Sócia e Rival da EMBRAER na China anunciam Fusão
Moderador: Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 2074
- Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
- Localização: São Paulo / SP
- Agradeceram: 25 vezes
Sócia e Rival da EMBRAER na China anunciam Fusão
Deu no jornal Estado de são Paulo de 06/11/08
Sócia e rival da Embraer na China anunciam fusão
Projeto chinês é criar um grande grupo capaz de concorrer também com Boeing e Airbus
Cláudia Trevisan
Tamanho do texto? A A A A
A sócia chinesa da Embraer, a Avic II, se fundiu com a principal rival da empresa brasileira na China, a Avic I - que se prepara para colocar no mercado um avião de 70 a 95 lugares, concorrente da família de jatos executivos produzidos em São José dos Campos (SP). De acordo com o governo de Pequim, a companhia resultante da união vai comprar uma fabricante estrangeira de aviões para acelerar seu desenvolvimento tecnológico, em operação que deve ser anunciada até o fim do ano. O nome da empresa a ser adquirida não foi revelado.
O presidente da Embraer na China, Guan Dong Yuan, afirmou que a fusão entre a sócia e a rival não muda a situação da empresa no país. Mas fontes ouvidas pelo Estado acreditam que a operação, no mínimo, cria incertezas em relação ao futuro, principalmente pelo fato de o comando da nova empresa ter ficado com o ex-presidente da Avic I, Lin Zuoming.
Quando entrou na China, em 2002, a Embraer se associou à Avic II, uma das duas grandes empresas estatais do setor, que tinha a tarefa de fabricar helicópteros e aviões de pequeno porte. A outra, a Avic I, era responsável pelo desenvolvimento de aeronaves médias e grandes.
Enquanto a Avic II se associou à Embraer, a Avic I fechou um acordo de cooperação tecnológica com a canadense Bombardier, principal concorrente da brasileira no mercado de aviões regionais.
No dia 28 de outubro, a Avic I e Avic II se fundiram em uma única empresa, a Avic (China Aviation Industry Corporation), cujo objetivo final é a criação de aviões chineses de grande porte, com capacidade para mais de 150 passageiros, que possam reduzir a dependência do país das gigantes Boeing, americana, e Airbus, européia.
Em conferência realizada na segunda-feira, véspera da abertura da 7ª Feira Aeroespacial da China, Lin Zuoming afirmou que o objetivo da Avic é se consolidar como um ator global nessa indústria em meados da próxima década. A companhia também pretende fabricar jatos executivos de 10, 20 e 30 lugares, outra faixa de mercado na qual a Embraer atua.
Com o lançamento do EMB-190, jato com capacidade de 98 a 114 passageiros, as vendas da Embraer deram um salto que colocou a empresa brasileira no terceiro lugar no ranking da aviação, atrás de Airbus e Boeing e à frente da Bombardier.
Embraer e Avic II têm uma fábrica na cidade de Harbin, no nordeste da China, onde produzem o ERJ-145, um avião com capacidade para 50 passageiros.
Além de vender essa aeronave na China, a Embraer vem aumentando os contratos para entrega do EMB-190. Em 2006, a empresa brasileira fechou um acordo de venda de 100 aviões para a Hainan Airlines, sendo metade de EMB-190 fabricados no Brasil e o restante de ERJ-145 produzidos na fábrica de Harbin.
CONCORRENTE
O primeiro passo da China no desenvolvimento de aviões de grande porte é o lançamento do ARJ21, o jato de 70 a 95 lugares que concorre diretamente com a família de jatos executivos da Embraer e é produzido pela Commercial Aircraft Corporation of China (CACC), um braço da Avic.
A CACC anunciou ontem a venda de 25 ARJ21 para a General Eletric, um negócio no valor de US$ 733 milhões. É a primeira venda fechada com um comprador estrangeiro. A GE participa na fabricação do ARJ21 com o fornecedora dos motores dos aviões. A primeira entrega ocorrerá apenas em 2013.
Com a experiência na construção deste avião, a China espera desenvolver a tecnologia necessária para ter sua própria aeronave com mais de 150 lugares. "Ter um grande avião chinês no céu azul não é apenas o desejo do governo, mas de toda a nação", afirmou o presidente da CACC, Jin Zhuanglong, na segunda-feira, na mesma conferência realizada na véspera da abertura da 7º Feira Aeroespacial da China.
Sócia e rival da Embraer na China anunciam fusão
Projeto chinês é criar um grande grupo capaz de concorrer também com Boeing e Airbus
Cláudia Trevisan
Tamanho do texto? A A A A
A sócia chinesa da Embraer, a Avic II, se fundiu com a principal rival da empresa brasileira na China, a Avic I - que se prepara para colocar no mercado um avião de 70 a 95 lugares, concorrente da família de jatos executivos produzidos em São José dos Campos (SP). De acordo com o governo de Pequim, a companhia resultante da união vai comprar uma fabricante estrangeira de aviões para acelerar seu desenvolvimento tecnológico, em operação que deve ser anunciada até o fim do ano. O nome da empresa a ser adquirida não foi revelado.
O presidente da Embraer na China, Guan Dong Yuan, afirmou que a fusão entre a sócia e a rival não muda a situação da empresa no país. Mas fontes ouvidas pelo Estado acreditam que a operação, no mínimo, cria incertezas em relação ao futuro, principalmente pelo fato de o comando da nova empresa ter ficado com o ex-presidente da Avic I, Lin Zuoming.
Quando entrou na China, em 2002, a Embraer se associou à Avic II, uma das duas grandes empresas estatais do setor, que tinha a tarefa de fabricar helicópteros e aviões de pequeno porte. A outra, a Avic I, era responsável pelo desenvolvimento de aeronaves médias e grandes.
Enquanto a Avic II se associou à Embraer, a Avic I fechou um acordo de cooperação tecnológica com a canadense Bombardier, principal concorrente da brasileira no mercado de aviões regionais.
No dia 28 de outubro, a Avic I e Avic II se fundiram em uma única empresa, a Avic (China Aviation Industry Corporation), cujo objetivo final é a criação de aviões chineses de grande porte, com capacidade para mais de 150 passageiros, que possam reduzir a dependência do país das gigantes Boeing, americana, e Airbus, européia.
Em conferência realizada na segunda-feira, véspera da abertura da 7ª Feira Aeroespacial da China, Lin Zuoming afirmou que o objetivo da Avic é se consolidar como um ator global nessa indústria em meados da próxima década. A companhia também pretende fabricar jatos executivos de 10, 20 e 30 lugares, outra faixa de mercado na qual a Embraer atua.
Com o lançamento do EMB-190, jato com capacidade de 98 a 114 passageiros, as vendas da Embraer deram um salto que colocou a empresa brasileira no terceiro lugar no ranking da aviação, atrás de Airbus e Boeing e à frente da Bombardier.
Embraer e Avic II têm uma fábrica na cidade de Harbin, no nordeste da China, onde produzem o ERJ-145, um avião com capacidade para 50 passageiros.
Além de vender essa aeronave na China, a Embraer vem aumentando os contratos para entrega do EMB-190. Em 2006, a empresa brasileira fechou um acordo de venda de 100 aviões para a Hainan Airlines, sendo metade de EMB-190 fabricados no Brasil e o restante de ERJ-145 produzidos na fábrica de Harbin.
CONCORRENTE
O primeiro passo da China no desenvolvimento de aviões de grande porte é o lançamento do ARJ21, o jato de 70 a 95 lugares que concorre diretamente com a família de jatos executivos da Embraer e é produzido pela Commercial Aircraft Corporation of China (CACC), um braço da Avic.
A CACC anunciou ontem a venda de 25 ARJ21 para a General Eletric, um negócio no valor de US$ 733 milhões. É a primeira venda fechada com um comprador estrangeiro. A GE participa na fabricação do ARJ21 com o fornecedora dos motores dos aviões. A primeira entrega ocorrerá apenas em 2013.
Com a experiência na construção deste avião, a China espera desenvolver a tecnologia necessária para ter sua própria aeronave com mais de 150 lugares. "Ter um grande avião chinês no céu azul não é apenas o desejo do governo, mas de toda a nação", afirmou o presidente da CACC, Jin Zhuanglong, na segunda-feira, na mesma conferência realizada na véspera da abertura da 7º Feira Aeroespacial da China.
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5442
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceram: 428 vezes
Re: Sócia e Rival da EMBRAER na China anunciam Fusão
Um verdadeiro cangapé que os chineses deram na Embraer!
.
- crubens
- Sênior
- Mensagens: 1864
- Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
- Localização: Fortaleza, Ce
- Agradeceram: 9 vezes
Re: Sócia e Rival da EMBRAER na China anunciam Fusão
Eu sempre achei que os chineses não são confiáveis.
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
Re: Sócia e Rival da EMBRAER na China anunciam Fusão
Esse ARJ21 nao e uma copia safada do MD-80 que eles fabricavam sobre licenca e que o americaos estavam xiannndooo pacas ???
Chineses ....
Chineses ....
---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
"There's More Than One of Everything"
Re: Sócia e Rival da EMBRAER na China anunciam Fusão
concerteza e pior com a rivalhenriquejr escreveu:Um verdadeiro cangapé que os chineses deram na Embraer!
- Anderson TR
- Sênior
- Mensagens: 767
- Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm
Re: Sócia e Rival da EMBRAER na China anunciam Fusão
kkkk....Éh isso que dá durmir com o inimigo!!!!....Se eles deram uma banda na Russia fabricando uma turbina de avião praticamente um clone da Russa,imagina o que farão com a experiência que estão tendo com a Embraer......"Economia de mercado!!!!"....Só trouxa acredita numa história dessas.....
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Re: Sócia e Rival da EMBRAER na China anunciam Fusão
Ah pessoal parem vai... uma empresa chama AVIC I e a outra chama AVIC II.
Com certeza absoluta, foram malvadinhos!! O dono é o mesmo porra! Esperavam o que?
Com certeza absoluta, foram malvadinhos!! O dono é o mesmo porra! Esperavam o que?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: Sócia e Rival da EMBRAER na China anunciam Fusão
Pra alguns, nada. Por falar em turbina Bolovo veio, vou visitar a Polaris e ver a Tr funcionando...Alias, já ta queimando querosene.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
-
- Sênior
- Mensagens: 2074
- Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
- Localização: São Paulo / SP
- Agradeceram: 25 vezes
Re: Sócia e Rival da EMBRAER na China anunciam Fusão
Amigos
Na minha vida profissional tenho mantido muitos contatos comerciais com chineses.
Aprendi que os chineses não são capitalistas, são porém muito piores : são mercantilistas
Para os chineses não existe na área de negocios a palavra parceria, são capazes de mudar para o concorrente por uma diferença de preço de U$D0.00001 centavos. Para eles não interessa se o parceiro quer uma amizade comercial duradoura, e sim apenas quem dá o melhor preço.
Acho que a EMBRAER aprendeu agora, como são os chineses, e com certeza ninguem vai lucrar associando com eles e repassando tecnologia.
Acho que vai demorar muito para que os chineses possam exportar armamento para outros países(exceto o seu vizinho Paquistão)
Abraços
Hélio
Na minha vida profissional tenho mantido muitos contatos comerciais com chineses.
Aprendi que os chineses não são capitalistas, são porém muito piores : são mercantilistas
Para os chineses não existe na área de negocios a palavra parceria, são capazes de mudar para o concorrente por uma diferença de preço de U$D0.00001 centavos. Para eles não interessa se o parceiro quer uma amizade comercial duradoura, e sim apenas quem dá o melhor preço.
Acho que a EMBRAER aprendeu agora, como são os chineses, e com certeza ninguem vai lucrar associando com eles e repassando tecnologia.
Acho que vai demorar muito para que os chineses possam exportar armamento para outros países(exceto o seu vizinho Paquistão)
Abraços
Hélio
- Poti Camarão
- Sênior
- Mensagens: 819
- Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
- Localização: Natal - Brasil
- Agradeceram: 2 vezes
Re: Sócia e Rival da EMBRAER na China anunciam Fusão
Os petralhas não dizem nada sobre isso. Agora, se tivesse acontecido com os EUA, aí era traição dos imperialistas...
Re: Sócia e Rival da EMBRAER na China anunciam Fusão
crubens escreveu:Eu sempre achei que os chineses não são confiáveis.
Incluo tambem Indianos e Coreanos ...
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Winston Churchill