PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13519
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1696 Mensagem por gabriel219 » Seg Ago 02, 2021 4:25 pm

Uma pancada de Guarani sem torre ou com torre mecânica tripulada, vão colocar nos M113, que em NADA ACRESCENTARÁ. Genial!




FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1697 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 02, 2021 4:30 pm

Pelo menos nos M-113 dos BIB seria muito útil.
Aliás, os caminhões do Astros também utilizam metralhadoras .50 para auto defesa. Seria interessante e oportuno verificar a possibilidade de adaptar as Remax neles também. Idem para os VBL que atuam como PC e Meteorológico.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1698 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 02, 2021 4:34 pm

gabriel219 escreveu: Seg Ago 02, 2021 4:25 pm Uma pancada de Guarani sem torre ou com torre mecânica tripulada, vão colocar nos M113, que em NADA ACRESCENTARÁ. Genial!
Nada está decidido ainda. E a falta de Remax nos Guarani revela apenas a falta de recursos para comprar em quantidades adequadas à demanda.
No caso dos M-113, pelo menos ajudaria a atualizar o pessoal das forças bldas com alguma modernidade em termos de sistemas embarcados. É melhor do que nada. Pelo menos dá para treinar enquanto não se tem uma IFV de verdade.
Operação real é outra coisa, que aliás, ninguém aqui sequer imagina que esses bldos serão utilizados de fato.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13519
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1699 Mensagem por gabriel219 » Seg Ago 02, 2021 5:38 pm

FCarvalho escreveu: Seg Ago 02, 2021 4:34 pm
gabriel219 escreveu: Seg Ago 02, 2021 4:25 pm Uma pancada de Guarani sem torre ou com torre mecânica tripulada, vão colocar nos M113, que em NADA ACRESCENTARÁ. Genial!
Nada está decidido ainda. E a falta de Remax nos Guarani revela apenas a falta de recursos para comprar em quantidades adequadas à demanda.
No caso dos M-113, pelo menos ajudaria a atualizar o pessoal das forças bldas com alguma modernidade em termos de sistemas embarcados. É melhor do que nada. Pelo menos dá para treinar enquanto não se tem uma IFV de verdade.
Operação real é outra coisa, que aliás, ninguém aqui sequer imagina que esses bldos serão utilizados de fato.
Você deve estar de sacanagem




Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 541
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1700 Mensagem por Alfa BR » Seg Ago 02, 2021 11:38 pm

gabriel219 escreveu: Seg Ago 02, 2021 4:25 pm Uma pancada de Guarani sem torre ou com torre mecânica tripulada, vão colocar nos M113, que em NADA ACRESCENTARÁ. Genial!
gogogas escreveu: Seg Ago 02, 2021 2:43 pm M113 com SARC REMAX, uma possibilidade
https://tecnodefesa.com.br/m113-com-sar ... ment-13726
Se concretizar , teremos os M-113 mais parrudos da região rsrs
"A estabilização propiciada pelo sistema REMAX é o fator que pode permitir transformar um M113 em um embrião de IFV, até hoje sem equivalente para esse tipo de tropa no continente."

A ginástica verbal para justificar isso... "embrião de IFV".

Única coisa boa é que é possível remover as REMAX para colocar nas futuras VCFuz, se vierem.




FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1701 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 03, 2021 10:06 am

gabriel219 escreveu: Seg Ago 02, 2021 5:38 pm
FCarvalho escreveu: Seg Ago 02, 2021 4:34 pm Nada está decidido ainda. E a falta de Remax nos Guarani revela apenas a falta de recursos para comprar em quantidades adequadas à demanda.
No caso dos M-113, pelo menos ajudaria a atualizar o pessoal das forças bldas com alguma modernidade em termos de sistemas embarcados. É melhor do que nada. Pelo menos dá para treinar enquanto não se tem uma IFV de verdade.
Operação real é outra coisa, que aliás, ninguém aqui sequer imagina que esses bldos serão utilizados de fato.
Você deve estar de sacanagem
Infelizmente não.
Os M-113, goste-se deles ou não, ainda vão ficar por ai um bom par de anos até serem substituídos pela tal VBC Fuz, que como a VBC Cav e a VBC CC ninguém sabe quando e nem como terá um resultado.
É a realidade prática de um exército acostumado a ser polícia do país, mas pouco ou nada vocacionado para a sua missão primária.
E ninguém dá a mínima para isso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1702 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 03, 2021 10:11 am

Alfa BR escreveu: Seg Ago 02, 2021 11:38 pm
gabriel219 escreveu: Seg Ago 02, 2021 4:25 pm Uma pancada de Guarani sem torre ou com torre mecânica tripulada, vão colocar nos M113, que em NADA ACRESCENTARÁ. Genial!
gogogas escreveu: Seg Ago 02, 2021 2:43 pm M113 com SARC REMAX, uma possibilidade
https://tecnodefesa.com.br/m113-com-sar ... ment-13726
Se concretizar , teremos os M-113 mais parrudos da região rsrs
"A estabilização propiciada pelo sistema REMAX é o fator que pode permitir transformar um M113 em um embrião de IFV, até hoje sem equivalente para esse tipo de tropa no continente."
A ginástica verbal para justificar isso... "embrião de IFV".
Única coisa boa é que é possível remover as REMAX para colocar nas futuras VCFuz, se vierem.
De boa, se nem o exército imagina os M-113 sendo usados na sua função primária em um TO real e quente, aqui e alhures, colocar as Remax neles pelo menos ajuda a formar tripulações acostumadas a utilizar sistemas mais modernos, que um dia, quem sabe, virão a ser utilizados em bldos novos.
Não é o melhor dos mundos, mas é o possível e viável.
E como dito no próprio texto da matéria, eles ainda vão continuar aí muitos anos. Sem previsão de substituição.
Fazer o que.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1703 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 03, 2021 10:23 am

Novamente, é preciso lembrar que das 586 M-113 que o EB recebeu ao longo dos anos, até hoje nem 1% desta frota foi utilizada como VBE, que são tão ou mais importantes quanto as VBTP. E este hiato é sentido nas tropas, seja pela sua simples ausência, seja pelas dificuldades impostas por esta nas operações.
Estamos recebendo a conta gotas as M577 para posto de comando, com algumas sendo convertidas em ambulância. Uma amostra do problema que é não ter bldos em quantidade e qualidade disponíveis para todas as OM bldas que o exército possui. E elas nem são muitas. E as 200 disponibilizadas sequer serão suficientes para dar conta das necessidades.
Vejam as VBE Porta Morteiro. O EB não tem nada. Mas existem centenas mofando nos estoques americanos e europeus. Não compramos, ou não houve interesse, em receber uma única viatura deste modelo para a inf blda.
Enfim, peguem os modelos de VBE da família Guarani que foram elencados até agora, cerca de 15 versões, e vejam o tamanho do problema que é equipar da mesma forma as OM bldas do exército com as M-113.
Enfim, além de não termos nada de VBE M-113 por aqui, considerando o que foi recebido, se fôssemos fazê-lo a partir de hoje, seriam necessários mais de 500 unidades para podermos completar na íntegra a dotação orgânica de todas as OM bldas. E eu nem estou falando de coisas que não existem. Está tudo aí disponível no mercado para quem quiser pegar. Pode receber por doação ou simplesmente comprar de empresas especializadas em dar sobrevida para estes bldos. E não são poucas.
Mas nós nem conseguimos modernizar todas as VBTP a um padrão decente, imagina querer comprar tudo o que realmente falta em termos de VBTP SL.
O tamanho da merda que vai ser substituir estes bldos é muito maior do que as badaladas VBC atuais. E isto sequer está sendo posto em discussão por agora no EB.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2089
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1704 Mensagem por gogogas » Ter Ago 03, 2021 2:43 pm

O Exército deve manter o foco no projeto Guarani , acredito que a modernização do M-113 vai dar um fôlego até que se defina a nova viatura substituta.
Algo que deveria ser pensado a respeito , é a utilização dos Sarc Remax no M-113 ,deveria ser priorizado os Guaranis , pois o mesmo existe vários em versões básica da básica ! O Guarani teremos operando por minino uns 40 anos pela frente ....
Hoje acredito que o EB deve iniciar o programa de um novo blindado SL que possa substituir todas a viaturas especiais e de fuzileiros por um nacional ou desenvolvido em parceira com a Iveco nos moldes do Guarani ....E o futuro CC , deve ser importado mesmo podendo ser montado aqui com alguns insumos nacionais ...




Gogogas !
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1705 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 03, 2021 4:32 pm

gogogas escreveu: Ter Ago 03, 2021 2:43 pm O Exército deve manter o foco no projeto Guarani , acredito que a modernização do M-113 vai dar um fôlego até que se defina a nova viatura substituta.
Algo que deveria ser pensado a respeito , é a utilização dos Sarc Remax no M-113 ,deveria ser priorizado os Guaranis , pois o mesmo existe vários em versões básica da básica ! O Guarani teremos operando por minino uns 40 anos pela frente ....
Hoje acredito que o EB deve iniciar o programa de um novo blindado SL que possa substituir todas a viaturas especiais e de fuzileiros por um nacional ou desenvolvido em parceira com a Iveco nos moldes do Guarani ....E o futuro CC , deve ser importado mesmo podendo ser montado aqui com alguns insumos nacionais ...
A Remax não pode ser considerada um insumo caro de ser obtido, porque ela não é. Mas o EB não tem conseguido minimamente verbas para manter o básico, então, fica muito difícil tentar obter até mesmo uma simples SARC. Fica parecendo um luxo para poucos.
Como os M-113 vão durar mais 10/15 anos, pelo menos, é bom aproveitar que estão aí tirar o máximo que se possa deles. Notar que as VBTP Guarani também estão sendo recebidas a conta gotas anualmente. Apenas 60 unidades por ano. Mal dá para um batalhão de infantaria.
E o substituto das M-113 vai ser a VBC Fuz, que até requisitos operacionais básicos já tem publicados. Se vamos conseguir obter algo como o ali exposto, é outra coisa. Pelo que está escrito, com certeza não será um bldo barato se colocarem neles tudo que pede os RO.
Enfim, vai ser importado, pronto, e que possa ser produzido aqui sob licença. Quem oferecer a melhor relação custo x benefício leva.
Agora, se até para desenvolver VBE dos Guarani está sendo este suplício, o que não vai ser obter toda uma família de VBCI SL.
Boa sorte para nós. Vamos precisar. E muito.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36375
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1706 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 03, 2021 4:39 pm

Os israelenses estão trocando todos os seus muitos M-113 que hoje operam em missões secundárias de apoio as unidades de combate do exército pelo EITAN.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/98/Eytan_--_Our-IDF-2018-IZE-200_%2843053775600%29_%28cropped%29.jpg

Fica a ideia a ser analisada pelo EB. O que será que um bldo SR 8X8 de 40 ton pode fazer enquanto VBE para OM bldas e mecanizadas que um bldo SL faz também, a um custo muito menor e com a mesma efetividade?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2089
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1707 Mensagem por gogogas » Ter Ago 03, 2021 4:48 pm

Os franceses não usam blindados SL para a sua infantaria !




Gogogas !
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13519
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1708 Mensagem por gabriel219 » Ter Ago 03, 2021 6:21 pm

Vocês sabem a diferença de comportamento de viaturas sob rodas pra lagartas? "Ah, os Franceses usam". E daí? O resto do mundo INTEIRO continua com VBCI sob lagartas para proteger VBC's pelo motivo ser ÓBVIO.




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2089
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 208 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1709 Mensagem por gogogas » Ter Ago 03, 2021 6:25 pm

Citei um exemplo , não disse que o EB ou outro exército vai usar SL ou SR para essas funções ...




Gogogas !
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13519
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA VBTP M113B

#1710 Mensagem por gabriel219 » Ter Ago 03, 2021 10:31 pm

Eu respondi ao Flávio, não a você.

Aliás é até cômico a pergunta em si, pois achar que um blindado sob rodas opera de boas com suas 40 toneladas é ter algum tipo de delírio. Nem se for em um deserto, com solo totalmente seco e duro.




Responder