Conflitos em África

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viper PT
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Sex Jan 26, 2018 10:28 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: Conflitos em África

#346 Mensagem por Viper PT » Seg Jun 22, 2020 4:38 pm

FCarvalho escreveu: Dom Jun 21, 2020 2:27 pm Se os egícios entrarem na Líbia, mesmo que com apenas 3 brigadas, vai forçar os turcos a recuarem e a um rearranjo dos dispositivos militares na área.
Até prova em contrário, se forem mesmo 3 brigadas, os objetivos são limitados e pontuais em relação a manter as tropas do governo líbio longe das fronteiras egípcias e dos campos de petróleo e dar uma folga para o tal Harfar e tentar retomar a iniciativa no oeste.
Este video mostra como é possível operar material ocidental e oriental nas mesmas forças armadas. É questão de querer e poder.
Agora, se ao invés de brigadas fossem 3 divisões, eu diria que os egípcios estariam entrando na Líbia para jogar os turcos ao mar e acabar de vez com o imbróglio interno. Mas a julgar pelas movimentações, os objetivos são mais limitados.
Escalar uma guerra a essa altura não deve estar nos planos de ninguém.

abs

Confesso que gostava de ver o desempenho dos Egípcios
Historicamente habituados a levar cacete de forças bem mais pequenas!

Cá para mim aquele material todo vai ser perdido estupidamente como de costume!

Será que aprenderam alguma coisa nas suas Guerras contra Israel!?




EX DSA
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Conflitos em África

#347 Mensagem por FCarvalho » Seg Jun 22, 2020 5:15 pm

Já faz uns 30 anos ao menos que os egípcios deixaram o lado negão da força, mas se aprenderam alguma coisa eu não sei.
A mistura de equipamentos ali vista é um indicativo que eles não largaram totalmente as velhas concepções, ou devem estar a tentar desenvolver ao que combine o melhor dos dois mundos.
Se vai dar certo, creio que logo veremos.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viper PT
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Sex Jan 26, 2018 10:28 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: Conflitos em África

#348 Mensagem por Viper PT » Ter Jun 23, 2020 7:22 am

FCarvalho escreveu: Seg Jun 22, 2020 5:15 pm Já faz uns 30 anos ao menos que os egípcios deixaram o lado negão da força, mas se aprenderam alguma coisa eu não sei.
A mistura de equipamentos ali vista é um indicativo que eles não largaram totalmente as velhas concepções, ou devem estar a tentar desenvolver ao que combine o melhor dos dois mundos.
Se vai dar certo, creio que logo veremos.

abs

De facto os números e o equipamento Egípcio são qualquer coisa impressionante!

E estão na posição de colocar no terreno um exército e força aérea com equipamentos ocidentais e outro exército e força aérea com equipamentos de origem Russa. E tudo às centenas!

Com isso garantiram uma certa independência no suprimento logístico. Podem escolher a qualquer momento a qual dos lados agradar.

Não vamos ver Apaches em formação com KA52......
Ou F16 fazendo de asa de Mig’s29.......acho eu.....por aqueles lados tudo é possível.




EX DSA
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Conflitos em África

#349 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 23, 2020 11:50 am

Sem contar que até o fim do ano devem chegar os Su-35...
Prova mais uma vez que quando se quer, material ocidental e russo não tem problema nenhum em ser operados no mesmo exército.
E isso deixa os americanos de cabelos em pé.
Imagina se qualquer hora dessas eles resolverem comprar os S-400.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viper PT
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Sex Jan 26, 2018 10:28 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: Conflitos em África

#350 Mensagem por Viper PT » Ter Jun 23, 2020 2:39 pm

Não causa problemas a quem compra se tem orçamento ilimitado para a defesa.
Fica muito mais caro operar duas frotas de caças, MBT e outros equipamentos de origens completamente opostas

Causa problemas e sérios a quem vende!




EX DSA
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Conflitos em África

#351 Mensagem por FCarvalho » Ter Jun 23, 2020 3:21 pm

Desde que se saiba o que quer e como bem operar a ambos, tudo bem, até quem tem orçamento limitado pode o fazer.
No caso do Egito e dos países do oriente médio, orçamento de defesa é sobrevivência.
Já cá nosso caso, indiferente aos fornecedores, somos dependentes por escolha ou por omissão.
Em alguns tópicos sobre a marinha francesa e outros relativos à França é possível notar como somos delinquentes em deixar nas mãos deles quase tudo o que há por aqui em matéria de bens e insumos tecnológicos e projetos afins. E o que não é francês, ou é alemão, britânico, italiano ou americano.
Russo ou de outros fornecedores só entra se os generais tiverem que engolir goela abaixo, caso do MI-35, que operam até hoje na FAB sem reclamos do esquadrão operante.
É tudo questão de vontade e planejamento. O que vale para os produtos ocidentais vale também para outrem fora da Otan/Stangag. Basta que haja bom senso e critério.
Na minha opinião, Russia, China, Turquia, Singapura e outros atores estão aí para poder aproveitar as melhores oportunidades que tivermos.
Colocar todos os ovos em uma cesta não é bom e nem lógico.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2087
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: Conflitos em África

#352 Mensagem por gogogas » Qua Jun 24, 2020 10:35 am

Indianos o que o digam .....




Gogogas !
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Conflitos em África

#353 Mensagem por EDSON » Qui Jun 25, 2020 7:25 pm

Líbia. 25/06/2020


Imagem

1. A Turquia insiste que as tropas de Haftar devem entregar o PNS da Líbia às bases aéreas de Sirte e Al-Jufrah, para que as negociações de paz possam começar. A Turquia não quer concordar com uma trégua nas condições atuais. No entanto, o LNA já declarou que Sirte não se renderá, e o Egito afirmou claramente que, se os turcos e o PNS da Líbia atacarem o Sirte, o Egito entrará na guerra.

2. O Ministério das Relações Exteriores da Turquia acusou o Egito de querer obter petróleo líbio, que o Cairo encobre com palavras de preocupação para o povo líbio. No Egito, essas alegações são rejeitadas, afirmando que o Egito precisa de uma Líbia holística sem terroristas e extremistas, especialmente aqueles que Erdogan trouxe da Líbia para a Síria.
Também é importante notar que o CNT da Líbia acusou a Liga dos Estados Árabes de padrões duplos por sua posição sobre a crise na Líbia e a legitimação de Haftar.
Por sua vez, Bashar al-Assad (que ainda está fora do LAS) disse que a Síria apóia as ações dos irmãos do Egito e da Líbia, referindo-se a Haftar e o LNA.

3. A França continua febril ao tentar recuperar o ritmo perdido na Líbia. Após negociações com a Tunísia, a Rússia é a próxima. Macron vai discutir com Putin Líbia, Síria e Ucrânia. Certamente haverá tentativas de convencer a Rússia a pressionar mais a Turquia, para que ela seja mais flexível na Líbia. É improvável que a Rússia entre na garrafa por causa da aventura na Líbia de Erdogan. Pelo contrário, a intensificação do conflito com o envolvimento dos países da OTAN em diferentes lados a longo prazo promete ganhos muito mais significativos do que a base em Benghazi e o direito de desenvolver campos de petróleo. Daí os temores dos Estados Unidos, que suspeitam da Federação Russa de que está jogando um jogo duplo e coloca membros da OTAN entre si. Até agora, os EUA não conseguiram convencer a liderança do PNS a se afastar da perigosa posição de "tomar Sirte a todo custo".

Até agora, estamos vendo uma fase diplomática ativa, em que as partes estão manobrando ativamente, tentando criar condições para um cessar-fogo ou um ataque a Sirte.
A situação em si está no limbo, a intensidade das hostilidades diminuiu, os veteranos de guerra da Líbia são forçados a esperar, conforme acordado pelos grandes tios.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Conflitos em África

#354 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 25, 2020 7:37 pm

Até onde se pode perceber, os turcos não tem força na Líbia para impor suas próprias regras. A não ser que Erdogan jogue o exército turco lá dentro. Mas isso forçaria o Egito a entrar na luta, e um confronto direto entre os dois países não é algo, aparentemente, aceitável pelos contendores nas negociações. Ninguém quer ver o circo pegar fogo de vez no mediterrâneo, ainda mais com os europeus divididos no negócio.

A quem interessaria uma guerra aberta entre turcos e egípcios no leste do mediterrâneo?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Conflitos em África

#355 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 03, 2020 11:53 pm

MOÇAMBIQUE
Intervenção militar é prioridade em Moçambique, diz Instituto Tony Blair
De Ricardo Figueira & Neusa e Silva • Últimas notícias: 04/07/2020 - 04:03

https://pt.euronews.com/2020/07/04/inte ... 1593820510




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Conflitos em África

#356 Mensagem por EDSON » Dom Jul 05, 2020 2:22 pm





Editado pela última vez por EDSON em Ter Jul 07, 2020 10:50 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

Re: Conflitos em África

#357 Mensagem por manuel.liste » Ter Jul 07, 2020 8:38 am

https://www.vozpopuli.com/espana/espana ... 64151.html

España reforzará la presencia militar en África y reducirá tropas en Oriente Medio
El objetivo de Defensa es incrementar el número de efectivos en el Sahel, azotado por el terrorismo y otras inestabilidades, y potenciar los equipos móviles de adiestramiento e instrucción en la región




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Conflitos em África

#358 Mensagem por EDSON » Ter Jul 07, 2020 10:54 pm

O Marechal Haftar vistou uma de sua unidades, e como se pode ver no vídeo temos um batalhão reforçado de infantaria 20 tanques e uma bateria de obus de 152mm. O que me faz pensar que esta unidade simples de choque por si só não pode virar a maré da Guerra em Sirte espero que ele disponha de mais unidades do tipo.


http://www.youtube.com/watch?v=m_VPBuMiFxw&t=31s




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36319
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Conflitos em África

#359 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 08, 2020 4:15 pm

Se comparado a um batalhão de inf blda ou mec convencional, faltam muitos elementos de apoio, e mesmo de combate.
Tirando os onipresentes T-62 e os obuses soviéticos, aparentemente não há apoio mecanizado ou motorizado. O que denota a ausência de VBTP/VBCI assim como bldos rec e apoio de fogo.
Notar que o Egito tem muitos BMD/BRDM além de BTR em estoque e que poderiam ser repassados as tropas do Haftar, mas pelo jeito isso não será feito, a não ser que eles mesmos resolvam utilizá-los na Líbia.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Conflitos em África

#360 Mensagem por EDSON » Seg Jul 13, 2020 5:48 pm





Responder