TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81511 Mensagem por kirk » Sex Fev 23, 2018 12:01 am

kirk escreveu:
Bolovo escreveu:Mas oras, se entregar protótipo já está valendo, então temos o AMX operando na FAB não desde 1989, mas sim cinco anos antes, desde 1984?
Pelo menos não 'solta as pecinhas' como uma certa banheira do urais !
Bolovo escreveu:
Pura provocação, além de um tremendo off-topic, sendo que tem ninguém aqui falando de banheira russa, mas sim do mosquitinho sueco.

Ps.: Olha aí, Túlio. Isso sim é chororó, querendo mudar de assunto ainda por cima.
Eu só fico triste em ver um monte de brasileiro abanar o rabinho para declarações marketeiras de empresas que nem daqui são.
Mas cada um é livre pra acreditar no que quiser.
Oh dó !!!! ... ficou tristinho ??? ... foi chorar na barra da calça do "titio" Túlio ??? .... ohhhhh ! [032]

Só porque eu falei do Simca "Chambó" da Sibéria ??? ... fica assim não ...

Não é off-topic porque esse mimimi todo é causado pela viúves daquela banheirona e da jaca ! 8-]




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81512 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 23, 2018 12:44 am

kirk escreveu:Oh dó !!!! ... ficou tristinho ??? ... foi chorar na barra da calça do "titio" Túlio ??? .... ohhhhh ! [032]

Só porque eu falei do Simca "Chambó" da Sibéria ??? ... fica assim não ...

Não é off-topic porque esse mimimi todo é causado pela viúves daquela banheirona e da jaca ! 8-]
Pura provocação. Não tem argumento nenhum e só sabe falar bobagem e atacar os outros. Pra variar, comportamento típico.

O bom do fórum é que ele é um espaço público, aberto, então todos podem ler e saber qual lado está certo nessa história toda.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81513 Mensagem por kirk » Sex Fev 23, 2018 1:48 am

Bolovo escreveu:
kirk escreveu:Oh dó !!!! ... ficou tristinho ??? ... foi chorar na barra da calça do "titio" Túlio ??? .... ohhhhh ! [032]

Só porque eu falei do Simca "Chambó" da Sibéria ??? ... fica assim não ...

Não é off-topic porque esse mimimi todo é causado pela viúves daquela banheirona e da jaca ! 8-]
Pura provocação. Não tem argumento nenhum e só sabe falar bobagem e atacar os outros. Pra variar, comportamento típico.

O bom do fórum é que ele é um espaço público, aberto, então todos podem ler e saber qual lado está certo nessa história toda.
Bolovo, olhe-se no espelho, meu caro !

Você e mais uns 3 ou 4 da tchurminha do FDP, nem mais são levados a sério aqui, é ridículo essa ladainha enfadonha de AMX, PDF, Marketing ... nhém, nhém, nhém ..., isso sim é provocação, criticam TUDO que se refere ao Gripen, nem pensam mais, parecem um disco furado ...

Lembrando que antes de ser doutrinado pelos Gripen´s haters, você mesmo o defendia de forma contundente.

E, por favor, pare de se vitimizar, tenha bolas, pare com esse mimimi, não percebeu que essa estratégia não tá funcionando? ... pelo menos comigo isso não funciona.




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81514 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 23, 2018 2:06 am

Sim, eu fui doutrinado. Passei por um campo de concentração comunista liderado pelo Comissário Político Carlos Mathias e pelo Almirante Soviético Marino e hoje eu estou liberto dos malignos vícios capitalistas. Glória ao comunismo!!! Não basta me atacar, tem que atacar outras pessoas e outro espaço ainda por cima. Caramba, eu só postei uma notícia onde não eu, um comunista de merda, mas sim o presidente da SAAB afirma que as primeiras unidades do Gripen não serão versões definitivas, ou seja, nada de operacional. Operacional só depois de 2020. A SAAB, que era uma baita empresa e hoje é uma empresa de publicidade, só posta marketing, notícia isso como se fosse entregar o operacional a FAB e a cachorrada aqui só abana o rabo. Posto isso, e já me falam de "chorolado", "banheira russa", "que eu sou doutrinado" blá blá blá sendo que em momento nenhum eu me referi a você, ou seja, você vestiu a carapuça. Ah, meu caro, vai arranjar algo de útil pra fazer na sua vida sem sentido e para de me encher o saco. Aceita a realidade que dói menos. Já tomou suspensão umas duzentas vezes nesse fórum e parece que não aprende a se comportar nunca. Sou um crítico do Gripen sim e continuarei a ser pelo resto da minha vida, pois estou vendo o meu país ser lesado com uma das decisões mais estúpidas já tomadas na história da aviação militar, mas vindo da FAB não é de se impressionar.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
GIL
Sênior
Sênior
Mensagens: 736
Registrado em: Dom Dez 28, 2008 8:17 am
Agradeceram: 131 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81515 Mensagem por GIL » Sex Fev 23, 2018 4:19 am

Sei não.
A FAB pode ter pressionado pelo Gripen, por "N" razões, porém quem bateu o martelo encima disso foi a Dilma (com ajuda involuntaria do Snowden).

Esta claro que o Gripen não é o caça dos nossos sonhos, porém é o caça da nossa realidade.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36245
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81516 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 23, 2018 10:55 am

Eu só queria entender o porquê de tanta querela em torno de um assunto já encerrado.
Vamos de Gripen E. Ponto.
Mas acho que não adianta falar mais nada, pois qualquer argumento será refutado em função de preferências por A, e Brasil ou C.
Cada um tem o seu caça preferido e isso não é problema. O problema é ficar a todo momento fazendo tempestade em copo de água com qualquer notícia que sai do Gripen.
Aí parece forçar a barra.
Todos aqui já estão carecas de saber que o caça só vai estar operacional em 2021 e com FOC planejado para 2023/2024. Simples assim.
Podemos gostar ou não disso. Mas é fato. Acabou.
E o Gripen E não precisa ser o melhor caça do mundo. Ele tem que ser o melhor para a FAB, que é quem vai operá-lo por 30 ou 40 anos. É com certeza ele fará isso muito bem.
Afinal não temos um caça atual desde a aposentadoria dos P-47.
Mas isso parece ser menos do um mero detalhe aqui para quem não gostou da decisão da FAB em vista das próprias preferências.
Assim não tem como debater. Só discutir.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81517 Mensagem por gusmano » Sex Fev 23, 2018 11:12 am

Túlio escreveu:
gusmano escreveu:
Seu otimismo é louvavel

abs
Do mesmo modo que o pessimismo de alguns é lamentável¹... :roll: :roll: :roll: :roll:

1 - Por ser proposital e descabido.
concordo :-) O melhor, é sempre o meio termo. Não fechar os olhos para o problemas nem para os beneficios. É complicado hj em dia, tudo virou FlaXFlu politico e isso mexe com a paixão da galera :-)

abs




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81518 Mensagem por kirk » Sex Fev 23, 2018 11:35 am

Bolovo escreveu:Sim, eu fui doutrinado. Passei por um campo de concentração comunista liderado pelo Comissário Político Carlos Mathias e pelo Almirante Soviético Marino e hoje eu estou liberto dos malignos vícios capitalistas. Glória ao comunismo!!! Não basta me atacar, tem que atacar outras pessoas e outro espaço ainda por cima. Caramba, eu só postei uma notícia onde não eu, um comunista de merda, mas sim o presidente da SAAB afirma que as primeiras unidades do Gripen não serão versões definitivas, ou seja, nada de operacional. Operacional só depois de 2020. A SAAB, que era uma baita empresa e hoje é uma empresa de publicidade, só posta marketing, notícia isso como se fosse entregar o operacional a FAB e a cachorrada aqui só abana o rabo. Posto isso, e já me falam de "chorolado", "banheira russa", "que eu sou doutrinado" blá blá blá sendo que em momento nenhum eu me referi a você, ou seja, você vestiu a carapuça. Ah, meu caro, vai arranjar algo de útil pra fazer na sua vida sem sentido e para de me encher o saco. Aceita a realidade que dói menos. Já tomou suspensão umas duzentas vezes nesse fórum e parece que não aprende a se comportar nunca. Sou um crítico do Gripen sim e continuarei a ser pelo resto da minha vida, pois estou vendo o meu país ser lesado com uma das decisões mais estúpidas já tomadas na história da aviação militar, mas vindo da FAB não é de se impressionar.
Agora eu entendi o motivo de sua vitimização : " tomou suspensão umas duzentas vezes nesse fórum e parece que não aprende a se comportar ..."

Como todo comunista, não suporta o contraditório e seu único objetivo é ficar recorrendo à moderação para "calar" quem não compactua com o stabelichment. Por isso foi chorar no colo do Túlio já no primeiro post. 8-]

Peixe morre pela boca: "Sou um crítico do Gripen sim e continuarei a ser pelo resto da minha vida", o que essa frase ratifica ??? ... que em nada importa as capacidades operacionais, que em nada importa os avanços tecnológicos, na realidade você critica por criticar e o fará insistentemente ... por mais insensato que isso seja ...

Aí vale uma pergunta, quem está se comportando de forma inadequada no Fórum ??? ..., quem de fato não está acrescentando nada ao debate ??? ... então, qual o real motivo de você postar no tópico do Gripen já que não está disposto a saber nem acrescentar nada ao assunto ???




Editado pela última vez por kirk em Sex Fev 23, 2018 11:43 am, em um total de 1 vez.
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81519 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 23, 2018 11:47 am

Kirk, eu não acredito em Deus, mas você acredita. Ele tá vendo o que você está escrevendo, heim. Postei uma matéria sobre o Gripen, com minha opinião abaixo. Em seguida o Túlio respondeu e eu repliquei. Do nada você veste a carapuça (é incrível, parece ser crime ter UMA só opinião contrária ao Gripen), e me escreve sobre "banheira russa que solta pecinha" (tipo, pra que??? pra provocar!!) e depois fala que eu estou chorando pra moderação e sou eu que não acrescenta. Vai a merda, meu caro. Como eu disse, o fórum é público, todo mundo pode ler e tirar suas conclusões. Eu recomendo que você pergunte as pessoas, vai lá, abra uma enquete no gerais perguntando quem tem razão, o comunista aqui que nunca está errado ou você.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2387
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 677 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81520 Mensagem por EduClau » Sex Fev 23, 2018 12:38 pm

Não sei porque tanta discussão, eu já superei.
Pra mim o gripen é menos do que o país precisa mas é mais do que o Brasil merece.

Então ta bom como está.

Ass.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81521 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 23, 2018 12:53 pm

A discussão toda é porque o Gripen é o escolhido, o único caça do Brasil pelos próximos 100 anos, mas é proibido existir uma critica que seja.
Isso é imperdoável, como alguém pode ousar decisão tão sabia, sendo passível de punição (500 chibatadas).
Somente podemos tecer elogios ufanistas e vazios sobre o nosso novo caça. Eu já entendi a regra. Três salves ao caça sueco!
Urra! Urra! Urra!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81522 Mensagem por Juliano Lisboa » Sex Fev 23, 2018 1:16 pm

Vou abrir meu coração kkkkkkkkk (viadagem), e antes que me acusem, vi o Su-35 aqui em Anápolis era muito fã dele, depois de vários argumentos torci muito pelo Rafale, e depois da seleção do Gripen fui atrás pra entender os motivos que levaram a FAB escolher ele e hoje como não tenho opção de escolha, sou favorável a ele.

Mas vamos lá, não sei se é preguiça mesmo ou se é implicância, eu postei um vídeo a uns dias atrás sobre o Gripen, nele o Brigadeiro Bonoto e Crepaldi foram bem claros a muitas coisas que postam aqui. Peço mesmo que assistam.

1- TOT: Segundo os brigadeiros, a lei 8666, não determina que o TOT tem que ser exclusivo para empresas Brasileiras, mas sim que estejam no Brasil, se não tem ninguém que tenha capacidade ou demanda pra isso, vamos fazer o que? O Crepaldi ainda fala que o TOT não é pra montagem, isso já sabem fazer, não é pra apertar parafuso (uma clara alusão ao fórum, ou ele lê aqui ou alguém informa ele o que se comenta aqui), isso eles já sabem, não é pra aprender a fazer o parafuso, isso já sabem. O TOT é pra 60 áreas sensíveis, definidas pela FAB e EMPRESAS, do que eles não sabem fazer. Em certo momento ele diz que pra ser viável uma empresa precisa por exemplo dar a manutenção em 20 radares por mês ou ano, se a FAB mandar 01, a empresa quebra e já era TOT. Então essa conversa de temos que fazer isso, não só apertar parafuso depende quem quer fazer. Segundo eles o contrato tem 1.300 páginas, o contrato de TOT 2.800 e o relatório geral 40.000. Não deixaram nada para trás.

2- Poder aéreo da FAB: Em outro momento senão me engano Brig. Bonoto diz que a FAB tinha que ser mais egoísta, pensar nela e não no Brasil como faz, e isso tem duas implicações.
Primeiro: Seria muito mais fácil pra FAB segundo ele, comprar qualquer aeronave de prateleira e voar o estado de arte do que pensar no desenvolvimento nacional, ele cita o AMX, poderiam ter 3 esquadrões de F-16 aqui, mas não teríamos a Embraer como é hoje, por causa do 145. E antes que falem a mais a EMBRAER é privada e não ta nem aí pro Brasil, pensem na cadeia de empregos diretos e indiretos que ela causa, pensem nos impostos, pensem na formação intelectual das pessoas, tudo isso ajuda o Brasil a crescer.
Segundo: Ela compra o que ela pode e consegue manter, não adianta ter o x-wing e ele ficar no chão, tem que se pensar na aquisição, manutenção, reposição, armamento, disponibilidade,etc.
Terceiro: ele diz que o governo Federal não tem um projeto de estado e sim de governo a governo, e que nos 21 meses que ficou no COPAC, teve 4 ministros da Defesa. A FAB faz esse papel que seria do Ministério do desenvolvimento ou Tecnologia se ninguém faz ela se sente obrigada a fazer em prol do Brasil.

3- Fabricação do Gripen: todo mundo já sabe, 8 Gripens feitos em conjunto, 15 só por Brasileiros, o que eu não sabia é que todos os 36 vão ser finalizados aqui no Brasil pela EMBRAER. Sobre as vendas, America do Sul Brasil vende, Europa Saab vende, resto do mundo, quem tiver mais afinidade com o país vende. Sobre o WAD, segundo o video todos os Gripens vendidos com exceção dos suecos terão a tela WAD do padrão brasileiro.

Então amigos o que penso é, tem aviões melhores sim, mas confio na FAB, foram mais 60 mestres e doutores em aviação, segundo o Crepaldi, que escolheram o Gripen como o melhor custo-benefício, quem sou eu pra discordar, não sou eu que vou colocar minha vida em risco dentro desses aviões.
E outra, a FAB não ta nem aí pro que a gente pensa... decisão tomada, basta agora aceitarmos e tentar ver vantagens dessa escolha.

Espero que entendam meu ponto de vista.

Abraços,

Juliano Lisboa




Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81523 Mensagem por Tikuna » Sex Fev 23, 2018 1:45 pm

FCarvalho escreveu: Afinal não temos um caça atual desde a aposentadoria dos P-47.
Creio que desde o Mirage IIIE/DBR




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36245
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81524 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 23, 2018 2:37 pm

Tikuna escreveu:
FCarvalho escreveu: Afinal não temos um caça atual desde a aposentadoria dos P-47.
Creio que desde o Mirage IIIE/DBR
O Mirage III já era antigo quando chegou aqui em 1972 Tikuna, posto que na França já estava em franco processo de substituição do mesmo pelos Mirage F-1. Ele era atual apenas para países que não podiam pagar pelos F-4 americanos ou mesmo por Mig-23 soviéticos.
Ele foi um caça projetado e produzido para os anos 60. Na década seguinte, além do Mirage F-1 a França já pensava/planejava os Mirage 2000, que viriam a se tornar realidade a partir de 1979 com o primeiro protótipo substituindo a maioria dos deltas de todas as versões.
Sempre estivemos atrasados, e vamos continuar assim até o dia em que os Gripen E/F consigam substituir toda a frota atual.
E depois disso, só Deu sabe o que vai ser.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
silverstone2
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 188
Registrado em: Qua Jan 17, 2007 11:46 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#81525 Mensagem por silverstone2 » Sex Fev 23, 2018 2:40 pm

Bolovo escreveu:Kirk, eu não acredito em Deus, mas você acredita. Ele tá vendo o que você está escrevendo, heim. Postei uma matéria sobre o Gripen, com minha opinião abaixo. Em seguida o Túlio respondeu e eu repliquei. Do nada você veste a carapuça (é incrível, parece ser crime ter UMA só opinião contrária ao Gripen), e me escreve sobre "banheira russa que solta pecinha" (tipo, pra que??? pra provocar!!) e depois fala que eu estou chorando pra moderação e sou eu que não acrescenta. Vai a merda, meu caro. Como eu disse, o fórum é público, todo mundo pode ler e tirar suas conclusões. Eu recomendo que você pergunte as pessoas, vai lá, abra uma enquete no gerais perguntando quem tem razão, o comunista aqui que nunca está errado ou você.
triste sua situação !!
sem lenço nem documento, defendendo montes de m... sem argumento que se sustente.
com criminoso no avatar , ainda por cima...




Responder