Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6541 Mensagem por Juniorbombeiro » Ter Set 12, 2017 7:11 pm

Bolovo escreveu:Infográfico não tenho, mas tenho algumas fotos do motor Chelyabinsk A-85-3A do Armata:

Imagem
Imagem
Imagem

"Not so long ago GSKB "Transdizel" published properties of engine A-85-3 (sometimes referred to as 2A12-3 12CHN15/16 or 12N360). This is a four-stroke diesel slider Liquid cooling. Cylinder 12 is located on the X-shaped pattern and has virtually total 35 l .. There is a gas turbine turbocharger. The mixture occurs by direct injection of fuel. The compression in the cylinders — 11. A-85 3 outputs to 2000 vol. / Min. and develops a peak output of 1500 hp If you use the crossing, the engine can produce up to 2.2 million hp With all of this indicates the possibility of "removal" of forcing, which lowers the power to 1200-1300 hp, but significantly increases the life of the motor."

http://survincity.com/2010/09/the-engine-near-future/
Aparentemente, os comandos de válvulas são nos cabeçotes, com um comando para cada um dos quatro cabeçotes. O acionamento dos comandos, parece ser por árvore de transmissão com coroa e pinhão. Um sistema robusto, porém um inferno para montar e regular. A Porsche tinha um motor na década de 50, que equipava os lendários 550 Spyder (o carro em que morreu o James Dean) que usava esse arranjo de comando, apesar de ser um boxer de 4 cilindros e dois comandos por cabeçote, dá para ter uma ideia de como funciona. Uma curiosidade, esses brinquedos, verdadeiras jóias mecânicas, valem hoje em torno de 200 mil Euros (o carro??? Não, só o motor).
Imagem
Uma coisa que me deixou de queixo caído em relação a esse motor russo (além dos 35 litros de cilindrada), é que a injeção de combustível aparentemente é mecânica. Dois turbo compressores, coletores de escape na parte interna do x e admissão na parte externa, parece que, espremido entre os turbo compressores e as paredes dos cilindros, no meio do x, há um intercooler resfriado a água. Não parece ter nada de muito exótico, tirando o arranjo em x.




Avatar do usuário
alex prado
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Set 05, 2017 2:34 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6542 Mensagem por alex prado » Qui Set 14, 2017 3:18 pm

Não tem mais nada de noticias???sobre a visita do nosso pessoal???penso eu que o nosso Exercito teria que ter uma presença no Norte do pais poderiamos pegar mais algumas dezenas de M60 a3tts dos estoques do US army elevar o padrão um pouco e padronizar no norte uns 180 M60 no norte e uns 320 LEO1A5 na regiao sul sudeste ou penso errado????




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60606
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6351 vezes
Contato:

Re: Leopard 1A5 do EB

#6543 Mensagem por Túlio » Qui Set 14, 2017 3:21 pm

alex prado escreveu:Não tem mais nada de noticias???sobre a visita do nosso pessoal???penso eu que o nosso Exercito teria que ter uma presença no Norte do pais poderiamos pegar mais algumas dezenas de M60 a3tts dos estoques do US army elevar o padrão um pouco e padronizar no norte uns 180 M60 no norte e uns 320 LEO1A5 na regiao sul sudeste ou penso errado????
E rigor não estás errado nem certo, basta pensar em qual inimigo vislumbras (e qual seu poderio) e em quais regiões para ter uma ideia do que se precisa (se for o caso, MBTs) para manter a deterrência...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
alex prado
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Set 05, 2017 2:34 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6544 Mensagem por alex prado » Qui Set 14, 2017 3:45 pm

Eu sempre penso que quando tivermos um inimigo ai não vamos ter nem tempo de fazer uma compra ou criar uma doutrina eu poderia muito bem sugerir leo 2 ou T14 rsrsrs mas não seria isso mas eu acredito que se tiver um elemento lá pronto pra qualquer adversidade tipo pra colocar respeito ou fazer uma manobra militar onde um determinado possa entender como pressão entende eu acho que teria mais ou seria levado mais a serio acredito que o chile é o unico que nesse momento tem carros mais avançados mas acredito que em breve peru venezuela e colombia teram veiculos mais adiantados porem em menor quantidades mas não podemos esperar uma invasão do nosso territorio ou que algum viinho se ache com essa possibilidade




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60606
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6351 vezes
Contato:

Re: Leopard 1A5 do EB

#6545 Mensagem por Túlio » Qui Set 14, 2017 3:57 pm

alex prado escreveu:Eu sempre penso que quando tivermos um inimigo ai não vamos ter nem tempo de fazer uma compra ou criar uma doutrina eu poderia muito bem sugerir leo 2 ou T14 rsrsrs mas não seria isso mas eu acredito que se tiver um elemento lá pronto pra qualquer adversidade tipo pra colocar respeito ou fazer uma manobra militar onde um determinado possa entender como pressão entende eu acho que teria mais ou seria levado mais a serio acredito que o chile é o unico que nesse momento tem carros mais avançados mas acredito que em breve peru venezuela e colombia teram veiculos mais adiantados porem em menor quantidades mas não podemos esperar uma invasão do nosso territorio ou que algum viinho se ache com essa possibilidade
Entendo teu ponto de vista mas, se tentares entender o meu, verás que conflitos militares não começam de hoje para amanhã, tem que dar alerta, concentrar forças, estocar munições, peças, combustível, montes de coisas, e isso leva tempo, bastante tempo! A coalizão que fez a Guerra do Golfo levou mais de meio ano se concentrando na Arábia Saudita até finalmente receber o "go ahead".

Sobre a vizinhança, começa que o Chile nem vizinho é e, talvez até por isso, sempre tivemos excelente relações. Ao longo das fronteiras, o que mais tem é mato cerrado e terreno rugoso (ambos o paraíso para Infantes com RPG e Msl AC) e o que menos tem é MBT crível (em quantidade e qualidade). Em áreas mais propícias ao emprego de blindados temos o Uruguay (sem qualquer razão para se meter conosco e com menos chance ainda) e a Argentina, cujos TAM já foram os MBTs mais temíveis da América do Sul (mas isso lá pelos começos dos anos 80); hoje são inferiores até aos Leo1A5, pois seus equipamentos que lhes permitiam fazer coisas que nossos M-41 nem podiam sonhar, tipo combater à noite ou disparar em movimento, bueno, se degradaram com os anos e décadas sem ou quase sem manutenção/modernização. Hoje TAM não pode combater à noite nem disparar em movimento, e Leo1A5 pode.

Fora que não têm um único avião de combate moderno para apoiar suas forças em terra. Num hipotético conflito conosco, os TAM sequer chegariam a ser vistos pelos Leopards, pois a FAB já os teria posto em fuga mesmo (os que sobrassem). E sem inimigo a altura nem à vista, quem convence governo a investir nas FFAA?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6546 Mensagem por jauro » Qui Set 14, 2017 4:32 pm

Túlio escreveu:
alex prado escreveu:Eu sempre penso que quando tivermos um inimigo ai não vamos ter nem tempo de fazer uma compra ou criar uma doutrina eu poderia muito bem sugerir leo 2 ou T14 rsrsrs mas não seria isso mas eu acredito que se tiver um elemento lá pronto pra qualquer adversidade tipo pra colocar respeito ou fazer uma manobra militar onde um determinado possa entender como pressão entende eu acho que teria mais ou seria levado mais a serio acredito que o chile é o unico que nesse momento tem carros mais avançados mas acredito que em breve peru venezuela e colombia teram veiculos mais adiantados porem em menor quantidades mas não podemos esperar uma invasão do nosso territorio ou que algum viinho se ache com essa possibilidade
Entendo teu ponto de vista mas, se tentares entender o meu, verás que conflitos militares não começam de hoje para amanhã, tem que dar alerta, concentrar forças, estocar munições, peças, combustível, montes de coisas, e isso leva tempo, bastante tempo! A coalizão que fez a Guerra do Golfo levou mais de meio ano se concentrando na Arábia Saudita até finalmente receber o "go ahead".

Sobre a vizinhança, começa que o Chile nem vizinho é e, talvez até por isso, sempre tivemos excelente relações. Ao longo das fronteiras, o que mais tem é mato cerrado e terreno rugoso (ambos o paraíso para Infantes com RPG e Msl AC) e o que menos tem é MBT crível (em quantidade e qualidade). Em áreas mais propícias ao emprego de blindados temos o Uruguay (sem qualquer razão para se meter conosco e com menos chance ainda) e a Argentina, cujos TAM já foram os MBTs mais temíveis da América do Sul (mas isso lá pelos começos dos anos 80); hoje são inferiores até aos Leo1A5, pois seus equipamentos que lhes permitiam fazer coisas que nossos M-41 nem podiam sonhar, tipo combater à noite ou disparar em movimento, bueno, se degradaram com os anos e décadas sem ou quase sem manutenção/modernização. Hoje TAM não pode combater à noite nem disparar em movimento, e Leo1A5 pode.

Fora que não têm um único avião de combate moderno para apoiar suas forças em terra. Num hipotético conflito conosco, os TAM sequer chegariam a ser vistos pelos Leopards, pois a FAB já os teria posto em fuga mesmo (os que sobrassem). E sem inimigo a altura nem à vista, quem convence governo a investir nas FFAA?
É isso aí. Muito boa perspectiva e percepção estratégica. [009] [009]




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6547 Mensagem por Luís Henrique » Qui Set 14, 2017 6:18 pm

jauro escreveu:
Túlio escreveu:
Entendo teu ponto de vista mas, se tentares entender o meu, verás que conflitos militares não começam de hoje para amanhã, tem que dar alerta, concentrar forças, estocar munições, peças, combustível, montes de coisas, e isso leva tempo, bastante tempo! A coalizão que fez a Guerra do Golfo levou mais de meio ano se concentrando na Arábia Saudita até finalmente receber o "go ahead".

Sobre a vizinhança, começa que o Chile nem vizinho é e, talvez até por isso, sempre tivemos excelente relações. Ao longo das fronteiras, o que mais tem é mato cerrado e terreno rugoso (ambos o paraíso para Infantes com RPG e Msl AC) e o que menos tem é MBT crível (em quantidade e qualidade). Em áreas mais propícias ao emprego de blindados temos o Uruguay (sem qualquer razão para se meter conosco e com menos chance ainda) e a Argentina, cujos TAM já foram os MBTs mais temíveis da América do Sul (mas isso lá pelos começos dos anos 80); hoje são inferiores até aos Leo1A5, pois seus equipamentos que lhes permitiam fazer coisas que nossos M-41 nem podiam sonhar, tipo combater à noite ou disparar em movimento, bueno, se degradaram com os anos e décadas sem ou quase sem manutenção/modernização. Hoje TAM não pode combater à noite nem disparar em movimento, e Leo1A5 pode.

Fora que não têm um único avião de combate moderno para apoiar suas forças em terra. Num hipotético conflito conosco, os TAM sequer chegariam a ser vistos pelos Leopards, pois a FAB já os teria posto em fuga mesmo (os que sobrassem). E sem inimigo a altura nem à vista, quem convence governo a investir nas FFAA?
É isso aí. Muito boa perspectiva e percepção estratégica. [009] [009]
Só tem um problema.

Se o Brasil continuar balizando suas forçar armadas com os vizinhos, fica fácil, MUITO FÁCIL, para uma potência militar nos impor condições e até pensarem seriamente em nos dar ordens.

O Brasil é um país continental.

É um erro nos compararmos com qualquer vizinho.

Temos 48% do território da América do Sul
Temos 49% da População da América do Sul
e temos 50% do PIB da América do Sul.

Se é para comparar com a vizinhança, junte TODOS os vizinhos e imagine um conflito em que eles se unam TODOS contra o Brasil.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6548 Mensagem por JL » Qui Set 14, 2017 7:16 pm

Túlio escreveu:
alex prado escreveu:Eu sempre penso que quando tivermos um inimigo ai não vamos ter nem tempo de fazer uma compra ou criar uma doutrina eu poderia muito bem sugerir leo 2 ou T14 rsrsrs mas não seria isso mas eu acredito que se tiver um elemento lá pronto pra qualquer adversidade tipo pra colocar respeito ou fazer uma manobra militar onde um determinado possa entender como pressão entende eu acho que teria mais ou seria levado mais a serio acredito que o chile é o unico que nesse momento tem carros mais avançados mas acredito que em breve peru venezuela e colombia teram veiculos mais adiantados porem em menor quantidades mas não podemos esperar uma invasão do nosso territorio ou que algum viinho se ache com essa possibilidade
Entendo teu ponto de vista mas, se tentares entender o meu, verás que conflitos militares não começam de hoje para amanhã, tem que dar alerta, concentrar forças, estocar munições, peças, combustível, montes de coisas, e isso leva tempo, bastante tempo! A coalizão que fez a Guerra do Golfo levou mais de meio ano se concentrando na Arábia Saudita até finalmente receber o "go ahead".

Sobre a vizinhança, começa que o Chile nem vizinho é e, talvez até por isso, sempre tivemos excelente relações. Ao longo das fronteiras, o que mais tem é mato cerrado e terreno rugoso (ambos o paraíso para Infantes com RPG e Msl AC) e o que menos tem é MBT crível (em quantidade e qualidade). Em áreas mais propícias ao emprego de blindados temos o Uruguay (sem qualquer razão para se meter conosco e com menos chance ainda) e a Argentina, cujos TAM já foram os MBTs mais temíveis da América do Sul (mas isso lá pelos começos dos anos 80); hoje são inferiores até aos Leo1A5, pois seus equipamentos que lhes permitiam fazer coisas que nossos M-41 nem podiam sonhar, tipo combater à noite ou disparar em movimento, bueno, se degradaram com os anos e décadas sem ou quase sem manutenção/modernização. Hoje TAM não pode combater à noite nem disparar em movimento, e Leo1A5 pode.

Fora que não têm um único avião de combate moderno para apoiar suas forças em terra. Num hipotético conflito conosco, os TAM sequer chegariam a ser vistos pelos Leopards, pois a FAB já os teria posto em fuga mesmo (os que sobrassem). E sem inimigo a altura nem à vista, quem convence governo a investir nas FFAA?
A Argentina não tem dinheiro para nada, mas eles fizeram um projeto com alguns protótipos de modernização do TAM. Com a instalação de alguns equipamentos de origem israelense. Que se forem aplicados a todas as viaturas deixariam eles na frente. Pois o TAM pode não ter blindagem quase nenhuma mas vai enxergar primeiro, encontrar a solução de tiro primeiro e acertar primeiro e aí o Leo 1 não aguenta um disparo de 105 mm de qualquer tipo.

Quanto ao Leo 1, sei que não há dinheiro, mas bem que podiam colocar alguns acessórios como APU para gerar energia quando o carro esta parado sem acionar o motor diesel, diminuindo a radiaçãoi IR e economizando combustível, um detector de laser e sistemas de fumígenos mais avançados para defesa. Melhorar a blindagem com uso de grades tipo gaiola na frente do casco e na traseira da torre e do casco. E talvez até algum tipo de jammer para mísseis como os usados aqui na América do Sul, pela Bolívia e Argentina.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60606
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6351 vezes
Contato:

Re: Leopard 1A5 do EB

#6549 Mensagem por Túlio » Qui Set 14, 2017 7:20 pm

Luís Henrique escreveu: Só tem um problema.

Se o Brasil continuar balizando suas forçar armadas com os vizinhos, fica fácil, MUITO FÁCIL, para uma potência militar nos impor condições e até pensarem seriamente em nos dar ordens.

O Brasil é um país continental.

É um erro nos compararmos com qualquer vizinho.

Temos 48% do território da América do Sul
Temos 49% da População da América do Sul
e temos 50% do PIB da América do Sul.

Se é para comparar com a vizinhança, junte TODOS os vizinhos e imagine um conflito em que eles se unam TODOS contra o Brasil.

Ô cupincha, tu vives reescrevendo este post, já o li pelo menos 3 vezes. Não lembro se alguma vez comentei mas dessa VAI:

Em primeiro lugar, quando se mora em algum lugar sempre é bueno dar um jeito de conhecer a vizinhança. Pelo que sei da nossa, juntar Peru, Chile e Bolívia só se for para se pegaram na porrada entre eles, nenhum tem nada remotamente parecido de contenda territorial conosco quanto que tem entre eles próprios (sério que a Bolívia esqueceria o acesso ao mar em troca do Acre?); se juntar o Equador no bolo ele pula direto na garganta do Peru, tentando reaver as terras que lhe foram tomadas até os anos 40; mais ao norte, a Colômbia estaria ocupada demais se pegando no facão com a Vuvuzela para querer vir se fresquear conosco; Paraguai tem MUITO mais treta com a Bolívia do que conosco (se borram de medo dos Bolivianos, imagines se iriam ajudá-los a se fortalecer: em dois toques pegavam de volta o Chaco); sobram Argentina e Uruguay, outros antigos desafetos mútuos: era a gente dizer "aí Uruguay, precisam de uns blindados e caças?" e PIMBA nos Argies! Nossa maior força sempre foi a desunião dos castelhanos.

Aliás, só esses números que vives citando já me dão razão, mesmo na miraculosa hipótese de se juntarem TODOS, ainda fica pau-a-pau conosco.

SE os atacados formos nós, bueno, todo mundo sabe o que acontece com agressores, ainda mais se algum fizer parte do tale de "eixo do mal"... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

JL escreveu: A Argentina não tem dinheiro para nada, mas eles fizeram um projeto com alguns protótipos de modernização do TAM. Com a instalação de alguns equipamentos de origem israelense. Que se forem aplicados a todas as viaturas deixariam eles na frente. Pois o TAM pode não ter blindagem quase nenhuma mas vai enxergar primeiro, encontrar a solução de tiro primeiro e acertar primeiro e aí o Leo 1 não aguenta um disparo de 105 mm de qualquer tipo.
A Argentina até que tem dinheiro sim, se realmente quiser. O problema é que DETESTAM suas FFAA, pela ditadura sangrenta e pelo fiasco das Falklands. Desse mato não sai coelho (nem TAM 2C, nem caças remotamente capazes de encarar sequer F-5 com BVR + R-99 em NCW, coisa que eles conhecem só de ouvir falar).




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6550 Mensagem por JL » Qui Set 14, 2017 8:33 pm

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu: Só tem um problema.

Se o Brasil continuar balizando suas forçar armadas com os vizinhos, fica fácil, MUITO FÁCIL, para uma potência militar nos impor condições e até pensarem seriamente em nos dar ordens.

O Brasil é um país continental.

É um erro nos compararmos com qualquer vizinho.

Temos 48% do território da América do Sul
Temos 49% da População da América do Sul
e temos 50% do PIB da América do Sul.

Se é para comparar com a vizinhança, junte TODOS os vizinhos e imagine um conflito em que eles se unam TODOS contra o Brasil.

Ô cupincha, tu vives reescrevendo este post, já o li pelo menos 3 vezes. Não lembro se alguma vez comentei mas dessa VAI:

Em primeiro lugar, quando se mora em algum lugar sempre é bueno dar um jeito de conhecer a vizinhança. Pelo que sei da nossa, juntar Peru, Chile e Bolívia só se for para se pegaram na porrada entre eles, nenhum tem nada remotamente parecido de contenda territorial conosco quanto que tem entre eles próprios (sério que a Bolívia esqueceria o acesso ao mar em troca do Acre?); se juntar o Equador no bolo ele pula direto na garganta do Peru, tentando reaver as terras que lhe foram tomadas até os anos 40; mais ao norte, a Colômbia estaria ocupada demais se pegando no facão com a Vuvuzela para querer vir se fresquear conosco; Paraguai tem MUITO mais treta com a Bolívia do que conosco (se borram de medo dos Bolivianos, imagines se iriam ajudá-los a se fortalecer: em dois toques pegavam de volta o Chaco); sobram Argentina e Uruguay, outros antigos desafetos mútuos: era a gente dizer "aí Uruguay, precisam de uns blindados e caças?" e PIMBA nos Argies! Nossa maior força sempre foi a desunião dos castelhanos.

Aliás, só esses números que vives citando já me dão razão, mesmo na miraculosa hipótese de se juntarem TODOS, ainda fica pau-a-pau conosco.

SE os atacados formos nós, bueno, todo mundo sabe o que acontece com agressores, ainda mais se algum fizer parte do tale de "eixo do mal"... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

JL escreveu: A Argentina não tem dinheiro para nada, mas eles fizeram um projeto com alguns protótipos de modernização do TAM. Com a instalação de alguns equipamentos de origem israelense. Que se forem aplicados a todas as viaturas deixariam eles na frente. Pois o TAM pode não ter blindagem quase nenhuma mas vai enxergar primeiro, encontrar a solução de tiro primeiro e acertar primeiro e aí o Leo 1 não aguenta um disparo de 105 mm de qualquer tipo.
A Argentina até que tem dinheiro sim, se realmente quiser. O problema é que DETESTAM suas FFAA, pela ditadura sangrenta e pelo fiasco das Falklands. Desse mato não sai coelho (nem TAM 2C, nem caças remotamente capazes de encarar sequer F-5 com BVR + R-99 em NCW, coisa que eles conhecem só de ouvir falar).
Concordo com você, mas confesso que o fisco dos hermanos enfraquece bastante as nossas forças, porque perdemos o nosso competidor e hipotético inimigo, do jeito que vai daqui a pouco a Argentina vai esta igual a Bolívia em termos de poder militar.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
alex prado
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Set 05, 2017 2:34 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6551 Mensagem por alex prado » Qui Set 14, 2017 11:45 pm

Respeito a opinião de todos e aprendo muito com as leituras e posições de cada um. Levanto uma questão. No norte do Brasil então nosso Exercito fica no mesmo patamar de guerrilhas??ou narcotraficantes???penso eu que o povo Brasileiro merece ver e se identificar com nossas Forças Armadas, quando o exercito tem equipamentos onde o povo ve e fala esse pessoal é do EB e não homens camuflados apenas.
Lembro uma vez que fui parado numa blitz do Exercito fiquei caçando os veiculos militares pois farda compra em qualquer loja ou na internet. Mostrar segurança tbm é parte importante das forças. Imagina a FAB sem caças porque os vizinhos não tem????Ou a MB sem Fragatas porque os vizinhos não tem??? Temos que ter com certa quantidade para nossa propria segurança.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60606
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6351 vezes
Contato:

Re: Leopard 1A5 do EB

#6552 Mensagem por Túlio » Sex Set 15, 2017 11:32 am

alex prado escreveu:Respeito a opinião de todos e aprendo muito com as leituras e posições de cada um. Levanto uma questão. No norte do Brasil então nosso Exercito fica no mesmo patamar de guerrilhas??ou narcotraficantes???penso eu que o povo Brasileiro merece ver e se identificar com nossas Forças Armadas, quando o exercito tem equipamentos onde o povo ve e fala esse pessoal é do EB e não homens camuflados apenas.
Lembro uma vez que fui parado numa blitz do Exercito fiquei caçando os veiculos militares pois farda compra em qualquer loja ou na internet. Mostrar segurança tbm é parte importante das forças. Imagina a FAB sem caças porque os vizinhos não tem????Ou a MB sem Fragatas porque os vizinhos não tem??? Temos que ter com certa quantidade para nossa propria segurança.
Amigo, compreendo teu ponto, eu mesmo o postulava, ao menos em parte, na década passada, aqui mesmo, no DB. Notes o que escreveste: o que o EB tem no S não tem no N. Notemos que há o outro lado da moeda: aqui no RS tem centenas de blindados mas sequer um único BIS! E por quê? Porque BIS não é necessário aqui e sim no N. E por aí vai, só no N o EB tem mais lancha e barco fluvial do que no resto do Brasil todo; a AvEx vai mandar TODOS os Sherpa - sua primeira aeronave de asa fixa - para lá. Por quê? Porque é lá que são necessários, não aqui. Idem os helis de ataque Hind. E por aí vai, cada meio é distribuído onde pode ser mais efetivo, não onde pode "marcar presença" melhor.

Sei que todos gostaríamos de FFAA muito mais poderosas, que deveríamos ter no mínimo as duas Esquadras, cada uma com pelo menos um NAe moderno, cheio de aeronaves de combate 4,5G (Gripen M, p ex) ou mesmo 5G (F-35C, p ex) ou um mix de ambas, dezenas de Fragatas superarmadas de 6.000 tons para mais, dezenas de SSKs, tantos SSNs/SSGNs quanto pudéssemos e por aí vai, mas toda esta linha de raciocínio desmorona ao vermos os contínuos contingenciamentos de verbas para as FFAA (este ano já está em 44% e tende a piorar, ou seja, há o risco de as Forças - todas elas - receberem metade ou menos do planejado em 2016) e que têm tudo para continuar...E PIORAR!

Assim, sugiro que estabeleças a diferença entre o que QUEREMOS e o que de fato PODEMOS! Entre ter determinado meio ou tropa, onde ele(a) realmente é efetivo(a) e onde estaria apenas fazendo número. Entre as verbas que DEVERIAM SER alocadas à Defesa e as que efetivamente O SÃO!

Ou faças que nem eu, o Luís Henrique, o Bolovo e o Júnior: à falta de assunto que valha a pena debater (porque este de o que se DEVE fazer e o que se PODE fazer já debatemos à exaustão; eu adoraria que estivesses debatendo conosco na década passada, quando o tópico do FX-2 virava página de hora em hora - e isso nos dias calmos :mrgreen: ), e como gostamos muito de MBTs, debatemos as tendências da Rússia, com menções esporádicas às nossas, quando é cabível.

Abração!!!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6553 Mensagem por Luís Henrique » Sex Set 15, 2017 11:50 am

Túlio escreveu:
Luís Henrique escreveu: Só tem um problema.

Se o Brasil continuar balizando suas forçar armadas com os vizinhos, fica fácil, MUITO FÁCIL, para uma potência militar nos impor condições e até pensarem seriamente em nos dar ordens.

O Brasil é um país continental.

É um erro nos compararmos com qualquer vizinho.

Temos 48% do território da América do Sul
Temos 49% da População da América do Sul
e temos 50% do PIB da América do Sul.

Se é para comparar com a vizinhança, junte TODOS os vizinhos e imagine um conflito em que eles se unam TODOS contra o Brasil.

Ô cupincha, tu vives reescrevendo este post, já o li pelo menos 3 vezes. Não lembro se alguma vez comentei mas dessa VAI:

Em primeiro lugar, quando se mora em algum lugar sempre é bueno dar um jeito de conhecer a vizinhança. Pelo que sei da nossa, juntar Peru, Chile e Bolívia só se for para se pegaram na porrada entre eles, nenhum tem nada remotamente parecido de contenda territorial conosco quanto que tem entre eles próprios (sério que a Bolívia esqueceria o acesso ao mar em troca do Acre?); se juntar o Equador no bolo ele pula direto na garganta do Peru, tentando reaver as terras que lhe foram tomadas até os anos 40; mais ao norte, a Colômbia estaria ocupada demais se pegando no facão com a Vuvuzela para querer vir se fresquear conosco; Paraguai tem MUITO mais treta com a Bolívia do que conosco (se borram de medo dos Bolivianos, imagines se iriam ajudá-los a se fortalecer: em dois toques pegavam de volta o Chaco); sobram Argentina e Uruguay, outros antigos desafetos mútuos: era a gente dizer "aí Uruguay, precisam de uns blindados e caças?" e PIMBA nos Argies! Nossa maior força sempre foi a desunião dos castelhanos.

Aliás, só esses números que vives citando já me dão razão, mesmo na miraculosa hipótese de se juntarem TODOS, ainda fica pau-a-pau conosco.

SE os atacados formos nós, bueno, todo mundo sabe o que acontece com agressores, ainda mais se algum fizer parte do tale de "eixo do mal"... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

JL escreveu: A Argentina não tem dinheiro para nada, mas eles fizeram um projeto com alguns protótipos de modernização do TAM. Com a instalação de alguns equipamentos de origem israelense. Que se forem aplicados a todas as viaturas deixariam eles na frente. Pois o TAM pode não ter blindagem quase nenhuma mas vai enxergar primeiro, encontrar a solução de tiro primeiro e acertar primeiro e aí o Leo 1 não aguenta um disparo de 105 mm de qualquer tipo.
A Argentina até que tem dinheiro sim, se realmente quiser. O problema é que DETESTAM suas FFAA, pela ditadura sangrenta e pelo fiasco das Falklands. Desse mato não sai coelho (nem TAM 2C, nem caças remotamente capazes de encarar sequer F-5 com BVR + R-99 em NCW, coisa que eles conhecem só de ouvir falar).
Tulio, você demonstrou um bom conhecimento da vizinhança.
Concordo que tudo isso deve ser levado em conta pela nossa inteligência.

Mas não podemos nos balizar APENAS nessas análises dos vizinhos, por alguns motivos:

1) o mundo vive em CONSTANTE MUDANÇA.
Até pouco tempo a Venezuela estava comprando caças F-16. Hoje os EUA são o demônio para eles.
Até pouco tempo o Brasil era o melhor amigo da Venezuela (Lula, Dilma), hoje já estamos mais distantes. Entra o Bolsonaro daqui a 2 anos e viramos quase inimigos.
O mesmo ocorre nas relações entre nossos vizinhos. Você pega 2 vizinhos que possuem algumas rusgas, como alguns citados por você, elege 2 presidentes de esquerda nos dois países e eles viram melhores amigos.

Vou dar um exemplo. Imagine em 2019 o Brasil governado por Bolsonaro de direita.
Imagine o Maduro de esquerda na Venezuela. E imagine que Peru, Equador, Bolívia e Argentina elejam presidentes de esquerda. E a Colômbia eleja um ex-farc.
Pronto. Ta feita a merda.

Sei que viajei bastante, mas o que quero dizer é que a DEFESA de um país tem que ser levada à sério. Temos que partir do pressuposto que QUALQUER COISA pode acontecer.
Portanto nosso poder militar tem que estar a altura da grandeza do nosso país. E não estar comparado à pequenez dos nossos vizinhos.
Me desculpem los hermanos, mas é verdade que o Brasil é muito maior do que qualquer vizinho.

2) o segundo motivo é que os conflitos são GLOBAIS. Não podemos analisar APENAS nossa vizinhança. O último conflito que tivemos na América do Sul foi a guerra das malvinas e o inimigo da Argentina foi um país que está localizado na Europa, a 14.000 km de distância.

Sobre estarmos equilibrados com os demais países da América do Sul, discordo. Veja alguns números:

Militares na Ativa
Brasil = 334 mil
Restante da AS = 845 mil

Orçamento Militar
Brasil = U$ 24,5 bi
R AS = U$ 31,8 bi

Aeronaves
Brasil = 697
R AS = 1.783

Helicópteros
Brasil = 230
R AS = 708

Carros de Combate
Brasil = 469
R AS = 1.845

AFV
Brasil = 1.707
R AS = 7.128

Navios Escolta (Destroyers, Fragatas e Corvetas)
Brasil = 13 (na verdade são 11)
R AS = 60

Submarinos
Brasil = 5
R AS = 28

Fonte: global fire power 2017
Apesar de qualquer erro para mais ou para menos, da para ter uma idéia da GRANDE diferença. Isto ocorre devido à esse ERRO estratégico de nos balizarmos por baixo.
De nos compararmos com países vizinhos que são bem menores do que nós em TUDO.


Portanto, na baixíssima possibilidade de uma União Bolivariana entre nossos vizinhos, eu acredito que, permanecendo os equipamentos atuais, nós levaríamos UM PAU.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
alex prado
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Set 05, 2017 2:34 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Leopard 1A5 do EB

#6554 Mensagem por alex prado » Sex Set 15, 2017 1:17 pm

Tulio você se referiu ao FX2 realmente foram boas discussoes eu estive aqui apartir de 2008 com certa frequencia e pude ver e ler os debates e foram muito enriquecedor porém como há muitos especialistas e outros otimos observadores e formadores de opniões preferi sempre ler e aprender um pouco os debates aqui são sempre muito bons fora quando o pessoal perde um pouco do respeito mas no geral é exelente.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60606
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6351 vezes
Contato:

Re: Leopard 1A5 do EB

#6555 Mensagem por Túlio » Sex Set 15, 2017 1:51 pm

Luís Henrique escreveu:
Tulio, você demonstrou um bom conhecimento da vizinhança.
Concordo que tudo isso deve ser levado em conta pela nossa inteligência.

Mas não podemos nos balizar APENAS nessas análises dos vizinhos, por alguns motivos:

1) o mundo vive em CONSTANTE MUDANÇA.
Até pouco tempo a Venezuela estava comprando caças F-16. Hoje os EUA são o demônio para eles.
Até pouco tempo o Brasil era o melhor amigo da Venezuela (Lula, Dilma), hoje já estamos mais distantes. Entra o Bolsonaro daqui a 2 anos e viramos quase inimigos.
O mesmo ocorre nas relações entre nossos vizinhos. Você pega 2 vizinhos que possuem algumas rusgas, como alguns citados por você, elege 2 presidentes de esquerda nos dois países e eles viram melhores amigos.

Vou dar um exemplo. Imagine em 2019 o Brasil governado por Bolsonaro de direita.
Imagine o Maduro de esquerda na Venezuela. E imagine que Peru, Equador, Bolívia e Argentina elejam presidentes de esquerda. E a Colômbia eleja um ex-farc.
Pronto. Ta feita a merda.

Sei que viajei bastante, mas o que quero dizer é que a DEFESA de um país tem que ser levada à sério. Temos que partir do pressuposto que QUALQUER COISA pode acontecer.
Portanto nosso poder militar tem que estar a altura da grandeza do nosso país. E não estar comparado à pequenez dos nossos vizinhos.
Me desculpem los hermanos, mas é verdade que o Brasil é muito maior do que qualquer vizinho.

2) o segundo motivo é que os conflitos são GLOBAIS. Não podemos analisar APENAS nossa vizinhança. O último conflito que tivemos na América do Sul foi a guerra das malvinas e o inimigo da Argentina foi um país que está localizado na Europa, a 14.000 km de distância.

Sobre estarmos equilibrados com os demais países da América do Sul, discordo. Veja alguns números:

Militares na Ativa
Brasil = 334 mil
Restante da AS = 845 mil

Orçamento Militar
Brasil = U$ 24,5 bi
R AS = U$ 31,8 bi

Aeronaves
Brasil = 697
R AS = 1.783

Helicópteros
Brasil = 230
R AS = 708

Carros de Combate
Brasil = 469
R AS = 1.845

AFV
Brasil = 1.707
R AS = 7.128

Navios Escolta (Destroyers, Fragatas e Corvetas)
Brasil = 13 (na verdade são 11)
R AS = 60

Submarinos
Brasil = 5
R AS = 28

Fonte: global fire power 2017
Apesar de qualquer erro para mais ou para menos, da para ter uma idéia da GRANDE diferença. Isto ocorre devido à esse ERRO estratégico de nos balizarmos por baixo.
De nos compararmos com países vizinhos que são bem menores do que nós em TUDO.


Portanto, na baixíssima possibilidade de uma União Bolivariana entre nossos vizinhos, eu acredito que, permanecendo os equipamentos atuais, nós levaríamos UM PAU.
Cupincha, começo concordando enfaticamente com uma expressão tua que merquei em negrito: de fato, viajaste e BASTANTE! :lol: :lol: :lol: :lol:

A seguir, vou por partes, acompanhando as tuas:

1 - Vamos nos debruçar rapidamente sobre alguns dos Países em que "basta ter governos 'esquerdistas' para superarem as diferenças":

CHILE E BOLÍVIA - Na década passada, assumiam os "esquerdistas" Evil Morales e Michelle Bachelet; a inimizade não arrefeceu, pois a citada senhora sequer cogitou em devolver algum território que restabeleça o acesso ao mar exigido pela Bolívia. "Esquerda" ou não, interesse nacional vem primeiro. "Esquerda" ou não, presidente algum quer ser conhecido como aquele que entregou parte do País a algum estrangeiro, não importa a razão. Só não houve nenhum conflito (bélico) sério entre ambos porque a Bolívia está LONGE de ter capacidade militar e econômica sequer próxima da do Chile. E atualmente segue o Evil Morales na Bolívia, enquanto o sra Bachelet está de volta ao Chile. Mas, "esquerda" ou não, amizade não existe ali.

CHILE E PERU - No Peru se sucederam Alan García e Ollanta Humala, ambos "esquerdistas" (o primeiro chegou a alcançar a presidência da Internacional Socialista e governou durante o primeiro mandato da sra Bachelet). Qual o acordo amigável que conseguiram obter sobre territórios e limites marítimos? O pouco que se conseguiu (Peru) foi na Justiça. Ambos se armavam e armam um de olho no outro. Lembrar que o Peru também tomou territórios à Bolívia - :mrgreen: essa apanha de todo mundo, parece o nerd do colégio :mrgreen: - o que mantém um certo grau de tensão entre suas diplomacias.

De resto (e notes que foquei no período "de ouro" da América do Sul, em que as commodities estavam bombando e todos ou quase todos os governos eram "de esquerda" e, portanto, supostamente "amigos do peito"), todas as querelas e concordâncias entre os Países Sul-Americanos permaneceram inabaláveis. Tentativas de "bloco multinacional 'de esquerda'" como a UNASUR fracassaram miseravelmente. Parte eu creio que foi sabotagem NOSSA (mesmo com governo "de esquerda") porque, como disse antes, e agora repito em maiúsculas e negrito para ficar claro de vez (não estou "gritando" contigo, apenas frisando e te convidando a rebater), NOSSA MAIOR FORÇA SEMPRE FOI A DESUNIÃO DOS CASTELHANOS! Eles se detestam entre si, na verdade.

E isso é fácil de demonstrar, nem precisas sair da frente do teu computador: vás a um Fórum de Defesa Argentino, escolhas um Moderador argie e te refiras a ele como "mi amigo uruguayo" ou "mi caro chileno" ou ainda "estimado paraguayo" e esperes pra ver no que dá. Ou em um Fórum Chileno, escolhas um Moderador e te refiras a ele como Peruano, Argentino ou Boliviano pra ver. Repito, nem eu nem tu vamos estar por aqui se e quando essa gente COMEÇAR a se entender (e até isso vai ser brabo, pois é e sempre foi do máximo interesse de nossa diplomacia mantê-los sempre tão desunidos quanto possível).

De resto, não te fies muito nisso de "esquerda" ou "direita" quando o índio assume o governo: o Lulla-lau era "de esquerda" e sempre foi legal com o Bush e os caras da Europa Ocidental, fazendo ótimos negócios e sendo deixado em paz; um possível Bolsonaro (ou outro) "de direita" vai ter que sossegar o facho do mesmo jeito, aqui não é a NK, onde o que interessa é a sobrevivência do regime ditatorial, o resto que se foda. Aqui vai ter que conversar com os demais poderes, e vai ter um monte de gente "de esquerda" lá. E com os demais Países também, incluindo as grandes potências. E ninguém irá aconselhá-lo a sair provocando todo mundo, a ponto de unir os castelhanos contra nós, aqui dentro mesmo já será dissuadido de fazer uma asneira dessas.

2 - A "guerra" das Falklands pode ser usada como exemplo de muita coisa, mas não de Conflito Global: os Ingleses não vieram conquistar nada aqui, apenas retomar o que lhes tinha sido afanado manu militare pelo blefe da junta militar argie. Faltou mencionares uma questão que nos envolveu, que foi a chamada "guerra" da Lagosta, em que belonaves nossas e Francesas ficaram fazendo cara feia umas para as outras mas tudo acabou nas mesas diplomáticas.

Ademais, aquele apanhado por alto de meios militares que elencaste tem valor nulo, ao não levar em conta o que se tem e o quanto disso está operacional, fica tipo "tantos blindados para eles, tantos para nós", como se estivéssemos em um grande tabuleiro plano, não existindo cursos d'água de complexa transposição, os Andes, matas densas, pântanos e terreno rugoso a serem transpostos e a qualidade dos blindados: sério que Sherman do Paraguay vale por M-60A3TTS ou Leo1A5? Que TAM consegue rodar mais do que alguns km depois de cruzar a fronteira sem ser atacado pelos AMX de Santa Maria, RS (só pra começar)? Que T-72B1 da Vuvuzela consegue ir muito além de um pedaço de Roraima, ficando lá até ser exterminado por aviões e mísseis AC?

Ademais, só somar navio e submarino não adianta, quantos conseguem sair do Pacífico (os mais "poderosos" estão lá) e chegar aqui? Olhes o mapa, tem duas maneiras, que já expliquei em outro post: ou tentam cruzar o Canal do Panamá - nem que vaca tussa e a galinha masque chiclete - ou contornar as perigosíssimas águas do extremo sul, onde quem passar - e nem todos conseguirão - vai ter o gelado sul da Argentina (se avançarem mais, estarão ao alcance da FAB (e os argies nem aviões de combate têm para ajudar) como último ponto para abastecer/fazer manutenção, depois é encarar os nossos subs e a FAB, empregando meios defensivos do século passado. O que eles vão fazer quando um Orion lhes mandar um Harpoon no lombo ou um IKL lhes mandar um Mk-48 ADCAP além de berrar MADRE DE DIÓS, NOS JODEMOS? [003] [003] [003] [003]

Principalmente, sério que EUA, China e até Rússia vão ficar de braços cruzados enquanto a América do Sul inteira pega fogo? E os negócios que eles têm/fazem aqui, como ficam? Não tem como, o Brasil, com crise e tudo, é um player global em Economia, todo mundo compra de nós, nos vende, tem filiais de empresas aqui. Vão mudar tudo e tomar montes de prejuízos, amargar desemprego, alta das commodities e empresas quebrando só pelo gostinho de ver o circo pegar fogo? Idem quanto aos vizinhos, há muito dinheiro circulando entre eles e nós e entre eles e as citadas grandes potências. Nas buenas, cupincha, não rola...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder