqui a trinta anos. :mrgreen:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#327 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 13, 2013 6:44 pm

Só para se ter uma idéia da diferença de gerações...

Simulador Boeing 767-3ER
Imagem

Simulador Embraer KC-390
Imagem

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#328 Mensagem por Alitson » Sex Dez 13, 2013 6:56 pm

Transportes são transportes, reabastecedores são reabastecedores, esqueçam comprar 767 e modernizar aviônica.

É o mesmo que ter um utilitário com peças em qualquer esquina e colocar um motor chinês qualquer...




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#329 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 13, 2013 7:24 pm

Mas quem falou em aviônica nova foi a COPAC.... :wink:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Reabastecimento FAB

#330 Mensagem por bcorreia » Sex Dez 13, 2013 8:00 pm

FCarvalho escreveu:Só para se ter uma idéia da diferença de gerações...

Simulador Boeing 767-3ER
Imagem

Simulador Embraer KC-390
Imagem

abs.
Esse simulador é tão avançado que simula até as caixas do almox da Embraer :twisted: Isso é o mockup do KC390, pow :lol:




Responder