Projeto VANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Projeto VANT

#1186 Mensagem por Strike91 » Qui Abr 13, 2023 2:38 am





Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8824
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

Re: Projeto VANT

#1187 Mensagem por Pablo Maica » Sex Abr 14, 2023 10:22 am

Lucubus escreveu: Qua Abr 12, 2023 9:00 am PRIMEIRO VANT BRASILEIRO DE GRANDES DIMENSÕES RECEBE EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO CAPAZES DE MONITORAR FRONTEIRAS E AMAZÔNIA

Imagem
Há muita coisa que não vem a superfície dos debates em fórums e etc... mas diante do que se conhece hoje, eu acho que esse é um dos projetos de VANT pesado nacional mais amadurecidos e que mais tem potêncial imediato para operar, principalmente na FAB.

Porém acho que até hoje nunca ví se a FAB demosntrou interesse nesse projeto. Aliás acho que já está mais que na hora da FAB criar um segundo esquadrão de VANTs para operar em rodízio com o Hórus, nas regiões de fronteira.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13507
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Projeto VANT

#1188 Mensagem por gabriel219 » Sex Abr 14, 2023 3:30 pm

@Pablo Maica o custo dos dois protótipos foi de USD 8 milhões, o que é um custo muito interessante para o que ele oferece, até abaixo do Hermes 450 e muito abaixo do Hermes 900.

O Atobá já é um produto pronto, esperando vendas. Não é nem só pra FAB, mas sim pra MB e pro EB, este último especialmente como drone que o Astros precisa para balizar e avaliar os danos.

Esse projeto teve grana do FINEP, na minha lembrança se caso não falhar. Deveria haver uma Lei para que as FFAA avalie todo produto nacional, especialmente se houve recursos públicos nele, mesmo que acabe por não adotar.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Projeto VANT

#1189 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 14, 2023 4:27 pm

A PND e a END, assim como o Livro Branco da Defesa, são documentos que abalizam as compras das forças armadas. Existem normativas internas ao MD e às ffaa's que sentenciam a prioridade de compra de produtos nacionais.
Existe legislação federal sobre este assunto também.
Não compram porque simplesmente não querem, não tem dinheiro, ou não tem doutrina. Ou as três coisas ao mesmo tempo.
No mais, se o MD não estabelece uma diretiva de compras e de doutrina para VANT no Brasil, impondo às ffaa's não apenas produtos e soluções, como desenvolvimento e afirmação doutrinária de curto prazo, não vamos ver nada do que a BIDS anda fazendo sair do lugar. Não sem antes vender lá fora para só então os militares aqui dignarem-se a comprar.
Tal como a sociedade civil tem a péssima mania de achar que só é bom o que vem de fora, idem os militares no Brasil.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Projeto VANT

#1190 Mensagem por Strike91 » Ter Abr 25, 2023 11:57 pm

O futuro projeto da indústria de defesa brasileira à "ganhar o mundo" e "abandonar" o ostracismo do setor em solo nacional!!!
Obs: Em recente entrevista com Alberto Carlos Pereira CEO da Tupan Airfcraft à revista internacional "Aviation", o mesmo revelou que está programado para breve o início das obras de uma enorme fábrica e escritórios para produção das várias variantes do drone Tupan nos EMIRADOS ÁRABES UNIDOS com investimentos e participação do país árabe.... [005]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Projeto VANT

#1191 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 26, 2023 2:18 pm

Só para lembrar. Ano passado, antes das eleições e transição do governo, o MD e os militares reuniram o pessoal da BIDS e disseram uma coisa simples: se vira :!:

O que vocês acham que isso significou em termos práticos para os empresários da BIDS?

As falas seguintes a esse encontro entre o MD, militares e empresários foram todas no sentido de afirmar e reafirmar que o Estado brasileiro não vai investir na indústria porque simplesmente "não pode" (não quer) fazer o papel desenvolvimentista e fomentador. Ponto final. Cada um que dê o seu jeito.

Depois o atual MD fica falando em 2% do PIB, em investimentos na indústria, nos projetos estratégicos, nisso e naquilo, e ninguém mais neste país dá atenção a este tipo de fala, porque não tem mais credibilidade. É puro marketing político para passar a impressão de que o governo atual dá alguma importância ao tema Defesa, o que nunca foi verdade, antes e muito menos agora.

A consequências estão se vendo aí nas notícias. O mais legal disso tudo vai ser ver os militares todos empolgados sonhado com "drones nacionais" mas fabricados no estrangeiros com selo made in EAU...

Essa é a nossa sina.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Projeto VANT

#1192 Mensagem por arcanjo » Sex Mai 05, 2023 6:09 pm

Embraer e Finep assinam acordo para desenvolvimento de plataformas demonstradoras de novas tecnologias aeronáuticas

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtRmHg1PIntuA4OJ6hN2EbISvD3yW1Wj9ItN5IzbL-b4OliB4JJLFOXvuumy1cyvUcEaTjdUfDi8iOKTeWIar03brM336L0PGeaHTbOKg8zKXrlKliLwtZYskiUF9uYJGjX-s41NhDik6UfmsXASVxKRvXo-eB_Zfq44tFjRNjw4k3aI9OKomTDmZpXQ/s1080/FINEP%20-%20Embraer%20DT.png

São José dos Campos-SP, 5 de maio de 2023 – A Embraer e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinaram hoje um acordo para o desenvolvimento de plataformas demonstradoras de novas tecnologias aeronáuticas.

A oficialização da aplicação do recurso público voltado para compartilhar com as empresas os custos e riscos inerentes às pesquisas e desenvolvimentos de baixo e médio nível de maturidade tecnológica ocorreu durante cerimônia de comemoração dos 30 anos da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), em São José dos Campos, interior de São Paulo. A solenidade contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth e demais autoridades.

O projeto de inovação, que utiliza recursos não reembolsáveis, de subvenção econômica, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) é avaliado em mais de R$ 180 milhões e terá o aporte de R$ 120 milhões da Finep ao longo dos próximos três anos. Os recursos complementares virão como contrapartida da empresa proponente, a Embraer, bem como de cinco coexecutores: Alltec, Equatorial, Eleb, Motora e TecCer. No contrato é previsto o desenvolvimento de bancadas de teste em solo (RIGs), softwares e uma aeronave modular remotamente operada para realização de ensaios em condição real de voo, com o objetivo de elevar o nível de maturidade destas novas tecnologias.

“Estamos muito felizes em dar continuidade à nossa longeva parceria com a Finep e poder contribuir com o avanço de tecnologias e transbordamento dos conhecimentos para outros setores da economia brasileira, avançar na agenda de descarbonização do planeta e gerar benefícios socioeconômicos ao Brasil, por meio da inovação, ciência e tecnologia”, disse Henrique Langenegger, Engenheiro-Chefe da Embraer.

“O projeto com a Embraer estabelece um tipo de arranjo, entre os executores, que oferece grande potencial de inovação, e é um modelo a ser seguido em várias áreas para solucionar encomendas tecnológicas lideradas por empresas âncora, e que envolvam parcerias com empresas de vários portes e ICTs”, afirmou o diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos de Souza.

Para compor o projeto serão contratados Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Escola de Engenharia de São Carlos, que pertence à Universidade de São Paulo (USP), fortalecendo ainda mais a relação entre Governo, Academia e Indústria – a tríplice hélice que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico.

A concessão de subvenção econômica para a inovação nas empresas é um instrumento de política de governo amplamente utilizado em países desenvolvidos e operado de acordo com as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC). O objetivo é promover um significativo aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade das empresas e da economia do país.

FONTE: Embraer


https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -para.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Projeto VANT

#1193 Mensagem por Strike91 » Ter Mai 09, 2023 9:02 pm





Avatar do usuário
Aim For The Top
Avançado
Avançado
Mensagens: 495
Registrado em: Dom Ago 26, 2018 8:26 pm
Agradeceram: 334 vezes

Re: Projeto VANT

#1194 Mensagem por Aim For The Top » Qui Jun 15, 2023 5:44 pm

Ministério do Desenvolvimento diz que drones ajudarão a revitalizar indústria bélica nacional

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/p ... onal.shtml

baseado nisso, eu acho que o projeto de UCAV da embraer vai sair, e que provavelmente o segundo lote de gripen será na maioria na versão F que servirão de aeronaves de comando, dando as ordens e apoiando os gripens E, também acredito que o projeto de Drone de alta altitude da Akaer, que podem servir como pseudo-satélites, serão usados como relays para o data-link que conecta as naves mães e os drones.

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36342
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Projeto VANT

#1195 Mensagem por FCarvalho » Sex Jun 16, 2023 12:36 pm

A ver se o ministério da defesa se empolga de verdade com essa afirmação.
E faz alguma coisa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13507
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Projeto VANT

#1196 Mensagem por gabriel219 » Sex Jun 23, 2023 1:25 pm

Que fim deu a FT Sistemas?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13507
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Projeto VANT

#1197 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 19, 2023 10:03 am





Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: Projeto VANT

#1198 Mensagem por Strike91 » Sex Jul 21, 2023 9:43 pm





Avatar do usuário
eagle
Júnior
Júnior
Mensagens: 95
Registrado em: Sáb Abr 16, 2011 11:03 am
Agradeceram: 1 vez

Re: Projeto VANT

#1199 Mensagem por eagle » Sáb Jul 22, 2023 5:01 pm

gabriel219 escreveu: Qua Jul 19, 2023 10:03 am
Excelente vídeo Gabriel, realmente essa aeronave é um grande multiplicador de forças para as Brigadas de Aviação do US Army. Só não me parece prático a questão de você providenciar pista de pouso em campo de batalha.




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3188
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 204 vezes

Re: Projeto VANT

#1200 Mensagem por jumentodonordeste » Sáb Jul 22, 2023 6:58 pm

eagle escreveu: Sáb Jul 22, 2023 5:01 pm
gabriel219 escreveu: Qua Jul 19, 2023 10:03 am
Excelente vídeo Gabriel, realmente essa aeronave é um grande multiplicador de forças para as Brigadas de Aviação do US Army. Só não me parece prático a questão de você providenciar pista de pouso em campo de batalha.
Acho que isso é um problema bem menor para eles do que para qualquer potencial inimigo.




Responder