Matéria no site InfoMar sobre o programa modfrag
http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/Boletim2004.1.htm
O ModFrag(Programa de Modernização das Fragatas Classe Niterói) já entrou em sua faze final, todas as Fragatas estão em diversos estágios de modernização, ou já foram re-incorporadas ao serviço ativo. As Fragatas Defensora(F-43) e Liberal(F-41) já estão prontas, as Fragatas Independência(F-44) e Niterói(F-40) deverão ser incorporadas até agosto deste ano. As Fragatas União(F-45) e Constituição(F-42) já se encontram em modernização, sendo a última, a derradeira no processo de modificação.
No final de 2003, a Fragata Defensora participou da 45ª Operação UNITAS, sendo a primeira Fragata Modernizada a participar de operações conjuntas com Marinhas Estrangeiras. O Grupo-Tarefa brasileiro contou, também, com o submarino Timbira.
Em 23 março de 2004, a Defensora lançou pela primeira vez um míssil Aspide 2000 na Marinha do Brasil. Contra um alvo (drone aéreo não tripulado) do tipo bansshe 400, radio-controlado pela equipe do Centro de Apoio a Sistemas Operativos, a partir da Fragata Bosísio, os testes também tiveram apoio da Corveta Julio de Noronha. O alvo foi destruído por impacto direto do míssil, atestando o sucesso da operação. O Sistema Siconta Mk II foi usado pela primeira vez para controlar o lançamento do míssil, através dos radares de tiro Orion RTN-30. Finalizando, assim, a integração do Siconta com os demais sub-sistemas do navio. Isto representou um marco histórico para a capacidade tecnológica da Marinha Brasileira, já que o Siconta Mk II é de projeto e construção nacional.
E sobre o Aspide 2000, no site da Segurança e Defesa
http://www.segurancaedefesa.com/MisseisAAe_MB.html
O alcance do Aspide 2000 é superior a 21 km, embora o alcance de interceptação seja, idealmente, de cerca de 15km. Além disso, o sistema Albatros foi desenvolvido com especial ênfase na capacidade de detecção de alvos voando a baixa altitude, sendo oportuno lembrar que, no caso do Aspide 2000, a semelhança com o Sea Sparrow é basicamente externa. A parte interna foi modificada pela Selenia Elsag, sendo adotado um novo motor SNIA e um novo seeker. Isso resultou em elevada capacidade de interceptação de alvos altamente manobráveis e em perfil de vôo sea-skimmer, capacidade de operar em ambiente de clutter e ECM intensos e alta resistência a contramedidas ativas e passivas. Além disso, existe uma capacidade home-on-jam no míssil, ou seja, qualquer tentativa de interferir no sistema de guiagem do Aspide fará com que o míssil engaje a fonte da interferência.
Valeu!!!