Guerra do Paraguai

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Guerra do Paraguai

#1 Mensagem por Brigadeiro » Sex Jan 04, 2008 10:49 am

Estou iniciando esse tópico para incitar os nossos historiadores do DB a compartilhar um pouco da história da Guerra do Paraguai, seus antecedentes, batalhas, vitórias, derrotas, feitos diplomáticos, etc...
Vou começar com esse vídeo que achei no Youtube, ele é argentino e não sei se ele é muito parcial não (estou assistindo ainda e meu espanhol é more or less... hehehehe

Vídeo 1:
http://www.youtube.com/watch?v=XYD4O2mu ... re=related

Video 2:
http://www.youtube.com/watch?v=2jwEv99X ... re=related

Video 3:
http://www.youtube.com/watch?v=pb-MmsD9 ... re=related

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Suntzu
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 206
Registrado em: Dom Set 24, 2006 11:29 pm
Localização: Macapá

#2 Mensagem por Suntzu » Sex Jan 04, 2008 1:28 pm

Paraguai: Coitadinho do SL e da Mde Lynch

Argentina: Boazinha ñ queriq "la Querra"

Brasil : bando de FdP, Imperialistas!!!!!! 8-] 8-] 8-] :evil:




...aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota;
aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas...

SUNTZU
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

#3 Mensagem por Clermont » Sex Jan 04, 2008 6:59 pm

Infelizmente, o serviço de pesquisa não funciona. Bem, pelo menos, pra mim não funciona. Talvez eu seja uma supertoupeira, mas o fato é que eu não consigo localizar tópicos antigos. A não ser pelo método doloroso e lento de procurar por minhas próprias mensagens, uma por uma. Mas isso só é possível quando se tem poucas mensagens. Quando o número fica acima dos mil, já se torna dificílimo. Imagine pra rapaziada que tem 4 ou 8 mil mensagens.

Sobre esse da Guerra do Paraguai, eu lembro de pelo menos uns dois tópicos: um do Pasquale Catozzo, aí por volta de janeiro de 2007 com o título "Guerra do Paraguai?", com boas informações e polêmicas. E um tópico meu, lá por volta de 2004, com descrição da Batalha do Tuyuti. Esse último, realmente, tem uma dificultade pois não lembro mais (não achei nenhuma cópia no meu HD) como estava intitulado e nem mesmo a grafia usada (Tuiuti? Tuyuty ou Tuyuti?). Mas, o primeiro, eu digito o título (pois eu tenho ele copiado) e a pesquisa me dá resultados absurdos como "não sei o quê no Afeganistão").

Também tinha um do Victor, sobre ações de guerra fluvial no Paraguai, esse eu até achei. Mas, por alguma razão, não era possível copiar a "url" do tópico para levar as pessoas até lá.

Se alguém aí souber como se usa esse mecanismo de pesquisa, talvez queira fazer a gentileza de achar esses tópicos para que eles não fiquem, aí, perdidos.




Avatar do usuário
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Jan 03, 2006 3:27 pm
Localização: Basileia
Agradeceram: 1 vez

#4 Mensagem por Pasquale Catozzo » Sex Jan 04, 2008 7:52 pm

Opinião de duas professoras brasileiras sobre a guerra:

http://br.youtube.com/watch?v=jtOFEe5XaJI




"Gutta cavat lapidem"
TR-1700
Avançado
Avançado
Mensagens: 621
Registrado em: Ter Jun 07, 2005 10:58 pm
Localização: Buenos Aires - Argentina
Agradeceram: 28 vezes

#5 Mensagem por TR-1700 » Sáb Jan 05, 2008 1:40 pm

Amigo Pasquale:

Los videos que se pueden ver al prinicipio de este topic, son parte de un programa de televisión argentino llamado "Algo Habrán Hecho por nuestra Historia".-
Estos programas tienen una tendencia contraria o semi contraria a la Historia Oficial que se nos ha enseñado a los argentinos.

Particularmente en lo que se refiere a la Guerra del Paraguay, el programa éste, adopta la postura revisionista histórica, que sostiene que tanto el Imperio del Brasil, como el Gobierno Colorado del Uruguay y la Répública Argentina, gobernada por el Gral. Bartolomé Mitre, siguiendo planes secretos ingleses, se unieron para destruir al pujante Paraguay del Mariscal Solano López.

Esto, a mi modesto entender, y según la mayoría de los historiadores, es una absurda mentira, tan falsa como un billete de 3 pesos. Muchas son las formas de demostrar que nada de lo que se dice en los videos tienen el menor viso de realidad.

Libros existen muchos que hablen sobre el tema. Te recomiendo el del autor brasileño Francisco Doratioto, llamado "Maldita Guerra". Seguro lo vas a conseguir en cualquier librería buena de Brasil.

Un fuerte abrazo desde Buenos Aires.-




Las Islas Malvinas, Georgias y Sandwich del Sur, fueron, son y serán Argentinas.-
Avatar do usuário
Suntzu
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 206
Registrado em: Dom Set 24, 2006 11:29 pm
Localização: Macapá

#6 Mensagem por Suntzu » Sáb Jan 05, 2008 2:35 pm

Libros existen muchos que hablen sobre el tema. Te recomiendo el del autor brasileño Francisco Doratioto, llamado "Maldita Guerra". Seguro lo vas a conseguir en cualquier librería buena de Brasil.



Já li, é muito bom, parece bem embasado.




...aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota;
aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas...

SUNTZU
Avatar do usuário
Suntzu
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 206
Registrado em: Dom Set 24, 2006 11:29 pm
Localização: Macapá

#7 Mensagem por Suntzu » Sáb Jan 05, 2008 2:50 pm

Opinião de duas professoras brasileiras sobre a guerra:

http://br.youtube.com/watch?v=jtOFEe5XaJI


Ridículas :( :( :(

Seria bom se elas lessem Dionisio Cerqueira e TAUNAY




...aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota;
aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas...

SUNTZU
Avatar do usuário
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Jan 03, 2006 3:27 pm
Localização: Basileia
Agradeceram: 1 vez

#8 Mensagem por Pasquale Catozzo » Sáb Jan 05, 2008 4:09 pm

Slide show sobre a guerra do Paraguai:

http://br.youtube.com/watch?v=aMyIkEoLBqk




"Gutta cavat lapidem"
Avatar do usuário
Suntzu
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 206
Registrado em: Dom Set 24, 2006 11:29 pm
Localização: Macapá

#9 Mensagem por Suntzu » Dom Jan 06, 2008 12:43 pm

Esta foi contada mais à nossa moda, mas mesmo assim faltou mostrar a invasão paraguaia, no ínício da guerra, por Robles e Estigarríbia e as batalhas de retomada de Yataí, São Borja, Cerco de Uruguaiana e a INVASÂO DE MATO GROSSO e a Retirada da Laguna.




...aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota;
aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas...

SUNTZU
Avatar do usuário
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1163
Registrado em: Ter Jan 03, 2006 3:27 pm
Localização: Basileia
Agradeceram: 1 vez

#10 Mensagem por Pasquale Catozzo » Dom Jan 06, 2008 3:36 pm

Suntzu escreveu:Esta foi contada mais à nossa moda, mas mesmo assim faltou mostrar a invasão paraguaia, no ínício da guerra, por Robles e Estigarríbia e as batalhas de retomada de Yataí, São Borja, Cerco de Uruguaiana e a INVASÂO DE MATO GROSSO e a Retirada da Laguna.


Fiz com pressa, me limitei na pesquisa de imagens e ao tempo da musica. :D




"Gutta cavat lapidem"
Avatar do usuário
Suntzu
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 206
Registrado em: Dom Set 24, 2006 11:29 pm
Localização: Macapá

#11 Mensagem por Suntzu » Dom Jan 06, 2008 8:14 pm

Eu também não aprofundei muito, respondi bem rapidinho. :D :D

Aliás a maior de todas as manobras e suas batalhas, "HUMAITÁ" passou batida. :D :D :D




...aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará cem batalhas sem perigo de derrota;
aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas...

SUNTZU
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

#12 Mensagem por Marino » Seg Jan 07, 2008 10:46 am

Uma visão baseada nos arquivos argentinos pode ser vista aqui:
http://www.saorbats.com.ar/foro/viewtop ... 85&start=0




Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

#13 Mensagem por Brigadeiro » Seg Jan 07, 2008 12:06 pm

[009] [009]

Muchas gracias, Marino!

Hasta luego! :wink:




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

#14 Mensagem por R.A.Barros » Qui Jan 10, 2008 1:56 am

na verdade, falam que paraguai era um dos paises mais ricos na epoca, mas comprovaram que não é verdade, paraguai era só mas um pais coitadinho.

Ja fui em vários lugares da guerra do paraguai em territorio paraguaio, dentre eles o principal: Cerro corá, fui la no final do ano passado, tem muitas estatuas, armas, cavernas, etc.. é legal de se conhecer.


obs: moro na fronteira com paraguas ;D




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

#15 Mensagem por Brigadeiro » Qui Jan 10, 2008 5:25 pm

RENN_Akino escreveu:na verdade, falam que paraguai era um dos paises mais ricos na epoca, mas comprovaram que não é verdade, paraguai era só mas um pais coitadinho.

Ja fui em vários lugares da guerra do paraguai em territorio paraguaio, dentre eles o principal: Cerro corá, fui la no final do ano passado, tem muitas estatuas, armas, cavernas, etc.. é legal de se conhecer.


obs: moro na fronteira com paraguas ;D


Akino, como você mora na fronteira com os guaranis, me diga: Como é contada a história da Guerra por essas bandas? E em nossas bandas?

Legal que há muita coisa preservada sobre essa história... Gostaria de um dia poder visistar... Outro lugar que gostaria de ver também é o Riachuelo... Não há foto e nem nada do lugar, será?

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Responder