A400-M

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60606
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6351 vezes
Contato:

Re: A400-M

#451 Mensagem por Túlio » Qua Dez 08, 2021 10:52 am

arcanjo escreveu: Qua Dez 08, 2021 10:19 am O desafio para a Espanha ser parceira do programa das futuras aeronaves A200M

https://live.staticflickr.com/4058/35337711460_423115a646_z.jpg

https://www.defensa.com/opinion/reto-es ... vion-a200m

abs.

arcanjo
E aí está a confirmação do que falei, a baita cagada da FAB deixando o 390 na beira do abismo, com até o caríssimo (e pra lá de problemático) Atlas ameaçando com um maninho caçula: basta tirar aquele turboprop encrenqueiro, botar um turbofan e já era...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36228
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: A400-M

#452 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 08, 2021 12:31 pm

Pelas características apresentadas inicialmente este suposto A200M seria um pouco melhor em termos de volume interior e transporte de tropas/pqdt, mas inferior, por enquanto, em termos de carga paga.

A manutenção dos motores turbohélice deve ser mantida, penso, em virtude das similaridades que devem ser mantidas com o irmão maior, tendo como princípio manter o máximo de comunalidade com a linha de produção daquele avião, o que diminui custos de projeto e desenvolvimento, assim como eventualmente os operacionais e de aquisição. Pacotes de SLI poderiam atender ambos os aviões. Enfim, ele será basicamente um baby Atlas para dar conta de concorrer com o KC-390 e o C-130J.

Mas, como a chegada deste A200M está programada, se tudo der certo, apenas para o início da próxima década, FAB/Governo e Embraer tem, na teoria, tempo para resolverem as suas diferenças e trazer de volta o nosso cargo à luta pelo mercado.

Pode-se dizer que pelo menos no caso dos clientes atuais do Atlas, e que porventura ainda operem o Hércules também, há boas chances para este modelo já começar com o pé direito no mercado com vendas previamente já garantidas. Claro, se o avião se mostrar viável e provar tudo o que o marketing da Airbus oferecer nele.

Notar que o MTOW está em 97 ton, o que significa, em termos comparativos, o limite dos motores IAE V2500A5 que equipam os Airbus A321Ceo é de 93,5 ton, enquanto o A321Neo é de 97 ton utilizando as novas turbinas PW1000G e/ou CMF Leap. Eventualmente o peso do A321Ceo seria o limite para as IAE V2500E5 em uma possível evolução de um KC-390 strech, cujo MTOW hoje ronda pelas 81 ton. Para além disso, é possível admitir a necessidade de nova motorização, com as PW1000G ou CFM Leap. Idem para o futuro avião da Airbus, caso ele saia do papel.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36228
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: A400-M

#453 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 10, 2021 2:07 pm

Apenas a título de comparação, o volume interno do compartimento de carga do suposto A200M seria de 280m3, enquanto o do KC-390 está descrito em 169m3. Uma diferença, me corrijam os fãs da matemática, de 111m3 entre ambos.
Considerando que o projeto do avião da Airbus teria praticamente o mesmo tamanho do brasileiro, com pouca diferença a menos.
Não sei se seria o caso, mas se eventualmente este modelo vier a se tornar um produto concreto, talvez seja o caso da Embraer pensar mais para frente, ou talvez desde agora mesmo, em uma versão strech do KC-390 para concorrer com o avião da Airbus em termos de espaço interno.
Claro, desde que este imbróglio todo com a FAB seja resolvido a contento e ambas as partes sejam racionais e razoáveis.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: A400-M

#454 Mensagem por Cassio » Sáb Dez 11, 2021 6:31 pm

Um KC390 esticado é uma possibilidade, mas primeiro tem que ter motivo para seu desenvolvimento. Até agora este motivo não existe.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36228
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: A400-M

#455 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 12, 2021 12:41 am

Cassio escreveu: Sáb Dez 11, 2021 6:31 pm Um KC390 esticado é uma possibilidade, mas primeiro tem que ter motivo para seu desenvolvimento. Até agora este motivo não existe.
Particularmente para mim há, e tem espaço pra ele na FAB.
A questão de fundo é: quão maior ele deveria ser de fato?
Um dos desenhos que mostravam a versão cargo civil salvo engano tinha um anel de 0,80cm na frente das asas e outro de cerca de 1,2 metros logo atrás delas. Isso foi comentado naquela época. Mas não sei se tem fundamento.
Eu vi vários vídeos do transporte de uma escavadeira de Manaus para um PEF no Alto Javari. Além do problema que foi colocar a máquina dentro do avião - teve que ser desmontada, além do peso - o KC abortou a primeira decolagem e teve que voltar e arrumar tudo de novo. Foi como tentar enfiar um elefante em uma dessas vãs que fazem lotação. Difícil.
Quando falo que precisamos aqui de algo entre o KC da Embraer e os futuros KC-X não é por preciosismo e nem coisa de fã boy. É a realidade nua e crua que bate as nossas portas todos os dias. Mas como estamos no Brasil, uma coisa de cada vez. Ou nenhuma.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: A400-M

#456 Mensagem por Cassio » Dom Dez 12, 2021 6:53 am

Se a FAB nem vai honrar sua encomenda original, imagina então se vai pedir algo maior. A FAB nunca teve e na minha opinião seria melhor ter mais KC390 do que investir para que a Embraer desenvolvesse uma versão esticada... E com a mesma capacidade em peso, apenas com volume maior.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36228
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: A400-M

#457 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 12, 2021 11:14 pm

Cassio escreveu: Dom Dez 12, 2021 6:53 am Se a FAB nem vai honrar sua encomenda original, imagina então se vai pedir algo maior. A FAB nunca teve e na minha opinião seria melhor ter mais KC390 do que investir para que a Embraer desenvolvesse uma versão esticada... E com a mesma capacidade em peso, apenas com volume maior.
Para ser bem honesto Cássio, eu não me surpreendo com mais nada que sai em termos de decisões do MD ou das ffaa's neste país. Estamos cortando os KC-390 e ao mesmo tempo a FAB está pressionando para comprar pelo menos 2 widebody para revo e cargo/pax. Tem algum sentido isso? Para mim não.
No ápice do problema da pandemia aqui em Manaus, natural era chegar e dizer para o governo: "não tem avião que chegue. O que em aí não dá conta. Tem X quantidade de KC-390 na Embraer que podem ser adiantados e entregues. Eu preciso deles para fazer o que vocês querem de mim. E aí"?
Mas não, do jeito que estava ficou. E, se vira nos trinta. :?
Em qualquer país sério, isto seria objeto de investigação, mas no Brasil tá tudo tranquilo.
Havia também, como ainda há de fato, 4 A330F, salvo engano da Qatar, parados e esperando venda a quem interessar possa. E por preços bem módicos já que o modelo nunca fez sucesso nesta versão e são raros os seus usuários. Na mesmíssima época do problema da pandemia em Manaus. O que fizeram? Queremos avião para fazer transporte no Corsário! Mas só se tiver Revo e outras quinquilharias adjacentes... :|
Bem, resultado é que ficamos sem um e outro.
Eu acredito que 28 aviões, com uma disponibilidade no contrato de 75%, estaria mais do que de bom tamanho para a FAB atender a si, exército e marinha. Afinal, ela não trabalha apenas para atender a si mesma. E fato é, sempre bom lembrar, que as demandas civis governamentais em todas as esferas tem crescido exponencialmente nos últimos anos, e a FAB não tem dinheiro, e nem meios humanos e materiais, para dar conta de tudo isso. Mas o pessoal em Brasília tá nem aí para isso.
Então, se conseguirmos resolver este imbróglio o mais rápido possível, melhor para o programa e para todo mundo. Na minha ignóbil opinião, com uma frota de 28 aviões podemos equipar Anápolis (1o GTT), o Galeão (1o/2o GT), Manaus (1o/9o) e Campo Grande (1o/15o Gav); 7 aeronaves por base e está ótimo. Não seria necessário grandes reformas nas bases, e ainda teríamos uma capacidade distribuída jamais imaginada em termos de "transporte pesado" no país. Mas isso sou apenas eu pensando aqui com os meus botões.
Se houver a chance, e o mercado também identificar esta demanda, um KC-390 strech virá tão naturalmente quanto a suas vendas. Ao menos assim espero.
Aliás, o lançamento do tal A200M se ocorrer mesmo, deve fazer com que a Embraer comece a consultar os seus possíveis clientes pelo mundo sobre o que eles pensam a despeito de um KC-390 esticado, seja ganhando apenas maior volume, seja ganho em peso de carga, ou ambos. O futuro dirá.
Ainda penso que aqui temos algumas demandas que podem, e devem, ser preenchidas por um modelo mais rechonchudo do nosso KC. A END e os próprios militares vivem falando em capacidades. Bem, ter um irmão maior que possa levar algo mais em termos de volume e/ou carga/pax não é exatamente algo estranho e nem dificultoso à Embraer, com certeza. Mas primeiro precisamos garantir que os 28 do contrato sejam realmente entregues e o pessoal fique de bem de novo. O contrário disso é dar um tiro no próprio pé e depois acusar os outros de ter uma péssima mira.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: A400-M

#458 Mensagem por knigh7 » Dom Dez 12, 2021 11:23 pm

Túlio escreveu: Qua Dez 08, 2021 10:52 am
arcanjo escreveu: Qua Dez 08, 2021 10:19 am O desafio para a Espanha ser parceira do programa das futuras aeronaves A200M

https://live.staticflickr.com/4058/35337711460_423115a646_z.jpg

https://www.defensa.com/opinion/reto-es ... vion-a200m

abs.

arcanjo
E aí está a confirmação do que falei, a baita cagada da FAB deixando o 390 na beira do abismo, com até o caríssimo (e pra lá de problemático) Atlas ameaçando com um maninho caçula: basta tirar aquele turboprop encrenqueiro, botar um turbofan e já era...
O Jackson Schneider deu uns cutucões na FAB na última semana, em discurso no evento de entrega ao EB do radar Saber M200.

Desconheço qual fórum foi o definido na assinatura do contrato com a FAB na aquisição do KC-390. Independentemente de qual seja, mesmo que seja o de NY, a Embraer Defesa & Segurança pode contar com o STF. E não estou exagerando.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36228
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: A400-M

#459 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 12, 2021 11:38 pm

Apenas a título de ilustração, o C-130-30J tem um volume interno de carga de 170,5 m3, ao passo que o KC-390 possui 169 m3.

Embora possuam praticamente o mesmo volume interno de carga, como se pode ver na figura abaixo, o avião da LM leva pouca, mas leva, vantagem em diversos quesitos no que tange sua capacidade de transporte interna.

Me parece então que qualquer ideia no sentido de um eventual KC-390 strech deve ter como parâmetro mínimo igualar ou superar as capacidades elencadas do modelo norte americano em sua versão -30J.

Imagem

Como é que se pode fazer isso sem precisar trocar motores e não obliterar as excelentes capacidades operacionais que o avião dispõe é que é o mistério.
Cássio, caso possas dar umas dicas de como o KC-390 poderia ser modificado para alcançar os mesmos números do -30J agradeceria muito.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36228
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: A400-M

#460 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 12, 2021 11:46 pm

knigh7 escreveu: Dom Dez 12, 2021 11:23 pm O Jackson Schneider deu uns cutucões na FAB na última semana, em discurso no evento de entrega ao EB do radar Saber M200.
Desconheço qual fórum foi o definido na assinatura do contrato com a FAB na aquisição do KC-390. Independentemente de qual seja, mesmo que seja o de NY, a Embraer Defesa & Segurança pode contar com o STF. E não estou exagerando.
Se minha memória não me trai, o GF já torrou mais de 100 bilhões de reais só este ano com "ajudas sociais", flexibilização tributária e outros "incentivos" legais permitidos. Não vou nem falar dos gastos com juros da dívida pública e outras coisas questões orçamentárias que parecem cada vez mais insolúveis.
Então, dizer que não tem dinheiro para honrar o contrato com a Embraer será das piores desculpas que se pode utilizar. E mais ainda para quebra o contrato.
Quem ouviu o que o Jackson Schneider falou na apresentação do radar do exército dá o tom do nível de beligerância em que estão FAB e Embraer.
Aliás, olhando direito, naquela cerimônia, só conseguir contar apenas um único oficial da FAB. Isto se não confundi o camarada com algum policial da PMDF.
A mesma coisa se deu na entrega do 5o KC-390. Pessoal da Embraer nível quase zero de participação. Se é que houve, porque eu não vi.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: A400-M

#461 Mensagem por knigh7 » Dom Dez 12, 2021 11:58 pm

Eu tenho sérias dúvidas que vai ficar em 15 KC-390 mesmo. Deu para perceber que o clima entre FAB-Embraer não está bom e que de fato a empresa vai fazer (ou já está fazendo) aquilo que ela lançou em nota, que é fazer valer os termos contratuais.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36228
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: A400-M

#462 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 13, 2021 12:19 am

knigh7 escreveu: Dom Dez 12, 2021 11:58 pm Eu tenho sérias dúvidas que vai ficar em 15 KC-390 mesmo. Deu para perceber que o clima entre FAB-Embraer não está bom e que de fato a empresa vai fazer (ou já está fazendo) aquilo que ela lançou em nota, que é fazer valer os termos contratuais.
No que depender do aspecto puramente jurídico, a FAB não leva nada e ainda sai de errada. Mas a Embraer também não pode forçar muito a barra para cima, visto que isto seria prejudicial à própria imagem da empresa lá fora. Outros governos lá fora não veem isto com bons olhos.
Então, quanto mais rápido esse pessoal resolver se ajeitar e parar de ficar jogando merda no ventilador em público, melhor. Briga de casal se resolve em casa dentro das quatro paredes. De preferência, claro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2079
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: A400-M

#463 Mensagem por gogogas » Seg Dez 13, 2021 11:49 am

Está história do KC -390 vai render muito ! A questões que não só a FAB como as outras forças deve fazer urgente sobre aquisições , adquirir além da conta e gasto de dinheiro em Algo que não agrega em nada ! Aquisições deve ser feita a longo prazo , e os responsáveis por estes erros deve ser responsáveis criminalmente ! Como o caso dos P-3 , Dos Turbo Tracker da MB , Blindados Guarani entre muitos gastos desnecessário !
Mesmo que a Embraer ganhe na justiça ou sei lá , acredito que a FAB não vai ter grana para operar 28 aviões !




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36228
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: A400-M

#464 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 13, 2021 12:18 pm

A aviação de transporte da FAB Gogogas é a única que não tem cortes de verbas e nem diminuição de horas de voo no orçamento da FAB. E isto não acontece por ela mesma, mas é uma exigência, como já disse, das demandas civis que ela atende, e que só fazem crescer.
Ninguém em Brasília está preocupado ou dá a mínima se a FAB não tem dinheiro para comprar mais Gripen E ou operar os mesmos. Mas se não tiver grana para transporte nos Estados e Municípios, e para o governo federal fazer o migué dele por aí, então o bicho pega na hora.
Acredite. Ter recursos para operar 28 KC-390 será dos problemas da FAB o menor. Se isto chegar a ser um problema na verdade.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: A400-M

#465 Mensagem por knigh7 » Seg Dez 13, 2021 12:34 pm

FCarvalho escreveu: Dom Dez 12, 2021 11:46 pm
knigh7 escreveu: Dom Dez 12, 2021 11:23 pm O Jackson Schneider deu uns cutucões na FAB na última semana, em discurso no evento de entrega ao EB do radar Saber M200.
Desconheço qual fórum foi o definido na assinatura do contrato com a FAB na aquisição do KC-390. Independentemente de qual seja, mesmo que seja o de NY, a Embraer Defesa & Segurança pode contar com o STF. E não estou exagerando.
Se minha memória não me trai, o GF já torrou mais de 100 bilhões de reais só este ano com "ajudas sociais", flexibilização tributária e outros "incentivos" legais permitidos. Não vou nem falar dos gastos com juros da dívida pública e outras coisas questões orçamentárias que parecem cada vez mais insolúveis.
Então, dizer que não tem dinheiro para honrar o contrato com a Embraer será das piores desculpas que se pode utilizar. E mais ainda para quebra o contrato.
Quem ouviu o que o Jackson Schneider falou na apresentação do radar do exército dá o tom do nível de beligerância em que estão FAB e Embraer.
Aliás, olhando direito, naquela cerimônia, só conseguir contar apenas um único oficial da FAB. Isto se não confundi o camarada com algum policial da PMDF.
A mesma coisa se deu na entrega do 5o KC-390. Pessoal da Embraer nível quase zero de participação. Se é que houve, porque eu não vi.
Como nós poderíamos desistir da diminuição da carga tributária sobre o salário dos trabalhadores de várias empresas com um índice de desemprego de 13%? Ou mandarem as empresas pagarem mais outros tributos do que já paga nessa situação econômica?

Como nós poderíamos diminuir o Auxílio Emergencial ou deixar de aumentá-lo com a inflação sobre a cesta básica e com 10% da população passando fome (mesmo o recebendo-me refiro aos valores existentes anteriores ao início o Auxilio Brasil, que começou a ser pago agora em 10 dezembro) e 55% em estado de segurança alimentar?

Eu coloquei uma notícia semana passada no tópico dos EUA, no qual o Senado de lá autorizou o Governo americano a elevar o teto da dívida (que é alto) porque ele estava caminhando para a inadimplência. E o teto da dívida ERA 29 trilhões.


Faltou responsabilidade do Governo americano do mesmo modo de quem dizia no Brasil "fique em casa e a economia a gente vê depois".

E a Europa não está fora desse aumento de dívida. Cresceu muito nos últimos 2 anos.




Responder