Estação Espacial Internacional

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Estação Espacial Internacional

#1 Mensagem por Tigershark » Sex Mai 16, 2008 8:19 pm

16/05/2008 - 20h05 - Atualizado em 16/05/2008 - 20h10

Cargueiro russo Progress se acopla à Estação Espacial Internacional
Da EFE


Washington, 16 mai (EFE).- O cargueiro russo Progress se acoplou hoje com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) quando o orbitador passava pela costa atlântica da América do Sul, informou o controle da missão no Centro Espacial Johnson da Nasa.



"O acoplamento está confirmado. Aconteceu sem inconvenientes às 18h39 (de Brasília), apenas dois minutos depois do previsto, sobre a costa do Brasil", assinalou.



O cargueiro russo, que partiu na quarta-feira da base cazaque de Baikonur, entregará cerca de duas toneladas de carga vital para os três ocupantes da ISS.



Rob Naivas, do Centro Espacial Johnson da Nasa comemorou em Houston (Texas). "Tudo aconteceu como se tinha previsto. Não houve dificuldades", acrescentou, enquanto os integrantes da ISS se preparavam para firmar os ganchos que manterão unidos o veículo russo e o complexo internacional no espaço.



A nave russa utilizou o sistema Kurs automático de acoplamento sob o olhar vigilante do comandante Serguei Volkov, que estava pronto para assumir os controles manuais, caso fosse necessário.



O cargueiro não-tripulado, que partiu na quarta-feira da base cazaque de Baikonur, entregará mais de duas toneladas de carga vital para os três ocupantes da ISS.



"Agora iniciam as operações para garantir o acoplamento e amanhã começa a transferência das 2,3 toneladas de carga", indicou o controle.



Essa carga inclui 420 quilogramas de água em depósitos, 50 de ar e oxigênio em bujões, 1,23 toneladas de combustível, 258 quilos de comestíveis e alimentos frescos em contêineres, 126 de remédios e outros 128 de artigos de higiene pessoal.



Uma vez que os inquilinos da Expedição 17 da ISS tenham terminado essa transferência, o Progress será carregado com os resíduos e lixo acumulado na estação espacial.



Após cumprir sua missão, o cargueiro se desajustará e iniciará uma órbita de descida até desintegrar-se ao se chocar com a atmosfera.



O "Progress M-64", que é similar às naves Soyuz, é o primeiro cargueiro que recebe a atual missão permanente da ISS, a número 17, integrada pelos cosmonautas russos Volkov e Oleg Kononenko, e o astronauta americano Garret Reisman.



As naves Soyuz, que têm capacidade de carga e transporte de tripulantes, substituirão as naves americanas depois de 2010.



A visita do cargueiro russo ao complexo internacional no espaço ocorre duas semanas antes da chegada da nave americana "Discovery", que levará a segunda parte do laboratório espacial japonês "Kibo". EFE




Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: Estação Espacial Internacional

#2 Mensagem por Brigadeiro » Qua Mai 28, 2008 5:02 pm

Única privada de astronautas da ISS está entupida

A privada da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), não está funcionando, deixando a equipe de astronautas com poucas opções. A Nasa pode pedir um serviço para consertar o encanamento quando a nave Discovery visitá-la na próxima semana.
Até lá, a equipe de três homens devem se virar com um aparelho improvisado quando precisarem urinar. Enquanto um astronauta utilizava a privada, feita na Rússia, na semana passada, um ventilador do utilitário parou de funcionar. Desde então, o mecanismo que recolhe os dejetos líquidos funciona ocasionalmente.
Por sorte, a parte que coleta os dejetos sólidos está funcionando normalmente. Responsáveis pela privada não sabem a causa do problema e a equipe não conseguiu consertá-la.


Redação Terra
fonte: http://noticias. terra.com. br/ciencia/ interna/0, ,OI2913066- EI304,00. html

:lol: :lol: :lol: :lol:

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Estação Espacial Internacional

#3 Mensagem por joao fernando » Qua Mai 28, 2008 5:10 pm

A privada era russa. Por isso que a FAB não vai querer os SU!




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: Estação Espacial Internacional

#4 Mensagem por Edu Lopes » Qui Mai 29, 2008 11:51 am

Vai ser ruim de achar um encanador.




ImagemImagem
Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Estação Espacial Internacional

#5 Mensagem por Tigershark » Dom Jun 01, 2008 9:15 pm

01/06/2008 - 19h21 - Atualizado em 01/06/2008 - 19h30

Astronautas realizam inspeção no Discovery e preparam acoplagem com ISS
Da EFE



Washington, 1 jun (EFE).- Os astronautas do Discovery completaram hoje uma inspeção da coberta térmica do ônibus espacial e se preparam para a acoplagem com a Estação Espacial Internacional (ISS) amanhã.



O Discovery, que leva um novo laboratório japonês e um suplente para a tripulação da ISS, deverá chegar à instalação orbital às 14h54 de segunda (em Brasília).



A inspeção só cobriu uma área da superfície da nave protegida com painéis térmicos já que, nesta oportunidade, o Discovery não leva um guindaste que permita uma revisão mais detalhada com raios laser.



A razão disto é que o módulo japonês Kibo é tão grande que o Discovery, lançado ontem do Centro Espacial Kennedy (sul da Flórida), não teve espaço para levar o instrumento de pesquisa.



Para a inspeção de hoje os sete tripulantes usaram uma câmera que fica na ponta do braço robótico da nave, de cerca de 15 metros de comprimento.



"Isto nos deu uma boa idéia da situação em que nos encontramos antes do acoplamento com a ISS", declarou o piloto Ken Ham.



Antes que o ônibus espacial atraque na ISS, a nave realizará uma volta de 360 graus durante a qual os habitantes da estação orbital tirarão fotos de alta resolução da cobertura térmica do Discovery para detectar possíveis danos ocorridos durante o lançamento.



Esta manobra se tornou rotineira nas missões de ônibus espaciais após o desastre do Colúmbia em fevereiro de 2003, quando a nave explodiu matando seus sete tripulantes por causa de uma rachadura em sua cobertura térmica. EFE




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Estação Espacial Internacional

#6 Mensagem por Tigershark » Ter Jun 03, 2008 3:49 pm

03/06/2008 - 15h34 - Atualizado em 03/06/2008 - 15h40

Astronautas fazem passeio no espaço para consertar antena
Da Reuters
Por Irene Klotz



HOUSTON, EUA (Reuters) - Dois astronautas saíram da Estação Espacial Internacional (ISS), na terça-feira, para recuperar uma haste de inspeção necessária para investigar a eventual presença de danos no ônibus espacial Discovery. Eles também preparam um novo laboratório de pesquisa do Japão para ser instalado no entreposto orbital.



Depois de passar a noite na câmera de descompressão da ISS a fim de preparar seus corpos para a ida ao espaço, o veterano Michael Fossum e seu parceiro Ronald Garan flutuaram para fora por volta das 11h30 (13h30 em Brasília) enquanto a estação trafegava a uma velocidade de 338 quilômetros por hora, passando por cima do sudeste da Ásia.



Os dois atrasaram cerca de uma hora devido a um problema no equipamento de comunicação.



"OK, garotos, chegou a hora do rock and roll", afirmou o astronauta Ken Ham, da Discovery, quando Fossum e Garan finalmente ficaram prontos para dar início à saída, que deve durar seis horas e meia.



A principal meta da missão da Discovery, iniciada no sábado ao partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, é entregar o laboratório japonês Kibo, de 1 bilhão de dólares e principal resultado dos 20 anos de esforços do Japão para figurar como peça permanente da exploração e pesquisa do espaço.



"Esse será um dia realmente importante para o Japão", afirmou a diretora de vôo da ISS, Emily Nelson.



Com 11 metros de comprimento e pouco mais de 4,4 metros de largura, o Kibo, que significa "esperança", é tão grande que a Discovery não conseguiu acomodar em seu compartimento de carga a sua haste de inspeção -- um equipamento que dobra a extensão do braço-robô da ISS, com 15 metros de comprimento, a fim de que, com câmeras e sensores, consiga inspecionar as asas e o nariz do ônibus espacial em busca de eventuais danos.



A haste consta das atualizações de segurança adotadas pela Nasa (agência espacial dos EUA) depois do acidente fatal com o Columbia, em 2003, provocado pelo impacto com destroços que danificaram o revestimento daquela espaçonave.



A tripulação anterior a visitar a ISS deixou a haste para trás, abrigada junto a uma parte da estrutura externa do estação. Agora a haste será recuperada pelos ocupantes da Discovery antes de regressarem para a Terra.



Fossum e Garan pretendem retirar os painéis de proteção do laser e da câmera da haste e desconectar os cabos a fim de que o equipamento possa ser recolocado no ônibus para uma inspeção posterior. O Discovery deve permanecer 14 dias em órbita.



Ainda na terça-feira, os astronautas Akihiko Hoshide e Karen Nyberg, que trabalham de dentro da ISS, usarão o braço-robô para tirar o laboratório Kibo, de 16 toneladas, de dentro do compartimento de carga do Discovery e ligá-lo ao módulo Harmony, que serve de nó de conexão para várias peças da estação.




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Estação Espacial Internacional

#7 Mensagem por Tigershark » Qua Jun 04, 2008 5:55 pm

Astronauta russo conserta banheiro da ISS

O cosmonauta-encanador Oleg Kononenko encarregou-se nesta quarta-feira da difícil missão de consertar o banheiro da Estação Espacial Internacional (ISS) e o fez, aparentemente, com sucesso, de acordo com a Reuters.

"O banheiro, ao que parece, foi consertado e já está pronto para ser usado novamente", afirmou Rob Navias, da Nasa, depois das duas horas e meia de trabalho de Kononenko.

O cosmonauta, principal engenheiro de vôo da estação, substituiu uma bomba usada para filtrar a urina. O banheiro de fabricação russa vinha funcionando de forma precária nos últimos dez dias, requerendo descargas manuais e demoradas entre quatro a cinco vezes por dia.


Redação Terra




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Estação Espacial Internacional

#8 Mensagem por EDSON » Qui Jun 05, 2008 6:43 pm

Que beleza, ja da para dar uma boa cagada espacial.




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Estação Espacial Internacional

#9 Mensagem por Tigershark » Dom Jun 08, 2008 12:56 pm

08/06/2008 - 12h29 - Atualizado em 08/06/2008 - 12h35

Missão Discovery inicia terceira saída espacial
Da France Presse

WASHINGTON, 8 Jun 2008 (AFP) - Dois astronautas do ônibus espacial Discovery iniciaram neste domingo a terceira e última saída espacial prevista em sua missão, com o objetivo de instalar um novo tanque de nitrogênio para o sistema de pressurização da Estação Espacial Internacional (ISS), segundo a Nasa.



Ron Garan e Mike Fossum saíram da ISS por volta das 14H00 GMT, segundo imagens transmitidas pela televisão da agêncial espacial americana.



Durante a saída orbital, que deve durar seis horas e 20 minutos, os dois astronautas devem retirar uma câmara exterior da estação que está danificada.



Garan e Fossum já haviam passado cerca de sete horas no espaço na última segunda-feira para instalar o módulo principal do laboratório japonês Kibo, levado alguns dias antes pela Discovery.



Na quinta-feira, a dupla também passou sete horas no espaço, desta vez preparando um segundo elemento da parte japonesa da ISS, o Japanese Exeriment Stockage, módulo de reserva pressurizado.




Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: Estação Espacial Internacional

#10 Mensagem por Suetham » Sáb Jul 16, 2022 12:13 am





Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: Estação Espacial Internacional

#11 Mensagem por Suetham » Sáb Jul 16, 2022 8:52 pm





Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Estação Espacial Internacional

#12 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jul 19, 2022 6:30 am

Mas que salganhada de icons...misturaram simbologia da URSS com a dos Cristão Ortodoxos.





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: Estação Espacial Internacional

#13 Mensagem por Suetham » Ter Jul 26, 2022 8:49 pm





Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Estação Espacial Internacional

#14 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jul 27, 2022 12:24 pm

Suetham escreveu: Ter Jul 26, 2022 8:49 pm
Já estava a ser noticiado essa intenção à já algum tempo.

Há várias coisas que vão estar em contra a continuação da EEI:

Vai ser um bom investimento para substituir os módulos Russos;
A vontade politica de regressar à lua e chegar a Marte.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Suetham
Sênior
Sênior
Mensagens: 9232
Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
Agradeceram: 575 vezes

Re: Estação Espacial Internacional

#15 Mensagem por Suetham » Qua Jul 27, 2022 10:10 pm

https://au.news.yahoo.com/russia-sticki ... 23208.html
Russia 'sticking with ISS until 2028'




Responder