IAE testa motor de propulsão líquida

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

IAE testa motor de propulsão líquida

#1 Mensagem por Brasileiro » Seg Set 15, 2008 11:59 am

Tiro em banco de motor foguete é um sucesso


Na manhã do dia 10 de setembro, aconteceu o Ensaio de Queima em Banco de Provas de um motor foguete com as seguintes características: 356 mm de diâmetro, 1800 mm de comprimento, 295 kg de propelente e tempo de queima de 25 segundos.

O objetivo do ensaio foi obter as características propulsivas do motor, como impulso específico e empuxo, dados que compõem os parâmetros utilizados no cálculo da trajetória e do ponto de impacto do veículo.

O evento aconteceu às 11h20min e, atendendo a especificações de segurança, contou com a participação de uma platéia restrita como o comandante do CTA tenente-brigadeiro Rolla, o major-brigadeiro Salamone, o brigadeiro Venâncio, o comandante Zapico da marinha, o coronel Pimentel do Exército e a doutora Renata Furtado da Advocacia Geral da União (AGU).

Geraldo Cesar Novaes, coordenador técnico do Ensaio, esclareceu que tudo esteve dentro do esperado e que a medição foi realizada com sucesso. "A equipe que trabalhou nesse Ensaio esteve totalmente cooperativa durante todo o trabalho e gostaria de agradecer a todos os envolvidos: pirotecnia, instrumentação, integração e ensaios, propriedades de massa e de registro." concluiu Geraldo.

Para finalizar esse momento, o diretor do IAE, coronel Pantoja declarou que um evento como este é uma maneira de se ver, na prática, o resultado da nossa missão". Em cerca de vinte segundos temos concentrado o trabalho de muitos!" concluiu o coronel Pantoja.


http://www.iae.cta.br/videos/motor_fog.wmv


abraços[




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#2 Mensagem por Brasileiro » Seg Set 15, 2008 12:07 pm

Nesta segunda quinzena de setembro será testado o motor S-43.






abraços[




----------------
amor fati
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#3 Mensagem por DELTA22 » Seg Set 15, 2008 9:27 pm

Brasileiro, quando vi o video pela primeira vez antes de ontem tive quase certeza de que era um motor de propelente liquido.
É confirmado essa noticia??? Se for verdade mesmo, como eu desconfio que seja, é uma excelente noticia!!!
Algum amigo forista que puder me confirmar, com segurança, desde ja agradeço.
[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#4 Mensagem por Brasileiro » Seg Set 15, 2008 11:07 pm

É realmente um motor de propelente líquido, e percebe-se isso pela forma como se dá a saída do gás quente da tubeira em um "fogo" semitransparente e lançando pouca fumaça, bastante típico deste tipo de foguete.

Pelo que mostra no vídeo e o que diz o texto, creio ser este o motor de um foguete monoestágio recuperável por pára-quedas com empuxo na ordem de 15 a 20 kN.

Encontra-se em andamento o desenvolvimento pelo CTA dos seguintes motores a propelente líquido:
"... Motor-foguete a propelente líquido 3 a 5 kN: com câmara de
empuxo do tipo radiativa e empuxo no vácuo, utilizando etanol hidratado e oxigênio
líquido pressurizados por gás..."

"...Foguete mono-estágio a propelente líquido 15 e 20 kN: um
foguete mono-estágio recuperável por pára-quedas, com câmara de empuxo do tipo
radiativa ou ablativa e empuxo no vácuo, utilizando etanol e oxigênio líquido
pressurizados por gás, para servir como objeto de testes da dinâmica do sistema
propulsivo em vôo..."

"... Motor-foguete a propelente líquido 50 a 75 kN: com
câmara de empuxo do tipo regenerativa e empuxo no vácuo, com turbo-bomba, utilizando querosene e oxigênio líquido..."



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#5 Mensagem por Bolovo » Seg Set 15, 2008 11:10 pm

Pelo vídeo, dá para perceber que é de combustível líquido mesmo.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9343
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#6 Mensagem por Brasileiro » Seg Set 15, 2008 11:16 pm

Bolovo escreveu:Pelo vídeo, dá para perceber que é de combustível líquido mesmo.

Dá pra perceber também a FORÇA do "bichinho" ... "BUUUUUMMMM"


Outra coisa... parece bobeira, mas repare que na abertura do vídeo, junto com o VSB-30 e os F-5M, aparece um "estranho" míssil voando lentamente, esse míssil tem dois conjuntos de três asas, e nunca apareceu em lugar algum... será...???



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#7 Mensagem por DELTA22 » Seg Set 15, 2008 11:45 pm

Realmente Brasileiro e Bolovo, eu ja desconfiava, mas agora com suas informações estou convencido do que vi é REALMENTE um motor foguete a combustível liquido!!! EXCELENTE!!! :mrgreen:
O que mais me chamou atenção foi a falta de fumaça depois da "explosão" inicial, o brilho limpo do fogo quando em potencia maxima e o "zumbido" que o motor faz quando aceso que é diferente do motor de propelente solido!!!
SENSACIONAL!!! Parabens ao IAE e ao CTA!!! [003]

>>> Obrigado pelas informações pessoal!!!

[]'s a todos.




Editado pela última vez por DELTA22 em Qua Set 17, 2008 8:20 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#8 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Set 16, 2008 10:37 pm

Sensacional o vídeo! Caraca que potência da criança! :shock:

Brasileiro, o tal míssil da abertura tá com cara de algum da Avibras.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#9 Mensagem por LeandroGCard » Qua Set 17, 2008 12:20 pm

Gente,

Cuidado para não se animar demais com este motor, ele não é nenhuma realização tecnológica extraordinária, nos EUA por exemplo motores deste tipo são rotineiramente construídos por estudantes de graduação e até por particulares com quase nenhuma formação técnica.

E o que indica que este é um motor é de combustível líquido não é a falta de fumaça, pois os motores de mísseis modernos também não expelem fumaça (aliás eu ficaria bem mais empolgado se este fosse um motor de combustível sólido sem fumaça). O que mostra ser um motor de combustível líquido é a forma como a chama evolui, principalmente no final, quando acaba o oxidante e o excesso de combustível continua sendo ejetado gerando uma chama alaranjada e fraca relativamente duradoura, com o aspecto da chama do querosene (provavelmente o combustível utilizado).

Este mesmo fato de sobrar um resíduo de combustível e da chama não ser interrompida significa que este motor tem um sistema de controle de fluxo muito simples, se é que tem algum. O tempo de queima também foi extremamente pequeno para um motor de combustível líquido, indicando que muito provavelmente não existe nenhum sistema ativo de refrigeração, no máximo um sistema ablativo. Outro ponto interessante é que o pequeno tubo de escape parece preso a um grande tubo cilíndrico muito maior que ele próprio, que é grande demais para ser a câmara de combustão e deve ser o reservatório de combustível/oxidante. A menos que o pessoal do IAE goste de correr riscos desnecessários (no que não acredito), isto indica que não existem bombas no sistema de injeção de combustível/oxidante, sendo a alimentação do motor feita por meio de pressurização dos tanques (por isso tanques de combustível e motor ficam juntos no mesmo ambiente, ambos apresentam o mesmo risco).

Por tudo isso pode-se dizer que é um motor muito simples, do tipo que se constrói apenas para estudos acadêmicos de parâmetros básicos. Daí para um motor e aplicação prática em um foguete de maior porte ainda vai muuuuuita distância!

Abraços a todos,

Leandro G. Card




brisa

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#10 Mensagem por brisa » Qua Set 17, 2008 1:21 pm

Sei nao Leandro......teve uma platéia de notaveis assistindo este teste....se fosse assim nao teria dado tanto ibope :roll:




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#11 Mensagem por LeandroGCard » Qua Set 17, 2008 4:29 pm

brisa escreveu:Sei nao Leandro......teve uma platéia de notaveis assistindo este teste....se fosse assim nao teria dado tanto ibope :roll:
Olá Brisa,

Primeiro, considerando o andamento que as autoridades (os tais notáveis) tem dado ao programa espacial brasileiro, tenho sérias desconfianças de que eles não sabem a diferença entre um buscapé e o Saturno V, então o que quer que peque fogo para eles está muito bom, desde que seja no Brasil (até foguete ucraniano).

Além disso, se este é realmente o primeiro motor de combustível líquido a ser disparado no país o evento é memorável de qualquer forma por uma questão histórica, mesmo sendo tecnicamente pouco relevante. Um monte de autoridades recebeu o Marcos Fontes quando ele voltou de sua missão ao espaço, pelo simples fato que que era o primeiro brasileiro a ir até lá, mesmo que ele tenha ido praticamente como turista.

Eu até acho que o governo atual dá muito mais importância ao programa espacial que os anteriores que tivemos desde o fim do regime militar, e o oba-oba que fazem em qualquer ocasião como esta se insere no contexto de prestigiar as atividades nesta área. O problema é que ninguém até agora, nem na equipe técnica envolvida com o programa nem no governo conseguiu definir objetivos claros de médio-longo prazo para o programa espacial, e é por isso que ele não anda. E neste contexto o teste deste pequeno motor acadêmico pouco acrescenta ao quadro, estudos deste tipo (embora apenas teóricos) já são feitos há muito mais tempo que o público em geral imagina, e nem por isso apareceu nenhuma novidade relevante no melancólico programa espacial brasileiro.

Eu pessoalmente tenho uma idéia bem clara do que gostaria que estivesse acontecendo em nosso programa espacial, mas não vejo nada sequer parecido ser nem mesmo comentado pelos envolvidos com ele.

Um grande abraço,

Leandro G. Card




Editado pela última vez por LeandroGCard em Qua Set 17, 2008 8:30 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#12 Mensagem por DELTA22 » Qua Set 17, 2008 8:26 pm

Tem textos que leio por aqui que servem para que eu prove minha tese que diz...... ah, deixa pra lá... esquece... :roll: :? [001] :| :roll:




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#13 Mensagem por LeandroGCard » Qua Set 17, 2008 8:40 pm

DELTA22 escreveu:Tem textos que leio por aqui que servem para que eu prove minha tese que diz...... ah, deixa pra lá... esquece... :roll: :? [001] :| :roll:
?!?!!??!!???




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#14 Mensagem por LeandroGCard » Qua Set 17, 2008 9:53 pm

Um detalhe interessante que esqueci de mencionar:

Como o motor e o reservatório de combustível/oxidante (bem como o sistema de pressurização) deste foguete parecem estar já integrados, é bem possível que o conjunto já esteja preparado para o lançamento. Nos foguetes de combustível líquido existem alguns efeitos dinâmicos que são difíceis de modelar de forma analítica ou numérica (os movimentos do próprio combustível), e os lançamentos de teste durante o desenvolvimento são mais importantes que os de foguetes de combustível sólido.

Portanto, eu não me surpreenderia se em alguns meses surgir a notícia de que o IAE lançou um foguete de combustível líquido. Não seria nada excepcional, afinal ainda seria só um estudo acadêmico e provavelmente o desempenho seria até inferior aos dos atuais foquetes de combustível sólido do próprio IAE, mas não deixaria de ser interessante.

Leandro G. Card




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: IAE testa motor de propulsão líquida

#15 Mensagem por DELTA22 » Qua Set 17, 2008 10:05 pm

Leandro (corrigido),
você que me parece ser um grande conhecedor de todos os foguetes do IAE e suas tecnologias, você poderia me responder o que é isso?

Grato

Imagem

Só pra esclarecer: Participaram da platéia do teste do motor-foguete, o Comandante do CTA, Tenente-Brigadeiro Rolla, o Major-Brigadeiro Salamone, o Brigadeiro Venâncio, o Comandante Zapico, da Marinha, o Coronel Pimentel, do Exército e a doutora Renata Furtado, da Advocacia Geral da União (AGU), que está no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.

Talvez, excluindo a doutora da AGU, acho que os outros devem saber o que é um buscapé e o que é o Saturno V, né não??? :mrgreen:

[]'s




Editado pela última vez por DELTA22 em Qui Set 18, 2008 9:48 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Responder