Mais uma tensão entre Chile e Peru

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Mais uma tensão entre Chile e Peru

#226 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 17, 2014 9:31 am

Se esse povo quisesse mesmo resolver essa sua pendenga secular pelas vias de fato, não teriam se dado o trabalho de ficar anos aguardando uma decisão de um tribunal internacional, que ao fim e ao cabo, teria indiferente a decisão tomada, levado o lado perdedor a reclamar a manu militari o que pensa ser de direito seu.

Pura demagogia e proselitismo político de ambas as partes. Ademais, a questão é marítima e não terrestre. Bem mais complicada de se resolver.

O problema, como sempre neste tipo de situação, é saber quem foi que piscou primeiro... porque depois de dado o primeiro tiro, fica bem difícil saber-se quem tem razão ou não...

Só quero ver como o Brasil se porta numa eventualidade destas. Ainda mais com um vizinho cocaleiro e outro
vidente as nossas voltas. :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Mais uma tensão entre Chile e Peru

#227 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 20, 2014 1:38 am

A melhor reportagem que vi até agora para entender-se como andam as coisas entre Chile e Peru.
Recomendo leitura atenta.

Chile x Peru, um pedaço de mar e a perigosa guerra fria

Seis anos após registro de ação peruana, Corte Internacional de Haia emitirá veredito em 27 de janeiro

Em sua edição de 10 de janeiro passado, a rede privada chilena de telecomunicação, “Rádio Biobío”, causou espanto e apreensão com a seguinte manchete matutina: “Ordenan acuartelamiento de Fuerzas Armadas y Carabineros ante requerimiento peruano contra Chile por fallo de La Haya”. O que era aquilo: o Chile iniciando uma guerra?...

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=36130




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7443
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 89 vezes

Re: Mais uma tensão entre Chile e Peru

#228 Mensagem por FOXTROT » Dom Jan 26, 2014 10:25 pm

Em poucas horas será anunciada a vitoria peruana em Haia, em seguida o Chile enviará uma fragata a zona contestada para servir de alvo aos submarinos peruanos..... :twisted:


Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Mais uma tensão entre Chile e Peru

#229 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 26, 2014 10:49 pm

Bom, pelo menos vamos poder assistir tudo pela tv... :twisted:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Mais uma tensão entre Chile e Peru

#230 Mensagem por suntsé » Dom Jan 26, 2014 11:02 pm

FCarvalho escreveu:Bom, pelo menos vamos poder assistir tudo pela tv... :twisted:

abs.
Do jeito que nossa diplomacia é inábil, eu tenho medo que aconteça qualquer guerra que seja na AS.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36307
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3140 vezes

Re: Mais uma tensão entre Chile e Peru

#231 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 26, 2014 11:15 pm

Não se preocupe. Eles estão do outro lado da cordilheira. Seria complicado sim se estivessem bem ao nosso lado. Aí a nossa diplomacia era bem capaz de mais atrapalhar do que ajudar. Ainda mais com um diplomata como ministro da defesa.
Neste caso, restaria-nos saber a quem ele realmente defenderia, se a nós ou a nosostros... :?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7443
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 89 vezes

Re: Mais uma tensão entre Chile e Peru

#232 Mensagem por FOXTROT » Seg Jan 27, 2014 3:37 pm

Vitoria de Pirro?

O Chile ainda não se pronunciou oficialmente....
-----------------------------------------------------------------------------
http://noticias.terra.com.br/mundo/euro ... aRCRD.html

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7443
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceram: 89 vezes

Re: Mais uma tensão entre Chile e Peru

#233 Mensagem por FOXTROT » Seg Jan 27, 2014 3:45 pm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Crimeia

A Crimeia é uma república autônoma da Ucrânia!

A Crimeia faz fronteira com a região do Kherson a norte, com o Mar Negro ao sul e ao oeste e com o Mar de Azov ao leste. Tem uma área de 26 000 km², com uma população de 1,9 milhões de habitantes (2005). Sua capital é Simferopol.

A Crimeia conecta-se ao resto da Ucrânia pelo istmo de Perekop, largo de 5 a 7 km. No extremo oriental encontra-se a península de Kerch, que está diretamente em face da península de Taman, em terras russas. Entre as penínsulas de Kerch e Taman encontra-se o Estreito de Kerch, com 4,5 a 15 km de largura, que liga o Mar Negro ao Mar de Azov.

A costa da Crimeia é repleta de baías e portos. Esses portos encontram-se no lado ocidental do Istmo de Perekop, na Baía de Karkinit; no sudoeste, na baía aberta de Kalamita, com os portos de Eupatoria, Sebastopol e Balaclava; na Baía de Arabat, no lado norte do Istmo de Yenikale ou Kerch; e na Baía de Caffa ou Teodósia, com o porto homônimo no lado sul.

A costa sudeste é flanqueada a uma distância de 8 a 12 km do mar por uma cadeia de montanhas também conhecidas como Cordilheira da Crimeia. Essas montanhas são acompanhadas por uma segunda cadeia paralela. 75% do resto da superfície da Crimeia consiste de pradarias semiáridas, uma continuação sul das estepes Pontic, que se inclinam levemente para o nordeste a partir dos pés das montanhas. A cadeia principal dessas montanhas ergue-se abruptamente do fundo do Mar Negro, alcançando uma altitude de 600 a 750 metros, começando no sudoeste da península, chamado Cabo Fiolente (ant. Parthenium). Era esse cabo que, supõe-se, era coroado com o templo de Ártemis, onde Ifigênia teria exercido como sacerdotisa.

Diversos kurgans, ou restos de sepulturas, dos antigos citas espalham-se através das estepes da Crimeia.

Durante os anos de poder soviético, as vilas e as dachas da costa da Crimeia eram privilégio dos politicamente fiéis ao regime. Também encontram-se vinhedos e pomares nessa região; a pesca, a mineração e a produção de diversos óleos também são importantes. Inúmeros edifícios da família imperial russa também embelezam a região, assim como pitorescos castelos gregos e medievais.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Região estratégica para os russos, se a Rússia quiser escalar tensão sem no entanto ir à guerra, poderia propor um plebiscito, para saber a quem os nativos querem pertencer. :twisted:

Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
nirvanerox
Júnior
Júnior
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Jun 30, 2008 8:43 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Mais uma tensão entre Chile e Peru

#234 Mensagem por nirvanerox » Seg Jan 27, 2014 5:10 pm

Victoria pirrica peruana, solo obtuvo Zona Exclusiva Economica, los recursos marinos quedaron en el lado chileno y la frontera terrestre empieza en el hito1 como sostenia la tesis chilena.




Responder