Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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FABIO
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Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#1 Mensagem por FABIO » Dom Dez 23, 2007 10:30 pm

amigos do DB nossa aviaçao naval tem 23 A-4 que estao estocados
gostaria de saber qual sera o destino dessas aeronaves?modernizar?
quantas e por quem?

obrigado feliz natal a todos.




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Immortal Horgh
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#2 Mensagem por Immortal Horgh » Dom Dez 23, 2007 11:55 pm

Ainda não existe nada de concreto quando a reforma ou substituição deles. Ao que parece a Marinha sonha com F-18, mas por enquanto só especulações.
Feliz natal e próspero ano novo para ti também.


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#3 Mensagem por Poti Camarão » Seg Dez 24, 2007 11:28 am

Modernizar esses aviões é aceitar de vez nossa condição de lixão... :evil:




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Vinicius Pimenta
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#4 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Dez 24, 2007 12:11 pm

Nada de concreto, amigo. Só nos resta aguardar. Eu ficarei torcendo para que NÃO aconteça modernização e sim substituição por F-18, apesar de achar improvável.




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#5 Mensagem por joao fernando » Seg Dez 24, 2007 12:21 pm

Demoraram tanto pra fazer qualquer coisa que hoje, nem o fio do machado eles valem...




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#6 Mensagem por talharim » Seg Dez 24, 2007 12:46 pm

Os A-4 já provaram seu valor em muitos conflitos.

Eu acho que ainda vale a pena modernizar nos dias de hoje.

Se tiverem capacidade de lançar Penguin ou até mesmo o Harpoon e com os caças sendo lançados do São Paulo e com apoio de um AEW meu deus teríamos um poderio inigualável na AS.

Eu acho que a MB vai modernizar uns 12 A-4 e comprar o F-18C como caça de defesa de frota.E os 2 com capacidade de lançar o Harpoon.

Amén




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#7 Mensagem por joao fernando » Seg Dez 24, 2007 12:48 pm

Talharim, é que se fosse fechado HOJE o contrato de modernização com a EMROLAER, por exemplo, lá por 2030 estariamos recebendo os tais A4... :roll:

Mas ai não teriamos mais NA12... :shock:




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#8 Mensagem por talharim » Seg Dez 24, 2007 12:51 pm

A MB não vai fechar com a Emrolaer.

A MB é profissional e vai fechar com quem sabe fazer os israelenses da IAI.




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#9 Mensagem por joao fernando » Seg Dez 24, 2007 12:57 pm

Ai sim.




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#10 Mensagem por Brasileiro » Seg Dez 24, 2007 1:01 pm

Modernizando ou não, a verdade é: Os A-4 já deveriam estar modernizados no máximo até 2002. Começar esse projeto agora (2008) é andar pra trás.
Claro, que modernizado é melhor do que do jeito que está, mas eu preferiria a troca por um novo vetor, Etandard eu não sei dizer, é meio velhão, daqui a 10 anos vai ter o mesmo problema do AF-1 atual.

F-18 depende de qual versão e qual origem, estado da célula, etc.
Defendo a aquisição de 19 F-18 Canadá ou Ex-EUA (desde que a Marinha escolha a nata do estoque americano e exija revisão geral antes da entrega), passa 4 para arranca-peça e mantém os outros 15 voando, compra junto também uma quantidade grande de motores revisados para poder trocar a vontade. Integra nele os mísseis padronizados com os da FAB.
Vai sair caro, na base de uns 180 a 220 milhões de dólares, dependendo do que a MB negociar.
A Modernização dos AF-1 sairia por uns 70 milhões, acho inviável e a MB considera caro (eu também considero 70 milhões muito caro para recauchutar um caça subsônico de projeto da década de 50 cujas peças já não se fabrica mais).



abraços]




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#11 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Dez 24, 2007 1:25 pm

Brasileiro escreveu:Modernizando ou não, a verdade é: Os A-4 já deveriam estar modernizados no máximo até 2002. Começar esse projeto agora (2008) é andar pra trás.
Claro, que modernizado é melhor do que do jeito que está, mas eu preferiria a troca por um novo vetor, Etandard eu não sei dizer, é meio velhão, daqui a 10 anos vai ter o mesmo problema do AF-1 atual.

F-18 depende de qual versão e qual origem, estado da célula, etc.
Defendo a aquisição de 19 F-18 Canadá ou Ex-EUA (desde que a Marinha escolha a nata do estoque americano e exija revisão geral antes da entrega), passa 4 para arranca-peça e mantém os outros 15 voando, compra junto também uma quantidade grande de motores revisados para poder trocar a vontade. Integra nele os mísseis padronizados com os da FAB.
Vai sair caro, na base de uns 180 a 220 milhões de dólares, dependendo do que a MB negociar.
A Modernização dos AF-1 sairia por uns 70 milhões, acho inviável e a MB considera caro (eu também considero 70 milhões muito caro para recauchutar um caça subsônico de projeto da década de 50 cujas peças já não se fabrica mais).



abraços]


Depende de quantos A-4 fossem modernizados e qual o tipo de modernização. Acho que uns 20 F-18 e mais a modernização, custariam um pouco mais de US$ 300 milhões. Não sei, mas talvez fosse mais viável a compra de um lote um pouco maior de F-18 e ser ele o caça único da Marinha.


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#12 Mensagem por saullo » Seg Dez 24, 2007 5:54 pm

Immortal Horgh escreveu:
Brasileiro escreveu:Modernizando ou não, a verdade é: Os A-4 já deveriam estar modernizados no máximo até 2002. Começar esse projeto agora (2008) é andar pra trás.
Claro, que modernizado é melhor do que do jeito que está, mas eu preferiria a troca por um novo vetor, Etandard eu não sei dizer, é meio velhão, daqui a 10 anos vai ter o mesmo problema do AF-1 atual.

F-18 depende de qual versão e qual origem, estado da célula, etc.
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Vai sair caro, na base de uns 180 a 220 milhões de dólares, dependendo do que a MB negociar.
A Modernização dos AF-1 sairia por uns 70 milhões, acho inviável e a MB considera caro (eu também considero 70 milhões muito caro para recauchutar um caça subsônico de projeto da década de 50 cujas peças já não se fabrica mais).



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Depende de quantos A-4 fossem modernizados e qual o tipo de modernização. Acho que uns 20 F-18 e mais a modernização, custariam um pouco mais de US$ 300 milhões. Não sei, mas talvez fosse mais viável a compra de um lote um pouco maior de F-18 e ser ele o caça único da Marinha.


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Também sou favorável a esta proposta. Mantém uns A-4 para treinamento e trazemos F/A-18BR para o Brasil, para serem operacionais de fato como caças embarcados.

Abraços




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#13 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Dez 24, 2007 6:09 pm

saullo escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Brasileiro escreveu:Modernizando ou não, a verdade é: Os A-4 já deveriam estar modernizados no máximo até 2002. Começar esse projeto agora (2008) é andar pra trás.
Claro, que modernizado é melhor do que do jeito que está, mas eu preferiria a troca por um novo vetor, Etandard eu não sei dizer, é meio velhão, daqui a 10 anos vai ter o mesmo problema do AF-1 atual.

F-18 depende de qual versão e qual origem, estado da célula, etc.
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A Modernização dos AF-1 sairia por uns 70 milhões, acho inviável e a MB considera caro (eu também considero 70 milhões muito caro para recauchutar um caça subsônico de projeto da década de 50 cujas peças já não se fabrica mais).



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Depende de quantos A-4 fossem modernizados e qual o tipo de modernização. Acho que uns 20 F-18 e mais a modernização, custariam um pouco mais de US$ 300 milhões. Não sei, mas talvez fosse mais viável a compra de um lote um pouco maior de F-18 e ser ele o caça único da Marinha.


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Abraços


saullo,

a princípio tenho a mesma opnião, porém com dúvida quanto ao custo de manutenção do A-4, só pra citar, a FAB opera o F-5 segundo informações aqui do proprio DB a custo relativamente baixo, isso seria uma realidade em relação ao A-4?, se for, eu torceria para uma modernização, pois a marinha teria uma caça naval de fato para treinamento e ataque leve em operações embarcadas e outro(F-18x?) para a "trabalho" pesado que é a defesa da frota e ataque pesado.

Grande abraço


Gerson




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#14 Mensagem por Plinio Jr » Seg Dez 24, 2007 7:40 pm

Os F-18s poderiam perfeitamente substituir os A-4s em todas as missões e tornar-se o único vetor de asa-fixa no A-12, não vejo viabilidade na modernização dos A-4s, a única função que poderiam exercer, seria a de treinamento de pilotos da MB...não mais que isto... :idea:




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#15 Mensagem por Adelphi » Seg Dez 24, 2007 8:13 pm

A época de modernizar o A-4 já passou faz tempo. Não temos peças, não temos motores e tá complicado de colocar algum para voar. É um exemplo clássico do "barato que sai caro". Na minha opinião a MB não deveria gastar mais nenhum centavo nesse avião e nem deixar algumas unidades para os pilotos fazerem horas de vôo, caso a compra do F-18 ocorra. Se for para fazer hora de vôo vamos usar algo mais barato, as unidades de caça da FAB usam o T-27.

A melhor solução para os AF-1 é a doação para a FAA, pq até lá está complicado colocar os A-4AR para voar.

abraços




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