Bolívia

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6178
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 431 vezes

Re: Bolívia

#1396 Mensagem por Matheus » Seg Nov 11, 2019 5:25 pm

Teria sido muito mais inteligente o Evo ter apoiado um candidato numa eleição limpa. Fazer o que fez, abriu brecha pro gópi da oposição.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Bolívia

#1397 Mensagem por Túlio » Seg Nov 11, 2019 5:33 pm

delmar escreveu: Seg Nov 11, 2019 5:17 pm https://t.co/YVnu8fsyCd?amp=1

No link acima está o relatório da OEA sobre a auditoria feita nos resultados da eleição na Bolívia. A fraude foi grande e grosseira visando reeleger o Evo, razão pela qual recomendaram novas eleições. Não tem como defender o Evo, ele deve ter sido conivente com todo o processo fraudulento.
O poder deve ser como o uma droga viciante para algumas pessoas. Fazem de tudo para para continuarem apegados a ele. Desde uma associação de bairro, um clube de futebol amador, um pequeno sindicato, um grande clube de futebol, até um presidente da república. Tem dirigentes que querem perpetuar-se no poder e não entregam o cargo. Só saem a paulada.
Concordo integralmente, a treta é a quantidade e tipo de problemas que deixam para trás. Neste momento a Bolívia se encontra à beira de uma guerra civil, com a cambada do Evil Morales armada e já atacando, querendo ganhar no pau o que não conseguiram nem conseguiriam nas urnas.

Imagem

Um cenário assim, me recorda de debates de muitos anos atrás que tínhamos aqui no DB, onde o termo BALCANIZAÇÃO aplicado à Bolívia era bem comum e nada agradável (e era só um eufemismo, agora o risco é REAL!). Neste momento a Gendarmería Argentina já está ocupando posições en lugares como Salta e Jujuy, presumidamente por temerem que as hostilidades passem da fronteira; por aqui ainda não sei de nada mas deve haver algum tipo de mobilização tão disfarçada quanto possível.

Não vai dar em nada de bueno isso aí...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5239
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

Re: Bolívia

#1398 Mensagem por delmar » Seg Nov 11, 2019 6:47 pm

Complementando o companheiro Túlio.
É em Jujuy que está a principal ligação entre Argentina e Bolívia, nas cidades de La Quiaca e Villazon. Já estive lá, é no altiplano e está a 3.400 metros acima do nível do mar. Me perdi dentro de La Quiaca e acabei num arrabalde onde topei com uma multidão de bolivianos na tarefa de contrabandear produtos, da Argentina para a Bolívia. Tirei uma fotos e vieram uns seguranças bolivianos, identificados por estarem de colete, me questionarem. Achei mais prudente sair de lá sem lutar. :D :D
Imagem

Este é o pórtico de entrada para a Bolívia.
Imagem

Esta é a principal rua de Villazon.
Imagem




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Bolívia

#1399 Mensagem por Túlio » Ter Nov 12, 2019 10:14 am

Gendarmería Argentina envia o Grupo de Operações Especiais ALACRÁN para proteger sua Embaixada na Bolívia, onde estão refugiados dois ministros do governo trapalhão:

Imagem

https://www.elsol.com.ar/el-gobierno-en ... en-bolivia




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: Bolívia

#1400 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Nov 12, 2019 11:40 am

O fato do Evo ter sido eleito para um terceiro mandato, com autorização específica mediante emenda à constituição, não é problemático em si. Existem precedentes em democracias maduras, Franklin D. Roosevelt foi eleito para 4 mandatos, mesmo a Constituição Americana permitindo só dois, usando a mesma estratégia (emenda à Constituição específica para o caso dele).

Ou seja, o terceiro mandato do Evo, que terminaria em janeiro do ano que vem, era legítimo.

O quarto mandato, que foi agora disputado, esse sim é reprovável. Feito contra determinação de plebiscito, contra a constituição, usando de falácias jurídicas, etc. A eleição também foi problemática. Isso tudo justifica e legitima a revolta popular contra o quarto mandato.

Todavia, nada, absolutamente NADA, justifica o Exército levantar armas contra seu Comandante Máximo (o Presidente), durante a vigência do seu mandato legítimo, que terminaria em Janeiro, forçando-o a renunciar. O nome disso É e sempre SERÁ GOLPE, não importa qual seja a parte do mundo!!!! Disfarçar isso é tão reprovável quanto a própria chicana do quarto mandato.

Ele já tinha admitido novas eleições, provavelmente perderia. Poderiam também forçá-lo a não concorrer, seria admissível diante do contexto. Mas abreviar seu mandato atual e legítimo mediante insubordinação militar é gravíssimo e inadmissível. A consequência é tudo que se queria evitar, caos social e baderna.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Bolívia

#1401 Mensagem por Túlio » Ter Nov 12, 2019 12:01 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Ter Nov 12, 2019 11:40 am

Todavia, nada, absolutamente NADA, justifica o Exército levantar armas contra seu Comandante Máximo (o Presidente), durante a vigência do seu mandato legítimo, que terminaria em Janeiro, forçando-o a renunciar. O nome disso É e sempre SERÁ GOLPE, não importa qual seja a parte do mundo!!!! Disfarçar isso é tão reprovável quanto a própria chicana do quarto mandato.

Ele já tinha admitido novas eleições, provavelmente perderia. Poderiam também forçá-lo a não concorrer, seria admissível diante do contexto. Mas abreviar seu mandato atual e legítimo mediante insubordinação militar é gravíssimo e inadmissível. A consequência é tudo que se queria evitar, caos social e baderna.
Isso me parece completamente divorciado da realidade e mesmo de coisas comprovadas: se as FFAA se voltaram contra o Evil, o que estava ele fazendo a bordo do FAB-001 e depois no interior de uma Base do EBol, bem no interior do território onde ele ainda apita alguma coisa, o dos índios cocaleros que nem ele? Se o abandonassem e ele caísse na mão do Povo seria linchado, POWS!!!

E novas eleições? Perae, se roubou nas anteriores, quem garante que não iria apenas fazer o "serviço" bem feito na seguinte? Tem jeito não, a tigrada cansou do cocalero, hora do próximo. Até me parece que seria mais legal tirar ele do jeito que tiramos dois aqui, Povo em massa na rua, congresso toma coragem e vota um Impeachment mas lá estava tudo mancomunado, em especial o equivalente Boliviano ao "nosso" $tf.

Umas coisa os XUXAS vão ter que entender: aqui na AS tem cada vez menos gente com vontade de cair no conto de sempre...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: Bolívia

#1402 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Nov 12, 2019 1:16 pm

Túlio escreveu: Ter Nov 12, 2019 12:01 pm
Isso me parece completamente divorciado da realidade e mesmo de coisas comprovadas: se as FFAA se voltaram contra o Evil, o que estava ele fazendo a bordo do FAB-001 e depois no interior de uma Base do EBol, bem no interior do território onde ele ainda apita alguma coisa, o dos índios cocaleros que nem ele? Se o abandonassem e ele caísse na mão do Povo seria linchado, POWS!!!
A história mostra que isso não é uma verdade absoluta. Há setores das FFAA que permanecem fiés ao Presidente. Vide o caso Brasileiro em 1964, a Força Aérea e o 3º Exército em Porto Alegre estavam protegendo Jango, inclusive protegendo-o até a saída do País, que só aconteceu depois da "declaração de vacância" no congresso. Já vi fontes citando que houve a proposta de contraofensiva legalista, com as tropes fiéis ao Presidente, mas ele teria negado para evitar "derramar sangue dos brasileiros". Todavia, não posso atestar com segurança essa informação, preciso revisitar as fontes para ter certeza.

Mas se for verdade isso é uma coisa a ser estudada, maniazinha tosca essa de golpeados brasileiros decidirem não derramar sangue. Dom Pedro II pensava igual.

Acho que se tem medo de sangue nem entre na política. Conforme um antigo general da Prussia, "A política é a guerra por outros meios". Volta e meia esses outros meios se igualam aos antigos, isso é fato.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Bolívia

#1403 Mensagem por Túlio » Ter Nov 12, 2019 4:39 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Ter Nov 12, 2019 1:16 pm
A história mostra que isso não é uma verdade absoluta. Há setores das FFAA que permanecem fiés ao Presidente. Vide o caso Brasileiro em 1964, a Força Aérea e o 3º Exército em Porto Alegre estavam protegendo Jango, inclusive protegendo-o até a saída do País, que só aconteceu depois da "declaração de vacância" no congresso. Já vi fontes citando que houve a proposta de contraofensiva legalista, com as tropes fiéis ao Presidente, mas ele teria negado para evitar "derramar sangue dos brasileiros". Todavia, não posso atestar com segurança essa informação, preciso revisitar as fontes para ter certeza.

Mas se for verdade isso é uma coisa a ser estudada, maniazinha tosca essa de golpeados brasileiros decidirem não derramar sangue. Dom Pedro II pensava igual.

Acho que se tem medo de sangue nem entre na política. Conforme um antigo general da Prussia, "A política é a guerra por outros meios". Volta e meia esses outros meios se igualam aos antigos, isso é fato.

Isso eu te conto de cadeira, que a parte materna da minha família estava até os olhos com o Brizola naquele tempo, tios meus foram em cana por fazerem parte de uns tales de "grupos de onze". E as "torturas"? Me contaram dando risada (eu era guri e acreditava nessas charlas da tevê) que o delegado (cidade de interior, conhecia todo mundo) les deu uma baita mijada e mandou embora, com o aviso TENEBROSO "vou contar pros Pais de vocês". O Vô e a Vó eram brizolistas de carteirinha mas ainda assim o couro comeu no lombo dos meus tios, que rapaz de bem não tem que ter ficha na Polícia.

E o Jango nunca correu risco algum, saiu voando da Guanabara pra cá porque lhe deixaram fazer isso, e o único tabefe que levou foi uma bofetada na cara dada PELO BRIZOLA, já em Porto Alegre, pela razão que elencaste e com o acréscimo do epíteto COVARDE! Pois o Brizola sim, queria guerra civil e não importa quantos morressem, porque seu plano de ser Presidente de um Politburo nunca lhe saiu da mente, e creio que seu maior castigo foi nunca ter conseguido nada parecido, nem na porrada nem pelo voto.

Caso apenas um pouco parecido com o do Evil Morales: saiu porque deixaram sair, e deixaram por que, se a cúpula militar e policial estavam no seu bolso? PERDERAM O COMANDO DA TROPA! Simples assim. Polícia se aquartelou e os Soldados e Oficiais Subalternos se recusaram a abrir fogo contra o Povo. Um dos maiores erros dos de sempre é achar que Soldado e Policial é algum tipo de robô, não se importa de matar, nem que seja parente ou amigo, recebeu o comando, é .exe e fim... :roll: :roll: :roll: :roll:



PS.: sabes uma coisa que muitos mais novos não aproveitam de gente que nem eu? Temos miles de causos que desmistificam muita baboseira que lhes é empurrada goela abaixo como se Verdade Fundamental fosse sobre a tale de Dita Dura...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceram: 557 vezes

Re: Bolívia

#1404 Mensagem por Marcelo Ponciano » Ter Nov 12, 2019 5:07 pm

Túlio escreveu: Ter Nov 12, 2019 4:39 pm
Marcelo Ponciano escreveu: Ter Nov 12, 2019 1:16 pm
A história mostra que isso não é uma verdade absoluta. Há setores das FFAA que permanecem fiés ao Presidente. Vide o caso Brasileiro em 1964, a Força Aérea e o 3º Exército em Porto Alegre estavam protegendo Jango, inclusive protegendo-o até a saída do País, que só aconteceu depois da "declaração de vacância" no congresso. Já vi fontes citando que houve a proposta de contraofensiva legalista, com as tropes fiéis ao Presidente, mas ele teria negado para evitar "derramar sangue dos brasileiros". Todavia, não posso atestar com segurança essa informação, preciso revisitar as fontes para ter certeza.

Mas se for verdade isso é uma coisa a ser estudada, maniazinha tosca essa de golpeados brasileiros decidirem não derramar sangue. Dom Pedro II pensava igual.

Acho que se tem medo de sangue nem entre na política. Conforme um antigo general da Prussia, "A política é a guerra por outros meios". Volta e meia esses outros meios se igualam aos antigos, isso é fato.

Isso eu te conto de cadeira, que a parte materna da minha família estava até os olhos com o Brizola naquele tempo, tios meus foram em cana por fazerem parte de uns tales de "grupos de onze". E as "torturas"? Me contaram dando risada (eu era guri e acreditava nessas charlas da tevê) que o delegado (cidade de interior, conhecia todo mundo) les deu uma baita mijada e mandou embora, com o aviso TENEBROSO "vou contar pros Pais de vocês". O Vô e a Vó eram brizolistas de carteirinha mas ainda assim o couro comeu no lombo dos meus tios, que rapaz de bem não tem que ter ficha na Polícia.

E o Jango nunca correu risco algum, saiu voando da Guanabara pra cá porque lhe deixaram fazer isso, e o único tabefe que levou foi uma bofetada na cara dada PELO BRIZOLA, já em Porto Alegre, pela razão que elencaste e com o acréscimo do epíteto COVARDE! Pois o Brizola sim, queria guerra civil e não importa quantos morressem, porque seu plano de ser Presidente de um Politburo nunca lhe saiu da mente, e creio que seu maior castigo foi nunca ter conseguido nada parecido, nem na porrada nem pelo voto.

Caso apenas um pouco parecido com o do Evil Morales: saiu porque deixaram sair, e deixaram por que, se a cúpula militar e policial estavam no seu bolso? PERDERAM O COMANDO DA TROPA! Simples assim. Polícia se aquartelou e os Soldados e Oficiais Subalternos se recusaram a abrir fogo contra o Povo. Um dos maiores erros dos de sempre é achar que Soldado e Policial é algum tipo de robô, não se importa de matar, nem que seja parente ou amigo, recebeu o comando, é .exe e fim... :roll: :roll: :roll: :roll:



PS.: sabes uma coisa que muitos mais novos não aproveitam de gente que nem, eu? Temos miles de causos que desmistificam muita baboseira que lhes é empurrada goela abaixo como se Verdade Fundamental fosse sobre a tale de Dita Dura...
Sinta-se sempre à vontade para usar vossos conhecimentos de velho idoso!!! Aprecio muito esse tipo de informação histórica.

Sobre o Evo, parece que a saída não foi tão simples assim:
A complicada viagem de Evo Morales da Bolívia até o México
Ex-presidente deixou o país a bordo de um avião da Força Aérea Mexicana na madrugada desta terça (12), depois que o México lhe concedeu asilo político. A viagem, segundo o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, foi um "périplo".

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019 ... xico.ghtml
Parece que as coisas desandaram várias vezes em pleno voo. Pelo que foi relatado só não deu muita merda por intervenção do novo presidente da argentina e de um embaixador do Brasil (a reportagem não fala quem e de onde ele é).




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Bolívia

#1405 Mensagem por Túlio » Ter Nov 12, 2019 5:35 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Ter Nov 12, 2019 5:07 pm
Sinta-se sempre à vontade para usar vossos conhecimentos de velho idoso!!! Aprecio muito esse tipo de informação histórica.
Çeu.............COMUNAZZZ!!!

:) :) :) :)



Vendo no ZM (estou acompanhando por aqui, ZM e Twitter) parece que mesmo sendo um avião da FAM foi meio brabo de arrumar autorização em cima da hora para passar por este ou aquele espaço aéreo, que inclusive já havia sido negado (inclusive o da Argentina) à FABol. Segundo uns caras, não é assim tipo "posso passar?" e o outro apenas responde "normal vei, vai firme", há verificações a serem feitas (tipo se não tem ninguém na mesma rota, etc). Como sigo o canal do Lito, acho que ele vai comentar a respeito, no que aparecer posto aqui.

De qualquer forma, o cara chegou lá ileso, agora o problema é todo do México (como se já não tivesse que chegue por lá)... :roll: :roll: :roll: :roll:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1942
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Bolívia

#1406 Mensagem por gusmano » Qua Nov 13, 2019 9:54 am

Túlio escreveu: Dom Nov 10, 2019 12:42 pm
gusmano escreveu: Dom Nov 10, 2019 9:21 am Até que demorou.

Eleição em papel em pleno 2019 é para paisecos estilo bolivia mesmo, pq pqp...

abs
Sei não, me parece que foi justamente por ter voto em papel que puderam descobrir a trama e detonar tudo. Aqui temos que acreditar em bits e bytes, porque nem via impressa há e, ao menos a meu ver, nem todo progresso é necessariamente BOM.
Acho que dá para incluir um ponto importante ai, a eleição "caiu" pq fizeram muita merda na manipulação. Inclusive parar uma apuração no meio kkkk. Seja no papel ou 010101 se for bem feita, esquece ninguém fica sabendo e segue o baile.

Não é o tópico correto, mas ..cabe o comentário. Por incrível que pareça é muito mais difícil alterar um dado armazenado corretamente sem deixar "rastros" MUITO visíveis do que imprimir 1 milhão de votos (por exemplo) e jogar em um bolo com outros 10 mi.

abs




Avatar do usuário
EduClau
Sênior
Sênior
Mensagens: 2397
Registrado em: Sáb Abr 28, 2012 9:04 pm
Agradeceram: 680 vezes

Re: Bolívia

#1407 Mensagem por EduClau » Qui Nov 14, 2019 7:36 am

La Policía de Bolivia identificó a un herido en las protestas como un miembro de las FARC

Se trata del argentino Facundo Molares Schoenfeld, alias “Camilo”, quien permanece en estado de coma pero fue reconocido por sus padres

https://www.infobae.com/america/america ... -las-farc/

sds




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54778
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

Re: Bolívia

#1408 Mensagem por P44 » Qui Nov 14, 2019 1:46 pm

Curioso , no mínimo...

Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54778
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

Re: Bolívia

#1409 Mensagem por P44 » Qui Nov 14, 2019 3:24 pm

I wonder (*conspiracy theory mode on*)

https://www.commondreams.org/news/2019/ ... thium-deal

Bolivian Coup Comes Less Than a Week After Morales Stopped Multinational Firm's Lithium Deal
"Bolivia's lithium belongs to the Bolivian people. Not to multinational corporate cabals."




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54778
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2312 vezes

Re: Bolívia

#1410 Mensagem por P44 » Qui Nov 14, 2019 3:26 pm

The Salar was formed as a result of transformations between several prehistoric lakes. It is covered by a few meters of salt crust, which has an extraordinary flatness with the average elevation variations within one meter over the entire area of the Salar. The crust serves as a source of salt and covers a pool of brine, which is exceptionally rich in lithium. It contains 50% to 70% of the world's known lithium reserves according to a 2009 Foreign Policy article by Joshua Keating.[3]
https://en.wikipedia.org/wiki/Salar_de_Uyuni




Triste sina ter nascido português 👎
Responder