MMRCA - FX Indiano

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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tykuna
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Re: MMRCA - FX Indiano

#1441 Mensagem por tykuna » Qua Fev 01, 2012 6:55 pm

Pepê Rezende escreveu:
Andre Correa escreveu:Sim, pois não é arrastado, mas eu digo que, com carga quase próxima ao MTOW, as asas devem sofrer bastante após a saída da rampa... As aeronaves Russas e os Harriers são feitos para aquilo, portanto, projectados para aguentar com aquele tranco, mas como a Dassault chegou ao veredicto de que o Rafale consegue operar assim? Ela chegou a testar ou é coisa de simulador? Essa é a minha questão.


[009]
O efeito trampolim foi testado por acaso no Foch. Instalaram uma barra de madeira para impedir que o equipamento de lançamento caísse ao mar que serviu para testar um mini trampolim.

Abraços

Pepê
Pepe,

O teste foi feito para testar o lançamento do Rafael de um porta aviões. Tiveram que adaptar o navio para que pudessem operar a aeronave. Nada teve a ver com teste de mini trampolim.

Sds,




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Re: MMRCA - FX Indiano

#1442 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Fev 01, 2012 8:36 pm

Boss escreveu:Na verdade é "de graça". Tem um custo alto por trás.
É, de graça e os AIM-120 ficam lá no norte.




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Re: MMRCA - FX Indiano

#1443 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Fev 01, 2012 8:57 pm

O efeito trampolim foi testado por acaso no Foch. Instalaram uma barra de madeira para impedir que o equipamento de lançamento caísse ao mar que serviu para testar um mini trampolim.
tykuna escreveu:Pepe,

O teste foi feito para testar o lançamento do Rafale de um porta aviões. Tiveram que adaptar o navio para que pudessem operar a aeronave. Nada teve a ver com teste de mini trampolim.

Sds,
Foi exatamente o que EU disse. Está escrito POR ACASO!!!




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Re: MMRCA - FX Indiano

#1444 Mensagem por Wolfgang » Qua Fev 01, 2012 9:00 pm

Pepê, abre o bico e fala para nós que o Amorim foi se entender com os indianos sobre a aquisição de Rafales e a manutenção logística em conjunto. Sul-Sul, etc...




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Re: MMRCA - FX Indiano

#1445 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Fev 01, 2012 9:13 pm

Wolfgang escreveu:Pepê, abre o bico e fala para nós que o Amorim foi se entender com os indianos sobre a aquisição de Rafales e a manutenção logística em conjunto. Sul-Sul, etc...
Eu estaria mentindo...

Abraços

Pepê




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Re: MMRCA - FX Indiano

#1446 Mensagem por Wolfgang » Qua Fev 01, 2012 9:18 pm

Pepê Rezende escreveu:
Wolfgang escreveu:Pepê, abre o bico e fala para nós que o Amorim foi se entender com os indianos sobre a aquisição de Rafales e a manutenção logística em conjunto. Sul-Sul, etc...
Eu estaria mentindo...

Abraços

Pepê

kkkk, imortal.... :mrgreen:




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Re: MMRCA - FX Indiano

#1447 Mensagem por Andre Correa » Qua Fev 01, 2012 9:21 pm

Pepê Rezende escreveu:O efeito trampolim foi testado por acaso no Foch. Instalaram uma barra de madeira para impedir que o equipamento de lançamento caísse ao mar que serviu para testar um mini trampolim.
tykuna escreveu:Pepe,

O teste foi feito para testar o lançamento do Rafale de um porta aviões. Tiveram que adaptar o navio para que pudessem operar a aeronave. Nada teve a ver com teste de mini trampolim.

Sds,
Foi exatamente o que EU disse. Está escrito POR ACASO!!!
Seria essa a rampa?

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No meu "desentendimento" isso aí não serve como parâmetro para avaliar o comportamento nisso aqui:

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As asas devem sofrer, estando totalmente carregadas, durante o lançamento com rampa... veja como os SU-33 parecem bem robustos...

[009]




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Re: MMRCA - FX Indiano

#1448 Mensagem por Wolfgang » Qua Fev 01, 2012 9:22 pm

Lembrem-se que geometricamente, as asas do tipo delta são das mais fortes.




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Re: MMRCA - FX Indiano

#1449 Mensagem por Pepê Rezende » Qui Fev 02, 2012 6:25 am

Andre Correa escreveu: Seria essa a rampa?

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No meu "desentendimento" isso aí não serve como parâmetro para avaliar o comportamento nisso aqui:

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As asas devem sofrer, estando totalmente carregadas, durante o lançamento com rampa... veja como os SU-33 parecem bem robustos...

[009]
Os delta da Dassault são famosos pela capacidade de aguentar trancos. Quanto à extensão, feita em madeira, diga-se de passagem, dava um impulso bem razoável ao Rafale, por menos que possa parecer.




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Re: MMRCA - FX Indiano

#1450 Mensagem por tykuna » Qui Fev 02, 2012 8:12 am

Pepê Rezende escreveu:O efeito trampolim foi testado por acaso no Foch. Instalaram uma barra de madeira para impedir que o equipamento de lançamento caísse ao mar que serviu para testar um mini trampolim.
tykuna escreveu:Pepe,

O teste foi feito para testar o lançamento do Rafale de um porta aviões. Tiveram que adaptar o navio para que pudessem operar a aeronave. Nada teve a ver com teste de mini trampolim.

Sds,
Foi exatamente o que EU disse. Está escrito POR ACASO!!!
Pepe,

Você escreveu mas não leu, eu estava falando de teste de mini trampolim. Isso NUNCA ACONTECEU.




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Re: MMRCA - FX Indiano

#1451 Mensagem por lynx » Qui Fev 02, 2012 8:43 am

Os NAe que utilizam o sistema de lançamento por cabresto (cabo de aço) em suas catapultas possuem uma rampa de inclinação negativa ao final da trilha da catapulta. Esse dispositivo tem por finalidade dar um direcionamento para baixo do cabresto ao se soltar do avião, evitando assim que ele venha a se chocar com o mesmo. Nesses navios as trilhas das catapultas tembém terminam mais próximas da borda do convés.
A explicação apresentada pelos franceses à MB para a "rampinha" colocada no Foch para os testes do Rafale foi a seguinte: o Rafale utiliza o sistema de lançamento por barra de tração, que é parte integrante do trem de pouso dianteiro, para a qual foi feita uma adaptação temporária na catapulta do navio. Entretanto, como os parâmetros de lançamento ficavam muito próximos do limite e o avião se "livraria" da catapulta muito próximo à borda do convés, improvisou-se a rampinha, como mostrada na foto que o Andre reproduziu, com uma pequena inclinação positiva. Dessa forma, evitou-se que o avião pudesse adquirir um "momentum" negativo ao sair do convés.
Não acredito que haja problemas para operação do Rafale ou do F-18E em NAe STOBAR. A relação peso x potência desses aviões é absurda e suas asas, como em todos os aviões navais, bastante reforçadas. Não me lembro onde li, mas o F-18E já teria sido até testado em ski-jump na NAS Patuxent River. Mas vou ficar devendo a fonte.
Catapulta é uma dor-de-cabeça...




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Re: MMRCA - FX Indiano

#1452 Mensagem por Penguin » Qui Fev 02, 2012 8:59 am

Texto interessante (1991) sobre o desenvolvimento do Rafale naval. Os testes foram feitos inicialmente no Reino Unido (Bedford) e depois nos EUA (Patuxent):

Link para o artigo "escaneado": http://www.f-16.net/attachments/rafale_ ... ed_212.gif




Editado pela última vez por Penguin em Qui Fev 02, 2012 11:04 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: MMRCA - FX Indiano

#1453 Mensagem por Penguin » Qui Fev 02, 2012 9:06 am

lynx escreveu:Os NAe que utilizam o sistema de lançamento por cabresto (cabo de aço) em suas catapultas possuem uma rampa de inclinação negativa ao final da trilha da catapulta. Esse dispositivo tem por finalidade dar um direcionamento para baixo do cabresto ao se soltar do avião, evitando assim que ele venha a se chocar com o mesmo. Nesses navios as trilhas das catapultas tembém terminam mais próximas da borda do convés.
A explicação apresentada pelos franceses à MB para a "rampinha" colocada no Foch para os testes do Rafale foi a seguinte: o Rafale utiliza o sistema de lançamento por barra de tração, que é parte integrante do trem de pouso dianteiro, para a qual foi feita uma adaptação temporária na catapulta do navio. Entretanto, como os parâmetros de lançamento ficavam muito próximos do limite e o avião se "livraria" da catapulta muito próximo à borda do convés, improvisou-se a rampinha, como mostrada na foto que o Andre reproduziu, com uma pequena inclinação positiva. Dessa forma, evitou-se que o avião pudesse adquirir um "momentum" negativo ao sair do convés.
Não acredito que haja problemas para operação do Rafale ou do F-18E em NAe STOBAR. A relação peso x potência desses aviões é absurda e suas asas, como em todos os aviões navais, bastante reforçadas. Não me lembro onde li, mas o F-18E já teria sido até testado em ski-jump na NAS Patuxent River. Mas vou ficar devendo a fonte.
Catapulta é uma dor-de-cabeça...
Link para a foto: http://www.google.com.br/imgres?q=ski-j ... 9,r:8,s:44




Editado pela última vez por Penguin em Qui Fev 02, 2012 11:07 am, em um total de 5 vezes.
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Re: MMRCA - FX Indiano

#1454 Mensagem por LeandroGCard » Qui Fev 02, 2012 9:37 am

lynx escreveu:Os NAe que utilizam o sistema de lançamento por cabresto (cabo de aço) em suas catapultas possuem uma rampa de inclinação negativa ao final da trilha da catapulta. Esse dispositivo tem por finalidade dar um direcionamento para baixo do cabresto ao se soltar do avião, evitando assim que ele venha a se chocar com o mesmo. Nesses navios as trilhas das catapultas tembém terminam mais próximas da borda do convés.
A explicação apresentada pelos franceses à MB para a "rampinha" colocada no Foch para os testes do Rafale foi a seguinte: o Rafale utiliza o sistema de lançamento por barra de tração, que é parte integrante do trem de pouso dianteiro, para a qual foi feita uma adaptação temporária na catapulta do navio. Entretanto, como os parâmetros de lançamento ficavam muito próximos do limite e o avião se "livraria" da catapulta muito próximo à borda do convés, improvisou-se a rampinha, como mostrada na foto que o Andre reproduziu, com uma pequena inclinação positiva. Dessa forma, evitou-se que o avião pudesse adquirir um "momentum" negativo ao sair do convés.
Não acredito que haja problemas para operação do Rafale ou do F-18E em NAe STOBAR. A relação peso x potência desses aviões é absurda e suas asas, como em todos os aviões navais, bastante reforçadas. Não me lembro onde li, mas o F-18E já teria sido até testado em ski-jump na NAS Patuxent River. Mas vou ficar devendo a fonte.
Catapulta é uma dor-de-cabeça...
Pela complexidade mecânica, fragilidade e custo as catapultas são de fato um grande problema. Mas os americanos e franceses não abrem mão delas, e chineses e russos tem testado as suas também, então fico imaginando que alguma grande vantagem elas devem ter.

Existe algum dado que mostre as vantagens específicas do lançamento por catapultas para aviões com elevada relação potência/peso, se é que elas existem? Ou será que elas são mantidas em operação apenas para permitir a decolagem também de aeronaves com motorização mais fraca para missões AS, AEW e COD?


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Re: MMRCA - FX Indiano

#1455 Mensagem por Andre Correa » Qui Fev 02, 2012 11:10 am

lynx escreveu:Os NAe que utilizam o sistema de lançamento por cabresto (cabo de aço) em suas catapultas possuem uma rampa de inclinação negativa ao final da trilha da catapulta. Esse dispositivo tem por finalidade dar um direcionamento para baixo do cabresto ao se soltar do avião, evitando assim que ele venha a se chocar com o mesmo. Nesses navios as trilhas das catapultas tembém terminam mais próximas da borda do convés.
A explicação apresentada pelos franceses à MB para a "rampinha" colocada no Foch para os testes do Rafale foi a seguinte: o Rafale utiliza o sistema de lançamento por barra de tração, que é parte integrante do trem de pouso dianteiro, para a qual foi feita uma adaptação temporária na catapulta do navio. Entretanto, como os parâmetros de lançamento ficavam muito próximos do limite e o avião se "livraria" da catapulta muito próximo à borda do convés, improvisou-se a rampinha, como mostrada na foto que o Andre reproduziu, com uma pequena inclinação positiva. Dessa forma, evitou-se que o avião pudesse adquirir um "momentum" negativo ao sair do convés.
Não acredito que haja problemas para operação do Rafale ou do F-18E em NAe STOBAR. A relação peso x potência desses aviões é absurda e suas asas, como em todos os aviões navais, bastante reforçadas. Não me lembro onde li, mas o F-18E já teria sido até testado em ski-jump na NAS Patuxent River. Mas vou ficar devendo a fonte.
Catapulta é uma dor-de-cabeça...
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A Índia chegou e pensar em F-18 para seu NAe.

A USAF testou F-4E, A-7D, F-15 e F-16 para serem lançados por rampa também, em 1991:

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