TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36310
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80461 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 27, 2017 2:02 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Túlio escreveu:Qual a Força Aérea no mundo inteiro que tem 5G? Qual ao menos deixou claro, de maneira oficial e sem ressalvas, que intenta fazê-lo ao longo da próxima década? Tipo USAF aposentar TODOS os 3G/4G que usa e passar a voar exclusivamente F-22 e WTF-35, talvez até algo melhor? Até a Rússia, com seu promissor PAK-FA, está comprando agora mesmo Su-35 novinho e nunca vi ninguém de lá dizendo que vai jogar no lixo o que já tem (inclusive o citado Super Flanker) e ficar só com 5G.
Até na falecida END (ou no falecido PND, que não sou muito chegado nesses papeluchos cheios de boas intenções mas sem qualquer vínculo com a realidade) era mencionado "primeiro um 4G, depois um 5G" ou algo assim. Porque ninguém pula de 2G/3G (F-5/AMX) direto para 5G. E exemplo não falta, qual o 5G da França, p ex? O Rafale é 5G agora? Estão na fila do WTF-35 ou F-22? PAK-FA? Outro?
Menos, tigrada... :wink: 8-]
Túlio, é muito simples, o FCarvalho colocou uma informação incorreta e eu questionei, e para complementar, adiciono que a França ainda usava os Mirage III quando recebemos os nossos, idem com os Mirage 2000, e também que, esses seus exemplos, começaram a ser recebidos nas decadas de 80 ou 90, enquanto os nossos o serão na decada de 2020, quer dizer, uns 2 serão em 2019).
Menos Túlio, muito menos.
Marechal, todos os caças recebidos pela FAB no pós GM II vieram para cá quando já estavam sendo substituídos por outros mais modernos, ou não eram mais os principais vetores do país produtor, deixados em funções suplementares e/ou secundárias.

EM 72, os Mirage III já não eram o principal vetor de caça da França. Esse papel estava sendo assumido pelos Mirage F-1; nos anos 50's, 60's os "caças" que recebemos eram na verdade pouco mais que treinadores, a exceção dos Gloster, que mesmo assim, não já não eram lá isso tudo na terra da rainha, quando foram recebidos. E diz-se que foram trocados por algodão... :roll:

Os anos 70's/80's não foram diferentes, quando recebemos os F-5E/B/F, que sequer eram usados operacionalmente na USAF, mas um modelo de exportação para amigos secundários do tio Sam, como nós. Qual era o principal vetor de caça americano nesta época? O mesmo F-4 Phantom que nos foi negado quando da compra dos Mirage III, e que já estavam sendo substituídos pelos F-14/15/16/18 nas frotas aéreas das ffaa's americanas.

Então, quando foi mesmo que a caça na FAB foi exatamente uma prioridade?

O Gripen E/F é sim um modelo atual e será a segunda vez na sua história que a FAB operará um modelo de caça no mesmo patamar tecnológico dos países de primeiro nível militar, e não sucatas e/ou vetores de menor desempenho feito para os primos pobres. Quanto a isso não há qualquer dúvida. É só perguntar à própria FAB.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80462 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Mai 27, 2017 3:07 pm

Marechal-do-ar escreveu:Exceto que a Suécia JÁ possui Gripen e a Rússia JÁ possui Su 27, só estão recebendo uma atualizaçãozinha.

É sério que você não consegue MESMO notar a diferença?
Bem Por aí...

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80463 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 27, 2017 3:20 pm

Carlos Lima escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Exceto que a Suécia JÁ possui Gripen e a Rússia JÁ possui Su 27, só estão recebendo uma atualizaçãozinha.

É sério que você não consegue MESMO notar a diferença?
Bem Por aí...

[]s
CB
Repito: falei Gripen E e Su-35. Se tudo o que foi mexido nessas duas aeronaves é para VOSMEÇÊS apenas uma "atualizaçãozinha", bueno... :roll: :roll: :roll: :roll:

De resto, qual o 5G da AdlA mesmo? Da RAF? Da Luftwaffe?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80464 Mensagem por Tikuna » Sáb Mai 27, 2017 4:02 pm

Túlio escreveu: De resto, qual o 5G da AdlA mesmo? Da RAF? Da Luftwaffe?
França e Reino Unido estão trabalhando conjuntamente para o projeto de uma aeronave de nova geração. De qualquer forma a RAF opera F35. A alemanha também está em processo de decitir o substituto dos tornados ids por uma nova aeronave stealth.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80465 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 27, 2017 4:35 pm

Tikuna escreveu:
França e Reino Unido estão trabalhando conjuntamente para o projeto de uma aeronave de nova geração. De qualquer forma a RAF opera F35. A alemanha também está em processo de decitir o substituto dos tornados ids por uma nova aeronave stealth.
:arrow: França e UK podem até estar conversando, daí a trabalhando conjuntamente, bueno, lembrar do Programa Future European Fighter Aircraft, que deu em Rafale e Typhoon; assim de primeira, sem pesquisar, o único programa que lembro de terem levado juntos e até o fim foi o Jaguar.

:arrow: A RAF, com a RN, vai operar F-35 apenas na versão B (STOVL), até onde eu saiba. A previsão é manter o Typhoon como o caça de superioridade aérea até lá por fins da década de 30. Mais ou menos o que diz o pessoal da USN sobre F-18E/F/G vs WTF-35.

:arrow: Os Tornados da Luftwaffe são operados como aviões de ataque, não caças, e seus substitutos idem. Exatamente como serão os WTF-35 da USN, RAF e RN.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80466 Mensagem por Penguin » Sáb Mai 27, 2017 5:13 pm

França anuncia o Rafale F-4 que será entregue a partir de 2025!
Até a presente data a França encomendou 180 Rafale, cujas entregas ainda não foram completadas.
Cogita-se que em 2019 será feita a encomenda de um novo lote, de F-4.
http://defense-update.com/20170323_rafale-f4.html
https://www.flightglobal.com/news/artic ... nt-435500/

Os franceses seguem apostando e investindo na sua aeronave de 4G. Assim como os suecos (Gripen E), a USN (SH), a Russia (Su-35) etc. A USAF planeja manter pelo menos 300 F-16 modernizados até 2048 e avalia a extensão da vida do F-15.




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Mai 27, 2017 5:18 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80467 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 27, 2017 5:18 pm

Penguin escreveu:
Os franceses seguem apostando e investindo na sua aeronave de 4G. Assim como os suecos, a USN, a Russia (Su-35) etc.
É meu ponto: por que SÓ NÓS somos obrigados a empregar exclusivamente 5G?

Que terrível ameaça está nos portões?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80468 Mensagem por Penguin » Sáb Mai 27, 2017 5:19 pm

Túlio escreveu:
Penguin escreveu:
Os franceses seguem apostando e investindo na sua aeronave de 4G. Assim como os suecos, a USN, a Russia (Su-35) etc.
É meu ponto: por que SÓ NÓS somos obrigados a empregar exclusivamente 5G?

Que terrível ameaça está nos portões?
Se o Rafale ou o Su-35 tivesse sido selecionado pela FAB, haveria esse choro?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80469 Mensagem por mmatuso » Sáb Mai 27, 2017 5:24 pm

Túlio escreveu:
Penguin escreveu:
Os franceses seguem apostando e investindo na sua aeronave de 4G. Assim como os suecos, a USN, a Russia (Su-35) etc.
É meu ponto: por que SÓ NÓS somos obrigados a empregar exclusivamente 5G?

Que terrível ameaça está nos portões?
USN e Russia estão apostando em 4g também e não apenas.




Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80470 Mensagem por Tikuna » Sáb Mai 27, 2017 5:34 pm

Túlio escreveu: :arrow: França e UK podem até estar conversando, daí a trabalhando conjuntamente, bueno, lembrar do Programa Future European Fighter Aircraft, que deu em Rafale e Typhoon; assim de primeira, sem pesquisar, o único programa que lembro de terem levado juntos e até o fim foi o Jaguar.
E é isso o que estão fazendo.
Túlio escreveu: :arrow: A RAF, com a RN, vai operar F-35 apenas na versão B (STOVL), até onde eu saiba. A previsão é manter o Typhoon como o caça de superioridade aérea até lá por fins da década de 30. Mais ou menos o que diz o pessoal da USN sobre F-18E/F/G vs WTF-35.
Túlio escreveu: :arrow: Os Tornados da Luftwaffe são operados como aviões de ataque, não caças, e seus substitutos idem. Exatamente como serão os WTF-35 da USN, RAF e RN.
Certo tulio, eu estou respondendo à sua pergunta "De resto, qual o 5G da AdlA mesmo? Da RAF? Da Luftwaffe?". Não estou aqui falando sobre versões ou função.


Abraços




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80471 Mensagem por Penguin » Sáb Mai 27, 2017 5:36 pm

mmatuso escreveu:
Túlio escreveu: É meu ponto: por que SÓ NÓS somos obrigados a empregar exclusivamente 5G?

Que terrível ameaça está nos portões?
USN e Russia estão apostando em 4g também e não apenas.
Não estamos seguindo por esse caminho por total falta de $$$. A falecida END até que apontava isso.
Atualmente mal estamos conseguindo encomendar 36 caças de 4G!




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Mai 27, 2017 5:50 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80472 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 27, 2017 5:43 pm

Tikuna escreveu:
E é isso o que estão fazendo.
No duro? Onde estão os aviões? Falei do Jaguar OPERACIONAL, não do PEFA que virou Rafale e Typhoon porque a coisa mais rara é UK e França concordarem.
Tikuna escreveu: Certo tulio, eu estou respondendo à sua pergunta "De resto, qual o 5G da AdlA mesmo? Da RAF? Da Luftwaffe?". Não estou aqui falando sobre versões ou função.


Abraços
Tá, cupincha véio, só que o assunto era referente a CAÇAS, ou B-2 Spirit, nEUROn & quetales estariam no meio, tri?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80473 Mensagem por Tikuna » Sáb Mai 27, 2017 6:40 pm

Túlio escreveu:
Tikuna escreveu:
E é isso o que estão fazendo.
No duro? Onde estão os aviões? Falei do Jaguar OPERACIONAL, não do PEFA que virou Rafale e Typhoon porque a coisa mais rara é UK e França concordarem.
[/quote]

Tulio, Quando eu disse "E é isso o que estão fazendo" quotei a sua mensagem " França e UK podem até estar conversando, daí a trabalhando conjuntamente". Em nenhum momento afirmei que existiam aviões ou existirão em um futuro imediato. Não é segredo pra ninguém o projeto Future Combat Air System (FCAS)

Imagem

Em 2014 ganharam um contrato de 120 mi de libras para o desenvolvimento, então se isso não é trabalhar, eu não sei mais o que é.
Túlio escreveu:Tá, cupincha véio, só que o assunto era referente a CAÇAS, ou B-2 Spirit, nEUROn & quetales estariam no meio, tri?
Certo, então não entendi o porque do seu questionamento sobre o F-35 da RAF, que é um caça.


Abraços




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80474 Mensagem por Tikuna » Sáb Mai 27, 2017 6:54 pm

Só um P.S.: que esse programa resultou em um contrato de 2.2bi ( https://www.flightglobal.com/news/artic ... ed-422866/ ) Para um UCAS e que provavelmente resultará também em uma plataforma tripulada. Só à titulo de informação para não desviar muito do tema.




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#80475 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 27, 2017 6:55 pm

Tikuna escreveu:

Tulio, Quando eu disse "E é isso o que estão fazendo" quotei a sua mensagem " França e UK podem até estar conversando, daí a trabalhando conjuntamente". Em nenhum momento afirmei que existiam aviões ou existirão em um futuro imediato. Não é segredo pra ninguém o projeto Future Combat Air System (FCAS)
Imagem

Em 2014 ganharam um contrato de 120 mi de libras para o desenvolvimento, então se isso não é trabalhar, eu não sei mais o que é.
OK, eu já estava estranhando que essa carta nunca caía na mesa, tri. Vamos ver mais de perto:

http://www.airforce-technology.com/feat ... d-4893221/

Ou seja, é um estudo de UAV a, bem sucedido, ser seguido por um UCAV! Aqui já falamos quase em 6G. E continua a ser - no máximo - aeronave de ataque, não caça! Neste contexto específico, a liderança Francesa é até natural, dada sua experiência com o demonstrador de tecnologia nEUROn.

Tikuna escreveu: Certo, então não entendi o porque do seu questionamento sobre o F-35 da RAF, que é um caça.


Abraços
Para quem usava Harrier em sua Força Aérea e achava que era caça, OK, faz sentido. Só que o resto do mundo não pensa igual. :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder