Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11191 Mensagem por knigh7 » Sáb Mar 02, 2019 6:22 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Mar 02, 2019 4:18 pm Até onde eu li, a MB quer trocar dois H225M por H125.
O EB querer menos já é novidade. O que se fala é substituir os 4 BH e os 8 cougar. Mas dos helos testados até agora para isso o BH não consta. E talvez nem precise óbvio.
A FAB diz que quer os PV para o 2o /10o Gav. Até aí tudo bem.
Só não sei de onde saiu uma decisão oficial sobre essa diminuição no contrato dos H225M, ou se esse movimento é cada força voltando à sua normalidade isolacionista e presunçosa de sempre.
Os cougar serão removidos para campo grande quando os HM4 chegarem a Manaus.
Para um exército que não tem recursos suficientes em aviação e que é extremamente dependente dela nas regiões norte e centro oeste pra quase tudo, e ainda colocou a Avex como prioridade nos planos de reequipamento, abrir mão de receber míseros 16 helos, ainda mais como os Caracal, soa no mínimo contraditório.

Abs

Se serão cortados para as 3 Forças, de onde vem tua critica de "isolacionismo" das Forças nesse caso?

O EB irá alocar no 4º BAvEx 7 H225M.
Irá transferir os 4 Cougars do 4ºBAvEx para o 3ºBAvEx.
E o 1ºBAvEx ficará com 7 H225M.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11192 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 02, 2019 7:15 pm

É o MD que está negociando a diminuição? Se não for...
No mais, se quiser diminuir, dane-se.
Só quero saber o seguinte: quem vai pagar as multas da quebra de contrato?

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11193 Mensagem por knigh7 » Sáb Mar 02, 2019 7:34 pm

é provável que a multa valha a pena para os 8 a 10 helis que serão cortados.

É um contrato muito caro esse do H225M: No ano de 2017 tínhamos de pagar R$485.823.029,00. E pagamos R$381.940.017,06. E a diferença subiu com juros de mora para 1ª de janeiro para R$130.820.271,81. Foi pago pouco depois já em R$ 132.085.911,18.

E teve de pagar mais a parcela a vencer em 2018...

E diga-se de passagem, há 10 anos estamos pagando esse financiamento. É cruz desgraçada de quase meio bilhão de Reais.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11194 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 02, 2019 9:50 pm

Depois desse contrato nunca mais a Helibras vai conseguir vender um único helo médio-grande no Brasil.
Vai voltar a ser o que sempre foi: uma montadora de Esquilo.
E a frota de helos militares voltará igualmente à mesma situação de trinta anos atrás quando o cada um por si vigia e ninguém tinha nada com isso.
Apesar de ser um helo caro, e muito acima, é melhor, de tudo que já operamos por aqui, os H225M foram uma das melhores coisas que já aconteceram a aviação de asas rotativas nas ffaa's.
Lamentável que não tenhamos uma defesa a altura desse helo e suas qualidades.
Vai sobrar, enfim, as velhas ações pontuais de praxe com cada força procurando resolver seus problemas do jeito que dá e como, onde, e quando, pode.
Os BH virão a seu tempo, usados de preferência, e provavelmente se tornarão a maior frota de helos militares no país. Simples, toscos, baratos e com todas as suas limitações diretas e indiretas.
Esse é o nosso corolário.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11195 Mensagem por knigh7 » Sáb Mar 02, 2019 11:51 pm

Ah que tristeza as nossas FFAA ficarão recebendo Black Hawks (com tudo isso que vc escreveu) no lugar dos H225M...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11196 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 03, 2019 10:44 am

É como diz o meu ditado: "vira lata acostumado a roer osso quando encontra uma bisteca pensa que é filé mignon."

É viralatisse por aqui é a regra, e não exceção.

Fazer o que. :roll:

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11197 Mensagem por knigh7 » Dom Mar 03, 2019 5:17 pm

Bom, então vc está pensando que o H225M é osso comparado ao filé que é o Black Hawk.

Pensa um pouco antes de vc escrever. Aliás, vc escreve demais...




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2916
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11198 Mensagem por saullo » Seg Mar 04, 2019 11:09 am

Se reduzir mesmo essa encomenda de Super Cougar e vierem mais e mais Black Hawk será uma baita melhora na operacionalidade.

Abraços




Avatar do usuário
sarto
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 20, 2009 7:02 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11199 Mensagem por sarto » Seg Mar 04, 2019 7:06 pm

Para um Exército que nunca vai a guerra, tá de bom tamanho qualquer um dos dois.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11200 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 05, 2019 12:37 pm

knigh7 escreveu: Dom Mar 03, 2019 5:17 pm Bom, então vc está pensando que o H225M é osso comparado ao filé que é o Black Hawk.
Pensa um pouco antes de vc escrever. Aliás, vc escreve demais...
Comparar o H225M com o BH é até desonesto e arbitrário.
O helo francês é de longe o filé mignon das asas rotativas no mundo. Já o BH é aquela bisteca de segunda que todo pobre sonha que é picanha na brasa.
Aliás, se o problema, e a prioridade, da FAB é mesmo operacionalidade, sugiro trocar todos os helos por apenas 2 modelos: HH139M e AW109 Trekker.
Modernos, baratos, pequenos e suficientes para atender as demandas da FAB.
Um faz o emprego geral e o outro cuida do SAR e C SAR.
Como a ideia é ter apenas três bases com caças, pode muito bem reduzir os esquadrões de helos a três, junto a base dos caças.
Com uma pequena frota de 18 a 24 HH139M e 12 AW-109 a FAB está mais que bem servida. E ainda consegue pagar as contas no final do mês.
É interessante também vender os Mi35 que não tem utilidade prática nenhuma e nunca estiveram na lista de presentes do cmdo da FAB. Pode aproveitar o dinheiro em algo mais útil.
Se é para ser operacional, então que seja direto.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11201 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 05, 2019 12:38 pm

saullo escreveu: Seg Mar 04, 2019 11:09 am Se reduzir mesmo essa encomenda de Super Cougar e vierem mais e mais Black Hawk será uma baita melhora na operacionalidade.
Abraços
Há controvérsias.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13503
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11202 Mensagem por gabriel219 » Ter Mar 05, 2019 12:44 pm

Eu acho o Caracal um bom helicóptero, mas falar que é super melhor que o BH é forçar demais. Se fosse o Merlin, talvez ajudasse na analogia, mas o Caracal? Sei não.

Além disso, para nós, acho que ambos são complementares, já que o Caracal leva 4 vezes mais de carga externa que o BH, por tanto ter somente BH acho errado ao extremo.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11203 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 05, 2019 6:20 pm

No que depender só da FAB seria apenas BH e nada mais. Vão ficar com os dois porque os Caracal já estão aí.
Em termos SAR e C SAR - que é o ofício primário dos helos da FAB - o helo francês é superlativo em todo os os parâmetros em relação ao americano, disto não há dúvidas. Mas a insistência em obter mais BH, agora no padrão Pave Hawk, simplesmente revela o espírito abertamente tendencioso das decisões tomadas no Emaer.
Para o que se propõe como missão principal, e levando em conta as características geográficas do TO brasileiro e a disposição dos esquadrões do 8o Gav, o Caracal é o helo mais adequado e capaz.
A FAB não precisa de dois helos como os que possui hoje. Precisa sim de um que faça tudo e ainda sobre em termos de emprego e operacionalidade. Qualquer um dos dois pode fazer esse papel.
Mas como a FAB sempre está dividida entre cobrir a cabeça ou os pés, com sérias tendências a piorar o quadro geral financeiro e orçamentário futuro, eu sugeri um meio termo na forma do HH139M e do AW-109 como descrito acima. Menores e mais baratos de operar e manter. Se não formos capazes de sustentar a operação deles, sem apelos e nem reinventar a roda, então é melhor fechar a FAB.

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13503
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2305 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11204 Mensagem por gabriel219 » Ter Mar 05, 2019 11:51 pm

Eu particularmente preferia muito mais se tiverem adquirido o Merlin ao invés do Caracal. Se é pra comprar algo caro, que fosse um que ao menos possui rampa traseira, o que ajuda um absurdo. Mas, sinceramente, nem considero o BH concorrente do Caracal. Concorrentes pra ele seria o Merlin e o Mi-38, fazem muito mais sentido.

Pro BH teria que ser algo como o AW149 ou o próprio Panther. Possuem capacidades parecidas, inclusive de tropas embarcadas e payload.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36308
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#11205 Mensagem por FCarvalho » Qua Mar 06, 2019 11:58 am

Na minha ignóbil opinião, a FAB tem que ter um único helo para SAR e C SAR. Ou BH ou Caracal. Os dois não dá.
Hoje ela possui cinco esquadrões para isso e mais o 2o /8o Gav que operam os Mi-35.
Se a opção desde sempre foi pelo BH, e isso não é mistério para ninguém aqui, então que este helo seja o padrão.
Há, não tem dinheiro pra comprar novo? Então se vira e faz como todo mundo, compra onde e quando der na bacia das almas do mercado.
A Jordânia está vendendo 12, além de dois C-295.
Este ano a USAF começa a aposentar os Pave Hawk.
Quer mais o que...

Abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder